Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 47 Posts

·
Vitória da Conquista (BA)
8,051 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Em 7 de fevereiro de 2008 fui a Belo Horizonte para realizar alguns exames e no dia seguinte (8/2) peguei o voo que me trouxe até minha nova casa, em Florianópolis.

As fotos da viagem até Belo Horizonte e algumas da própria capital mineira podem ser vistas nesse thread.

A BR-116 na Bahia estava começando a sofrer as intervenções da concessão da ViaBahia na época das fotos, no início de 2008. Na próxima terça-feira, 07/12/2010, a cobrança de pedágio será iniciada nas praças de pedágio de Vitória da Conquista, Planalto e Manoel Vitorino. As outras quatro praças (duas na 116 e duas na 324 (Feira-Salvador) devem iniciar a cobrança no início de 2011. O valor é de R$ 2,80 por passagem.

Total:
54 fotos e 1 (um) mapa. Agora com uma novidade: a hora das fotos vem indicada ao lado de seu número no thread. Não considerei o horário de verão. :)

A rota está marcada em vermelho.

Distância entre Vitória da Conquista (BA) e Belo Horizonte:
900* quilômetros.

*A distância se refere à viagem feita pela BR-251 via Montes Claros e depois Curvelo até ingressar na BR-040. Pela BR-116 passando por Governador Valadares e Ipatinga, a distância é de 855 quilômetros e não vale o risco.

Boa viagem!

01. (07:06) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Av. Integração (BR-116 em trecho urbano), em Vitória da Conquista.

02. (07:07) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Trecho urbano em Vitória da Conquista. Viaduto Sul do Anel Rodoviário em frente.

03. (07:12) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Município de Vitória da Conquista.

04. (07:52) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Cândido Sales. É a última cidade antes da divisa com MG, 30 quilômetros à frente, mas não o último município. Ainda se cruza parte do município de Encruzilhada.

05. (08:08) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Já em Minas, a cidade de Divisa Alegre, primeira do estado.

06. (08:20) BR-116 (Rodovia Santos Dumont). Município de Cachoeira do Pajeú. Já próximo ao entroncamento com a BR-251.

07. (09:02) BR-251. Município de Salinas.

08. (09:08) BR-251. Município de Salinas. Esses paredões são comuns nas estradas do norte mineiro.

09. (09:14) BR-251. Entrada de Salinas. Seguimos à direita rumo a Montes Claros.

10. (09:30) BR-251. Município de Fruta de Leite.

11. (09:43) BR-251. Município de Grão-Mogol.

12. (09:53) BR-251. Município de Grão-Mogol.

13. (10:29) BR-251. Município de Grão-Mogol (sim, ainda ele; é grande mesmo). Essa curva é curiosa. No trecho dela, existem placas informando que deve-se ter cuidado com o vento lateral, pois dos dois lados da pista existem barrancos, o que favorece a passagem de ventos cortantes que podem até mesmo virar carretas quando se somam à força G que os veículos sofrem.

14. (10:37) BR-251. Francisco Sá.

15. (10:54) BR-251. Município de Montes Claros. Posto da Polícia Rodoviária Federal.

16. (11:17) BR-251 (Av. Mário Tourinho). Anel Rodoviário de Montes Claros.

17. (11:25) BR-135 (Av. Dep. Felipe Plínio Ribeiro). Anel Rodoviário de Montes Claros. Seguindo em frente vamos a Curvelo, e, depois, à BR-040.

18. (12:12) BR-135. Município de Bocaiúva.

19. (12:48) BR-135. Município de Joaquim Felício.

20. (13:04) BR-135. Município de Augusto de Lima.

21. (13:27) BR-135. Município de Corinto.

22. (13:42) BR-135. Curvelo.

23. (13:44) BR-135. Curvelo. Acidente.

24. (13:51) BR-135. Município de Curvelo.

25. (14:17) BR-040. Município de Paraopeba. Após passar sobre a BR-040 em um viaduto ainda na BR-135, chega-se à 040 através de uma alça.

26. (14:17) BR-040. Município de Paraopeba. A rodovia estava sendo duplicada. Não sei qual é a situação dessa obra atualmente.

27. (14:25) BR-040. Município de Paraopeba

28. (14:31) BR-040. Paraopeba.

29. (14:35) BR-040. Paraopeba.

30. (14:46) BR-040. Município de Sete Lagoas.

31. (14:53) BR-040. Sete Lagoas. Começa finalmente o trecho efetivamente duplicado.

32. (14:55) BR-040. Sete Lagoas.

33. (15:15) BR-040. Município de Pedro Leopoldo. Terra natal de Chico Xavier.

34. (15:22) BR-040. Ribeirão das Neves. Primeira visão de Belo Horizonte.

35. (15:29) BR-040. Contagem.

36. (15:44) Belo Horizonte. Av. Amazonas. Proximidades da Praça Raul Soares, coração da capital mineira.

Agora que já chegamos, vamos ver um pouquinho de BH em fotos de 7 e 8 de fevereiro de 2008.

07/02/2008.

37. Conjunto JK.

38.

39. Não me lembro do nome dessa rua. Acho que é a Guajajaras.

40. Vista do hotel na Rua Guajajaras. O casarão em baixo é o Minas Centro.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

08/02/2008.

48. Av. Raja Gabaglia.

49. Rua José Rodrigues Pereira, no bairro Buritis.

50.

51. Av. Professor Mário Werneck, também no Buritis.

52.

53. Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Panorâmica do hotel. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

54.

Espero que tenham gostado! :)

·
8,051 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Gosto muito de road threads. Essas estradas baianas e mineiras estão muito bonitas e bem conservadas. :applause:
Sim, melhoraram bastante nos últimos anos.

Valeu. :)

Belas fotos!!

Essa Viagem por Montes Claros é sempre uma viagem gostosa...

Valei pelas fotos!!
Eu acho a mesma coisa. Não tem aquele sufoco da 116, as estradas são boas e as paisagens são incríveis.

Valeu, Bruno. :eek:kay:

Muito bom o thread.
Valeu, Ap! :)

Mais um ótimo road thread, Samuel, destaque para o canyon rochoso na estrada e a densidade de BH, impactantes. Valeu por compartilhar com a gente. :cheers:
Pois é, esses paredões me impressionavam desde pequeno. Tem uns enormes nessa rota. E o skyline de BH impressiona desde Ribeirão das Neves, e a medida que se aproxima, ''maior ele vai ficando''. A chegada na cidade pela 040 vindo de Brasília é uma das melhores. Acho que só perde para a própria 040 na visão de quem chega do Rio.

Obrigado, Santista! :eek:kay:

·
Registered
1,890 Posts
Thread mara! O caminho é lindo, com todos aqueles canions e outras paisagens... AS fotos de BH, são antigas infelizmente, mas também estão ótimas. Essa panorâmica arrebentou, mostrou bem o coração de BH! Parabéns Samuel!

·
Registered
30,285 Posts
Samuel,

Muito legais as suas fotos e, admirando-as, fiquei cheio de curiosidade em saber um montão de coisas. Então, se não se importa, tenho várias perguntas a lhe fazer. Vamos lá.

1 - Por que você se deslocou até BH a fim de pegar um avião para Floripa? Vitória da Conquista não possui aeroporto?

2 - Não havendo aeroporto em VDC, não seria mais próximo você se deslocar até Salvador, ao invés de BH?

3 - Por que resolveu viver em Floripa?​

·
Rodrigo!
10,786 Posts
As rodovias estão até num bom estado de conservação, destaque para as grandes retas e para cultura do eucalipto, as fotos de BH ficaram lindas, com ruas arborizadas e bom urbanismo.

·
8,051 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Gostei do thread, BH é uma metrópole completa, adoro essa cidade !
Também adoro BH! Não vou lá desde o início de 2009, e, infelizmente, não tenho previsão de quando retornarei à capital mineira.

Valeu, Bruno. :)

Thread mara! O caminho é lindo, com todos aqueles canions e outras paisagens... AS fotos de BH, são antigas infelizmente, mas também estão ótimas. Essa panorâmica arrebentou, mostrou bem o coração de BH! Parabéns Samuel!
Pois é, Leo. Eu também gostei da panorâmica. Até tenho ela já formatada pra enviar pro Jan, mas acho que não farei isso por achar que BH possui ângulos melhores. A não ser que vocês de BH aprovem.

Obrigado pelo comentário. :)

Muito legal o thread! Engraçado como na estrada Minas e Bahia se parecem, pelo menos nessa região mostrada no thread.
Por essas fotos os dois estados possuem várias semelhanças mesmo. Nem tinha reparado nisso.

Valeu, Cerrado. :eek:kay:

Samuel,

Muito legais as suas fotos e, admirando-as, fiquei cheio de curiosidade em saber um montão de coisas. Então, se não se importa, tenho várias perguntas a lhe fazer. Vamos lá.

1 - Por que você se deslocou até BH a fim de pegar um avião para Floripa? Vitória da Conquista não possui aeroporto?

2 - Não havendo aeroporto em VDC, não seria mais próximo você se deslocar até Salvador, ao invés de BH?

3 - Por que resolveu viver em Floripa?​
Valeu, Osmar. Não me importo e vou responder. :)

Fui até BH por que tinha uns exames pra fazer. Como eram em BH e eu já estava me deslocando pra Floripa, fui até a capital mineira pra fazer esses exames e de lá peguei o voo.

Vitória da Conquista possui aeroporto sim (tem voos diretos e diários pra Salvador, São Paulo (Guarulhos) e Belo Horizonte (Pampulha), mas na época não existia esse voo pra São Paulo e os outros voos eram operados com aeronaves menores, o que encarecia as passagens; com escala em uma dessas 3 cidades é possível ir no mesmo voo até Barreiras, Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), mas na época não valia a pena pois viemos em quatro pessoas, e nesse caso, ir de carro era mais em conta.

Na época, tentei vestibular na UFBA, UFMG e UFSC para Geografia. Não passei na UFMG mas passei nas outras duas. Vim pra Floripa por sugestão indireta do meu avô (eu queria Curitiba mas houve coincidência de datas), que saiu do Ceará e foi fazer faculdade (ele é químico industrial) em Curitiba em plenas décadas de 40/50. Fiz Geografia até a metade do curso (final de 2009), e desisti, fiz vestibular na mesma universidade e passei pra Ciências Econômicas. Estou terminando o primeiro semestre agora. Outra coisa que me motivou a vir foi a chance de viver fora de casa, coisa que nunca tinha feito antes de vir pra cá, e também a mudança de ares, convivência com outra cultura etc.

Qualquer outra dúvida é só perguntar. :eek:kay:

·
8,051 Posts
Discussion Starter · #13 ·
As rodovias estão até num bom estado de conservação, destaque para as grandes retas e para cultura do eucalipto, as fotos de BH ficaram lindas, com ruas arborizadas e bom urbanismo.
Na verdade varia bastante. Na região mostrada existe a cultura do pinus e do eucalipto alternadamente. Mas sim, é uma paisagem que toma conta de um bom pedaço da viagem.

Valeu, Rodrigo. :)

·
Registered
30,285 Posts
Valeu, Osmar. Não me importo e vou responder. :)

Na época, tentei vestibular na UFBA, UFMG e UFSC para Geografia. Não passei na UFMG mas passei nas outras duas. Vim pra Floripa por sugestão indireta do meu avô (eu queria Curitiba mas houve coincidência de datas), que saiu do Ceará e foi fazer faculdade (ele é químico industrial) em Curitiba em plenas décadas de 40/50. Fiz Geografia até a metade do curso (final de 2009), e desisti, fiz vestibular na mesma universidade e passei pra Ciências Econômicas. Estou terminando o primeiro semestre agora. Outra coisa que me motivou a vir foi a chance de viver fora de casa, coisa que nunca tinha feito antes de vir pra cá, e também a mudança de ares, convivência com outra cultura etc.

Qualquer outra dúvida é só perguntar. :eek:kay:

Caramba! Seu avô saiu do tórrido Ceará para viver e estudar na gélida Curitiba! E em 1940 e 1950 quando a capital paranaense era MUITO mais fria do que é hoje! Deve ter sido um choque e tanto para ele!

Eu vivi durante 3 anos em Curitiba e não consegui me acostumar com o frio intenso da cidade. Mas todos os curitibanos mais velhos com quem conversei eram unâmines: no passado, décadas atrás, no inverno, a água não chegava nas torneiras porque congelava nos canos! E se pensa que estou inventando ou exagerando, pergunte aos foristas do Sul sobre o que estou narrando!

·
8,051 Posts
Discussion Starter · #15 ·
^^

Nunca perguntei pra ele como foi o impacto, mas dá pra dizer que meu avô ''se aclimatou'' em Belo Horizonte, pois ele fez o ensino médio na capital mineira. Se eu lembrar, quando for a Vitória da Conquista na semana que vem pergunto a ele.

Não acho que você esteja exagerando, até por que também conheço histórias assim de Curitiba, da Serra Catarinense, e até mesmo de VDC (embora seja bem difícil de acreditar, mas é provável sim).

·
Clodoaldo Noronha
149 Posts
Samuel, Pena que qdo vou pra Bauru tenho que ir por aquele trecho horrivel, cheios de curvas e acidentes que é por Valadares-Ipatinga-João Monlevade-BH.

Com certeza por Montes Claros a viagem é bem mais tranquila e segura.

Talvez semana que vem estarei indo pra Bauru de carro, caso eu vá, vou tirar umas fotos pra postar aqui.

·
8,051 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Bela sequencia de threads! As estradas então em muito bom estado. A visão do skyline de BH que se tem da estrada é muito bom!
Valeu, Tony! Vem mais threads por aí! É só aguardar. :)

Samuel, Pena que qdo vou pra Bauru tenho que ir por aquele trecho horrivel, cheios de curvas e acidentes que é por Valadares-Ipatinga-João Monlevade-BH.

Com certeza por Montes Claros a viagem é bem mais tranquila e segura.

Talvez semana que vem estarei indo pra Bauru de carro, caso eu vá, vou tirar umas fotos pra postar aqui.
De BH pra frente você vai via Batatais? Aquela estrada é massa, pena que tenha tantas curvas. :D

E tire fotos sim.

Valeu, Profeta! :eek:kay:

1 - 20 of 47 Posts