Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Registered
864 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bom, garimpando na Internet acabei encontrando umas fotos interessantes de São Gabriel, cidade da Campanha ou Pampa gaúcho, conhecida como TERRA DOS MARECHAIS ou ATENAS RIOGRANDENSE (...).

Cidade esta nunca antes mostrada - acho - nestas bandas do SSC !

Conheço pessoalmente o lugar, posso dizer que é uma cidade agrícola, até bem pobre, mas 'pobre' num sentido diferente, pois já teve muita riqueza e a cidade mantém até hoje uma certa dignidade. Inclusive o pessoal por lá mantém um certo "nariz empinado" hehehe Brincadeira... Mas tem mesmo um certo ar uruguaio, aliás toda essa região lembra bastante o país cisplatino...

Bom chega de conversa, vamos aos dados e... às FOTOS!

População 62.543 hab. est. 2006
Altitude 114 metros
IDH 0,780 PNUD/2000
PIB R$ 485.506.191,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 7.905,72 IBGE/2003

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

·
Registered
1,288 Posts
Bah, fiquei surprendido com as fotos de São Gabriel....ja cansei de passar por aí a caminho da fronteira,da argetina ou do uruguai...sempre paro para abastecer..,mas nunca entrei na cidade de fato. Achei o patrimonio historico bem rico e bem cuidado!

·
.
8,813 Posts
Pô, fiquei bem surpreso também! Não sabia que São Gabriel tinha esse patrimônio todo! Aliás, as construções, no geral, parecem estar muito bem conservadas! Gostei também da limpeza da cidade! Quanto ao "nariz empinado", acho que isso é comum em toda a "Metade Sul", heheh... Aqui em Pelotas mesmo tem muuuita gente esnobe, que "come sardinha e arrota caviar", hahahah...

Valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
#ELENÃO!
3,912 Posts
Belas fotos! Fiquei surpreso! Sempre para no Batovi em São Gabriel e nunca entrei na cidade, sempre tive curiosidade!

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Legal, nunca tinha visto fotos desssa cidade e ontem mesmo conversei com um cara de São Gabriel que tava a serviço aqui na região.

Gostei da cidade!
Belos prédios históricos!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
A cidade é pequena mas é bem interessante. O centro parece uma cidade cenográfica, com todos esses prédios históricos super bem conservados e as ruas muito limpas e bem urbanizadas. Até os predinhos residenciais da foto 13, apesar de pequenos, são bem charmosos. Gostei.

·
4,575 Posts
Belo Patrimônio Histórico!

Adorei o Art Déco do Club Comercial.

A Cidade parece sem bem pacata, ótimas fotos! Gostei muito!

·
Taking On The World
26,581 Posts
puxa, linda cidade, ainda mais considerando q é tão pequena e desconhecida do resto dos gaúchos, q somente PASSAM por ela à caminho de Riveira e Santana do Livramento.

me digam uma coisa... São Gabriel é aquela cidade q vindo de Porto Alegre, vc passa por uma ponte e vê a cidade à esquerda?

·
Registered
864 Posts
Discussion Starter · #12 ·
A todos valeu pelos comentários!

A cidade é pequena mas é bem interessante. O centro parece uma cidade cenográfica, com todos esses prédios históricos super bem conservados e as ruas muito limpas e bem urbanizadas. Até os predinhos residenciais da foto 13, apesar de pequenos, são bem charmosos. Gostei.
Na verdade o prédio da foto 13 é o Forum de São Gabriel, todos os novos construídos no interior do Estado seguem este mesmo padrão.

·
Registered
864 Posts
Discussion Starter · #13 ·
puxa, linda cidade, ainda mais considerando q é tão pequena e desconhecida do resto dos gaúchos, q somente PASSAM por ela à caminho de Riveira e Santana do Livramento.

me digam uma coisa... São Gabriel é aquela cidade q vindo de Porto Alegre, vc passa por uma ponte e vê a cidade à esquerda?

Não tenho certeza, pois faz tempo que não passo por lá!

Lembro que passando pela entrada da cidade, na faixa, tem um baita hotel chamado San Isidro que eles construíram pra hospedar os turistas argentinos que vão a Santa Catarina.

·
Taking On The World
26,581 Posts
Não tenho certeza, pois faz tempo que não passo por lá!

Lembro que passando pela entrada da cidade, na faixa, tem um baita hotel chamado San Isidro que eles construíram pra hospedar os turistas argentinos que vão a Santa Catarina.

me hospedei nesse hotel qdo fui pra Riveira!!

eu acho q a cidade q falei, q vc passa um rio, é uns 15km depois de São Gabriel.

·
Registered
1,288 Posts

Cara, se é uma ponte longa...acho que tu ta se referindo a Rosário do Sul...que é passando São Gabriel.

·
Registered
1,082 Posts
Gostei muito do thread! Há muito tempo eu procuro fotos de São Gabriel e realmente não é algo fácil de se encontrar! Fotos com essa qualidade eu nunca tinha visto!

Alguns pontos me surpreenderam bastante na tua "introdução" sobre a cidade! Sei que as cidades da região da campanha gaúcha são mais pobres e menos desenvolvidas que as cidades da serra por exemplo, mas nunca tinha ouvido falar que São Gabriel era uma cidade "bem pobre", muito pelo contrário, sempre ouvi falar que era uma cidade bem diferente de outras cidades dos pampas quando se refere a desenvolvimento, organização, limpeza e infra-estrutura, isto, muito em função da cidade ter muitos quartéis!

Outro ponto que me deixou surpreso foi o "título" de Atenas Rio Grandense! Não sabia que outra cidade gaúcha tinha este "título" além de Pelotas! Bem curioso!

Já estive em São Gabriel algumas vezes, mas a muito tempo atrás! A cidade já era bem arrumada e limpa. Muitas ruas asfaltadas para o tamanho da cidade! As fotos mostram muito bem isso, uma organização bem legal para um município que tem uma população em torno de 60, 65 mil habitantes!

Gostei muito da conservação dos prédios e dentre eles o que mais me chamou a atenção pela beleza e imponência foi o da foto 2!!!

Parabéns pelo thread Viajante! Muito bom!

Espero outros threads de outras cidades inéditas como São Gabriel aqui no fórum!

1 - 20 of 27 Posts