SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Representante do Amazonas
Joined
·
14,191 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Série Cidades do Estado do Amazonas :Sub Região do Alto Rio Negro ( São Gabriel da Cachoeira - Santa Iazabel do Rio Negro Barcelos - Novo Airão )





São Gabriel Da Cachoeira
Santa Izabel do Rio Negro
Barcelos
E Novo Airão


Municipio de São Gabriel da Cachoeira



Conheça São Gabriel , História do Municipio , dados gerais


é um município situado no extremo noroeste do estado brasileiro do Amazonas. Dista 852 quilômetros da capital do estado, Manaus. Situa-se na Bacia do Alto Rio Negro. Limita-se ao norte com a Colômbia e a Venezuela, ao sul e ao leste com o município de Santa Isabel do Rio Negro, ao sul com o Japurá e com a Colômbia. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina, além das terras indígenas: Alto Rio Negro; Médio Rio Negro I, II e III; e Rio Téa.

O município é considerado um ponto estratégico pelo país, e por essa razão a cidade é classificada como área de segurança nacional, pela lei federal nº 5.449.

Foi o primeiro município brasileiro a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas, já que em outubro de 2008, foram eleitos Pedro Garcia, da etnia tariana, para prefeito; e André Baniwa, da etnia Baniwa, para vice-prefeito. No município, nove de cada dez habitantes são comprovadamente indígenas. É o município com maior número de indígenas no país.

O município também é conhecido como Cabeça do Cachorro por seu território ter forma semelhante à da cabeça deste animal.



01)



02)



03)



04)



05)




06) Rio Içana





07)




08)




09)




10)




11) Sobrevoando a Floresta Amazônica em dos seus recanso mais preservados da Amazônia no Alto Rio Negro , mas precisamente no Municipio de São Gabriel da Cachpoeira




12)




13)




14)




15)




Municipio de Barcelos

História

Em Mariuá, aldeia dos índios Manaus, de onde se originou a atual cidade de Barcelos, o carmelita Frei Matias São Boaventuras fundou em 1728 a Missão de Nossa Senhora de Mariuá. Trinta anos depois, Mariuá é promovida a categoria de vila e recebe o nome de Barcelos transformando-se na capital da capitania de São José do Rio Negro. Em 1968, o município foi enquadrado como Área de Segurança Nacional. Na época junina, ocorrem as festas folclóricas, nas quais destacam-se danças de bois-bumbás e quadrilhas. No verão, período em que ocorre a vazante dos rios, a cidade oferece a comunidade local e ao visitante praia de rara beleza.

Aspectos Físicos e Geográficos

Localização: situado na mesorregião nº. 1 , microrregião nº. 01, e código municipal 0040. Dista da Capital do Estado 405 Km em linha reta e por via fluvial 656 Km.

Área Territorial: 123.120,90 Km2

Clima: tropical, chuvoso e úmido.

Temperatura: máxima. 34,3º C, mínima. 19,3ºC e média de 26,3ºC.

Altitude: 40m acima do nível do mar

Coordenadas Cartesianas: situa-se a 0º 58` 1``de latitude sul e a 62º 56` de longitude a oeste de Greenwich.

Limites: limita-se com os municípios de Codajás, Novo Airão, Maraã, Santa Izabel do Rio Negro, com o Estado de Roraima e República da Venezuela.

População: 24.197 habitantes, com 7.954 habitantes na zona urbana e 16.243 na zona rural.

Aspectos Econômicos

A produção agropecuária do município é baseada no cultivo da banana, arroz, mandioca e castanha, bem como a extração de madeira, sorva, borracha e gomas não elásticas. Sua produção não supre as necessidades do município, que precisa importar a maioria de seus gêneros alimentícios. A criação de gado é pequena, apenas para consumo próprio. A pesca é praticada de forma artesanal, com cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais que são exportados para países da Europa, Ásia e Américas.


Infra-estrutura Social


Educação: Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC, mantém na sede quatro escolas, ministrando ensino pré-escolar, educação integrada, ensino médio e fundamental.

Saúde: A Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM mantém na sede do município, uma Unidade Mista (tipo IV), destinada a prestar atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico e hospitalar para a população local e da periferia.

Segurança: A Polícia Militar mantém uma delegacia sob a responsabilidade de um Sargento, dois cabos e treze soldados, destinados a manter a ordem e a segurança pública.


Infra-Estrutura Básica


Energia: a produção e distribuição de energia estão a Manaus Energia, que mantém na sede uma usina à diesel com 3 grupos geradores, somando uma potência total de 490 KVA.

Abastecimento d’água: O abastecimento de água está a cargo d0 SAAE. A captação é do tipo subterrânea. Há um reservatório do tipo elevado com capacidade 65m3.

Comunicações: a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, mantém na sede uma agência postal e telegráfica. As telecomunicações são de responsabilidade da OI, com posto funcionando no horário comercial.
Eventos Culturais


Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, em 08 de dezembro;

· A Festa do Peixe Ornamental, onde acontecem danças típicas, concursos de beleza e, a tradicional disputa entre os grupos folclóricos “Acará” e “Cardinal”. A festa acontece sempre durante o mês de dezembro.

Barcelos




16)




17)



18)




19) Igreja Católica





20) Praça Presidente Médice




21)Aeroporto de Barecelos



Distrito de Moura


22)




23)




Rio Acará





Rio Demini





Belezas Naturais e paisagens das Montanhas e Cachoeiras de Barcelos


Parque Nacional Serra do Aracá​


24)




25)




26)




27)




28)




29)



30)



Cachoeira

31)



Aéreas

32)





33)





34)




35)




Municipio de Novo Airão

36)




37)




38)



39)Ruínas da antiga cidade ( Airão Velho )




40)
 

·
Registered
Joined
·
412 Posts
Isso é no Brasil? hehehe
que coisa maravilhosa fera
natureza exuberante! De impressionar!
parabéns aew pelo "frédi"
aquela foto da floresta parece um tapete verde, arrepiei aqui!
 

·
∂αη
Joined
·
2,970 Posts
Legal esse thread.Eu nem sabia que a amazônia tinha uma serra tão espetacular assim!
Parece até uma bento gonçalves,aqui no rs!
Realmente,temos que olhar mais para nosso ouro verde,que aliás tem um ecossistema muito rico!
:applause::applause:
 

·
Registered
Joined
·
3,798 Posts
O Alto Rio Negro é uma das regiões mais lindas e preservadas da Amazônia, na qual estão localizadas a maior cachoeira (Aracá) e a maior montanha (Pico da Neblina) do país.

A combinação de serras e floresta, conferem uma beleza bem interessante ás cidades mostradas.
Salvo engano, São Gabriel da Cachoeira é o município que reune o maior número de etnias indígenas no Brasil.
Parabens pelo thread.
É o município que possui a maior participação de etnias indígenas na composição da população, mais de 90% da população é indígena.

Além do português, são línguas oficiais o Baniwa, Tukano, e Nheengatu.
 

·
Maybe for Sure
Joined
·
227 Posts
Imagens deslumbrantes. Praias de areia branquinha contrastando com as águas do rio Negro, cachoeiras, serras com vegetação de densidade impressionante, e as cidades e lugarejos típicamente ribeirinhos, com a área central terminando (ou começando?) nas barrancas da margem do rio.

O filme "A Festa da Menina Morta", apesar da temática espinhosa, me encantou principalmente por me permitir ver as paisagens e o clima da preparação de uma festa local (ficcional) de Barcelos como um protagonista de fato. Lembro de não saber se prestava atenção à história em si ou se me deixava tomar de vez pelas imagens daquele lugar.

Essa região é linda!
 

·
BIXUBES
Joined
·
1,853 Posts
Grande Manaus que thread lindo ! Uma coletânea que só a Amazônia nos proporciona ! Valeu !
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Idéia muito legal de thread, ótima garimpada. Impressiona os grandes cânions e cachoieras, principalmente a do Desabamento, ai, hehe. O aeroporto de Barcelos matou a pau :D
Parabéns, Grande Manaus, como bem disse o forista Paulo, a Amazônia é muito mais que rios, florestas e planícies ...
 

·
Representante do Amazonas
Joined
·
14,191 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Idéia muito legal de thread, ótima garimpada. Impressiona os grandes cânions e cachoieras, principalmente a do Desabamento, ai, hehe. O aeroporto de Barcelos matou a pau :D
Parabéns, Grande Manaus, como bem disse o forista Paulo, a Amazônia é muito mais que rios, florestas e planícies ...
Esses lugares são ainda são desconhecidos até mesmo pelo própios Amazonenses , aguns dessas cachoeiras praticamente que inacessíveis..

A região de Barcelos fica aproximadamente a pouco mais de 350 km de Manaus e também abrange o Arquipélago de Anavilhanas
 

·
Representante do Amazonas
Joined
·
14,191 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Mais Imagens adcionadas no trédi

Na Região do Municipio de Barcelos

Barcelos




Rio Acará



Rio Demini



Igapó do Rio Demini

 

·
Our home and native land
Joined
·
2,301 Posts
O alto rio Negro é provavelmente a mais bela região equatorial do planeta, as densas florestas as margens das corredeiras e com as mais altas serras do Brasil remontam um cenário perfeito de filmes Indiana Jones.

Grande Manaus vc se superando, excelente !!!
 

·
Terra de ricas florestas
Joined
·
9,212 Posts
:drool::drool::drool:

Natureza exuberante..., não me canso de me surpreender com essa imensidão chamada Amazônia...
As montanhas, os rios, as praias fluviais... tudo perfeito :cheers:

Parabéns Grande, pelo thread :applause:
 
1 - 20 of 21 Posts
Top