Skyscraper City Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered User
Joined
·
2,732 Posts
Discussion Starter · #1 ·
SP anuncia descoberta do "pré-sal" da argila no interior
Folha de S. Paulo

O governo de São Paulo anunciou nesta semana a descoberta de 135 milhões de toneladas de argila na região de Presidente Epitácio (655 km de São Paulo). É a quarta maior reserva já encontrada no país. A região, tradicional polo de produção de cerâmica, sofria com a escassez da matéria-prima desde o início da década, quando alagamentos causados pela construção da hidrelétrica Sérgio Motta inundaram as reservas utilizadas pelos produtores.

O anúncio foi feito após estudos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) dimensionarem o tamanho e a qualidade do material disponível, utilizado na confecção de blocos, lajes e telhas. Segundo Marsis Cabral Junior, geólogo que coordenou os estudos, os 135 milhões de toneladas de argila devem ser suficientes para suprir durante quase um século a demanda das cerca de 70 empresas da região.

O aproveitamento do material, no entanto, ainda depende de licenças ambientais e da concessão dos direitos de extração pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Segundo o geólogo, esse processo pode durar até dois anos. O secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, diz ver na descoberta uma oportunidade de desenvolvimento para as pequenas empresas do oeste paulista: "É o nosso pré-sal interiorano", afirma.

A argila, como os demais minerais, pertence exclusivamente à União. De acordo com Marsis, a extração do material da reserva será feita pela Incoesp, cooperativa de produtores de cerâmica da região que recebeu licença do governo federal para explorar a área. De acordo com dados da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), o setor emprega 400 mil pessoas no Brasil e fatura R$ 6 bilhões (US$ 3,2 bilhões) por ano.

http://www.investimentos.sp.gov.br/noticias/lenoticia.php?id=9020
 

·
Interessante...
Joined
·
3,446 Posts
^^Uia! Que legal!...

Epitácio sempre teve muita argila, tanto que há um monte de fábricas de cerâmicas naquela região...

Aliás, aqui na região tem muitas áreas com argila, é um potencial para cerâmica...

(600º Post!!!)
 
1 - 2 of 2 Posts
Top