
O PROJETO
O Centro Acadêmico “XI de Agosto” e a Associação Atlética Acadêmica “XI de Agosto”, em parceria com o Escritório Pinheiro Neto Advogados, tem o prazer de anunciar a Campanha de Revitalização do Campo do XI.
O Campo do XI foi doado ao Centro Acadêmico no ano de 1955 pelo então Governador do Estado de São Paulo Jânio Quadros. Com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os alunos do Largo São Francisco, a referida doação foi condicionada à construção de uma praça de esportes no prazo de 5 anos, sendo que somente após a instalação desta praça o XI de Agosto adquiriria a propriedade do bem. Sendo assim, em 1960, a praça esportiva do Campo do XI estava finalizada, abarcando duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis e um campo do futebol, concretizando a propriedade Centro Acadêmico sobre o terreno. No entanto, hoje, mais de 50 anos depois da consolidação deste espaço esportivo, o Campo do XI encontra-se em uma situação delicada. Soma-se a falta de manutenção do local a carência de uma destinação social ao Campo do XI.
Assim, a fim de sanar tais problemas, ainda em 2006, o Centro Acadêmico e a Associação Atlética assinaram um convênio com o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do adolescente, Cultura e Esporte (IDEACE).
Tal parceria prevê que, durante a semana, no período da tarde, o instituto poderia realizar atividades esportivas e de reforço escolar com crianças de escolas públicas da região no Campo do XI. Neste mesmo ano, o Centro Acadêmico e a Atlética, junto à Bratke Arquitetura, elaboraram um projeto arquitetônico que abarcasse todas as necessidades esportivas dos alunos do Largo São Francisco, além de garantir receitas para a manutenção do Campo e das entidades estudantis da Faculdade. Dando continuidade a este projeto, em 2009, o XI de Agosto e a Atlética buscaram o apoio do Pinheiro Neto Advogados a fim de que esse pudesse, junto aos alunos da Faculdade de Direito, encabeçar este importante projeto. Nesse sentido, o escritório foi fundamental para a elaboração de um plano esportivo que pudesse captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Uniu-se, assim, ao desejo dos alunos da Largo São Francisco o profissionalismo de um projeto arquitetônico sério e qualificado, além da possibilidade de captação de recursos para a viabilidade de efetivar o processo.
No entanto, para que tal sonho vire realidade, é essencial que antigos alunos também estejam ligados ao projeto.
É fundamental que todos que passaram por estas Arcadas participem de um projeto que, além de ser de extrema importância para a Faculdade e trazer uma maior integração entre alunos de ontem e hoje, é, antes de tudo, um grande projeto para a sociedade paulistana.
Para tanto, o Centro Acadêmico e a Associação Atlética, em parceria com o Pinheiro Neto Advogados, vêm, por meio deste, solicitar o apoio de todos para que esta seja mais uma vitória encabeçada pelos alunos da Velha e Sempre Nova Academia do Largo São Francisco.
CENTRO ACADÊMICO “XI DE AGOSTO” - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA “XI DE AGOSTO” - PINHEIRO NETO ADVOGADOS.
http://www.revistaup.com/campodoonze/projeto.php