SkyscraperCity banner
1 - 20 of 33 Posts

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
No dia 12 de dezembro de 2007, voltei de Florianópolis para Salvador após ter prestado o vestibular na UFSC. Infelizmente não tive como tirar fotos no voo 1915 (FLN-GIG) por ter pego um assento no corredor. Mas o voo 1602 entre o Rio de Janeiro e Salvador rendeu algumas boas fotos.

Vamos à elas então?

01. Após o procedimento de conexão, já na área de embarque do Terminal 1 do Tom Jobim.

02. Mais algumas da área de embarque.

03.

04. Após um forte temporal à tarde, que provocou inclusive uma queda de energia geral de cerca de 5 minutos no aeroporto, entrei no Boeing 737-800 sob prefixo PR-GTT da Gol para o voo 1602 até a capital baiana, após atraso de uma hora.

05.

06. Já taxiando para a decolagem. Destaque para o Terminal 1 e o Boeing 747-400 da Air France.

07.

08.

09.

10.

11. Levantando voo. Adiante, hangar da VEM (VARIG Engenharia e Manutenção).

12. Do mais próximo para o mais distante: Av. Brás Crispin, Portuguesa, Morro de São Bento, Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, Centro e Pão de Açúcar.

13. Ilha do Governador.

14.

15.

16. Após passar a camada de nuvens, as cumulonimbus (CB's) típicas de tempestades cercam a aeronave.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25. Já sobre Minas Gerais, nesse ponto o comandante informava que alternávamos Vitória à direita, bem nessa direção, ao longe. Essa região da foto é bem próxima ao Parque Nacional do Caparaó.

26. Formação geológica interessante em Aimorés (MG), na divisa com o Espírito Santo. A cidade capixaba de Baixo Guandu também aparece na imagem. O famoso Vale do Rio Doce também é presença marcante.

27. Nanuque (MG). Município que faz divisa com a Bahia e o Espírito Santo, no Vale do Rio Mucuri.

28. Outra da mineira Nanuque (cerca de 40 mil habitantes), na qual já estive por duas vezes.

29. Nessa imagem é possível visualizar a mancha urbana da baiana Teixeira de Freitas (135 mil habitantes), no extremo sul do estado.

30. Com o avião no limite entre Minas e Bahia, dá pra visualizar a mancha urbana de Eunápolis (100 mil habitantes) e, no litoral, Porto Seguro (125 mil habitantes).

31. Rio Jequitinhonha em seu trajeto para o mar. Nesse momento a aeronave acabava de entrar na Bahia.

32. Una, Bahia.

33. Ilhéus (cerca de 180 mil habitantes no Censo 2010). Nesse ponto já se inicia o procedimento de descida para Salvador.

34. Ilhéus novamente, além de um bom pedaço do litoral sul da Bahia.

35. Primeira visão de Salvador.

36.

37.

38. Ilha de Itaparica com a Grande Salvador ao fundo.

39.

40. Fim de tarde na Ilha de Itaparica.

41. Aproximação na cidade de Salvador.

42. Do Comércio à Barra, e da Barra ao Rio Vermelho, passando por bairros como Canela, Garcia, Ondina, Federação, Campo Grande, Graça, entre outros.

43. BR-324 embaixo e à direita da foto. Se vê, entre outros bairros, Cabula, São Gonçalo, Caminho das Árvores, Itaigara, Pituba e Costa Azul.

44. A Av. Paralela já vai se destacando do meio pra cima da foto. Percebam o congestionamento. Imbuí, Pituaçu e Boca do Rio estão entre os bairros que aparecem. O Centro Administrativo também merece destaque.

45. O congestionamento na Paralela fica evidente.

46.

47. Já na aproximação final para a Pista 10. O Parque de Exposições aparece na foto.

48. Cruzando a Av. Paralela antes de entrar na área patrimonial do Aeroporto Internacional de Salvador.

49. O pouso num fim de tarde glorioso.

50. Entrando na taxiway para seguir em direção ao terminal de passageiros (TPS).

É isso. Espero que tenham gostado!

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Valeu pela carona, Samuel, tem umas fotos lindas!

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
as fts 40 e 41 estão inenarráveis. muito bom o thread, jah tinha visto a maioria das fotos. ehhehehehehehe
minha bahia é linda de cima tb.

·
Tá Serto
4,608 Posts
Adorei as fotos, Samuel, pena que um trecho grande tenha a presença de nuvens, que não deixam de ser surpreendentes, mas impedem de ver o chão. Gostei muito daquela região de serra entre MG/ES/BA.

Eu tenho um mapa da Quatro Rodas, velhinho já, do ano 2000, que traz Nanuque como ciadade acima 200.000 hab, com o mesmo "quadradinho" de Limeira e São Carlos, por exemplo, vejo que foi um erro da edição.

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
Thread bem inovador por aqui , gostei bastante
Algumas fotos do sobrevôo nã ficaram muito nítidas , no mais o thread está excelente e de alto Nível..

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
Algumas fotos do sobrevôo nã ficaram muito nítidas , no mais o thread está excelente e de alto Nível..

·
Clodoaldo Noronha
149 Posts
Parabens Samuel!!
Belo trabalho, as fotos ficaram otimas......estou morando em Eunapolis/BA, cidade que vc registrou ai.
certinho o trajeto bloqueando o VOR de Nanuque/MG.

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Valeu pela carona, Samuel, tem umas fotos lindas!
Valeu, Jucier!

Massa! Viajei tb.
Valeu, Tonho! :eek:kay:

Show de bola, Samuel, parabéns pelas fotos.
Tava sumido, caco! Valeu pelo comentário. :)

Belas imagens. Gosto de pegar carona nos seus voos.
Valeu, Ap. E vem mais por aí. É só aguardar.

As fotos de Salvador no final da tarde ficaram ótimas. Adorei o passeio.
Carioca em Salvador morando em São Carlos. :lol: Valeu pelo comentário.

as fts 40 e 41 estão inenarráveis. muito bom o thread, jah tinha visto a maioria das fotos. ehhehehehehehe
minha bahia é linda de cima tb.
Onde você viu essas fotos? Hehehehe. É, a 40 e 41 estão entre as melhores pra mim também.

Ótimo voo, Samuel, gostei de ver os rios Doce e Jequitinhonha, muito legais. :cheers:
Valeu, Santista! Você marcando presença em todos os trédis, hein! :cheers:

Isto sim é que é um voo irado! :lol:
Hehe, caaalma que vai ter mais! Valeu.

Belas fotos, a foto 40 ficou lindíssima!
Valeu, Tony! :D

Massa o thread.
Valeu, Diogo! :eek:kay:

Bem legal o thread, muito boas as fotos.
Obrigado, zgaht! :)

Adorei as fotos, Samuel, pena que um trecho grande tenha a presença de nuvens, que não deixam de ser surpreendentes, mas impedem de ver o chão. Gostei muito daquela região de serra entre MG/ES/BA.
As nuvens atrapalharam um pouco, mas eu quis postar as fotos em que elas aparecem, pois o thread ficaria com uma cara diferente. E sobre as fotos no fim da tarde, se o voo no Rio não tivesse sofrido o atraso de uma hora (por causa de um temporal, por sinal), teria conseguido fotos melhores de Salvador. Mas tenho muitas outras da cidade que postarei no SSC em breve. Valeu pelo comentário. :eek:kay:

Eu tenho um mapa da Quatro Rodas, velhinho já, do ano 2000, que traz Nanuque como ciadade acima 200.000 hab, com o mesmo "quadradinho" de Limeira e São Carlos, por exemplo, vejo que foi um erro da edição.
Essa história da Quatro Rodas é séria? :eek: Já vi alguns casos parecidos, mas colocar um ícone de 300 mil em uma cidade que na época deveria ter 30 mil é uma diferença abismal! Foi erro, com certeza. Valeu pelo comentário. :)

Pegou uma bonita luz de fim de tarde em SSA.
Valeu, Natalense! :)

É, fotos em final de tarde ou início da manhã sofrem com esse problema. A gente vai se virando pra conseguir fotos menos borradas, mas muitas não se salvam. Valeu pelo elogio!

Parabens Samuel!!
Belo trabalho, as fotos ficaram otimas......estou morando em Eunapolis/BA, cidade que vc registrou ai.
certinho o trajeto bloqueando o VOR de Nanuque/MG.
Engraçado Nanuque ter um VOR. Há anos atrás eu lia em revistas de aviação reportagens que falavam de voos para a Europa que passavam por Nanuque. A cidade aparece nas cartas como um marco importante da viagem, onde as aeronaves alteravam a proa. O aeroporto de Nanuque nem voo regular tem, mas tem VOR, e já é antiguinho pelo jeito. E acho que ele continua funcionando e tendo essa importância. Valeu pelo comentário, Profeta! :)

1 - 20 of 33 Posts