Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 33 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá, pessoal!:) :drunk:
Comprei num sebo a revista Manchete, de 1972.:)
Agradeço ao portoimagem pela dica preciosa da revista:eek:kay:

Uma edição histórica maravilhosa, feita em inglês!
Fotos gigantes e aéreas, anos 70, de muitas cidades!
Para quem nasceu nos anos 70, como eu,
é super legal revivermos nossos locais, até com certa
emoção e saudades de uma época.
Podemos nos reportar, vendo as fotos, a belos momentos
de infância, nossas cidades ainda tinham pouco
trânsito e a vida era tranquila.:)

Na série 1, primeiro thread, visitaremos as capitais do Sudeste + Bônus (Santos)

SÃO PAULO

Obelisco e Vila Mariana ao fundo? (poucos prédios na época:cheers:)

Essa abaixo é gigante na revista

Santos

RIO DE JANEIRO

Reparem no trânsito...tranquilo

BELO HORIZONTE

Vitória (ES)

É isso aí:eek:kay:
Obrigado

Em breve, outras capitais

·
Registered
2,699 Posts
Sensacional iniciativa !!!!!
Ótima qualidade do escaneamento !!! Tão muito boas as fotos !!!
Eu tenho essa, como te falei, mas vou salvar tudo pra mim, assim não preciso escanear.. :D

Pretendo fazer um (ou mais) threads semelhantes mas das outras revistas que te falei, mas não estou tendo tempo.

Mas ele sai !!!!

Parabéns Fortal !!!!!!

Nota 10 ! Estou a espera das demais cidades !!!!!

.

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Valeu mesmo Fortal, essas fotos estão incríveis. Fiquei triste em ver que o Monte Serrat, verdinho na época da foto de Santos, ficou cheio de casas na encosta. De resto o que deu pra notar foi que o centro não mudou quase nada, enquanto a orla hoje é muito mais densa.

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Muito boas essas fotos.

A primeira do Rio é super interessante. Mostra a recém-inaugurada duplicação da av. Atlântica e os ainda visíveis mosaicos portugueses desenhados pelo Burle Marx.

Já as de São Paulo, eu achei interessante esse obelisco. Ainda existe?

Na foto que tem um extenso estacionamento (servia para que?) tem um grande prédio ao fundo. Qual o nome dele?

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Uau!! Lindas, Fortal ou Portoimagem, vocês podem dizer o número desta revista?? Obrigado!

·
Registered
11,640 Posts
Lindas, valeu Fortal! :D Nessa imagem de Vitória não mudou tanto, só mais alguns prédios, o centro já estava formado! E essas ruas de terra, em VV, já não existem mais. Seria impactante pegar uma nesta data na região leste da cidade e comparar como esta hoje.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Eu que agradeço a todos!
@Erico: valeu! se um dia vc tiver
a oportunidade de escanear um postal de Fortaleza, que vc me disse, fique à vontade. Adoro colecionar fotos antigas, de postais.
@Portoimagem: obrigado! adoraria ter um scanner gigante, hehe, rapaz, a revista é maior que o scanner...hehe
@Urbano: valeu! gostei dos casarões de Santos, será que estão de pé, ainda?
@Vinicius: valeu! ainda existe, sim. O Rio nessas fotos tá lindo tb!
@Zeh: valeu! é uma edição em inglês: "Revista Manchete, Brazil 72" - Special Edition
@Luis: obrigado! concordo contigo!
@Bruno: obrigado, bela Vitória!

·
.
16,971 Posts
Como estava FEIA Belo Horizonte.
Década de 70 foi o fundo do poço da cidade. O centro feioso, cheio de monstros feios emergindo e coisas bonitas abandonadas e derrubadas. E ainda sem um pingo de arborização, nessa área. Terrível, muito cinza e poluída.

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Nossa, que lindas fotos!! Tem algumas joias:

-Na foto imediatamente antes daquela "enorme" que pega 2 paginas da revista e o Copan, da pra ver o belo e imponente edificio antigo que foi demolido na Praça da Sé durante as obras do metrô (ou pouco antes delas). Triste... Da pra vê-lo logo à esquerda das torres da igreja.

-A foto dos mosaicos recém-inaugurados do Burle Marx no Rio é espetacular!! Que beleza!

-Na foto de Santos, me deixou muito triste saber que os casarões do canto inferior direito da foto, os das quadras mais proximas aos armazéns, não existem mais. Hoje ai existe um vasto espaço vazio onde passam caminhões (e que recentemente foi asfaltado). O prédio azul perto dos armazéns alias, era o prédio da Western Telegraph, cujo relogio da torre era uma referência de pontualidade na cidade. Hoje o relogio esta desmontado e abandonado num armazém ai do porto (com projetos de ser remontado). Ah, e eu prefiro o Monte Serrat como ele é hoje... a visão de um deslizamento recente ai à direita e da pouca cobertura vegetal me dão uma ma impressão do monte!

Belo thread, Fortal, valeu!!

Ah, Vinicius, aqui esta o obelisco do Ibirapuera, numa foto recente; compare com a anterior e veja a diferença!

·
Registered
1,082 Posts
Show, show, show e show!!!! Surpresa enorme a que eu tive agora ao acessar o fórum e ver este thread!!! Tô com uma baita dôr de cabeça mas vou ter que comentar porque realmente a surpresa foi super boa!!!

"Podemos nos reportar, vendo as fotos, a belos momentos
de infância, nossas cidades ainda tinham pouco
trânsito e a vida era tranquila." Esta tua frase foi exatamente o que eu senti ao ver a foto da Praia do Leme, no Rio! Além dos poucos carros na rua, essas verdadeiras obras de arte que embelezam ainda mais a cidade, que são os calçadões das praias cariocas!!! Que trabalho magnífico! É legal de ver também os carros, bem antigos mesmo! Uma época que eu não vivi mas que sinto que gostaria de ter vivido!

Belo Horizonte, como cresceu, como verticalizou-se!!! Mas o Mercado Central segue até hoje imponente como na foto postada!

Vitória, a ocupação do morro atrás do centro está bem maior hoje! E nessa foto dá prá ver muito bem o Palácio Anchieta, Sede do Governo do Espírito Santo! Nas fotos atuais não dá para perceber que ele fica bem próximo do porto pois os prédios mais altos o deixam escondido!

Das fotos de São Paulo, gostei muito de ver a do Obelisco! Imagina que hoje, ali por baixo, passa o Complexo Viário Airton Senna! Impressionante!

Gostei demais deste thread! Aguardo os outros prá poder comentar mais! Parabéns, valeu, um abraço!

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Obrigado a todos: @Krypton: linda a foto de comparação, valeu!
Gostei das informações de Santos, os casarões eram lindos!
@Thiago: muito obrigado, eu senti essa emoção nas fotos tb!
Ontem tb estava com uma dor de cabeça terrível, mas essa
revista me agradou que até passou...hehe
Melhoras pra vc, abs
@Bruno e ncjrsa: valeu!

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Para quem se interessou pela foto da Praia do Leme, eu coloco aqui mais uma foto, essa de 1970, mostrando todo o novo urbanismo da orla:

Vale lembrar que antes da duplicação da avenida, a praia tinha ínício no estacionamento da esquerda.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #17 ·
valeu, Vinicius. Gostei dessa foto! Não sei lhe informar à respeito desse prédio e estacionamento. Até tive dificuldade em localizar alguns bairros de sampa, perguntei p/ meu pai, ele tb não sabe...
abs

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
BH horrível na foto, Vitória parece um ovo, e olha que é de codorna, SP era bem mais sem graça, mas não aprecia tão sufocante, a primeira do Rio ta excelente, a av era tão curtinha.

·
Moderator
38,510 Posts
Sobre São Paulo:
1ª Foto: Caracas!!! A 23 de Maio parece uma rodovia:lol:! Hoje já tem mais cara de via expressa (que nada mais é do que uma rodovia urbana). Putz, só caixote branco, que coisa horrendaaaaaaa!!!

2ª Foto: Caracas de novo!!! Não tinha o terminal de ônibus Pedro II, era um estacionamento!!! Acho que era até mais bonito... O rio Tamanduateí não tinha aqueles tampões do Expresso Tiradentes... lamentável terem feito isso! E a Linha 3 ainda estava em construção! Reparem no viaduto ao fundo da foto.

3ª Foto: Só casas, hein! Acho que foi nessa época que os prédios começaram a ser construídos por aí, vejam no fundo da foto.

4ª Foto: No fundo, dá pra ver o antigo prédio da CESP (que foi implodido) e seria aquele pequeno prédio ao lado dele o tal do palacete que foi demolido?

5ª Foto: Muuuuuuitos caixotes brancos, Copan, Itália e Hilton, aquela praça de vários andares (qual é mesmo o nome?). E mais uma vez no fundo o prédio que foi implodido.

Rio de Janeiro: gostei muito mesmo dos mosaicos, são fantásticos! E o Rio estava sofrendo do mesmo problema de Sampa: excesso de caixotes brancos.

Belo Horizonte: caramba! Só existiam os prédios feios, e as avenidas eram feias pela falta de árvores! Agora melhorou TUDO!!!

Parabéns, Fortal, pelas fotos!

·
Saint Louis
2,000 Posts
putz... essa coleção de fotos antigas ta d+!!
a comparacao de são paulo dos anos 70 com a atual é coisa de louco!!!
como em 37 anos uma cidade muda tanto assim???
parabens + 1 vez Fortal!

1 - 20 of 33 Posts