SkyscraperCity Forum banner

São Miguel do Oeste (SC) - Na fronteira com a ARG

33K views 56 replies 42 participants last post by  EceB 
#1 · (Edited)
São Miguel do Oeste (SC) - Conheça a principal cidade catarinense, desde a fronteira com a ARGENTINA

Bom, lembro-me de ter visto fotos de São Miguel do Oeste a algum tempo atrás no fórum. Todos exaltaram o nosso espigão. Hoje, com diversos prédios em construção, e com projetos para novos, envio algumas fotos antigas e novas de minha cidade.

-------------------------------------



São Miguel do Oeste é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população em 2008 é de 35.004 habitantes. São Miguel do Oeste localiza-se na região Oeste Catarinense, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai. É a principal cidade brasileira desde a fronteira com a Argentina, e é a maior cidade do Extremo-Oeste catarinense.

São Miguel do Oeste foi fundado em 15 de fevereiro de 1954. A sua população é na grande maioria gaúcha, descendentes de italianos e alemães. O nome da cidade é uma mescla do nome de seu padroeiro, São Miguel Arcanjo, e do nome do distrito que deu origem a cidade, Vila Oeste.

FOTOS:


01 Rua do Lazer e Igreja Matriz


02 Prefeitura Municipal


03 Vista Parcial


04 Vista Parcial


05 Vista Parcial


06 Rua do Lazer no Natal


07 Regimento de Cavalaria do Exército


08 Universidade do Oeste de Santa Catarina


09 Universidade do Oeste de Santa Catarina


10 Igreja Matriz a noite


11 Igreja


12 Vista da rua (AS RÓTULAS MAIS ESTRANHAS DO MUNDO ESTÃO NESTA CIDADE!)


13 Vista Parcial


14 Vista Parcial


15 Vista Parcial


16 Vista Parcial


17 Vista Parcial do Hospital Regional do Extremo-Oeste em construção


18 Vista Parcial da Igreja e do centro


Bom, estas são algumas fotos de minha cidade...
A seguir alguns projetos de edifícios em construção, e outros já prontos, na cidade

19 EDIFICIO SANTA MÔNICA


20 EDIFICIO MARCUZZO


21 CENTRO COMERCIAL ANDROMEDA


22 EDIFICIO PALMARES


23 EDIFICIO ANTHURIUM


24 EDIFICIO PIEMONT


25 EDIFICIO OGLIARI ---- EDIFICIO --- EDIFICIO FENIX


26 EDIFICIO LE CLASSIC


27 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA


28 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA


29 EDIFICIO DONA OLINDA


30 EDIFICIO ISABELLA


31 SEDE CENTRAL REDE PEPERI


32 CENTRO PROFISSIONAL SÃO FRANCISCO


33 EDIFICIO MONTE OLIMPO


34 EDIFICIO MONT BLANC


35 EDIFICIO MONTE CARLO


36 EDIFICIO SOLAR DO MOINHO


37 EDIFICIO MATRIX




ESTE É O EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA
São Miguel do Oeste é considerada a principal cidade da região
Ainda tem: Dionísio Cerqueira e Itapiranga (Berço Nacional da Oktoberfest!)


Gostaria de pedir a ajuda de vocês. Estou recolhendo imagens de várias cidades de todo o Brasil. O item que procuro separar é fotos de rótulas de transito, rotatórias...
O motivo de estar separando estas imagens é que até hoje não encontrei nenhuma cidade, além de São Miguel do Oeste, que as rótulas estão instaladas a vários anos, e utilizam blocos de concreto para a demarcação. Todos os lugares são com terra e grama, dentro da rótula.
Se puderem enviar fotos de rótulas com terra, coloque o nome da cidade que a foto foi tirada. Estou fazendo um "dossiê" para a apresentação na câmara de vereadores, com o intuito de mudar as daqui.
Um abraço!


exemplo de rótula de São Miguel do Oeste

 
See less See more
39
#3 ·
Realmente não conheço nada de São Miguel e pouco ouço falar. A cidade parece muito agradável a nível da rua, a quarta foto mostra ruas muito bem cuidadas, ainda que as construções em geral deixem um pouco a desejar. Os prédios que estão vindo parecem de bom gosto.
 
#6 ·
A cidade das lombadas e radares hehe
Rota obrigatória para o RS, ao menos a que eu faço hehe
estive por aí fds passado e é uma cidade muito agradável, sem dúvidas bem desenvolvida!
obrigado por mostrar mais a cidade além daquela avenida que corta a cidade e leva à Maravilha :)
 
#9 ·
bom, a cidade possui 35 mil habitantes, mas é pólo político, médico e econômico para no mínimo 160 mil habitantes (todo o extremo-oeste)
a população flutuante do municipio gira em torno de 45 mil, pois durante o dia e a noite serve como referência para bancos, hospitais, escolas e universidades.
(Temos 3 hospitais, e o 4 está em construção!)
- Chapecó tem 2 hospitais -
(Claro que somente um de Chapecó, o Regional do Oeste, tem quase mais leitos que os três atuais hospitais juntos...)

Achei interessante o comentário que a cidade tem muitos radares
Foram instalados recentemente. São conhecidos também como "máquinas de dinheiro"
hehehehhe


queria ressaltar a disponibilidade de terrenos para a construção de prédios
Na imagem 03 isso fica muito nítido
Veja: em duas esquinas do centro, existem terrenos baldios! Simplesmente deplorável...
A cidade é um bom investimento para construtoras: Adquirem o terreno por um valor MUITO inferior a outras cidades, constroem um prédio que têm todos os apartamentos vendidos na planta, e conseguem triplicar o valor do terreno, sem muito esforço. Assim dá para arrecadar maior valor pra adquirir um terreno em uma cidade maior, e consequentemente conseguir maior valorização.
Mas frizo: A procura por apartamentos/casa é muito grande, e quem tiver dinheiro para investir, sai ganhando!
A prova disto é a quantidade de prédios em construção.
Existem mais uns 2 de 8 andares, que não consegui foto...
 
#11 ·
Bem simpática mesmo, nunca tinha visto SMO aqui no SSC.

Por que tanto prédio assim? A cidade é violenta?

Eu não vejo necessidade de cidades pequenas se verticalizarem, é um privilégio das pequenas cidades morar em casas sem preocupação com a segurança.

Parabéns pelo thread.
 
#12 · (Edited)
desculpa, sou meio novo no forum, mas não achei nenhum moderador pra mim pedir pra transferir de categoria... =/

Por que tanto prédio assim? A cidade é violenta?
Eu não vejo necessidade de cidades pequenas se verticalizarem, é um privilégio das pequenas cidades morar em casas sem preocupação com a segurança.
respondendo ao GUI: não, a cidade não é nem um pouco violenta. Talvez comparando com cidades de mesmo porte, ela seja uma das mais seguras. Contamos com um Batalhão da Polícia Militar, Pelotão da Polícia Militar Ambiental e um Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército.

Mas sobre a verticalização, eu sou muito favorável. A verticalização é um fruto do crescimento da cidade, e não da falta de segurança. Quando começa a faltar espaços para salas comerciais, os prédios começam a tomar lugar das casas.
Pra mim, centro da cidade é lugar de prédios: é um espaço melhor utilizado.
Casa no centro é terreno jogado fora (pelo menos é a minha opinião).
Agora os bairros, precisam ser previlegiados com casas sim... (e um detalhe da minha cidade: ao contrário de muitas outras, não existe um bairro melhor que o outro. talvez exista um bairro que seja o pior, mas os outros sao todos do mesmo patamar.
Em Chapecó/SC por exemplo, é nitido a diferença: tem bairro de rico e bairro de pobre...
A maior diferenciação vem do centro: Os prédios são para a classe média-alta.
 
#23 ·
#25 ·
"Todos exaltaram o nosso espigão"
Desculpa, mas inevitavelmente eu ri. E ainda to rindo.
Agora, falando sério, a cidade é simpática, bom urbanismo, embora eu não goste muito de edíficios altos em cidades pequenas. Primeiro pelo fato de quase sempre estes serem de péssima qualidade arquitetônica e segundo por destoarem grotescamente do tecido urbano homogêneo típico das cidades pequenas. Mas no todo, é uma cidade bem bonitinha.
 
#26 ·
São Miguel d'Oeste é simpática e arrumadinha, mas acho deprimente essa "mentalidade" que prosperidade econômica está aliada à construção irresponsável de edificações em altura...

Às vezes eu acho que morar em prédio com elevador é sinônimo de status numa cidade pequena do interior... :laugh: Sério, só pode ser... Morar em prédio numa cidade tão pequena, com espaço pra crescer, segura e tudo mais? Ok, algumas pessoas preferem a praticidade de morar num apartamento, mas, fala sério, essa quantidade de prédios de São Miguel d'Oeste é assustadora e triste! Muitos poderiam morar em casas bonitinhas, simpáticas, com jardins cuidadinhos... Mas não! Preferem prédios monstruosos como esses mostrados aqui! Bah, alguns tão entre os mais feios que eu já vi! Boa parte dessa especulação imobiliária tosca tá ligada a um simples modismo, ou seja, morar em prédio é sinônimo de status, é poder se sentir numa cidade grande mesmo morando numa cidade pequeno...

Enfim... Tem gente que ainda se orgulha disso... :crazy:
 
#27 ·
cara, sei la... não gostei muito das tuas colocações
se uma cidade está crescendo, é obvio que a construção civil também deve crescer com ela. Imagina só, você ter um terreno no centro, e construir um predio de 2 andares, ou uma casa... É jogar o terreno fora. Melhor é você construir um prédio, que você aluga os apartamentos e constroi uma puta casa, em um bairro...
Todas as cidades grandes, um dia já foram pequenas... Ou é proibido as pequenas crescerem?
Sou totalmente favoravel a verticalização de qualquer cidade, seja grande ou pequena. Pra mim isso significa o progresso da cidade, aliado com a grande procura imobiliaria.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top