SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 9 of 9 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
São Luís: 211,1 mil veículos circulam nas ruas da capital
Escrito por O Imparcial
07-Jun-2008
São Luís teria hoje 211 mil 182 veículos, segundo estatística divulgada esta semana pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran-MA e na comparação com o levantamento de abril, a frota teria crescido nestes últimos trinta dias em 1 mil 916. De acordo ainda com o levantamento, são registrados como emplacados nos quatro municípios da Ilha 225 mil 425 veículos, pois Paço do Lumiar teria 6 mil 737; São José de Ribamar, 6 mil 622; e Raposa, 884.

A exemplo do que aconteceu em nível estadual, a Fiat, que ficou em primeiro lugar, com 812 emplacamentos, o que representa 27,93% dos 2 mil 907 registros do mês em todo o Maranhão, nos números de São Luís a montadora italiana também aparece na frente, com 573 emplacamentos, o correspondente a 24,5% do total de 2 mil 337. Em segundo lugar, surge a General Motors, com 566, isto é, 24,2% de participação no mercado, e em terceiro, a Volkswagen conta com 441 (18,9%). Nas vendas por concessionárias, a liderança é da Dalcar (General Motors), que fechou o mês com 414 vendas, contabilizando-se apenas comerciais leves e automóveis.

O levantamento mostra que a frota de veículos em São Luís representa hoje uma média de um carro para cada grupo de cinco pessoas, isto se a população for de 1 milhão de habitantes, como acreditam alguns políticos, contudo a se confirmarem as pessoas contados pelo IBGE no último censo, este número baixa para cerca de 4 pessoas para cada veículo, volume que se apresenta como uma verdadeira ameaça para a gestão municipal, pois a continuar esta tendência em pouco tempo vai haver um estrangulamento nas ruas e avenidas da cidade.

Desempenho

Pela estatística do Detran-MA, os emplacamentos em maio deste ano foram inferiores ao do mesmo mês de 2007. Agora em 2008, foram 2 mil 907 contra 2 mil 941 no ano passado, entretanto na soma dos cinco meses o desempenho de 2008 foi maior em 1 mil 916 veículos, isto porque são 13 mil 989 de 2008 contra 12 mil 73 do ano passado.

A movimentação do mês passado foi inferior também ao de abril, que registrou 3 mil 33 emplacamentos, tendo sido, por isto, considerado o melhor mês do ano. Com exceção de maio, até aqui todos os meses de 2008 foram melhores em vendas do que 2007: janeiro (2 mil 821 contra 2 mil 189), fevereiro (2 mil 611 contra 2 mil 57), março (2 mil 617 contra 2 mil 555), abril (3 mil 33 contra 2 mil 331) e maio ( 2 mil 907 contra 2 mil 941).

Ainda de acordo com os números do Departamento de Trânsito, a frota total do Estado seria hoje de 555 mil 103 veículos. Depois de São Luís, entre as cinco maiores, Imperatriz aparece com a segunda maior frota (55 mil 792), vindo em seguida Caxias (17 mil 873), Balsas (15 mil 385) e Bacabal (15 mil 356). Na outra ponta, Primeira Cruz aparece com a menor frota, apenas 20 veículos, e acima dela aparecem São Francisco do Maranhão, com 25; Santo Amaro, com 28; Benedito Leite, com 38; e Serrano do Maranhão, com 42.

Liderança

Maio foi o segundo mês do ano em que a Fiat apareceu como líder de mercado no Maranhão. Em março, ela registrou 784 emplacamentos, o que lhe deu 29,96% dos 2 mil 617 veículos daquele mês. Agora em maio, ela ficou com 812, isto é, 27,93% dos 2 mil 907.

No cômputo geral, a liderança nos cinco meses é da General Motors, que tem 3 mil 849 emplacamentos, e isto significa 27,51%, aparecendo em segundo lugar a Fiat, com 3 mil 481 (24,88%), em terceiro, a Volkswagen, com 3 mil 346 (23,92%) e em quarto, a Ford, com 1 mil 299 (9,29%). Nestes cinco meses, foram emplacados no Estado 13 mil 839 automóveis e comerciais leves.

http://oimparcial.site.br.com/site/content/view/1828/126/

·
Registered
7,546 Posts
E ainda vai crescer muito mais, a medida que haja mais distribuição de renda. É de se esperar que os impotos arrecadados com a venda de combustíveis e dos prórpios veículos sejam gastos na melhoria da infra-estrutura viária e na construção de meios de transporte em massa.
Não é porque o estado seja subdesenvolvido que não dev destinar recursos a esses setores fundamentais para o combate ao próprio subdesenvolvimento.

·
Registered
7,605 Posts
Pq aquela carinha de triste??

O numero de veiculos eh so uma constatação do que acontece na cidade...
São Luiz ja tem 1milhão de habitantes... a frota muito menor que isso, seria estranha, so demostraria que a população não tem condições de ter um veiculo ou sei la oq...

São Luiz tbm, pelo menos nos thread aparenta ter aveidas largas... e moderninhas :D
(Gosto do estilo de São Luiz ;p )

O numero de carros não quer dizer muita coisa.. a cidade não vai ficar pior pq tem varios carros... com um bom transporte publico, transito racional e coerente, organização e etc pode ter o numero que for que não vai ser um problema!!

·
Registered
7,546 Posts

São Luiz ja tem 1milhão de habitantes... a frota muito menor que isso, seria estranha, so demostraria que a população não tem condições de ter um veiculo ou sei la oq...

São Luiz tbm, pelo menos nos thread aparenta ter aveidas largas... e moderninhas :D

O numero de carros não quer dizer muita coisa.. a cidade não vai ficar pior pq tem varios carros... com um bom transporte publico, transito racional e coerente, organização e etc pode ter o numero que for que não vai ser um problema!!
Pois é o que digo.
As avenidas não estão mais tão boas assim, pararam no tempo e vários pontos de estrangulamento estão a causar congestionamenstos enormes.
Por isso que falei da necessidade dos impostos serem revertidos em benefícios viários.

A cidade corresponde a 90% dos carros do estado, mas tem uma infra-estrutura bem aquém disso.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts

Exatamente, se a cidade tiver um meio de transporte público eficiente, muita gente vai deixar o carro em casa por sair mais em conta...só seria o caos nos feriadões, mas isso acontence em todo lugar...

·
Registered
7,605 Posts
^^

Pois é o que digo.
As avenidas não estão mais tão boas assim, pararam no tempo e vários pontos de estrangulamento estão a causar congestionamenstos enormes.
Por isso que falei da necessidade dos impostos serem revertidos em benefícios viários.

A cidade corresponde a 90% dos carros do estado, mas tem uma infra-estrutura bem aquém disso.
Mas o problema aí ja não eh no numero de carros e sim na falta de estrutura da cidade!! É para falta de estrutura que deveria se fazer carinha triste ;p

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Rosato

A carinha triste eu botei apenas pq há pouco tempo saiu uma reportagem sobre o trânsito caótico de SL e como sei que nada foi feito para sanar o problema e na proporção que vai, a tendência é piorar. Nossas avenidas são muito boas, como vc viu no thread, mas são insuficientes e embora sejam boas, estão sempre precisando de manutenção como qualquer outra em qualquerr parte do mundo.

·
Registered
7,605 Posts
A carinha triste eu botei apenas pq há pouco tempo saiu uma reportagem sobre o trânsito caótico de SL e como sei que nada foi feito para sanar o problema e na proporção que vai, a tendência é piorar. Nossas avenidas são muito boas, como vc viu no thread, mas são insuficientes e embora sejam boas, estão sempre precisando de manutenção como qualquer outra em qualquerr parte do mundo.
:eek:kay:

1 - 9 of 9 Posts
Status
Not open for further replies.