Bom gostaria de falar um pouco sobre a minha cidade:
São Borja, ou ao Francisco de Borja, tem quase 67 mil habitantes, está a 99 m de altitude e a 594 Km de Porto Alegre, na fronteira com a Argentina a Oeste do Estado.
São Borja sob a invocação de São Francisco Borja, foi fundada pelo jesuíta espanhol Padre Francisco Garcia, no ano de 1682 e instalado efetivamente como povoado, com jurisdição própria, em 1690.
São Borja foi o primeiro dos Sete Povos Missioneiros a ser organizado após a primeira fase das Missões Orientais, que haviam sido derrocadas pela invasão dos bandeirantes que as destruíram totalmente.
Povoada por índios reduzido, sob jurísdição social dos jesuítas e tutela política da Espanha,
São Borja passou ao domínio português no ano de 1801, através da conquista do Território das Missões por Borges do Canto, Gabriel de Almeida e Manoel de Santos Pedroso. Pela distribuição de sesmarias aos soldados e colonos portugueses, inicou-se então o povoado de maneira efetiva.
Administrativamente
São Borja pertenceu a Rio Pardo, do qual foi desmembrada por Resolução Provincial de março de 1833, assinada pelo então governador da província Manoel Antônio Galvão. Essa Resolução dava validade à transferência do Alvará Imperial de outubro de 1817, o qual criava a Vila de São Luiz Gonzaga - não instalada na época por precariedade de meios.
Em Termo Municipal de 1834, foi instalada a Vila de São João, em 08 de maio de 1846, era então elevada à categoria de Paróquia sob a invocação, agora oficial, de São Francisco Borja. A Lei nº 185 de 22 de outubro de 1850, criava em
São Borja sua primeira Comarca. Finalmente, em 21 de dezembro de 1887, era elevada à condição de cidade.
Fotos: