SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,496 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Rumos da Norte-Sul

20/06/2008 - Imagem Goiás

O evento contará com a presença de representantes das três esferas públicas: os secretários de Estado de Agricultura e de Planejamento, Leonardo Veloso e Othon Nascimento, respectivamente, os prefeitos Paulo Roberto Cunha (Rio Verde) e Fernando Peres (Jataí), o presidente da Valec, Francisco das Neves (Juquinha), governador Alcides Rodrigues, vice-governador do Tocantins, Paulo Sidney, representante da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil, José Fernando.

Também deverão estar presentes vários prefeitos dos municípios que serão cortados e que estarão à margem da ferrovia (Açailândia, Porto Franco, Araguaína, Guaraí, Alvorada do Norte, Porangatu, Uruaçu, Ouro Verde, Anápolis, Rio Verde, Aparecida do Taboado, Santa Fé do Sul).

A Ferrovia Norte-Sul, que liga Belém a Rubinéia, tem extensão de 2.629 quilômetros. Destes, o trecho concluído vai de Açailândia a Araguaína e os trechos em construção são: Araguaína a Palmas e Anápolis a Uruaçu. A previsão é a implantação dos trechos que ligam Belém e Açailândia, Anápolis e Rio Verde e Rio Verde até Rubinéia, além da licitação em torno do trecho de Palmas a Uruaçu.

Grupo de Trabalho

O governador Alcides Rodrigues assinou essa semana o decreto que institui o grupo de trabalho para a elaboração do Programa de Desenvolvimento da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul no Estado de Goiás. O decreto prevê o prazo de 180 dias, a partir da publicação, para a apresentação do Termo de Referência.

Durante café da manhã que reuniu o presidente da Valec, Juquinha das Neves, e o secretário de Planejamento, Othon Nascimento, houve o anúncio de investimentos de R$ 1,5 bilhão, oriundos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para viabilizar a nova etapa de trabalho. É para o mês de maio a previsão de assinatura de ordens de serviço dos novos trechos da Ferrovia Norte-Sul, de Porangatu a Jaraguá.

Juquinha das Neves lembrou que o grupo de trabalho é um marco no desenvolvimento do estado e está previsto também um outro ramal da ferrovia saindo de Ouro Verde, passando por Palmeiras, Indiara, Rio Verde, Jataí, Caçu até Santa Fé do Sul, em São Paulo. Esse trecho já consta do PAC. Segundo ele, em agosto ou início de setembro, as ordens de serviço estarão assinadas e 7.500 homens trabalharão no projeto para que a obra esteja concluída até o final de 2009 e possa ser inaugurada no primeiro semestre de 2010.

A finalidade do grupo é propor, planejar, coordenar, acompanhar e avaliar as ações que visem ao desenvolvimento socioeconômico de sua área de influência, articular e intermediar ações do Poder Executivo Estadual para integração de políticas que objetivem o desenvolvimento de sua área de influência. O grupo deverá indicar os representantes a comporem os subgrupos: Biocombustíveis, Pólos Industriais, Formação e Qualificação Profissional, Logística de Cargas e Infra-Estrutura.

Farão parte do grupo de trabalho: secretarias de Planejamento, Indústria e Comércio, Infra-Estrutura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ciência e Tecnologia, Fazenda e Agência Goiana de Transportes e Obras - Agetop.

Situação atual de Goiás:

- TRECHO URUAÇU - ANÁPOLIS
Extensão: 280 km - 5% executados
Conclusão: até o 2º semestre de 2009

- TRECHO URUAÇU – PORANGATU
Extensão: 147 km
Ordem de serviço: abril de 2008

- TRECHO ANÁPOLIS – RIO VERDE
Extensão: 300 km
Conclusão: até dezembro de 2011

- TRECHO RIO VERDE – RUBINÉIA (SP)
Extensão: 380 km
Conclusão dos estudos: outubro de 2008
Conclusão da obra: julho de 2011

Fonte: Revista Feroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=6237
 

·
A volta do malandro
Joined
·
8,633 Posts
Oba! Essa obra é extremamente importante pro país! Meu semi-sogro, que trabalha nessa obra com a Valec, deve estar dando pulos de alegria!
 

·
Registered
Joined
·
1,858 Posts
Hehehehe!!! O que seria um SEMI-SOGRO?

Parece que o PAC tá indo pra frente mesmo. A cada dia que passa fico sabendo de uma obra com os recursos do programa. Fico feliz em ver o desenvolvimento do país e também em saber que um projeto de tão grande porte está sendo retomado definitivamente.
 

·
Brasil
Joined
·
1,367 Posts
Qual é mesmo aquela que vai até o Pará,passando inclusive por Uberlândia e Anápolis?
 

·
Moderator
Joined
·
38,496 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Não tem nenhuma ferrovia que faz esse trajeto. Mas o trajeto combinado de algumas ferrovias (FCA - Ferrovia Centro-Atlântica -, FNS - Ferrovia Norte-Sul - e EFC - Estrada de Ferro Carajás) chega a esse trajeto que você falou. Mas só que o trecho da FNS de Anápolis-GO até Araguaína-TO não existe, parte dele está sendo construída (de Araguaína-TO até Açailândia-MA já está pronto).
 

·
Moderator
Joined
·
38,496 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Uai, não entendi. Desde quando a obra não será concluída? Ela está sendo construída lentamente (menos de 100 km por ano), mas é a única ferrovia do Brasil que está com as obras em constante andamento. Mais alguns anos e ela chega em Palmas.
 

·
Gyn Tônica
Joined
·
2,909 Posts
Como eu já tinha dito no subforum C.O., passei a duas semanas numa rodovia entre Ouro Verde de Goiás (30 Km de Anápolis) e Nerópolis (25 Km de Goiânia) e as obras já tinham começado antes desse lançamento!
Vamos ver se terminam mesmo!
 

·
Registered
Em Deus nós confiamos!
Joined
·
49 Posts
Uai, não entendi. Desde quando a obra não será concluída? Ela está sendo construída lentamente (menos de 100 km por ano), mas é a única ferrovia do Brasil que está com as obras em constante andamento. Mais alguns anos e ela chega em Palmas.
Demorou mais chegou. Após a concessão Ferrovia Norte-Sul, de fato, comecará a integrar, pelo modal ferroviário, o Norte e o Sul do Brasil.

 

·
Registered
Joined
·
3,347 Posts
Na época do Orkut, existia o troféu "Pá de Ouro" pra quem desenterrava algum post ou fórum bem antigo. Desta vez vc venceu, ao trazer uma discussão de 2008. 🙃

Essa noticia é de 2 semanas, mas já tem empresa se antecipando à inauguraçăo.

 
1 - 12 of 12 Posts
Top