SkyscraperCity banner

1 - 20 of 127 Posts

·
Moderator
160,870 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

São Mamede de Infesta é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho de Matosinhos, com 5,21 km² de área e 23 542 habitantes (2001). Densidade: 4 518,6 hab/km². Elevada à categoria de cidade em 2001.

http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Mamede_de_Infesta

Porque São Mamede se chama Infesta?

Diziam os antigos que Infesta era de festa. Mas não é. Infesta vem do português antigo «enfesta», «assomada», lugar elevado. Subida ou costa. S. Mamede é de Infesta por estar na riba encosta que desce até ao Leça. A designação é utilizada pelo menos desde 1706.

Blog com várias informações -
http://abelsalazar-10p-mamedeinfesta.blogspot.com/

São Mamede de Infesta

pssaomamede

1. Zona Sul da Cidade

2.

3.Zona a Norte e Nó da A4

4.Zona a Este

5.Zona a Este

6.Centro

7.Centro e Igreja

8.Centro

9.Zona a Oeste

10.Zona colada à Senhora da Hora - Seixo

11.idem

12.idem

[/B]

·
Registered
19,810 Posts
Na última foto já podemos dizer que se trata do Padrão da Légua, lugar repartido entre a Senhora da Hora e São Mamede e onde têm havido algumas movimentações para passar a freguesia (e que incluiria o Seixo).

·
a revolta da francesinha
10,257 Posts
Eu morei no seixo... ia comprar o pão na senhora da hora, loooool, e alugava videos nun video clube da zona... no porto.... ahahahah.... mudava tanta vez de "terra" por dia que nem sei...

outro ponto giro é que apanhava o autocarro para a escola no lado senhora da hora da rua, e chegava pelo lado s.mamede... e convenhamos, por estas bandas as ruas não são nenhuma avenida da república lisboeta...

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
Olha ali um belo espaço entre São Mamede e Senhora da Hora, prontinho a urbanizar! :D

Pelos traços dentro das zonas verdes, dá para perceber que aquilo são campos (logo, planos), o que faz daquilo facílimo de urbanizar com pés e cabeça.

·
Moderator
160,870 Posts
Discussion Starter #9
Ah a zona do Padrão da Légua e Seixo já merecia ter freguesia... é um apêndice de São Mamede e da Senhora da Hora.

Ennis o objectivo é que depois se metam fotos a nível das ruas.. já te tinha dito.

Há zonas que me parecem bem urbanizadas :yes:

Não vão fazer nada naquela zona verde a sul da linha do comboio? e o metro? passa no canal da linha?

·
Moderator
160,870 Posts
Discussion Starter #10
Olha ali um belo espaço entre São Mamede e Senhora da Hora, prontinho a urbanizar! :D

Pelos traços dentro das zonas verdes, dá para perceber que aquilo são campos (logo, planos), o que faz daquilo facílimo de urbanizar com pés e cabeça.
Aquela zona com os taipais? ao pé do nó?

·
Moderator
160,870 Posts
Discussion Starter #13
Acho que já existe um projecto para essas zonas... deveriam fazer um parque já que passa ali na zona um ribeiro...

Claro que à volta do parque seria tudo construções com qualidade.

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
sim, deve manter-se algo verde claro. qualquer urbanização em massa deve ser pensada de modo a ter espaços com relva e árvores.

mas nessa zona, campos não obrigado!

Quanto à altura, não me importava nada que algures tivesse um condomínio estilo as torres de Leça. É sabido que um cluster principal de torres dá alto aspecto, mas pequenos clusters a aparecer aqui e ali, ao longo duma vasta área urbana, dão um ar excelente.

Cidades com múltiplos clusters dão um ar de grandeza muito superior. E é isso que safa as cidades portuguesas (neste caso Porto e Lisboa). É que podem não ter aquela "downtown" cheia de arranha ceus, mas têm múltiplos clusters aqui e ali, o que é fixe :D

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
a zona do grande porto tem uma particularidade interessante:

as zonas mais interessantes são no lado ocidental, e geograficamente vai havendo uma ligeira subida de cotas desde o ocidente para o oriente.

ou seja, quem vai às zonas mais interessantes da cidade, e olha para oriente, parece-lhe que os prédios altos são ainda mais altos :D

Essa zona de Matosinhos também é, em princípio, a zona com cotas mais elevadas, pelo que umas boas torres residenciais lhe ficariam muitíssimo bem.

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
não sei onde fica...

mas eles tiraram uma foto aérea sem ser de helicóptero?

bem, é possível, na teoria uma foto tirada do burj dubai é mais "aérea" que a maior parte das fotos tiradas de helicóptero turístico :lol:

·
Registered
19,810 Posts
Daniel_Portugal:

Olha ali um belo espaço entre São Mamede e Senhora da Hora, prontinho a urbanizar!
A sul da freguesia, há ali dois grandes blocos de campo. São esses a que me refiro. Óptimos para urbanizar!
mas nessa zona, campos não obrigado!
Já te deste conta porque é aqueles dois espaços se mantêm sem ser urbanizados? A resposta já foi dada pelo Barragon:

deveriam fazer um parque já que passa ali na zona um ribeiro...
(minha ênfase)

Aquilo é uma veiga. Para quê "urbanizar"? Ou seja construir em cima?:eek:hno: São bons terrenos agrícolas, se (felizmente) não foram ainda tocados, assim se mantenham. Aliás acredito que no PDM de Matosinhos são áreas não edificáveis e se assim for, muito bem, só me resta aplaudir.

·
Banned
608 Posts
essa Serra é a serra de Santa Justa na fronteira de Gondomar com Valongo mesmo nesse ponto existe uma abertura no arvoredo que dá para ver parte da cidade do Porto duma ponta à outra bem como V.N.Gaia, Maia e Rio Tinto. É a estrada que liga Valongo a São Pedro da Cova.

1 - 20 of 127 Posts