SkyscraperCity banner
1 - 20 of 54 Posts

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

É o município mais meridional da região da Serra do Nordeste ou Serra Geral, com latitude sul de 29º 26' 52". Se encontra nos arredores do extremo sul da escarpa do Planalto Meridional, formado pela Serra Geral.

Tem 907 metros de altitude na sede da prefeitura. Ocupa uma área de 3.273,498 km², e possui uma população bruta de 20.161 habitantes.

Tem clima subtropical Cfb, segundo a classificação do clima de köppen, onde os verões são brandos e úmidos e os invernos relativamente úmidos e frios.

A distância até a capital do estado, Porto Alegre, é de 112 km.

A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula foi habitada por índios caáguas, da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.

O povoamento da cidade começou quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de cima da serra, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção. O primeiro pároco foi o seu filho, o Pe. José da Silva Leal Leme, em 1762.

Em 1809, o povoado de Cima da Serra passou a pertencer ao município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852, o povoado foi elevado a freguesia de Cima da Serra, que virou município (São Francisco de Paula de Cima da Serra) em 1878.

A denominação viria a perder a alcunha Cima da Serra por volta de 1930, ficando apenas São Francisco de Paula. Entretanto, em 1889 o município foi extinto e anexado a Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). No mesmo ano, o município foi reconstituído, sendo extinto novamente em 1892, e reanexado a Taquara. Finalmente, em 1903, mais uma emancipação, desta vez definitiva.

Até a década de 1940, o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Francisco_de_Paula_(Rio_Grande_do_Sul))

Aproveitei o último sábado (26/04) para subir a serra e fotografar a cidade de São Chico. Como estava a pé acabei restringindo o passeio ao centro da cidade e ao belo lago São Bernardo, principalmente. Mas quero voltar lá em outra oportunidade para conhecer e tirar fotos das paisagens do interior do município, como os campos e as barragens que ficam ao norte/noroeste da cidade.

1 - Uma pequena praça próxima ao centro:

2 -

3 - Praça Cap. Pedro da Silva Chaves em frente a igreja

4 -

5 -

6 -

7 -

8 - Av. Júlio de Castilhos: é a principal via da cidade, onde se concentra a maior parte do comércio. Na maior parte dela há plantadas as árvores liquidambar styraciflua.

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 -

18 - Lago São Bernardo, cartão postal da cidade:

Obs: Essa foto é de 2013

19 -

20 -

21 -

22 -

23 -

24 -

25 -

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

Bônus:

Estrada RS-020, uma das rotas que dão acesso ao município:

39 -

40 -

Essas e outras imagens de São Francisco de Paula podem ser visualizadas aqui:

http://www.panoramio.com/user/1049065/tags/Cidade de São Francisco de Paula

Fiquei muito feliz de ter pego um dia bonito (durante o dia a temperatura estava agradável, mas ao cair da tarde o frio chegou com força) e ter conseguido registrar essas imagens... Definitivamente um dia perfeito. Espero que tenham gostado das fotos :)

Deixo aqui também um link para um thread do Rene Hass sobre a cidade, com várias fotos: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057643

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
Vc que fotografou?:hmm:
Se foi,meu parabéns cara vc é um grande artista,thread espetacular,imagens deslumbrantes!:applause:

• Like
Reactions: Blue Arrow

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
^^Vc é muito bom caro forista,mais uma vez meus parabéns!:bow::bow::bow:

• Like
Reactions: Blue Arrow

·
Registered
6,933 Posts
Fotos espetaculares. Outono e primavera são as duas estações que eu mais gosto. Pena que aqui onde moro as estações não são bem definidas. Depois de ver essas belas imagens terei, com certeza um bom sono e maravilhosos sonhos. Valeu, Blue Arrow!

·
Registered
11,497 Posts
Lindo!!! O sul brasileiro é o que temos mais próximo do hemisfério norte, até mais que países frios mais meridionais como Argentina e Chile, que são semi-desérticos e montanhosos em boa parte de seu territórios. Penso que estas árvores decíduas (folhas caducas) originárias do hemisfério boreal deveriam ser muito mais difundidas nas regiões altas e frias do nosso sul, dando um colorido espetacular ao clima temperado de 1º mundo que a região possui.

·
Longe demais das Capitais
10,272 Posts
Lindas fotos ! Tudo é bonito na região, as estradas também são lindíssimas, a cidade, as coisas, o lago, a barragem, ou seja, tudo.

Parabéns, Blue !

·
Registered
178 Posts
Os Plátanos combinam muito com o Rio Grande do Sul.

Por mim podiam plantar essas árvores por todas as cidades do estado e virar um símbolo da nossa região.

·
Pátria Amada Brasil
516 Posts
Lindo, lindo... um show de imagens :drool: espetáculo :master: meus parabéns :applause:

·
Registered
12,235 Posts
Lindissimas as arvores.
Esses plátanos mais avermelhados são os canadenses?

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Fotos espetaculares. Outono e primavera são as duas estações que eu mais gosto. Pena que aqui onde moro as estações não são bem definidas. Depois de ver essas belas imagens terei, com certeza um bom sono e maravilhosos sonhos. Valeu, Blue Arrow!
Obrigado! Outono e primavera também são minhas estações preferidas, sem os extremos de calor e frio que fazem no verão e no inverno aqui no sul.

essas árvores combinam MUITO com as cidade que tem frio! Coisa linda!
Combinam mesmo! Apesar disso, esse tipo de árvore (liquidâmbar) só é comum de se ver em algumas cidades da serra como São Francisco de Paula, Gramado e Canela. No resto do RS é bem mais raro...

Lindo!!! O sul brasileiro é o que temos mais próximo do hemisfério norte, até mais que países frios mais meridionais como Argentina e Chile, que são semi-desérticos e montanhosos em boa parte de seu territórios. Penso que estas árvores decíduas (folhas caducas) originárias do hemisfério boreal deveriam ser muito mais difundidas nas regiões altas e frias do nosso sul, dando um colorido espetacular ao clima temperado de 1º mundo que a região possui.
Concordo 100%!

Muito bom! Tu manda muito bem nas fotos, adorei. Tu é um artista, parabéns. ;)
Obrigado! :)

·
Sunriser
575 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Lindas fotos ! Tudo é bonito na região, as estradas também são lindíssimas, a cidade, as coisas, o lago, a barragem, ou seja, tudo.

Parabéns, Blue !
Verdade... ainda quero conhecer as barragens que ficam no interior de São Chico. Já fui na barragem da Corsan e achei muito bonita mesmo, um verdadeiro ponto turístico. Obrigado!

Os Plátanos combinam muito com o Rio Grande do Sul.

Por mim podiam plantar essas árvores por todas as cidades do estado e virar um símbolo da nossa região.
Acho que o pessoal que administra a rota romântica não iria gostar muito, já que o plátano é a árvore símbolo dessa rota temática. :lol:

Lindo, lindo... um show de imagens :drool: espetáculo :master: meus parabéns :applause:
Obrigado! :)

Lindissimas as arvores.
Esses plátanos mais avermelhados são os canadenses?
Essas árvores são da espécie liquidâmbar, são nativas da américa do norte. :eek:kay:

C H O Q U E I!!
Que lindo! Espetacular! Fiquei rosa como uma folha gay de outono!
Obrigado :lol:

lindas fotos... faltou mostrar um pouco melhor o clássico hotel que lembra o do filme O Iluminado :D
Tem razão...

:eek:kay: :eek:kay:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Eu sempre achei São Francisco de Paula uma das cidades mais belas do Rio Grande do Sul, tanto pela sua simplicidade arquitetônica quanto por suas belezas naturais.

Em termos de arquitetura, predominam ainda as casas em madeira. Lindíssimas.

Em termos de belezas naturais, a cidade se localiza exatamente no encontro de dois biomas: a Mata Atlântica (onde estão o Hotel Cavalinho Branco e o Lago São Bernardo) e os Campos de Cima da Serra (onde está a RS-020).

E ao pessoal que pretende visitar Gramado e Canela, estiquem a viagem por não mais do que uns 30 km e visitem São Francisco de Paula. Essa é a distância entre ela e a vizinha Canela.

Belíssimas as fotos! Parabéns!

:applause:

1 - 20 of 54 Posts