SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
We all are explorers!
4,144 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

A intenção deste thread é mostrar a interação natureza-cidade e cidade-fenômenos atmosféricos que interagem com nossas vidas, a astronomia, a beleza das passagens da "Estação Espacial Internacional", dos ônibus espaciais, dos satélites Iridium, O telecópio espacial Hubble, entre outros, sobre o céu da cidade e de sua região metropolitana, tão pouco divulgadas e que se pode ver facilmente à vista desarmada.

O céu de São Paulo não é só poluição não, também pode ser belo e inspirador!

Abaixo um fenômeno atmosférico conhecido como "Iridescente Clouds" sobre o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa numa bela tarde!

O mesmo fenômeno de manhã.

Céu ameaçador sobre São Caetano do Sul

Céu fechado, mas pista aberta em congonhas.

Skyline noturno visto do Fórum Ruy Barbosa.

Raios crepusculares e o Pico do Jaraguá ao fundo.

Arco-Íris atrás de palmeiras imperias na Barra Funda.

Halo solar de 22° refletido no FRB

Imagem da lua feita com um telescópio refletor de 114mm e uma Digicam comum

Imagem do Halo usando um óculos de sol como filtro

Uma passagem da estação espacial sobre o Rio de Janeiro;

Flare do Iridium 60 sobre a Alemanha

Tabela com as passagens de satélites até o brilho de 3.5 magnitudes para 31/10/2010

·
Thanks God for everything
30 Posts
Bom thread, sempre vejo aquela estrela brilhante que passa rapidamente pelo ceu, enquanto passa tem uma hora que dá um clarão, deve ser reflexo do sol. Já imaginava que era um satélite ou algo parecido.

·
We all are explorers!
4,144 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
Bom thread, sempre vejo aquela estrela brilhante que passa rapidamente pelo céu, enquanto passa tem uma hora que dá um clarão, deve ser reflexo do sol. Já imaginava que era um satélite ou algo parecido.
É isso aí Lucas os eventos dos Iridiuns e da estação espacial mesmo no céu urbano de São Paulo são facilmente observáveis, requerendo-se um relógio preciso, e saber achar os referenciais de altitude e azimute em relação ao horizonte;

As passagens de satélites são eventos muito interessantes de serem observados, e muitas vezes não precisam depender da sorte. O site Heavens-Above fornece previsões de passagem para os satélites mais brilhantes. Tudo que precisa ser feito é entrar no site, escolher a localidade(no meu caso São Paulo, Brasil) e ficar atento na previsão para as próximas passagens.

A constelação de satélites Iridium

Exemplo de uma passagem do Iridium 911 pelo em relação à região metropolitana de São Paulo;

·
Thanks God for everything
30 Posts
Muito legal isso, eu gosto de astronomia, uma vez que falei que era um satélite deram risada, mas nem eu mesmo sabia. Sergio, uma vez achei um mapa que mostrava as estrelas e os planetas, configurados para SP, acho que foi nesse heavens above, uma vez eu até consegui ver Saturno, você sabe qual é? não estou achando. Era um mapa preto e branco, dava pra escolher o horário, dia e mes. Estou com um binóculo agora, e uma camera difital, quero tentar fotografar saturno, e tentar filmar o iridium

·
We all are explorers!
4,144 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Muito legal isso, eu gosto de astronomia, uma vez que falei que era um satélite deram risada, mas nem eu mesmo sabia. Sergio, uma vez achei um mapa que mostrava as estrelas e os planetas, configurados para SP, acho que foi nesse heavens above, uma vez eu até consegui ver Saturno, você sabe qual é? não estou achando. Era um mapa preto e branco, dava pra escolher o horário, dia e mes. Estou com um binóculo agora, e uma camera difital, quero tentar fotografar saturno, e tentar filmar o iridium
Muito bem Lucas, o link abaixo é para o centro da cidade de São Paulo, só vai precisar de mais "precisão" para a sua residência se for tentar observar os Iridiums, que são um verdadeiro espetáculo no céu, aí você pode editar as coordenadas geográficas necessárias, já para Saturno não tem problema

http://www.heavens-above.com/?lat=-23.55234&lng=-46.63456&loc=S%e3o+Paulo&alt=637&tz=EBST

A imagem abaixo mostra a posição atual de Saturno, próximo ao Sol logo antes do amanhecer para o dia 02/11/2010 para a nossa região

·
We all are explorers!
4,144 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
1 - 8 of 8 Posts