SkyscraperCity Forum banner

São Paulo em postais da década de 60

30070 Views 48 Replies 37 Participants Last post by  luizdias
Que tal comparar com hoje? A maioria das fotos foram tirada de algum prédio próximo. De qualquer forma dá pra perceber como uma cidade muda em 50 anos. Os postais são da Gráfica Italbras.

Pátio do Colégio:

italbras

italbras

italbras

italbras

Parque D Pedro:

italbras

Praça da Sé:

italbras

italbras

São João:

italbras

italbras

Centro Antigo:

italbras

Anhangabaú:

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras
See less See more
19
1 - 20 of 49 Posts
Nossa, que legal......babei nos postais noturnos, adoro fotos antigas de cidades. Parabéns pelo Thread.
PQP. como era bem mais bonito, me impressionou a cagada que fizeram no Tamanduateí no Parque Dom Pedro
Mais!

Pena que as noturnas não sejam tão boas...

Largo do Arouche:

italbras
Praça da República e Edifício Itália:

italbras

italbras

italbras

italbras

italbras
See less See more
6
PQP. como era bem mais bonito, me impressionou a cagada que fizeram no Tamanduateí no Parque Dom Pedro
Pois é Gui, isso foi antes do Maluf ser prefeito biônico de São Paulo. Foi ele quem transformou o Parque D Pedro em estacionamento com canal de esgoto a céu aberto e derrubou meio centro.
Alguns colegas Arquitetos acham que o processo de 'metropolização' da cidade era inevitável. Não era, prova disso são as muitas capitais européias que preservaram seus centros. além do mais, São Paulo nessa época já crescia ao longo dos eixos da Paulista e da Faria Lima. Em nome da Modernidade, destruíram o centro. Claro que não é tão simples assim, o Tamanduateí quando enchia era um caos, só não precisava ter ficado tão feioso e árido.
Sempre se fala da despoluição do Tietê, mas ninguem fala nada do velho Tamanduatehy, que tem suas nascentes preservadas lá pros lados de Mauá. Esse deveria ser o primeiro a despoluir! Só que para isso teriam que tratar o esgoto de todas as industrias ao longo de seu eixo, então já viu , vai continuar assim...

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=928350
See less See more
São Paulo já tinha na década de 60 uma densidade que impressionava.
À esquerda da catedral: Edifício Mendes Caldeira, implodido em 1975 para a construção da Estação Sé do Metrô, quando a Praça da Sé e a Praça Clóvis Bevilácqua foram transformadas em uma só.

Foi a primeira vez que um edifício foi demolido por implosão na Am. Latina.

Essa cidade é demais!!! Belos registros!
Linda linda linda linda!!!

que diferença da situação que o Centro de São Paulo se encontra hoje. Tudo culpa de uma política "desgramenta" que desprezou a região...
Acervo espetacular, São Paulo desde sempre monumental. :applause:
arrisco dizer que nessa época essa região era infinitamente mais bonita que hoje em dia.
Os últimos..de São Paulo.

Valeu por ter linkado o vídeo do Mendes Caldeira!

Pacaembú:

italbras

Avenida Paulista:

italbras

Museu do Ipiranga:

italbras

italbras

Monumento as Bandeiras:

italbras

Jardins:

italbras

Butantan:

italbras

E o Aeroporto de Congonhas:

italbras

italbras

Próxima parada: Rio de janeiro! (em outro thread) , mas antes vamos descer para a baixada...
See less See more
9
Acervo espetacular, São Paulo desde sempre monumental. :applause:
Santista, tenho alguns de Santos e Guarujá que você vai gostar muito!
Nossa, faltava pouco mais de 5 anos para eu nascer (sou de 1976)

ah, tenho fotos de São Paulo das decadas de 30 e 40.....se quiser, posto aqui para complementar o thread....
Santista, tenho alguns de Santos e Guarujá que você vai gostar muito!
Já estou aguardando. :banana:
Nossa, faltava pouco mais de 5 anos para eu nascer (sou de 1976)

ah, tenho fotos de São Paulo das decadas de 30 e 40.....se quiser, posto aqui para complementar o thread....
Legal, mas seria bacana que fossem postais. Também tenho Muitas fotos, como não sabia por onde começar, lembrei destes.
Bacana que as pessoas gostam, são nostálgicos, de uma cidade que desapareceu, mais cuidada, menos gente, enfim, não esquecer que o melhor tempo é aquele que a gente vive!

Seria legal ter mais imagens, principalmente postais... Achei muito bom terem linkado com o vídeo do Mendes Caldeira, é quase o mesmo ângulo!

Mas fique a vontade se as suas imagens estabelecem relações com estas vamos em frente! (Só pra não fugir muito do tema).

De repente estendemos o thread para cidades de São Paulo na década de 60, assim posso colocar outros postais aqui mesmo sem precisar abrir outro thread...
Que maravilha! Muito boa a qualidade das imagens! Tem em tamanho maior? :D

O centro de SP era lindo! O que fizeram com ele? :( Não que seja feio hoje, mas se tivessem mantido ele como era nessa época, seria algo único no Brasil, bem acima da média de qualquer centro de cidade brasileira. E os carros dessa época eram bem mais charmosos também, mais coloridos, cheios de detalhes cromados, não era essa coisa sem graça de hoje (variações de preto e cinza). Nasci na década errada, definitivamente...
1 - 20 of 49 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.