a cidade ta bombando...
![]()
Santo Ângelo é uma cidade polo do noroeste do RS com cerca de 78 mil habitantes. Uma das cidades mais prósperas do interior do estado entre os anos 40 e 70 a cidade passou por uma profunda estagnação econômica durante as décadas de 80 e 90.
Nos últimos 7 anos conquistou quase meio bilhão em investimentos empresariais, industriais e públicos e a construção civil vive um boom nunca antes visto. O limite de altura na zona urbana é de cerca de 12 pavimentos, sendo que historicamente não se construía mais de 8 pavimentos e eram raros os edifícios que atingiam esta altura. Atualmente cerca de 10 empreendimentos estão sendo construídos entre 8 e 11 andares, todos residenciais, porém quando completos mudarão o skyline de forma significativa.
Como empreendimento é bom por que indica que o mercado imobiliário da cidade continua crescendo.
Arquitetonicamente, infelizmente, segue o padrão do que se costuma construir na região.
O que mais me preocupa é a localização. Vai ficar muito próximo (na verdade dentro) do centro histórico. Acho que o plano diretor deveria ser mais severo para essa área, reservando regiões mais afastadas da Praça Pinheiro Machado para empreendimentos com maior altura.
É histórico por conter várias construções da época da fundação do município, no século XIX, e uma praça que evoca os tempos das reduções. Um espaço que não tem nada a ver com prédios modernos.Na verdade o "centro histórico" de Santo Ângelo não tem nada de histórico a não ser a base da antiga redução que mal da pra ver (dá pra ver umas pedras que não se identifica nada através delas).
Seria legal se enchessem de prédios altos e modernos ao redor, daria um "ar supermoderno" com nossa imponente catedral no meio.
Bom, essa é a minha opinião, mas respeito a tua, santoangelense.É histórico por conter várias construções da época da fundação do município, no século XIX, e uma praça que evoca os tempos das reduções. Um espaço que não tem nada a ver com prédios modernos.
Mal ou bem, Santo Ângelo recebe turistas e peregrinos do Caminho da Missões que não estão interessados em ver prédios modernos e "altos", muto menos residencias como os que se costuma construir na região.
Veja bem, não sou contra a construção de novos prédios. pelo contrário, fico muito feliz a cada novo empreendimento anunciado e torço pra que a cidade melhore a qualidade das suas novas construções, mas acho que seria ainda mais interessante se pensássemos em todos os aspectos. Santo Ângelo não é apenas moderna, ela tem uma história. O fato de limitar construções nessa área só qualifica mais a cidade. É uma forma de incentivar novas construções em áreas que precisam melhorar e não tem nada de relevante pra mostrar.