SkyscraperCity banner
1 - 20 of 48 Posts

·
YakisobRa lover
635 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Saiu em quase todos os canais de TV hoje...acho que estão no caminho certo, só falta reduzir o valor do IPVA, absurdamente caro.

> http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=84409&siteID=1

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007 às 20h03

Uma investigação do Governo de São Paulo em parceria com o Ministério Público estadual resultou na prisão de pelo menos 15 pessoas, apreensão de computadores e de um veículo em dois estados (Tocantins e Paraná), nesta segunda-feira, 14. Os envolvidos são acusados de participarem de um esquema fraudulento no registro de automóveis, com a apresentação de endereços fantasmas. A estimativa do governo paulista é que somente nos últimos três anos a prática tenha resultado na subtração de R$ 1 bilhão dos cofres do Estado.

Os acusados registravam os veículos em outros Estados, com o objetivo de fugir da alíquota paulista do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 4%, no caso de veículos a gasolina, e de 3% para motores a álcool. A falcatrua também burlava o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), uma vez que 25% do tributo é destinado ao Estado de origem do produto.

Segundo o diretor executivo de administração da secretaria da Fazenda, Clóvis Cabrera, diligências foram realizadas em várias empresas de locação de veículos, despachantes e residências em Tocantins e no Paraná. Em pelo menos 326 dentre eles, constatou-se falsa declaração de domicílio. Outras 30 empresas de fachada, localizadas em São Paulo, Piracicaba, Campinas, Jundiaí, Santo André, São Bernardo do Campo, Bauru, Santos, Salto e Taubaté também serão investigadas por suposto crime contra a ordem tributária. Dados obtidos pelos promotores estimam que 7,5 mil veículos pertencentes a essas empresas estejam registrados fora do destino de circulação.

Cabrera lembrou que o trabalho faz parte de uma investigação desencadeada há um ano com o apoio da Polícia Civil paulista, de promotores do Gaerco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e do serviço de inteligência da secretaria da Fazenda. A operação, batizada de "Rosa dos Ventos", nome de um escritório envolvido no esquema em Palmas, Tocantins, contou com a participação de 180 fiscais da Fazenda, mais de 80 homens da Polícia Civil e agentes da Polícia Federal.

"Estamos apenas iniciando um processo com várias fases. A investigação ainda está em curso. Identificamos apenas os casos mais gritantes nesse primeiro instante", esclareceu Cabrera.

Segundo o delegado Darci Sassi, interceptações telefônicas revelaram que os despachantes enviavam placas e lacres de veículos através dos Correios. "Tudo indica que o esquema tinha apoio de funcionários do Detran dos dois Estados", explicou Sassi. Ele informou que 14 pessoas foram presas no Paraná. Um outro elemento foi detido em Tocantins. Com ele, a polícia encontrou dois revólveres, R$ 82 mil em espécie e um veiculo Mercedes Benz ano 2007, possivelmente adquirido com a renda proveniente do crime, indicam as investigações.

Os detidos, com mandados de prisão temporária expedidos pela justiça, responderão a processo por falsidade ideológica e formação de bando ou quadrilha.
Decreto assinado por Serra proíbe locação de veículos de outros Estados

Onze dias depois de assumir o governo de São Paulo, José Serra assinou decreto proibindo a locação de veículos com placa de outros Estados, justamente para evitar a prática de evasão fiscal no âmbito estadual.

O documento número 51.479 prevê que os órgãos estaduais, secretarias, autarquias, inclusive as de regime especial, devem exigir que os automóveis locados tenham o registro junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito Estadual) de São Paulo.

"Em razão da amplitude do problema, o governador tomou esta postura assim que assumiu", explicou o diretor-executivo de administração da secretaria da Fazenda, Clóvis Cabrera. Ele frisou que a medida fez com que as placas de alguns automóveis da Polícia Militar Rodoviária, cujos veículos muitas vezes são locados por concessionárias de vias estaduais, fossem alteradas. Serra também adotou a mesma postura quando foi prefeito da Capital.

Cabrera disse ainda que desde que a secretaria da Fazenda iniciou o trabalho para pôr fim à evasão fiscal, 60 mil veículos foram transferidos para São Paulo no ano passado. "É um trabalho contínuo de investigação", observa.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,738 Posts
E se eles foram cobrar todos os impostos atrasados devidos, vai ter muita empresa ai afundada em dívidas.

·
22°52'S 47°03'W
20,646 Posts
Até que enfim! Estou farto de ver carros de Curitiba, Londrina, Palmas e Belo Horizonte!:cheer::cheer:

(quero dizer não tenho nada contra estas cidades, mas contra os abusos de veículos que rodam aqui no estado de SP e geram rendimentos indébitos para outros lugares)

·
YakisobRa lover
635 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Pronto...ja começou!!!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u347850.shtml

SP apreende quase 1.900 veículos com placas de fora
Publicidade
YGOR SALLES
da Folha Online

A Operação "De Olho na Placa" causou nesta quinta-feira a apreensão de 1.826 veículos por usarem placa de outros Estados e emitidos com endereços de domicílio falsos. Outros 6.588 terão os endereços verificados através de cruzamentos de dados.

Segundo o secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, o emplacamento de veículos de contribuintes paulistas em outros Estados causa uma evasão fiscal de até R$ 1 bilhão anuais entre IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). "É uma perda significativa", apontou.

Os carros são licenciados nestes Estados porque possuem alíquotas de ICMS ou IPVA mais baixos.

No total foram parados 23.369 veículos em 212 pontos de bloqueio em todo o Estado, sendo 50 apenas na Capital. Além dos 8.414 com placas de outros Estados, mais 14.955 com placas de São Paulo foram abordados para verificar se o licenciamento e o IPVA estavam em dia.

Segundo Costa, os carros que foram apreendidos diretamente possuíam endereço domiciliar falso. Antes do início da operação, foram listados 43 endereços já conhecidos pela Secretaria da Fazenda que eram usados por despachantes para realizar o falso emplacamento.

Os proprietários destes veículos foram levados à delegacia mais próxima e responderão pelos crimes de falsidade ideológica e de evasão fiscal, que juntas podem dar prisão de 2 a 5 anos. "Há ainda o pagamento do IPVA do veículo com 20% de multa mais juros", disse Costa.

Na operação foram mobilizados 3.180 policiais militares, 500 policiais civis e usados 848 viaturas, além de funcionários da Fazenda e do Ministério Público.

"[A operação] teve um sucesso importante e mostra para quem está nesta situação que vá ao Detran e regularize", disse Costa, reiterando que a operação irá continuar.

Falta de ajuda

Questionado se este tipo de operação poderia ser resolvida com o cruzamento de dados entre os Detrans de cada Estado, Costa informou que tal pedido foi feito desde julho de 2006, mas não houve resposta.

"Os Detrans estão participando da guerra fiscal. Não há interesse do Detran do Paraná ou do Tocantins para colaborar", disse o secretário, citando os Estados que mais estão envolvidos na questão.

Ele ainda reclamou que até mesmo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) não enviou os dados para o cruzamento. "Houve uma certa omissão", disse.

Quanto aos transtornos causados pelos bloqueios, o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, pediu paciência. "Sabemos que causa prejuízo e incômodo, mas é importante que façamos operações como esta", disse.

Ele lembrou que a operação ainda gerou mais 1.354 autuações por outros motivos que não o principal. "Isso é uma forma de inibir determinados ilícitos, independente da questão fiscal", disse Costa.

·
Banned
483 Posts
Hoje tava um transito infernal em São Paulo por causa de Blitz da policia para verificar se o licenciamento e o IPVA estavam em dia principalmente placas de outros estados.

Mas tem que fiscalizar se não vira baderna a sorte é conheço vários caminhos alternativos cortando por ruas de bairro o caminho é mais longo mas quando ta tudo parado chego no destino final mais rápido.

·
UNICAMP
1,195 Posts
Até que enfim! Estou farto de ver carros de Curitiba, Londrina, Palmas e Belo Horizonte!:cheer::cheer:

(quero dizer não tenho nada contra estas cidades, mas contra os abusos de veículos que rodam aqui no estado de SP e geram rendimentos indébitos para outros lugares)
opa mas nem tudo é fraude! moro em campinas, vai fazer 4 anos, e meu carro tem placa de bh! mas comprei em bh(sou de bh!) e está no nome do meu pai que reside em bh! então nem tudo é fraude...há certos casos...

·
Registered
4,327 Posts
É porque vocês não viram os comentários dessa notícia no IG....todo mundo falando que isso é um absurdo, que eles não sabem aonde o dinheiro do IPVA vai parar, que o imposto de SP é caríssimo, e blábláblá..

Aquele papinho medíocre de brasileiro classe-média-leitor-de-veja no melhor "o estado não usa o meu dinheiro direito, então não vou pagar esse absurdo". Lei de Gérson justificando a fraude.

Concordo que não são 100% dos casos verdadeiras fraudes. Existem 0,01% de gente lícita aí no meio.

Por mim, devia obrigar todos os motoristas a provarem a residência no local da placa do carro. Se não pudessem, apreender o carro e prender o proprietário (caso fosse o motorista) na hora por fraude.

Meu pai comprou um carro que tinha placa de Palmas (TO). Trocou a plaqueta para SP. O IPVA quase dobrou. Mas e daí? Se você não tem dinheiro para pagar os impostos de um carro, não compre!

Odeio viver nesse país, às vezes.

·
22°52'S 47°03'W
20,646 Posts
opa mas nem tudo é fraude! moro em campinas, vai fazer 4 anos, e meu carro tem placa de bh! mas comprei em bh(sou de bh!) e está no nome do meu pai que reside em bh! então nem tudo é fraude...há certos casos...
Mas eu não estava falando do seu caso...:)

Estou falando da SANASA e da Prefeitura, cuja maioria da frota é de carros de BH. É só dar uma olhada...

E na verdade nem falei do Paraná...

Para acabar com isso, só têm um jeito: o CONFAZ descer uma portaria unificando as tarifas em todo o Brasil. Isso vai acabar com as fraudes e não vai afetar casos específicos como o do seu veículo, Pedro. :eek:kay:

·
Registered
637 Posts
...Se você não tem dinheiro para pagar os impostos de um carro, não compre!
^^ Honda, é por coisas como esta, que o país aqui é "para 1/2 dúzia" e o resto que se f...... não fale mais isto cara... e esta mesma "1/2 dúzia" que não quer que tenha nada que não seja de seus interesses. Ferrovias é uma delas, desenvolvimento e educação é a principal, falta de interesse do povo em geral tb, à parte.

Um IPVA não deveria passas de R$100,00, pois o Governo não é "sócio" de ninguém, para meter a mão no boldo de todos.

O que Justifica o IPVA de um Uno custar às vezes R$1200,00, e o de um Stillo 4, 6 mil? É caminhão por acaso?

Ou seja, se o carro vem com direção hidráulica de fábrica a mais e isto custa mais caro, vc tem de pagar mais caro por que?

Realmente, o povo tem de deixar de fazer estas "palhacadinhas", pra ir bater de frente com o governo mesmo.

Aqui no Brasil, falamos muito mal dos argentinos, mas eles tem muito mais atitude que nós.

E etc etc etc, o assunto dá pano pra manga mesmo.

Por exemplo, participo de uma organização que se chama www.movimentovivabrasil.com.br que, entre outras coisas, defende o direito individual de se proteger e o acesso aos meios de defesa disponíveis ( posse e porte dearmas de fogo por pessoas de bem)

Se fosse assim, deenderíamos um registro a quase R$1000,00 emtre certidões e outros visíveis impecilhos, sem falar na mesma taxa extorsiva a cada 3 anos.

E olha que as pessoas que pertencem ao Movimento, naõ são de "camadas baixas" da sociedade, e "podem", pagar pelo "valor", mas no entanto. jamais se fala "quem não tiver condições, que não compre"...

[]´s!

·
Registered
2,783 Posts
O fato é: se o Estado de São Paulo quer acabar com esse tipo de fraude, que abaixe o IPVA, pô!

Quando as empresas começaram a "vazar" do Estado, o governo se tocou e começou a dar incentivo fiscais para que empresas continuassem aqui.

A mesma coisa vale aos veículos: se eles querem que os paulistas tenham veículos registrados no endereço certo, sem fraude, que o governo faça a parte dele. Reduza o IPVA.

Já pagamos pedágios, ICMS, ISS, uma penca de impostos. As melhores rodovias são as privatizadas, pois as estaduais nem sempre estão em bom estado. O Rodoanel já tá pedindo um pouco de manutenção. Aonde afinal vai parar esse imposto todo? Nos cofres públicos? Ou nos cofres púbicos de nossos políticos e mamadores de tetas governamentais?

·
Registered
2,783 Posts
Aquele papinho medíocre de brasileiro classe-média-leitor-de-veja no melhor "o estado não usa o meu dinheiro direito, então não vou pagar esse absurdo". Lei de Gérson justificando a fraude.

Concordo que não são 100% dos casos verdadeiras fraudes. Existem 0,01% de gente lícita aí no meio.

Meu pai comprou um carro que tinha placa de Palmas (TO). Trocou a plaqueta para SP. O IPVA quase dobrou. Mas e daí? Se você não tem dinheiro para pagar os impostos de um carro, não compre!
Honda, te admiro muitas vezes por seus argumentos, mas do jeito que tu falou, pesou. Tou pra comprar meu carrinho (velho e financiado), e não tenho dinheiro também. Mas preciso.

O mal hoje é que a sonegação e aumento de impostos é um cíclo vicioso:

- O imposto é cobrado
- O cidadão não tem dinheiro para pagar (ou não quer pagar)
- O imposto é aumentado
- O cidadão não tem como pagar nem a dívida antiga, muito menos a nova porque a mesma aumentou
- O imposto é aumentado de novo
- O cidadão fica com dívida enterna, pois a cada ano aumenta ainda mais tanto as dívidas velhas quanto as novas.

E está feita a bola de neve.

O pior é que não deixa de ser uma verdade o argumento do cidadão do "ah, não vejo o dinheiro ser bem investido".

Como disse no post acima, as melhores rodovias são as privatizadas. Castelo Branco é um tapete, mas sofre com o trânsito. Raposo melhorou pra caramba, isso graças ao investimento da ViaOeste (e que foi repassado também para o trecho administrado pelo DER / DERSA).

Rodovias pequenas sofrem, ruas sofrem, estradas municipais sofrem. Os únicos que se alegram com isso são os donos de Sport Utilitys.

Sem contar o fato também que o dinheiro do IPVA é para rodovias, não para outras coisas nada-a-haver.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Corretissimo a atitude do governo de são paulo, não é proibido empresas sediadas terem carros com placas de outros estados, a fraude está no uso de endereços fantasmas. Pau neles!

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Conheço algumas pessoas que moravam em outros estados, se mudaram para SP e tiveram que mudar a placa do carro para SP!

Não interessa aonde você comprou o carro ou aonde você nasceu, se o carro circula em SP e a pessoa reside em SP, o carro tem que ser licenciado em SP! PONTO!

·
22°52'S 47°03'W
20,646 Posts
^^
Isto é verdade, exceto casos particulares, como os de empresas sediadas em outras cidades/estados e de moradores temporários, senão é "evasão de divisas" (entre aspas por não ser o termo mais adequado).

·
Registered
2,783 Posts
Conheço algumas pessoas que moravam em outros estados, se mudaram para SP e tiveram que mudar a placa do carro para SP!

Não interessa aonde você comprou o carro ou aonde você nasceu, se o carro circula em SP e a pessoa reside em SP, o carro tem que ser licenciado em SP! PONTO!
Concordo plenamente. Mas digo e repito: o único jeito do governo parar de perder com a evasão fiscal de IPVA é justamente abaixando um pouco o imposto.

Quem tem mais veículos com placas de outros estados são mais empresas de transporte, locação de veículos e outros.

A própria matéria disse que os outros Estados não colaboram com informações para ajudar a rastrear os "veículos estrangeiros" paulistas. Isso mostra que o IPVA também entra na "guerra fiscal" e que os governos de outros estados só se preocupam com o superavit do mês seguinte.

É... o governo paulista vai ter que ceder o braço, ao invés de chamar os "caça-fantasmas" ;)

·
Registered
4,327 Posts
^^ Honda, é por coisas como esta, que o país aqui é "para 1/2 dúzia" e o resto que se f...... não fale mais isto cara... e esta mesma "1/2 dúzia" que não quer que tenha nada que não seja de seus interesses. Ferrovias é uma delas, desenvolvimento e educação é a principal, falta de interesse do povo em geral tb, à parte.

Um IPVA não deveria passas de R$100,00, pois o Governo não é "sócio" de ninguém, para meter a mão no boldo de todos.
O IPVA, teoricamente, banca as estradas, ruas, sinalizações horizontais e verticais..por isso ele é caro e cada estado tem um.

O que Justifica o IPVA de um Uno custar às vezes R$1200,00, e o de um Stillo 4, 6 mil? É caminhão por acaso?
Não, o IPVA é proporcional ao valor do carro. Caminhão é ainda mais caro. Aliás, o pessoal que levanta bandeira (correta) de que os impostos devem ser proporcionais ao que você ganha não podem criticar a forma de cobrança do IPVA

Ou seja, se o carro vem com direção hidráulica de fábrica a mais e isto custa mais caro, vc tem de pagar mais caro por que?
Não, o IPVA é baseado no valor de tabela do seu carro, e não nos opcionais agregados.

Realmente, o povo tem de deixar de fazer estas "palhacadinhas", pra ir bater de frente com o governo mesmo.
Não tenho a menor dúvida. Eu acho o cinema caro. Então eu vou começar a burlar a entrada para entrar de graça? Não mesmo. Um erro não justifica o outro.

Aqui no Brasil, falamos muito mal dos argentinos, mas eles tem muito mais atitude que nós.
Questão de cultura, não é esse o mérito, acho. Até aí, os funcionários da França também possuem muita atitude. A ponto de parar o país inteiro há mais de uma semana.

E etc etc etc, o assunto dá pano pra manga mesmo.
Concordo.

Agora, vamos lá. Seu que pareceu "psedebista" meu comentário, mas eu também não tenho dinheiro para comprar um carro, nem para mantê-lo (de forma lícita). Mas eu acho que você não pode burlar a lei porque acha que o imposto é caro.

Sobre as armas...aiai...vamos lá.

Minha opinião:

O estado não tem condições de manter a nossa segurança. Então devemos nos armar e nos proteger por nós mesmos. Então, por essa lógica, o país que mais tem arma licenciada para usos civis (EUA) é o mais perigoso?

Os defensores do armamento falavam que era tentativa de golpe, que na Jamaica também era proibido armas....

Pois bem. Na Inglaterra e Japão o acesso às armas é superestrito. E daí?

Aos pontos:

-Se as forças armadas, por exemplo, quisessem dar um golpe, elas dariam. Acho que todos concordam que um exército treinado é muito mais letal do que uma pseudo-milícia armada de .38.

-Tivemos a campanha, o "não" venceu. E alguma coisa mudou? Alguém comprou mais arma? Não. Porque é proibido por lei você andar com arma na rua (salvo casos extramemente especiais). Então, essa teoria de "se proteger" é a maior furada.

-Você compraria uma Ferrari sem saber dirigir? Comprar uma arma sem treinar e saber manuseá-la é a mesma coisa. E muita gente compra achando que é um brinquedo. (encerrando assunto das armas aqui)

-O fato do Estado não desempenhar o seu papel não justifica que também cometamos (sic) erros, sendo burlando leis, comprando dvd's e jogos piratas, etc.

-Eu acho cinema caro, refrigerante no lugar aonde eu como caro e a gasolina cara. Mas mesmo assim eu continuo pagando o meu ingresso e colocando gasolina de qualidade no carro do meu pai (que eu pego emprestado de vez em nunca). Mas não acho que o problema são os impostos. E sim, o uso deles. Se o IPVA tivesse todo o dinheiro arrecadado revertido ao que realmente precisa, não enfrentaríamos tantos buracos...e os motoristas seriam punidos como merecem.

Mais casos de leis de Gérson que eu vejo todos os dias:

-pessoas utilizando bilhetes especiais no Metrô e ônibus (idoso, desempregado)
-motoboys; nem preciso explicar
-camelôs infestando as ruas com produtos piratas e falsificados
-automóveis burlando todas as leis de trânsito possível
-ninguém respeitando preferência no Metrô

Por fim, ninguém respeita ninguém. É irritante andar por São Paulo, às vezes.

Acho que me perdi nos pensamentos. Desculpem se o texto está sem fluência. Espero que tenha me explicado direito.

1 - 20 of 48 Posts