SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 45 Posts

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


O PROJETO
O Centro Acadêmico “XI de Agosto” e a Associação Atlética Acadêmica “XI de Agosto”, em parceria com o Escritório Pinheiro Neto Advogados, tem o prazer de anunciar a Campanha de Revitalização do Campo do XI.

O Campo do XI foi doado ao Centro Acadêmico no ano de 1955 pelo então Governador do Estado de São Paulo Jânio Quadros. Com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os alunos do Largo São Francisco, a referida doação foi condicionada à construção de uma praça de esportes no prazo de 5 anos, sendo que somente após a instalação desta praça o XI de Agosto adquiriria a propriedade do bem. Sendo assim, em 1960, a praça esportiva do Campo do XI estava finalizada, abarcando duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis e um campo do futebol, concretizando a propriedade Centro Acadêmico sobre o terreno. No entanto, hoje, mais de 50 anos depois da consolidação deste espaço esportivo, o Campo do XI encontra-se em uma situação delicada. Soma-se a falta de manutenção do local a carência de uma destinação social ao Campo do XI.

Assim, a fim de sanar tais problemas, ainda em 2006, o Centro Acadêmico e a Associação Atlética assinaram um convênio com o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do adolescente, Cultura e Esporte (IDEACE).

Tal parceria prevê que, durante a semana, no período da tarde, o instituto poderia realizar atividades esportivas e de reforço escolar com crianças de escolas públicas da região no Campo do XI. Neste mesmo ano, o Centro Acadêmico e a Atlética, junto à Bratke Arquitetura, elaboraram um projeto arquitetônico que abarcasse todas as necessidades esportivas dos alunos do Largo São Francisco, além de garantir receitas para a manutenção do Campo e das entidades estudantis da Faculdade. Dando continuidade a este projeto, em 2009, o XI de Agosto e a Atlética buscaram o apoio do Pinheiro Neto Advogados a fim de que esse pudesse, junto aos alunos da Faculdade de Direito, encabeçar este importante projeto. Nesse sentido, o escritório foi fundamental para a elaboração de um plano esportivo que pudesse captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Uniu-se, assim, ao desejo dos alunos da Largo São Francisco o profissionalismo de um projeto arquitetônico sério e qualificado, além da possibilidade de captação de recursos para a viabilidade de efetivar o processo.

No entanto, para que tal sonho vire realidade, é essencial que antigos alunos também estejam ligados ao projeto.

É fundamental que todos que passaram por estas Arcadas participem de um projeto que, além de ser de extrema importância para a Faculdade e trazer uma maior integração entre alunos de ontem e hoje, é, antes de tudo, um grande projeto para a sociedade paulistana.

Para tanto, o Centro Acadêmico e a Associação Atlética, em parceria com o Pinheiro Neto Advogados, vêm, por meio deste, solicitar o apoio de todos para que esta seja mais uma vitória encabeçada pelos alunos da Velha e Sempre Nova Academia do Largo São Francisco.

CENTRO ACADÊMICO “XI DE AGOSTO” - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA “XI DE AGOSTO” - PINHEIRO NETO ADVOGADOS.

http://www.revistaup.com/campodoonze/projeto.php
 

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #5 ·
FICHA TÈCNICA
Terreno
- Área real: 19.740,00m2
- Área da escritura: 22.250,00m2

Áreas Construídas
-Ginásio:3.800m2 (dimensão das quadras 36x20m) - academia 260m2 - judô 130m2 - escritórios 110m2.

Campo
- 5.400m2 (dimensão 90x50m2)

Vestiários
- 580 m2

Bar
- 425m2

Auditório
-400m2

Serviços/Técnicos
- 470m2

Estacionamento
- 4.950m2

Loja
- 615m2

CEntro Comercial
- 465m2

Área Total Construída
12.155m2

Dados Urbanísticos
Zona ZEPEC 3 - Instituto Biológico - Sub. Prefeitura Vila Mariana - Zona Utilizada como referência ZM-3a/13 - Instituto Biológico. Parâmetros urbanísticos do Projeto (Área Escriturada).

Taxa de permeabilidade = 16 %
Coeficiente de aproveitamento = 0,27%
Taxa de Ocupação = 46 %
 

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #6 ·
IMPORTÂNCIA DO CAMPO

Finalidade esportiva
Naturalmente, por um lado, conforme o termo de doação, o Campo do XI precisa ter um fim esportivo. De outro lado, a Atlética XI de Agosto necessita de um espaço para o treinamento de seus atletas.Atualmente a Atlética XI de Agosto gasta em torno de 7 mil reais mensais com locação de praças esportivas para o treinamento de suas modalidades. Ainda assim, apesar do alto gasto, a Atlética garante locais de treinamento apenas uma vez por semana para cada modalidade, muito aquém do ideal.

Atualmente, toda a verba que a Atlética XI de Agosto possui é destinada ao pagamento de locação de praças esportivas, pagamento de técnicos e inscrição em campeonatos. Devido a isso, falta verba para compra de materiais esportivos, para aumento do salário dos técnicos, etc. A consolidação de uma praça esportiva para uso exclusivo dos alunos da Faculdade de Direito é de fundamental importância para a Atlética retomar seu espaço no cenário desportivo universitário. Atualmente, pela impossibilidade de treinamento a maioria das equipes da Atlética esta defasada em relação aos adversários.

Com o estabelecimento do projeto, as equipes poderão ter treinamentos de 3 a 4 vezes por semana, sem altos custos para a Atlética, possibilitando o investimento em material esportivo, melhores condições para os técnicos, uniformes, campeonatos, etc. O projeto é o passo inicial para elevar ainda mais o nome da Atlética XI de Agosto, tornando-a imbatível no meio jurídico (Jogos Jurídicos) e altamente competitiva nos outros campeonatos (InterUSP, FUPE, etc...)


- Convívio Social
Atualmente o Campo do XI tem pouca finalidade social na Faculdade. Poucos alunos o freqüentam e os antigos alunos nunca vão ao local.Com a consolidação do projeto, a idéia é tornar o Campo do XI no maior dos espaços de convivência franciscano. Os alunos freqüentarão em massa, tendo maior integração ente os acadêmicos e os antigos alunos terão no Campo do XI um local para rever os antigos amigos, conhecer o atuais acadêmicos do Largo e sentir novamente o gostinho da Faculdade de Direito.


- Finalidade social
O Centro Acadêmico, como entidade de utilidade pública, que, ao longo de seus mais de 106 anos, presta à sociedade paulistana diversos serviços de caráter público e social, não poderia deixar de cumprir esta importante função dentro de seu principal patrimônio_O Campo do XI, um espaço privilegiado dentro da cidade de São Paulo, deve cumprir uma finalidade social.

Nesse sentido, em 2006, firmou-se um convênio entre o Centro Acadêmico, a Associação Atlética e o IDECACE – Instituto de para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Cultura e Esporte.Tal parceria prevê que, durante a semana, no período da tarde, o Instituto realizará atividades esportivas e de reforço escolar com crianças de escolas públicas da região no Campo do XI.A fim de aprimorar a finalidade social do Campo, o Centro Acadêmico e a Atlética têm buscado novas parcerias nesse sentido.

- Importância financeira
Além da finalidade esportiva e social do Campo do XI, este também é o responsável pela sustentabilidade e manutenção dos diversos serviços prestados pelo Centro Acadêmico “XI de Agosto”. O Centro Acadêmico “XI de Agosto” é responsável pelo custeio da maioria dos projetos com finalidade social que são implementados pelos alunos da Faculdade, como:

1. Departamento Jurídico – escritório que presta assistência judiciária há 90 anos;

2. Casa do Estudante – moradia destinada aos estudantes de baixa renda da Faculdade;

3. SAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária.

4. NEI – Núcleo de Estudos Internacional, entre outros.

Para este custeio, o aluguel de áreas do Campo do XI é fundamental, o que garante 60% da receita total do Centro Acadêmico.

http://www.revistaup.com/campodoonze/importancia.php
 

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #19 ·
a atlética tem dinheiro pra isso? eles n tão falidos?
O C.A ganhou 5 milhões de reais e agora possui um fundo de investimentos. Mas na verdade, o dinheiro virá mesmo do Pinheiro Neto Advogados, o maior escritório de advocacia da América Latina. E eles têm muito dinheiro.
 
1 - 20 of 45 Posts
Status
Not open for further replies.
Top