SkyscraperCity banner
1 - 20 of 28 Posts

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #1 ·
São José recebe US$ 79 milhões do BID - Recursos serão aplicados em novos corredores viários, metrô de superfície e na remoção das famílias do Banhado​

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), viaja hoje a Washington, nos Estados Unidos, para finalizar as negociações do empréstimo de US$ 79 milhões (cerca de R$ 140 milhões) junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

As negociações entre a prefeitura e o BID tiveram início no ano passado. Uma equipe técnica do banco já visitou São José dos Campos por duas vezes (uma no ano passado e outra neste ano) para conhecer o município e estabelecer as bases do acordo para o empréstimo.

Ainda não há data para a assinatura do contrato de financiamento, que precisará ser submetido ao Congresso Nacional.

O PACOTE​

O governo do PSDB elencou alguns projetos preferenciais na proposta encaminhada ao BID. Todos eles contemplam ações de infra-estrutura urbana e são considerados "estratégicos" para o planejamento do município.

No setor de Transportes, a prefeitura definiu como prioridade a obra da Via Cambuí, corredor viário de oito quilômetros de extensão que ligará a Vila Industrial ao Putim. O projeto, segundo a prefeitura, prevê ações de combate a enchentes.

Outras duas obras viárias foram incluídas no pacote --a construção das vias do Banhado (que levará a futura Via Norte ao eixo viário oeste) e a da Ressaca (ligando os bairros Jardim das Indústrias e Chácaras Reunidas, com transposição da rodovia Presidente Dutra).

A prefeitura também quer implantar um metrô de superfície em um trecho de 22 quilômetros, aproveitando as áreas de servidão onde estão instaladas as torres de transmissão de energia elétrica, no sentido leste-centro-sul.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). (leia texto nesta página).

"Estamos vivendo um momento histórico para o planejamento da cidade. Com essas obras, São José dará um importante passo em direção ao futuro", disse o secretário de Transportes Alfredo de Freitas Almeida, um dos interlocutores do governo junto ao BID.

Ainda no setor de transportes, o pacote contempla a implantação de um Centro de Controle Operacional para informatizar o sistema de semáforos da malha viária urbana e de 13 terminais de transbordo de passageiros (denominados Estações de Conexão) no novo sistema de transporte.

Pacote prevê metrô de superfície​

A Prefeitura de São José dos Campos pretende usar parte do dinheiro do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para implantar um metrô de superfície no município. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Segundo a administração municipal, o futuro metrô será construído em um trecho de 22 quilômetros, aproveitando as áreas de servidão onde hoje estão instaladas as torres da Companhia Paulista de Transmissão de Energia, no sentido leste-centro-sul.

"O ITA deverá nos apresentar até o final de julho os estudos técnicos que irão balizar o projeto. Queremos preparar o município para um sistema de transporte moderno", afirmou o secretário de Transportes Alfredo de Freitas de almeida.

Batizado de TRM (Transporte Rápido de Massas), o futuro sistema deverá ser inaugurado em um prazo de 12 anos, segundo estimativas da prefeitura. O período coincide com a validade das concessões das novas empresas de ônibus que atuarão no município.

HABITAÇÃO​

No setor de Habitação, a prioridade é a remoção das mais de 1.000 famílias da favela do Banhado, localizada em área de preservação ambiental, na região central do município. Pelo projeto da prefeitura, elas deverão ser transferidas para casas populares do programa habitacional do município.

Os recursos devem incluir ainda a remoção de núcleos de favelas nas regiões da Vila Luchetti e do Jardim das Indústrias, além da regularização fundiária e implantação de infra-estrutura em loteamentos irregulares ou clandestinos.

Na área de meio ambiente, a prefeituira prevê a implantação de um sistema de monitoramento da qualidade do ar e de um programa de gerenciamento dos resíduos da construção civil.

:banana::banana:

Fonte: Aconvap - Associação das Construtoras do Vale do Paraíba
http://www.aconvap.com.br/noticias.cfm?acao=exibir&id=1362

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
E segundo uma pequena pesquisa que fiz sobre o futuro metrô de São José dos Campos, o sistema iria interligar as três regiões mais populosas da cidade, utilizando a área por onde passa um "linhão" (linha de transmissão de energia elétrica em alta tensão). Mas, já existiu um projeto de integração com a cidade de Jacareí, usando o trecho da antiga ferrovia Rio-São Pauo, desativada pela RFFSA nos anos 1990.

Mesmo assim, 12 anos é muito tempo para a implantação deste sistema. Se caso São José tiver uma estação do trem-bala Rio-São Paulo, este metrô seria uma opção a mais para os visitantes se locomoverem pela região, podendo ser integrado ao TAV.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Mas achei muita pouca grana pra tanto projeto né....
Pelo que eu entendi, esse dinheiro será mais para a habitação e os corredores viários, no caso do metrô será uma verba para começar a implantação e tem outra, o local onde o metrô será construído é um terreno descampado, aberto, será desnecessário desapropriações e outras coisas desse tipo, também será de superfície, que eu acho que seja mais barato que o subterraneo.
Mas o principal, é que a cidade já está desenvolvendo esse projeto, pensando no futuro da cidade, o que infelizmente não acontece em outras pelo país e quem está fazendos os estudos de viabilidade é o ITA, um instituição de peso!

·
Registered
12,616 Posts
Que coisa ótima esse espaço para as linhas de transmissão ! Pelo Google dá 100 metros em média. Facilita e muito implantar um metrô de superfície, mas nada que explique o milagre que vão fazer com 79 milhões.

Podiam aproveitar e expandir até Jacareí (reduzindo o tráfico da Dutra debatido no outro tópico) e sobra espaço ainda para por o trem-bala no meio.

·
Apple Lover
3,239 Posts
Mas achei muita pouca grana pra tanto projeto né....
tbm achei pouco por td isso o.o'

mas digo 1 coisa, se tem uma cidade que é bem servida de prefeitos, é SJCampos.
o prefeito anterior então era ainda melhor que esse atual, mas esse tbm é mto bom.

a ressalva no passado foi o PT com akela gorda chamada Angela G., aquela da famosa "dança da pizza"...

depois entrou PSDB com Emanuel (8 anos) e agora Cury, e SJC vive bons tempos :D

·
5,253 Posts
Basta ter vontade política para que as coisas comecem a acontecer!

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
É impressão minha ou parece que a linha passa um pouco distante do Centro da cidade, localizado na parte norte nesta imagem?
É verdade, o centro fica um pouco mais distante, exatamente onde está escrito São José dos Campos, porém a rodoviária interestadual da cidade, literalmente fica ao lado dessa linha de transmissão de energia, futura linha do metrô, eu acho que eles farão uma estação na rodoviária e nela uma conexão por ônibus até o centro.
Acho que farão muitas estações desse tipo, na Zona Sul pelo menos terão que fazer isso, ligando a Av: Andrômeda, até o metrô, por que é um dos locais de maior movimento.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
^^Mas, eu acho que isso é para o começo, por enquanto a prioridade é os corredores viários e habitação, depois a prefeitura começará as obras do metrô, isso é um estudo para o futuro, tanto que a estimativa de conclusão do projeto do metrô foi colocada com um prazo bem grande.
O ITA ainda não entregou os resultados da análise, meu professor dá aula no ITA, vou perguntar para ele se ele sabe algo a respeito!

Orçamento de São José para 2008 é de R$ 1,12 bilhão

São José dos Campos terá um orçamento de R$ 1,12 bilhão em 2008 – incluindo R$ 95,6 milhões de recursos que serão retidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O crescimento é de 12,7% em relação ao orçamento deste ano, fixado em R$ 998,6 milhões.

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/sf/noticias.asp?id=4242

Acho que esse empréstimo é mais para habitação e as obras viárias mesmo, para o metrô seria mais para a conclusão do projeto, que ainda não será realizado, este ano ficará pronto o estudo de viabilidade, depois a prefeitura definirá de onde virá o dinheiro necessário para o metrô, eu acho que é isso. E verba, eu acho que a cidade tem, ou senão, com certeza eles irão atrás de ajuda do governo.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
É verdade, o centro fica um pouco mais distante, exatamente onde está escrito São José dos Campos, porém a rodoviária interestadual da cidade, literalmente fica ao lado dessa linha de transmissão de energia, futura linha do metrô, eu acho que eles farão uma estação na rodoviária e nela uma conexão por ônibus até o centro.
Acho que farão muitas estações desse tipo, na Zona Sul pelo menos terão que fazer isso, ligando a Av: Andrômeda, até o metrô, por que é um dos locais de maior movimento.
^^

Sim, a linha cortaria a região central, mas não o Centro propriamente dito. Apesar disso, ainda assim ela passará literalmente ao lado da Rodoviária, dos dois maiores shoppings (Vale Sul e Center Vale) e ainda ao lado do Estádio Martins Pereira (campo do São José E.C.).

Acredito que, nos bairros das Zonas Sul e Leste, podem ser construídas estações integradas com mini-terminais de ônibus, minimizando assim a absurda situação dos ônibus da cidade, que contam com um único terminal de ônibus (central), e nenhum corredor ou faixa exclusiva.

·
Registered
222 Posts
Ótima notícia.

Esse metrô poderia, futuramente, interligar SJC com Jacareí e desafogar bem o trânsito na região.

Para completar, poderiam investir mais no aeroporto de SJC, que poderia tender bem à região do Vale do Paraíba;

·
Banned
993 Posts
E o metro do Porto pode ser chamado de VLT do Porto, né?

Mas essa notícia é muito sensacionalista... podiam já começar a construção desse metro, ou seria VLT?

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Puxa, que interessante este tipo de notícia meses antes das eleições.

Não dá pra dar muito crédito, né?
Nesse dá! Esse projeto já existe há muito tempo, ano passado ou retrasado (não me lembro bem), que retomaram o assunto, por causa da crise no transporte público, desde ano passado o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está fazendo o estudo de viabilidade e outra, esse projeto é para longo prazo, a curto prazo está sendo criadas novas linhas de ônibus, criação de terminais e também um programa para a readequação das paras de ônibus e é claro, a troca das empresas que concessionam o transporte coletivo (ônibus), foram escolhidas três, uma delas é de Maringá e em Agosto deste ano já iniciarão suas atividades na cidade.
E outra, está no Plano Diretor do município essa linha de metrô!

1 - 20 of 28 Posts