Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 46 Posts

·
www.preservasp.org.br
Joined
·
434 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
As fotos abaixo são um precioso documento da cidade de São Paulo nos anos de 1977/1978, tiradas pelo arquiteto José Roberto Andrade Amaral, um dos maiores especialistas em paisagem urbana da ciadade, e conhecido de alguns foristas daqui de São Paulo (e do Bruno BHZ). Têm grande importância porque retratam não apenas os locais mais conhecidos e turísticos na época, mas também tem a sensibilidade de mostrar locais aparentemente de menor interesse: casas antigas, bairros então distantes e tranqüilos (e que depois "explodiram", como Vila Olímpia) e até favelas, então quase inexistentes na cidade.

Agradeço ao José Roberto por ter gentilmente emprestado as fotos para que eu pudesse escaneá-las.

Todas as fotos são © José Roberto Andrade Amaral. Todos os direitos reservados.


I - Avenida Paulista

1 - Imagem da Avenida Paulista, esquina com R. Haddock Lobo. O esplêndido casarão da esquerda sobreviveu à onda de demolições na Avenida que ocorreu em 1982 e resistiu até a década de 90, quando foi demolido. O casarão da direita há poucos anos; nele ficava a mais famosa peleteria da cidade, Madame Rosita. À direita, o prédio do Banco de la Nación Argentina em fase de finalização. Observem também o paisagismo da grande remodelação da avenida de 1974, projeto de Rosa Kliass, ainda intacto, com os vasos de plantas que ficavam nas jardineiras (ainda sem os malditos paralelepípedos) e os bancos de plástico que como se vê, eram bastante populares.

Na década de 80, todo esse mobiliário urbano personalizado da avenida - bancos, pontos de ônibus, etc, foi sendo paulatinamente depredado e danificado sem que houvesse uma reposição ou manutenção. No final dos anos 80, quando eu estudava perto da Paulista, só sobrava um ou outro vaso e banco.


2 - Foto do terreno da Vila Fortunata, já demolida na época. Os famosos totens da Paulista, desenhados por João Carlos Cauduro, ainda existem


3, 4 e 5: Fotos de uma fantástica mansão que ficava na esquina da Paulista com a Consolação. Ela também sobreviveu à onda de demolições do início dos anos 80 apenas para ser estupidamente destruída durante a construção da linha Paulista do metrô, no final da década.







6 - A única mansão mostrada nas fotos que ainda existe: residência Franco de Mello



Bairro Vila América (subdistrito Cerqueira César)

7 - Belo conjunto de sobrados art déco que ainda existe na Alameda Lorena. Passei lá esses dias e para minha tristeza, está bastante descaracterizado, sendo que apenas a casa da esquina ainda se conserva como na foto. Reparem a grande quantidade de pequenos negócios: boutique, eletricista, conserto de rádios e TVs. Segundo a urbanista Jane Jacobs, tais serviços e lojas são essenciais para manter uma rua e um bairro vivos. Até a década de 80 era muito comum que nas famílias de classe média, a esposa tivesse uma boutique, uma pequena loja, um pequeno restaurante para complementar a renda do casal. Hoje em dia, marido e mulher, quando não estão desempregados, na melhor das hipóteses são funcionários de multinacionais; e a maioria desses pequenos negócios foi varrida do mapa com o advento dos shopping centers e dos hipermercados.


8 e 9 - sobrado geminado com uma raríssima ornamentação da vertente marajoara do art déco, ficava na Alameda Lorena, e eu percorri a rua inteira tentando localizá-lo, mas infelizmente não consegui. Provavelmente foi demolido durante o processo absurdo de verticalização que vem ocorrendo na região há mais de 20 anos.




10 a 16 - Sobrados geminados em estilo art déco, de algumas ruas do bairro, que estava repleto deles antes da onda de verticalização dos últimos anos.













Foto 17 - Casarões do bairro (não sei qual é a rua nem se ainda existem)


Fotos 18 e 19 - Pitoresca vila em estilo normando ainda existente. Nela residiu nos anos 50 o famoso arquiteto Zenon Lotufo.




Jardim América

20 - Mansão em estilo Georgiano na Rua Colômbia, esquina com Praça das Nações Unidas, hoje totalmente descaracterizada


21 e 22- Belo casarão em estilo chalé alpino da Avenida Brasil, lamentavelmente demolido há pouco tempo num ato de puro vandalismo (não dá para construir prédio nessa avenida).




23 - Casarão em estilo missões ainda existente, mas um tanto descaracterizado, na esquina da Av. 9 de Julho com Brasil


Vila Madalena

24 - Casinha da qual a Vila Madalena era repleta, com os proprietários à frente: os pais imigrantes, e a filha.


25 a 27 - Mais casinhas da Vila Madalena de antigamente






28 - Cemitério São Paulo, com pinheiros derrubados pouco depois de a foto ter sido tirada.


29 - Avenida Paulo VI em construção, com o prédio do Instituto Goethe à direita.


30 e 31 - Vistas desde o edifício Dona Lídia, na Avenida Heitor Penteado, onde morou José Roberto.




Ibirapuera

32 - É impressionante, mas essa casa que mais parece um sítio ficava em frente ao Shopping Ibirapuera, recém inaugurado nessa época (foi inaugurado em 76).


Brooklin

33 - Casa no Brooklin


34 - Avenida Vereador José Diniz. À esquerda, o prédio da Lacta, demolido recentemente.


Córrego das Águas Espraiadas

35


36 - Uma delicada e singela casinha do início do século XX, com um lambrequim de madeira (raro de se ver em São Paulo), que segundo o José Roberto ficava bem do lado do Córrego. Depois o local se tornou uma favela enorme, e depois o Maluf arrasou tudo para construir a Avenida Águas Espraiadas.


Marginal Pinheiros

36


37


Cidade Jardim, Morumbi, Real Parque

38 - Notem o Shopping Eldorado em construção (foi inaugurado em 1981)


39 e 40 - uma bela e mesmo inovadora casa em concreto aparente e com telhado de duas águas, fica (ou ficava) no Real Parque, e infelizmente foi abandonada antes de concluída, sendo ocupada por moradores da nascente favela do Real Parque.





41 e 42 - Favela do Real Parque. Naquela época (final dos anos 70), as favelas ainda eram algo incomum na cidade - só viriam a explodir com a crise econômica na década de 80.




Chácara Flora

43 - Reparem nos outdoors; o da esquerda faz propaganda do filme "A Dama do Lotação", com Sonia Braga, lançado em abril de 1978 e que foi um estrondoso sucesso de público na época.


Outros
44 - Para terminar, uma foto de um muro pichado, coisa tão rara na década de 70 que o José Roberto resolveu fotografá-lo. A pichação ficou conhecida na época por ser de um débil mental, dono de um canil, que usava os muros da cidade para promover o seu negócio.


(continua proximamente)
 

·
O Show é aqui!
Joined
·
5,738 Posts
eita, que fotos maravilhosas, Jorge!!!!!!
caramba, vejam os carros, o trânsito, essa época dos anos 70 foi massa.
parabéns e obrigado por este maravilhoso thread!
adoro fotos antigas e estas são um espetáculo!!!!!!!!!:) :) :) :cheers: :cheers: :cheers: :cheers:
 

·
Indústria da Multa S.A.
Joined
·
6,320 Posts
Fantástico, Jorge!!! :cheers:

É legal ver São Paulo numa época em que eu nem tinha nascido... meus pais pegavam muito aqueles antigos ônibus azul e branco da CMTC, hehehehe... :lol:

Nota 10 para vc e o seu thread!!! :eek:kay:
 

·
Avatar: Juca Pato
Joined
·
4,575 Posts
44 - Para terminar, uma foto de um muro pichado, coisa tão rara na década de 70 que o José Roberto resolveu fotografá-lo. A pichação ficou conhecida na época por ser de um débil mental, dono de um canil, que usava os muros da cidade para promover o seu negócio.


(continua proximamente)
Jorge, primeiramente, parabéns pelo thread, eu fiquei aqui fascinado olhando pra tudo, obrigado mesmo por ter postado essas fotos maravilhosas.

Sobre a foto, o canil citado nessas pixações, ficava aqui em São Bernardo, na Estrada do Alvarenga, em uma Ilha da Represa Billings.
 

·
Registered
Joined
·
1,752 Posts
Putz, adorei!
Alguns desses registros são únicos! Nunca havia visto algo sobre a construção do Shopping Eldorado, da Av. Águas Espraiadas, por exemplo. Demais.
Em várias fotos já se percebe a verticalização dos bairros.
Quero mais fotos!!!!
 

·
How about a magic trick?
Joined
·
4,810 Posts
nossa, esse tópico é simplesmente de tirar o fôlego!!!

A vila madalena antes de virar central de botecos... que diferença!

Tenho umas fotos do Campo Belo antigas aqui, vou procurar e disponibilizar :eek:kay:
 

·
Crucismogiensis
Joined
·
8,416 Posts
Esplêndidas imagens, Jorge, que maravilha!

Não sabia que a Av. Paulista já adotava este totens desde o início da década de 80.

As fotos 24 a 27 parecem ter sido tiradas de alguma cidadezinha do interior.

Magnífico!
 

·
Ohh Yeah!
Joined
·
7,677 Posts
Nessa época que começaram a construir aqueles prédios barangudos, a cidade era bem sem graça, é um achado, mas não achei a cidade interessante naquela época!
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,842 Posts
Parabéns pelas fotos:applause:!
Adoro fotos dessa época, mostram muito desse tempo!

Gostei especialmente daquele casarão na Paulista (infelizmente demolido), das vilinhas e das casinhas da Vila Madalena!
 

·
papachibé
Joined
·
2,014 Posts
Belas acervo de imagens, Jorge. Fascinante esse passeio pela São Paulo dos anos 70. Muitas preciosidades, alguma perdidas e outras, pra nossa sorte, conservadas. Incrível como alguns lugares mudaram nos últimos 30 anos.

Não conhecia essa vertente marajoara do art decco. Muito interessante.
 

·
.
Joined
·
17,042 Posts
É sempre bom ver essas fotos antigas, ainda mais de lugares pouco retratados.

Quanta coisa foi destruída... Estava pensando, hoje em dia até se tem "alguma" consciência do valor de construções como a da foto 3-5, mas é impressionante como casas do estilo da foto 7 em diante são até hoje radicalmente descaracterizadas ou simplesmente demolidas sem ninguém dar a mínima bola. Os casos das fotos 7, 20, 21 e 23 também acontecem por aqui numa regularidaaaade... O tempo todo se vê elas sendo alugadas pelo comércio e sendo "modernizadas": tiram todos os detalhes, trocam janelas e portas de madeira por painéis vidro, o telhado é retirado, etc. Essas casas em estilo normando ou chalé alpino são o tipo mais desprezado, ninguém se preocupa em proteger. Provavelmente daqui a algumas décadas o "senso-comum" vai achar isso tão absurdo como hoje achamos a demolição de palacetes.

Ah, um abraço para o José Roberto. :D
 

·
www.preservasp.org.br
Joined
·
434 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Obrigado pelos comentários pessoal! E Bruno, transmiti seu abraço para o José Roberto!
 

·
I bet you got me wrong...
Joined
·
800 Posts
Muito bom! Os totens da paulista ainda inteirinhos (e com semáforo amarelo!). Tudo bem que São Paulo é mutante, nunca pára, mas não precisavam ter demolidos tantos casarões. Um pouco de conservadorismo não mata ninguém. Imaginem a região do centro, se tivesse sido preservada 100%..Imaginem a Paulista, o contraste que seria com prédios modernos ao lado desses casarões.

Obrigado pelas fotos, me fizeram viajar mesmo!
 

·
cives totius mundi
Joined
·
5,002 Posts
Fantástico, Jorge!!! :cheers:

É legal ver São Paulo numa época em que eu nem tinha nascido... meus pais pegavam muito aqueles antigos ônibus azul e branco da CMTC, hehehehe... :lol:

Nota 10 para vc e o seu thread!!! :eek:kay:
Concordo ! :lol:
Sempre quis ver fotos da cidade nesta época ! outra coisa rara de se ver são fotos dos anos 80, principalmente do começo, até meados de 86, 87 !
Os ônibus, ainda aqueles barulhentos quando freava, a entrada pela porta traseira, o trânsito, as construções ainda bem características de uma cidade do interior como essa casa em frente ao Shop. Ibirapuera, a cidade tinha outra alma, meio rural, mas já se "desraizando" para em um caminho sem volta se transformar na urbe de hoje !!!
Acho muito interessante ter vivido essa transformação da cidade ! às vezes sou meio saudosista e me bate saudades daquela época :lol:
No ano destas fotos, eu tb não era nascido ainda ! tava quase chegando ! :lol:
 
1 - 20 of 46 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top