SkyscraperCity banner

53021 - 53025 of 53025 Posts

·
Registered
1,547 Posts
depende muito de cada area e cada função... em casa eu consigo trabalhar melhor e render mais, no entanto acabo trabalhando mais tb se não me policiar.

as empresas não vão deixar de ter escritorios na cidade, mas pra que gastar 1 milhão em aluguel se pode gastar 300 mil e ter 2 andares em vez de 6 ... usa salas de reunião quando for o caso se encontrar o time e toca o que tem que ser feito em seu canto, em casa....

quem preferir se deslocar faça presencial ... bom que se seguissem um modelo assim ia ser um belo impacto em deslocamento pela cidade

·
Registered
40 Posts
Acho que tem gente superestimando o habito da população pós pandemia, se hj com pandemia já tem muita gente praticamente levando a vida do mesmo jeito de antes imagina quando acabar? No outro dia vai está tudo como dantes no quartel d'Abrantes... É só ver as imagens da Europa esses dias, tudo lotado, aglomeração bombando.

Mas se por algum motivo o home office vir pra ficar vai impactar não só nos preços dos imóveis comerciais mas também nos residenciais. Pra quê morar num quarto e sala de menos de 30m2, com aluguel caro mas bem localizado sendo que vai trabalhar em casa? As boas cidades das bordas de SP tendem a absorver muita gente.
Porque o ser humano é um animal social. E isso significa que no geral ele prefere viver numa cidade perto de seus semelhantes, a viver isolado numa ilha da fantasia qualquer. Na cidade de SP temos alguns bairros historicamente muito bem caracterizados em suas origens por colônias de imigrantes, e que hoje passam por transformações as quais não deixam de trazer em seu bojo, um senso de comunidade em diferentes graus de intensidade e diferenciações em suas formatações.

·
Registered
316 Posts
Vejo que o home office finalmente vem pra ajudar derrubar os preços dos imóveis residenciais em áreas nobres. Entre ir pra um AP minúsculo, pagando condomínio e ter que usar a máscara do covid pra sair na rua, ou ir pra uma tranquila casa de campo de 300m2 em Atibaia, quem busca qualidade de vida é claro que ficará com a primeira opção...

·
Registered
1,612 Posts
Qualidade de vida é muito subjetivo ¯\(ツ)

Pra muita gente é sossego e tranquilidade, pra outros é estar próximo de certos produtos/serviços.

É verdade que a digitalização forçada do Covid diminui um pouco a barreira e mesmo distante das cidades grandes há mais opções.
Mas mesmo dentro de SP há muita diferença. Eu moro na ZN e a diversidade e qualidade de comida no delivery aqui (ainda que tenha MUITA opção) é beeem diferente do centro expandido.

Eu provavelmente morreria de frustração e tédio numa casa do campo em Atibaia. (O que de nenhuma forma quer dizer que a cidade seja ruim. Só não se adapta ao meu ideal de vida)

Dito isso, acho que sim, o mercado imobiliário vai mudar um tanto.
Ainda mais considerando que a onda de microapartamentos era aquecida principalmente com a perspectiva de aluguéis no Airbnb e afins - o que vai levar bom tempo pra recomeçar, o setor deve mudar um tanto. Acho que a metragem média dos lançamentos deve crescer um tanto.

·
Registered
22,689 Posts
Eu que o diga, quase 70 dias quarentenado em um casa de campo em Itatiba. É tudo lindo, ar puro, passarinho cantando, grama verde, mas pra um fim de semana, feriado... pra viver é um porre, tô de saco cheio, é coisa pra velhinho aposentado.
E aqui tem algumas facilidades, mercado e farmácia que entregam, o que tenho dispensado já que minha distração tem sido ir justamente a farmácia e ao supermercado, temos um clube com campo de golf e hípica ambos fechados, meus pais adoraram no começo mas tbm já estão impacientes.
Venho pra cá a alguns anos , mas com amigos, pra jogar, cavalgar, fazer festas, pra ficar muito tempo é a primeira vez, e já ví que não sirvo pra viver no "mato".
Urbanóide total, saudade até do congestionamento e do fedor da marginal...

53021 - 53025 of 53025 Posts