Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Essa semana tb visitei São Lourenço da Serra pro meu projeto.
Com pouco mais de 14 mil habitantes a pequena São Lourenço da Serra é a menor das 39 cidades da Grande São Paulo, até o censo de 2010 a menor era Pirapora do Bom Jesus, mas estimativas apontam hoje Pirapora com cerca de 18 mil habitantes deixando São Lourenço para trás.

Emancipada apenas em 1991, a pequena cidade no caminho do sul país cresceu lentamente desde então.
Cercada de muito verde São Lourenço parece ter um grande potencial turístico, assim como a região em que ela está inserida, mas ainda falta estrutura.
A cidade tem um centro pequeno e bem arrumado, até mais bem estruturado do que a vizinha Juquitiba, mas não vai muito além disso, o entorno ainda conta com cachoeiras e áreas de mata.

População 2013 - 14.874
IDH 2010 - 0,728

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

Blog do Projeto

Facebook do projeto

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Nem da para acreditar que esta cidadezinha fica região metropolitana de São Paulo, parece aquelas pequenas cidades de Minas Gerais!
Parece mesmo, ruazinhas apertadas, igrejinhas, gente simpática, comida boa...
Gostei muito de São Lourenço da Serra, sabia que a cidade era pequena, mas tive ótimas surpresas por lá.
Pretendo voltar. :)

·
Registered
3,188 Posts
Gostei de São Lourenço da Serra, achei bem charmosa, podia ser melhor cuidada. Mas tem um potencial gigantesco. Fui até lá só uma vez, mas há muitos anos, nem me lembro muito bem. A cidade depende bastante de Itapecerica também? Quanto custa a tarifa dessa linha seletiva que você pegou no Tietê? Imagino que seja um preço bem salgado pela extensão enorme do trajeto :lol:

·
Registered
1,409 Posts
Achei a cidade jeitosinha, embora, sem querer ser chato (mas já o sendo), é mais uma cidade da RMSP que eu não vejo muita graça do ponto de vista estético de suas construções. De qualquer modo, isso não importa, pois o que conta mesmo é que a cidade pareceu ser arrumadinha e limpa (não vi quase sujeira nas ruas e pichações, felizmente, também não vi) e cercada de muita natureza. A maioria das casas, embora bem simples, também são arrumadinhas. Algumas outras se destacam bem com a varanda do segundo andar, me lembrando um pouco as casas do centro de Santo Antônio do Pinhal.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Parece ser mais Vale do Ribeira que Grande SP. Ótimos registros, sempre passo por ai, mas nunca entrei em São Lourenço da Serra.

:eek:kay:
Obrigado cara! Ela parece mesmo, e está geograficamente no Vale do Ribeira também.

Gostei de São Lourenço da Serra, achei bem charmosa, podia ser melhor cuidada. Mas tem um potencial gigantesco. Fui até lá só uma vez, mas há muitos anos, nem me lembro muito bem. A cidade depende bastante de Itapecerica também? Quanto custa a tarifa dessa linha seletiva que você pegou no Tietê? Imagino que seja um preço bem salgado pela extensão enorme do trajeto :lol:
A cidade depende muito de Itapecerica, que está a uns 20 minutos de ônibus de lá.
A tarifa desse ônibus é 7,75. Achei até barata, já que o de SP pra Mairiporã que roda 35 minutos e cerca de 40km custa 7,45 haha

Fotos bonitas, a cidade aparenta ser bem tranquila e agradável.
Obrigado! A cidade é muito gostosa mesmo, tranquilidade pura!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Achei a cidade jeitosinha, embora, sem querer ser chato (mas já o sendo), é mais uma cidade da RMSP que eu não vejo muita graça do ponto de vista estético de suas construções. De qualquer modo, isso não importa, pois o que conta mesmo é que a cidade pareceu ser arrumadinha e limpa (não vi quase sujeira nas ruas e pichações, felizmente, também não vi) e cercada de muita natureza. A maioria das casas, embora bem simples, também são arrumadinhas. Algumas outras se destacam bem com a varanda do segundo andar, me lembrando um pouco as casas do centro de Santo Antônio do Pinhal.
Essa falta de estética é bem comum em cidades pequenas que não tenham passado por nenhum período histórico de riqueza.
Vale lembrar que Juquitiba e Sao Lourenço já foram meros distritos afastados de Itapecerica e hoje são duas cidades sem muita riqueza que não seja a natural.
Mas eu gostei muito da cidade, vejo futuro nela.

·
Registered
1,409 Posts
Essa falta de estética é bem comum em cidades pequenas que não tenham passado por nenhum período histórico de riqueza.
Vale lembrar que Juquitiba e Sao Lourenço já foram meros distritos afastados de Itapecerica e hoje são duas cidades sem muita riqueza que não seja a natural.
Mas eu gostei muito da cidade, vejo futuro nela.
Eu achei ambas bem melhores visualmente que Itapecerica, num geral.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Eu achei ambas bem melhores visualmente que Itapecerica, num geral.
Eu ainda não estive em Itapecerica, só vi da estrada. É uma das cidades da Grande SP que não conheço.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^ Itapecerica não é tão detonada como Carapicuíba ou Morato! Talvez algumas partes como o Jardim São Marcos! No mais, é bem comum!!!
Pelas fotos e pelo street view o centro de Itapecerica parece ser bem ok mesmo.
Em breve apareço por lá pra fotografar, mas com certeza não chega perto de ser uma Morato.
Alias, dia 27 ou 28 vou em Morato fotografar, aí vamos ver a quantas anda a cidade. Sei que o centrinho tem melhorado bastante, mas é uma cidade que vai levar muito tempo pra poder ser comparada com as vizinhas como Campo Limpo e Franco da Rocha.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Aparentemente uma das mais simplórias da RMSP, mas que não significa ser problemática em questão de favelas, já um bom caminho andado.
Obrigado, LagoMuller. Exemplo de trabalho que o SSC precisa. :D
Opa valeu mesmo, eu que agradeço o apoio do pessoal do SSC.
:)

1 - 20 of 22 Posts