SkyscraperCity banner
1 - 20 of 48 Posts

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #1 ·

.01.
Vista do Anel Viário para o Jr.Aquárius

Crédito: Danilo

.02.
Antigo Sanatório Vicentina Aranha - Entrada/Prédio Principal

.03.
Antigo Sanatório Vicentina Aranha - Ele é dividido em vários prédios

.04.
Antigo Sanatório Vicentina Aranha - Outro prédio

Crédito: Sergiobs

.05.
Antigo Sanatório Vicentina Aranha - Parte de trás

Crédito: flaviojr

.06.
Antigo Sanatório Vicentina Aranha - Capela

Crédito: ThiagoHenrique

Sanatório Vicentina Aranha

O Sanatório Vicentina Aranha, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi inaugurado em 27 de abril de 1924 e contou com a presença do governador do Estado na época, Washington Luiz. A capela ali existente data de 1935.
O Vicentina Aranha foi construído em um terreno de 532.400 m², com 130 quartos, todo cercado de terraços, jardins e bosques. A construção foi feita com pinho de riga, ferragens, ferro batido e até piso de ladrilhos importados e seu conjunto arquitetônico é atribuído a Francisco Ramos de Azevedo e Arnaldo Vieira de Carvalho.
Foi modernizado de 1936 a 1944, possibilitando ampliação do número dos leitos. O prédio é remanescente dos sete sanatórios construídos na chamada "Fase Sanatorial de São José dos Campos", hoje transformado em Hospital Geriátrico.
O prédio constitui-se um testemunho dos princípios disseminados no curso da Primeira República, referentes aos problemas da Saúde Pública.
As moléstias pulmonares há muito tempo necessitavam de soluções adequadas, compatíveis com as pesquisas das ciências médicas, exigindo instalações apropriadas ao tratamento, recomendando-se condições especiais de clima e isolamento. Na década de 20, São José dos Campos inicia a criação de sanatórios, pensões e repúblicas para atendimento aos tuberculosos que procuravam a cidade em busca de cura, atraídos pela propaganda de seus "bons ares".
O conjunto arquitetônico possui expressiva massa de vegetação incrustada na estrutura urbana em intenso processo de verticalização, conferindo àquela área papel destacado na desejável manutenção da qualidade do meio ambiente urbano.
Em 1985, foi encaminhado para o CONDEPHAAT, o processo nº 23.370/85, que está em andamento. Em 28 de agosto de 1996 foi preservado por lei municipal nº 4.928/96 através do COMPHAC, sendo preservados os edifícios e toda a área utilizada pelo sanatório.

Fonte: SJC Online

Existe um projeto para total recuperação do local, no mesmo abrigará centro culturais, cinemas, escolas, restaurante e muito mais...

.07.
Parque Santos Dumont - Réplica do 14Bis

Crédito: flaviojr

.08.
Parque Santos Dumont - Passeio e réplica de uma Sonda

Crédito: Kacinskas

.09.
Parque Santos Dumont - Protótipo do avião Bandeirante

.10.
Parque Santos Dumont - Lago

.11.
Parque Santos Dumont - Jardim e quiosques

.12.
Parque Santos Dumont - Geral

Crédito: Maurcio-Ballarotti

Parque Santos Dumont

Se trata de um Parque temático com belíssima área verde localizada no coração da cidade, pertencia ao Sanatório Ezra, que após seu fechamento, teve a área desapropriada e transformada em parque. Com a preocupação de possibilitar o lazer e bem-estar da comunidade, possui uma pista pavimentada com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios e corridas.

À disposição do usuário o parque mantém vários quiosques com churrasqueiras, uma pista de skate, e playground. Para o lazer contemplativo, um jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves. Seu diferencial é a exposição de exemplares aeronáuticos como o protótipo do avião Bandeirante, maquetes de foguetes da família Sonda e uma réplica do avião 14 Bis. Breve contará também com a réplica da Casa "Encantada" de Santos Dumont, cuja a original se encontra em Petrópolis, Rio de Janeir

Fonte: Turismo SJC

.13.
Banhado

Crédito: R0BS0N

.14.
Vista de uma parte do Skyline da cidade

Crédito: diiiine

.15.
Vista do Jd. Aquárius para o Vila Ema - Av: Doutor Jorge Zarur

Crédito: marcioy

.16.
Vista da Av: São João para a Av: Cassiano Ricardo, sentido Jd. Aquárius

Crédito: marcioy

.17.
Vista do Jd.Aquárius para a Zona Sul (Esta praça foi recentemente reformada)

Crédito: bcosmo

.18.
Aquárius Center

Crédito: leonir-angelo-lunardi

.19.
Aquárius Center

.20.
Edifício Mercure

.21.
Edifício Ceaser Business

.22.
Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Arquitetura Rino Levi, Paisagismo Roberto Burle Marx - Palmeiras Imperiais

Crédito: robneander

.23.
Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Casa da família Olívio Gomes

Crédito: robneander

Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Desde 1996, parte da antiga Fazenda da Tecelagem Paraíba foi transformada em Parque da Cidade, e desde então, tornou-se mais um espaço de lazer para São José dos Campos.
Com um total de área de 516.000 m², o Parque possui vários atrativos como lago, ilha artificial e uma ampla área verde ideal para trilhas para caminhadas e por onde circulam animais típicos da região, como as capivaras e garças, que com certeza fazem o visitante sentir-se em um verdadeiro espaço natural.

Dentro do Parque, se encontra também, a antiga residência da família Olivo Gomes que conta com projeto arquitetônico do escritório de Rino Levi e tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx, e que pode ser vista e apreciada por todos os que lá visitam.

Fonte: SJC Online

.24.
Vista para o Jd. Aquárius

Crédito: cacoal

Fotos retiradas do Flickr e Paronamio
Espero que gostem! Comentem!!! :)

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Uma cidade admirável, bela, rica e agradável. Essa foram as impressões que as fotos me passaram da capital do Vale, a qual infortunavelmente não conheço, mas pretendo. Obrigado pelas belíssimas fotos.

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Que cidade linda!!!
Parabéns pela bela compilação de fotos.

·
Registered
196 Posts
Lindas fotos, linda cidade. Sou suspeito pra falar, mas considero a mais cosmopolita cidade do interior depois de Campinas. Grandes empresas, ótimos institutos de pesquisa, bom setor de serviços, rica, tem um PIB monstruoso e polariza uma região que em breve tem tudo para oficializar a 2a metrópole do interior paulista. Agora com o advento do Trem Bala Campinas/SP/RJ tem tudo para ser protagonista do Complexo Metropolitano Expandido.

Enfim, tudo de bom.

Diria que SJC e Ribeirão Preto são gêmeas em aparência e antagônicas em vocação.

SJC é tech e RP é agro.

E quem ganha em ter esse leque enorme de cidades autônomas, ricas, diferentes e produtivas é o Estado e o País.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Boas fotos da capital aeroespacial!
Obrigado! :)

Belas fotos, quero muito conhecer São José.
Então quando puder, não hesite! Venha sim! Será muito bem-vindo! :D

Uma cidade admirável, bela, rica e agradável. Essa foram as impressões que as fotos me passaram da capital do Vale, a qual infortunavelmente não conheço, mas pretendo. Obrigado pelas belíssimas fotos.
De nada! :) Obrigado você pelo comentário!
SJC é uma cidade muito boa mesmo, tem um pouquinho de tudo!
Espero que um dia você venha conhecer SJC! Será bem-vindo! =D

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Que cidade linda!!!
Parabéns pela bela compilação de fotos.
IvoJP, você aqui!!! Que legal! :D
Fico feliz que tenha gostado da minha cidade!
Obrigado pelo comentário!

Belas fotos, capitalist.

Adoro São José dos Campos, por isso que a visito umas 3 vez por ano.
Obrigado Caco!
Que bom que você gosta de SJC!
Quando tiver uma oportunidade avise quando vier, quem sabe não marcamos um encontro com o pessoal daqui! :)

Lindas fotos!!!!

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Thread legal, bem montado e com boas informações.
São José é desenvolvimento puro, mas ainda não entrei na cidade, o que conheço é o que vejo pela Dutra, que já é impressionante, avenidas largas, urbanismo excelente, moraria fácil nela.

Valeu pelas fotos!
Obrigado! É, realmente a visão da cidade pela Dutra é bem legal, eu adoro!
Eu tenho vontade de conhecer JF, ainda mais agora que, uma amiga minha que eu gostava tanto mudou-se para ai! Quem sabe ano que vem não dou uma visitinha?

Belíssima cidade! E bem grande!!

Ótimas fotos!!

boas fotos!
Obrigado também! :)

belas fotos da nossa SJCampos.
já brinquei muuuuito no Parque Santos Dumont :D
adorava... claro q há bons anos atrás.
Olá, Macintel!
Eu também brinquei muito lá, mas sempre que vem gente de outra cidade, eu os levo lá, por que é lindo aquele parque, agora ficou mais ainda, contudo sinto falta dos eucaliptos, eu achava que eles eram o charme do parque!
Obrigado!

Lindas fotos, linda cidade. Sou suspeito pra falar, mas considero a mais cosmopolita cidade do interior depois de Campinas. Grandes empresas, ótimos institutos de pesquisa, bom setor de serviços, rica, tem um PIB monstruoso e polariza uma região que em breve tem tudo para oficializar a 2a metrópole do interior paulista. Agora com o advento do Trem Bala Campinas/SP/RJ tem tudo para ser protagonista do Complexo Metropolitano Expandido.

Enfim, tudo de bom.

Diria que SJC e Ribeirão Preto são gêmeas em aparência e antagônicas em vocação.

SJC é tech e RP é agro.

E quem ganha em ter esse leque enorme de cidades autônomas, ricas, diferentes e produtivas é o Estado e o País.
Que bom que você simpatiza muito por SJC!
É verdade, SJC abrange muitas cidades, tanto do Vale / Litoral Norte / Região Bragantina / Serra da Mantiqueira e Sul de Minas!
Eu vou chutar longe, mas eu acho que SJC é uma das cidades paulista mais mineiras, o que tem de mineiro aqui, a zona norte da cidade só tem mineiro! Olha, eu sou de família mineira! Hehehe!
Ribeirão Preto é fora de série, eu não entrei na cidade, mas quando passei perto, pude ver o tamanho e a força da mesma!
Obrigado pelo comentário! :)

·
10 anos de SSC
2,238 Posts
Quando eu era criança até sonhava com o Parque Santos Dummont
Lembro que ia de manhã e saía bem de tardezinha.
Tinha um half que a molecada adorava subir pra depois descer escorregando de bunda :lol:
E os muleques maiores ficavam p**** com a gente porque eles não podiam descer de skate.

Muito bom ver SJC aqui no SSC, fazia tempo que não aparecia um thread da nossa cidade.
Valeu SJC.capitalist :eek:kay:

·
Registered User
1,852 Posts
Nossa, me encantei com a cidade! Mto bonita e organizada, deve ter um IDH bem elevado! Sem falar no PIB aeroespacial :D

Belo tópico!

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Quando eu era criança até sonhava com o Parque Santos Dummont
Lembro que ia de manhã e saía bem de tardezinha.
Tinha um half que a molecada adorava subir pra depois descer escorregando de bunda :lol:
E os muleques maiores ficavam p**** com a gente porque eles não podiam descer de skate.

Muito bom ver SJC aqui no SSC, fazia tempo que não aparecia um thread da nossa cidade.
Valeu SJC.capitalist :eek:kay:
Ah! Quem nunca fez isso? :lol:
Eu já rasguei um monte de calça fazendo isso!
Eu geralmente fazia isso com os meus primos lá no Monte Castelo, aquela parte onde tem um morro e a avenida em baixo (nã lembro o nome), perto do Carrefour ou Itavema! Era muito feliz isso! :lol:

É! Fazia um bom tempo que não havia um thread sobre a cidade, o próximo que vou fazer será com fotos minhas!
Até Observador, obrigado pelo comentário! :D

·
Registered
118 Posts
Algumas atualizações, vou utilizar esse tópico pois está com o nome mais apropriado

Todos os créditos das fotos a prefeitura de São José dos campos no link Prefeitura de São José dos Campos

1 Centro da cidade

1124630

1124783

2 Aeroporto
1124703

1124649

3 Parque da Cidade:
1124657

1124778

1124811

1124813

4 Região do Anel viário: