Tá aí uma cidade que eu tenho uma intensa relação de amor e ódio (São Chico). Estou nela neste momento, inclusive. Tenho casa de veraneio em Ubatuba, minha família vem veranear pra cá há mais de 80 anos. Meu avô vinha quando criança, meu pai vinha quando criança, e eu passei um quarto da minha vida aqui até começar a trabalhar.
Para contribuir um pouco, duas fotos aqui da praia que meu cunhado tirou com drone (espero que apareçam):
Já no Centro Histórico de SFS, o irmão do meu pai morava lá até falecer cerca de um ano e meio atrás. Em sua homenagem, batizaram o café da foto 64. Antes meu tio era proprietário do restaurante dentro da pousada que minhas primas administravam, da foto 18. Eles moram na ruazinha da foto 47, que vai como se fosse para os fundos da foto. Ali na esquina também morava a vó de outro grande amigo meu, vizinho aqui da praia, mas ela acabou falecendo faz uns três anos. Era dona da loja da foto 52, no prédio azul clarinho.
Na foto 8, ficava um terreno que meu pai estava louco pra comprar, mas chegou tarde. O dono atual provavelmente fez melhor uso do que meu pai faria, porque a casa está linda.
Já na foto 43, a casa de um dos meus melhores amigos, uma amizade desde quando tínhamos 16 anos. Agora ele não mora mais ali, se mudou a Joinville, mas sua família reside na casa ainda.
Minha relação de amor tem muito a ver com isso tudo. Acho também uma cidade linda, com um potencial turístico, cultural e econômico muito forte.
Mas aí a gente esbarra na relação de ódio, com muita muita muita gente com mentalidade atrasada (ou espiritualmente muito avançada). A cidade, com toda a riqueza histórica que tem, não consegue conservar seu patrimônio arquitetônico - o que não é culpa exclusiva do município nem dos moradores. O urbanismo não existe, e se o pessoal reclama das administrações municipais de Joinville e outras cidades é porque realmente não conhece a a administração francisquense.
Falta o mínimo de zelo e carinho por tudo. Aqui nas praias, por exemplo, a quantidade de lâmpadas queimadas há tempos é absurda. E isso que o IPTU pago não é nem um pouco barato, pois existem mais casas sem uso constante do que com uso na cidade, ou seja, os gastos com saúde e educação, por exemplo, são relativamente baixos frente à arrecadação. É uma das cidades com maior arrecadação de SC, com um bom caixa, mas que não é capaz de fazer um calçadão decente nas praias. O comércio daqui é sofrível também. O único restaurante bom que conheço nos balneários é do Capri Iate Clube. O resto é meia boca pra baixo. E estamos falando do reduto de verão de muita gente com dinheiro (que infelizmente não é meu caso

:laugh: ). As casas à beira mar chegam a R$4 milhões, e o terreno na frente da minha casa foi vendido há dois anos por R$1 milhão. Não tem uma ciclovia, não tem nada. É realmente uma situação triste.
Outra região muito bonita mas ao mesmo tempo meio zoada é a Vila da Glória/Distrito do Saí, na parte continental de SFS.
Já sobre Araquari, essa região da sede não demonstra de fato todo o potencial que a cidade tem. Parece uma cidadezinha de 10 mil habitantes - até porque o grosso da cidade está no Itinga, conurbada com Joinville e a alguns quilômetros da sede. Mas de qualquer forma, acho a sede a região mais bonita da cidade.
Araquari tem a sede, o núcleo do Itinga, o Porto Grande, uma pequena comunidade na Rainha, e também a desconhecida praia da Barra do Itapocu, que as pessoas se afogam só de olhar as fotos. :lol: Antigamente partes do bairro Paranaguamirim em Joinville pertenciam a Araquari, mas há pouco mais de 10 anos essas terras foram incorporadas por Joinville por facilidade de administração, assim como aconteceu com o Jardim Paraíso e Vila Cubatão que eram de SFS e passaram a Joinville.
Foi bom o passeio pelo seu thread