SkyscraperCity banner

1 - 20 of 137 Posts

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #1 ·
S. Pedro de Moel
Trata-se de um cidade de formação recente no século XX. Constitui-se aglomerado urbano no século XVIII, e mantém-se com o estatuto de aldeia integrado na freguesia da Marinha Grande, sede de concelho .
Localização: Localizada junto a um acidente geográfico, promontório com pequena baía. É à volta da praia, antigo porto de pesca que se desenvolve.
Estrutura: Apresenta dois pólos diferenciados. O lugar inicial de malha irregular centrada sobre a praia de pesca, envolvida pelo bairro balnear, de malha radial regular, próxima da radioconcêntrica . Hoje, devido ao avanço da linha de costa, o porto de pesca inicial desapareceu por assoreamento.
População
Em 1911 – 76 habitantes
Em 1947 – 131 habitantes .
Em 1991 – 267 habitantes.

Hipotetica século XV/XVII

Actual

Ampliação

Ampliação II

Umas casitas modernas

Eduardo Cardoso Mascarenhas de Lemos “Modelos, Transformação e Factores de Desenvolvimento das Cidades Escolhidas”, in, Modelos urbanos e a formação da cidade balnear. Portugal e a Europa”, policopiado, tese de doutoramento em Arquitectura, especialidade de Planeamento Urbano, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Wroclaw, Polónia, 2006.

·
Registered
21,083 Posts
já lá estive dezenas de vezes e nunca tinha reparado nas ruas em forma circular!

·
Registered
21,083 Posts
bela localidade.. eu, como o Malato, já fui muito feliz em São Pedro de Moel.. :D

(não conheço a menina, foi só um exemplo..:D)

·
Registered
2,148 Posts
Bela terra!!
Ja acampei ai uma semana!!
Não fazia ideia de que o mar tinha um pequeno canal terra adento...mas realmente aquele valesinho esta ali, muito interessante :yes:
Bom thread :eek:kay:

·
Registered
4,279 Posts
Bela terra!!
Ja acampei ai uma semana!!
Não fazia ideia de que o mar tinha um pequeno canal terra adento...mas realmente aquele valesinho esta ali, muito interessante :yes:
Bom thread :eek:kay:
nao tem, teve

·
Altarrão
105 Posts
Costumo ir todos os "verões" là. Aliás, costumo passar uma semana de férias numa localidade uns km mais a sul: Água de Madeiros. São sempre grandes férias.

·
Registered
1,536 Posts
Já há muito que lá não vou.. a última vez penso que até fui à Stress Less, ícone nocturno lá do sítio. :cheers:
A Stress Less é na praia do Pedrogão, uns km mais acima (talvez uns 20). Em São Pedro tens é o Snoobar e o Hot Rio que é para onde vai o pessoal todo de Leiria aos sábados no Verão.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Belo thread! :applause:

São Pedro de Moel tem umas casas modernas bem interessantes! :yes:

Só fui lá uma vez. Devia ter pouco mais de 10 anos.
Das minhas lembranças, resta-me as imagens de um passeio marginal, de onde se via o mar lá em baixo e estradas pelo meio do pinhal, com rectas a perder de vista .

1 - 20 of 137 Posts