SkyscraperCity banner

1 - 20 of 26 Posts

·
Sampa!
5,809 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Veja também as minhas fotos da vizinhaCaraguatatuba - 01/2011

São Sebastião por KASchramm - Lindas praias, vistas maravilhosas e Centro Histórico muito bem cuidado no litoral norte paulista - 01/2011

Olá amigos!

Tirei alguns dias para descansar no litoral norte nesse mês. Fiquei hospedado em Caraguatatuba e visitei também São Sebastião. Recomendo o litoral norte, é maravilhoso!

História de São Sebastião

Antes da colonização portuguesa, a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga - 30 km ao sul de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos.
O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião hoje Ilhabela - a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.

A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Diogo de Unhate, Diogo Dias, João de Abreu, Gonçalo Pedroso a Francisco de Escobar Ortiz foram os sesmeiros que iniciaram a povoação, desenvolvendo o local com agricultura a pesca. Nesta época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional a político. Isto possibilitou a emancipação político-administrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636.

O desenvolvimento econômico prossegue baseado em culturas como a cana de açúcar. O café, o fumo e a pesca da baleia. O porto local, de grande calado natural, era utilizado para o transporte de mercadorias a também pelos navios que faziam o transporte do ouro das Minas Gerais, a também por piratas a contrabandistas. Na metade do século XIX a região tinha fazendas, onde 2.185 escravos produziram 86 mil arrobas de café no ano de 1854.

A economia sebastianense entra em declínio com a abolição da escravatura e a abertura da ferrovia Santos-São Paulo, o que aumentou a saída de mercadorias pelo porto de Santos. É quando passam a predominar a pesca artesanal e a agricultura de subsistência, com pequenas roças de mandioca, feijão a milho, características das comunidades caiçaras isoladas mesmo nos dias de hoje.
Nos anos 40, implanta-se a infra-estrutura portuária e nos anos 60 a Pretrobras instala o Terminal Marítimo Almirante Barroso/TEBAR, com capacidade de atracagem para navios de até 400.000 toneladas. Esse fatores tornaram-se decisivos para a retomada do desenvolvimento econômico.

A "descoberta" de São Sebastião como destino turístico ocorre após a abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70, proporcionando ao município mais uma oportunidade de desenvolvimento, agora baseada no turismo. De maneira controlada e ecológica, o turismo hoje é a vocação assumida pelos sebastianenses como forma de movimentar sua economia.
Fonte

Fotos

1 Rio-Santos, divisa com Caraguatatuba

2

3

4

5

6 Rua com construções antigas, algumas sendo restauradas.

7 Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo

8

9 Praça em frente ao convento

10 Vista para Ilhabela

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 De volta pra Caraguá na Rio-Santos

38 Serra de Caraguá

39 Praia da Enseada

40 Centro Histórico

41

42

43

44

45

46

47 Secretaria de Turismo - Informativo na rua

48

49

50

51

52

53 Detalhe da Casa da Esperança

54 Mais bicicletas

55

56

57

58 Balsa para Ilhabela

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77 Como era dia de S. Sebastião, shows pela cidade. Na foto, a Praça da Matriz.

78

79

80

81 Igreja Matriz

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92 Os canhões são autênticos do Século XVI!

93

94

95

96

97

Veja também as minhas fotos da vizinhaCaraguatatuba - 01/2011

·
Moderator
33,710 Posts
As fotos ficaram ótimas, KAS, São Sebastião com seu centro histórico e suas praias são de uma beleza imensurável, quem puder conhecer não deve perder a oportunidade. Valeu por postar. :cheers:

·
Registered
13,317 Posts
A Rua da Praia, reformada, é muito bonita. Mostra como o trato especial valoriza o casco urbano. As outras áreas históricas são belas, mas merecem mais atenção. Fico feliz em ver que estão ocorrendo muitas reformas em São Sebastião.

E além do Centro Histórico, São Sebastião tem uma paisagem deslumbrante! Só a vista para Ilhabela já valeria a viagem. hehehe

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
Conheço S.Sebastião, a ultima vez que tive ai foi em 2008. Linda cidade historica e com praias lindas e montanhas coberta de mata atlantica...paraiso:applause:

·
Registered Usher
5,015 Posts
Excelente thread KAS! :)

São Sebastião é uma das cidades mais antigas do Brasil.
A cidade é pura história.

As praias perto da cidade em si, eu acho feias, nada convidativas para banho.

Você estava tão perto, não deu um "pulinho" em Maresias? É a praia mais bonita do LN.

Parabéns pelo trabalho!

·
Sampa!
5,809 Posts
Discussion Starter #8
As fotos ficaram ótimas, KAS, São Sebastião com seu centro histórico e suas praias são de uma beleza imensurável, quem puder conhecer não deve perder a oportunidade. Valeu por postar. :cheers:
São Sebastião é linda mesmo! Obrigado, Santista!

A Rua da Praia, reformada, é muito bonita. Mostra como o trato especial valoriza o casco urbano. As outras áreas históricas são belas, mas merecem mais atenção. Fico feliz em ver que estão ocorrendo muitas reformas em São Sebastião.

E além do Centro Histórico, São Sebastião tem uma paisagem deslumbrante! Só a vista para Ilhabela já valeria a viagem. hehehe
Concordo. Foi um dos lugares que mais gostei em S. Sebastião. Quanto ao centro histórico, achei muitíssimo bem cuidado. Passear por aquelas ruas passa uma sensação ótima. E a vista pra Ilhabela é realmente um atrativo a parte, não conseguia parar de olhar pra ela. :lol: :)

sou fã do litoral norte!
Eu também! Já ouvi dizer que junto com o litoral sul do estado do Rio forma um dos litorais mais belos do mundo! Quero muito conhecer Paraty. :)

Que linda região, adorei Kas!

Ficou excelente o thread!

Parabéns! :applause:
Obrigado, WP!

Conheço S.Sebastião, a ultima vez que tive ai foi em 2008. Linda cidade historica e com praias lindas e montanhas coberta de mata atlantica...paraiso:applause:
As montanhas deixam a cidade ainda mais charmosa. Obrigado, araujo.lcarlos!

Excelente thread KAS! :)

São Sebastião é uma das cidades mais antigas do Brasil.
A cidade é pura história.

As praias perto da cidade em si, eu acho feias, nada convidativas para banho.

Você estava tão perto, não deu um "pulinho" em Maresias? É a praia mais bonita do LN.

Parabéns pelo trabalho!
Obrigado, Paulistinha!

Não fui em Maresias, mas fui numa praia do SESC com uma estrutura ótima para receber turistas, e ótima pra banho também. Não tirei fotos.

·
Registered
5,655 Posts
Ótimas fotos, São Sebastião parece ser uma cidade bela e acolhedora...

A praia me pareceu vazia... ela é boa para nadar?

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Gostei de suas fotos. Fiquei curioso pra saber o que funciona na " Casa Esperança". Adorei as fotos com imagens vistas dos espelhos e também os projetados no vidro das casas. A foto das bicicletas ficou bem legal. Os postes do Centro Histórico foram um harmonioso corredor. Adorei os pássaros da Casa Esperança carregando as luminárias. As praias também parecem ser bem tranqüilas , pelo menos durante a semana , que parece que foi quando vc la esteve. Parabéns, Klauss. Seus threads são top de linha aqui no SSC e imperdíveis. :)

·
Registered
33,644 Posts
Linda cidade, belo centro histórico

totalmente desconhecida para mim, gostei de saber que existe essa jóia

acho a combinação mar + serra + CH imbatível

parabéns KAS

·
Sampa!
5,809 Posts
Discussion Starter #18
Já peguei balsa aí... :lol:
Valeu pelas fotos, Kas!
:eek:kay:

Ótimas fotos, São Sebastião parece ser uma cidade bela e acolhedora...

A praia me pareceu vazia... ela é boa para nadar?
É boa pra nadar sim... Acredito que a praia estava vazia porque passei aí entre 9 e 10 da manhã.

Valeu JP!

Excelentes fotos!!

http://homoarquitetus.blogspot.com/

Um olhar diferente sobre o que está acontecendo, o que é tendência e o que deixará lembranças no mundo da arquitetura.
Valeu!

Belíssimo centro histórico!!

Tem que ir em um dia calmo mesmo pra aproveitar tudo.
É verdade!

Gostei de suas fotos. Fiquei curioso pra saber o que funciona na " Casa Esperança". Adorei as fotos com imagens vistas dos espelhos e também os projetados no vidro das casas. A foto das bicicletas ficou bem legal. Os postes do Centro Histórico foram um harmonioso corredor. Adorei os pássaros da Casa Esperança carregando as luminárias. As praias também parecem ser bem tranqüilas , pelo menos durante a semana , que parece que foi quando vc la esteve. Parabéns, Klauss. Seus threads são top de linha aqui no SSC e imperdíveis. :)
Não sei o que funciona na Casa Esperança. Mas veja o que achei sobre ela:

A Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município, feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia é tombada, 1955, em nível nacional, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As pedras que ornam as esquadrias - vindas prontas de Portugal - e as pinturas no teto demonstram uma riqueza que não era comum nas construções da época em São Sebastião, que nunca foi um município rico como Paraty, por exemplo.

http://www.saosebastiao.sp.gov.br/finaltemp/patrimonio_historico.asp

Sobre as praias, tem as mais tranquilas, como essa que fotografei, e tem as mais frequentadas e badaladas, como uma do SESC que visitei e a famosíssima Maresias. Valeu Marcelo!

muito legal esse thread, conheco sao sebastiao. O litoral de SP e' realmente belissimo, as montanhas sao lindas demais
Valeu lusorod!

Lindas praias e lindas fotos, Kas !! :) Adoro !!!

Já faz um tempo q não vou a São Sebá, legal ver que está bem cuidado....

Parabéns pelo thread , viu ??

bjks

Obrigado, Dea!

Linda cidade, belo centro histórico

totalmente desconhecida para mim, gostei de saber que existe essa jóia

acho a combinação mar + serra + CH imbatível

parabéns KAS
Eu também não sabia da exstência desse centro histórico maravilhoso. Valeu rio atrato!

KAS, belas fotos tirastes! Tenho um amigão que mora em São Sebá. Maresias tbm é show de bola! :eek:

Parabéns pelas imagens! :applause:
Obrigado, Emanuel. Queria muito ter conhecido Maresias.

·
Banned
4,284 Posts
O litoral norte do estado é realmente, incrivel, bem mais tranquilo do que a porção sul, esta última já bastante urbanizada e desenvolvida (mas também muito interessante). Eu adoro São Sebastião (Caraguá e Ubatuba também), da última vez que fui estava um solzão incrível, deu para aproveitar bastante, a vista para a Ilha Bela, tão gigante bem de frente para a cidade é outra atração, fora as ruas históricas com calçamento de pedras e o casario colonial, uma combinação que me agrada muito em matéria de litoral, tão bom saber que não é preciso enfrentar aeroportos e toda aquela chatice pra apreciar toda essa beleza e tranquilidade em lugares inóspitos, tudo isso fica relativamente perto da Capital :D

·
:)
18,427 Posts
Excepcional! Foi uma bela surpresa conhecer o centro histórico de São Sebastião! Além de muito charmoso, ele aparenta estar bem cuidado, seja em suas construções, ruas, falta de fiação aérea em alguns locais...

As fotografias estão ótimas! Parabéns, Klauss! :eek:kay:

1 - 20 of 26 Posts