SkyscraperCity Forum banner

Sabará - MG - A Face Histórica da Região Metropolitana de Belo Horizonte

20261 Views 117 Replies 32 Participants Last post by  Charles Tôrres
1 - 20 of 118 Posts
Gosto muito do Centro Histórico. Tenho boas recordações daí. Algumas partes de Santa Luzia são muito bonitas, outras bem mal cuidadas. A parte rica de Nova Lima sempre apareceu por aqui, e só essa parte também (para falar a verdade eu nem sei onde é o centro de Nova Lima). Recentemente, Contagem, Betim e agora Santa Luzia. É isso mesmo. O povo tem de parar de reclamar que sempre se postam as mesmas coisas e tratar de postar coisas novas, ou menos mostradas.
Acrescento Sabará ao comentário que acabei de fazer no recém thread de Santa Luzia.

Parabéns pela qualidade do trabalho. Agora, você sabe onde aparecem os carneiros no thread rs?
Uau, Charles Torres! Que thread !
Eu sou fã da parte histórica de Sabará e acho que deviam vender pacotes de um dia entre BH e Sabará usando linhas de trem de passageiros como transporte entre ambos locais. Já pensou que legal seria sair da estação central de BH onde há o Museu de Artes e Ofícios e descer lá com direito a city tour e almoço num restaurante com comida feita em fogão à lenha? O turismo de BH e da região metropolitana precisa se revitalizar e isto seria uma boa idéia. Mecenas como a Angela Gutierrez ( devem haver outros com importantes acervos) podiam investir em algum museu de ponta lá. Também acho que com tantos orientais vivendo no Brasil e mesmo visitando o país a turismo, bem que podiam vender mais as chinesices da igreja do Ó e na Igreja Matriz. (Aliás em Minas ainda há pinturas chinesas da época colonial em Catas Altas e em Mariana.Também é possível encontrar tendências orientais em Igrejas de Barão de Cocais, Tiradentes, São João Del Rey e Ouro Preto.)
Com a tradição do Ora pro Nobis e da Jabuticaba, a cidade também poderia se tornar um pólo gastronômico.

Enfim,,, quem sabe um dia...

Parabéns pelo thread e vê se me chama pra ir junto em algum destes passeios nas cidades históricas já que aquele que planejamos pra Ouro PReto não deu certo... Abraço!
See less See more
Que capricho! Parabéns pela seleção de fotos.
O portão do cemitério e o cemitério em si, nas cores preto e branco ficou dez! :eek:kay:
Simpatica a cidade,parece que a maior pate das casas historicas estão bem preservadas:yes:
Thread espetacular, uma verdadeira obra de arte!
Que bom saber que a poucos quilômetros do agito de BH encontramos tão bela cidade.
Esse thread está nota DEZ !

Lindíssimo !

Mariana é uma pérola como as outras cidades históricas mineiras. Vale a pena conhecer. Mas muitas vezes ignorada pelos turistas que vão só nas cidades históricas mais famosas. E Mariana tem a vantagem de ser ao lado de BH.

Já estive em Mariana, e adorei.

Parabéns pelo thread, Charles !
Show de bola esse thread retratando a bela e charmosa Sabará! :eek:

Parabéns pelo thread! :eek:kay:
Gosto do centro histórico de Sabará. Acho bem charmoso e com a vantagem de estar "ali ao lado".

Pena que, justamente pela proximidade de BH (cerca de 20 km), o município tenha sido bastante "contaminado" pela periferia de Belo Horizonte. O caminho até Sabará tem um visual bem feio. Mesmo já na cidade, são vários os bairros nos morros ao redor horríveis, culpa com certeza dessa proximidade (já que a cidade se transformou em mais uma das alternativas mais baratas de moradia na RMBH).
Esse thread está nota DEZ !

Lindíssimo !

Mariana é uma pérola como as outras cidades históricas mineiras. Vale a pena conhecer. Mas muitas vezes ignorada pelos turistas que vão só nas cidades históricas mais famosas. E Mariana tem a vantagem de ser ao lado de BH.

Já estive em Mariana, e adorei.

Parabéns pelo thread, Charles !

Mariana ou Sabará?

Sabará fica ao lado de e Mariana ao lado de Ouro preto.
Belíssimas, artísticas, fotos de Sabará, mais uma joia arquitetônica mineira. Muito bom!
Uma pérola deste belo colar que se chama Minas Gerais, ainda irei percorrer as cidades históricas de Minas.
Poema em forma de fotos, CharlesZSBH !! Lindas, lindas, lindas !

A cidade tb dispensa comentários... Adoro a arquitetura das cidades mineiras, jóias brasileiras !

Thread perfeito, parabéns !!

bjks
:cheers: Mais um belo thread, parabéns Charles, gostei muito do tratamento artistíco que vc deu as fotos!

Na época que eu ainda estudava História na UFMG uma professora minha falava da fama quea cidade tinha entre seus colegas portugueses. Sempre que um professor/pesquisador de lá visitava BH, eles faziam questão de ir em Sabará. Pr mim e meus colegas de classe era até meio estranho isto pois de uma forma geral n dávamos muita importância a Sabará. É nestas horas que eu vejo como o turismo na grande BH em certa medida é subaproveitado, por isto concordo com o Marcelo Olisa que algo podia ser feito pr mudar este quadro.

Charles, vc já pensou em fz um thread do bairro Ana Lucia, em Sabará que fica na divisa com o Santa Inês? Há uns anos atrás um corretor até me mostrou uma rua residencial arrumadinha que segundo ele dividia estes dois bairros. Eu particularmente acho estas divisas tão interessantes, mostram o quanto nossas cidades são conurbadas. Na região do Barreiro tem até uma praça que divide Contagem, de BH e de Ibirité, ou seja, uma praça pr 3 cidades rsrsrs é até meio louco se formos pensar bem...
See less See more
^^^^^^
Geovane, em 2010 eu tinha feito um thread sobre Sabará também ressaltando ela estar na região metropolitana. O estilo era outro e não artístico como o do Charles, mas somando-se vozes e forças que vamos promovendo nossa bela e amada Minas Gerais. O link do que eu tinha feito é o seguinte:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1232403

Parabéns pela qualidade do trabalho. Agora, você sabe onde aparecem os carneiros no thread rs?
Valeu CharlesZS! Não achei carneiros no thread... rs.
Preciosa cidade mineira, cheia de charme e história! :cheers:

Parabéns pelas fotos CharlesBH! :eek:kay:
Sabará é mais uma das muitas jóias que Minas Gerais guarda entre suas montanhas.
Belíssimo thread, parabéns e muito obrigado por nos propiciar estas belezas.
Uau, Charles Torres! Que thread !
Eu sou fã da parte histórica de Sabará e acho que deviam vender pacotes de um dia entre BH e Sabará usando linhas de trem de passageiros como transporte entre ambos locais. Já pensou que legal seria sair da estação central de BH onde há o Museu de Artes e Ofícios e descer lá com direito a city tour e almoço num restaurante com comida feita em fogão à lenha?
Fala Marcelo!! Adorei a ideia. Um trem no estilo do expresso São João Del Rei / Tiradentes. Seria tudo de bom, especialmente se fosse criado com o pacote turístico sugerido por você, com guias, almoços típicos e toda uma infra-estrutura bacana. Até nós, belo-horizontinos, curtiríamos dar umas voltas e participar do passeio de vez em quando. Estou doido pra fazer aquela viagem de trem pra Vitória! Sei que a viagem é longa e que as acomodações são simples, mas acredito que o passeio é um excelente motivo fotográfico.

O turismo de BH e da região metropolitana precisa se revitalizar e isto seria uma boa idéia. Mecenas como a Angela Gutierrez ( devem haver outros com importantes acervos) podiam investir em algum museu de ponta lá. Também acho que com tantos orientais vivendo no Brasil e mesmo visitando o país a turismo, bem que podiam vender mais as chinesices da igreja do Ó e na Igreja Matriz. (Aliás em Minas ainda há pinturas chinesas da época colonial em Catas Altas e em Mariana.Também é possível encontrar tendências orientais em Igrejas de Barão de Cocais, Tiradentes, São João Del Rey e Ouro Preto.) Com a tradição do Ora pro Nobis e da Jabuticaba, a cidade também poderia se tornar um pólo gastronômico.
Concordo! Turismo em BH se resume a Centro-Sul e Pampulha, com pitadas de Inhotim e Nova Lima. Não que essas regiões sejam ruins, muito pelo contrário. Mas temos muito mais pra ser mostrado. A RMBH tem muito potencial turístico mal explorado. Até mesmo regiões mais pobres, como Ribeirão das Neves, possuem locais interessantes para serem visitados. Exemplo em Neves? A fábrica da Falke Bier. O local, que possui construção rústica de madeira em estilo alemão, é aberto à visitação com direito a guia e tudo mais, mas quase ninguém sabe disso. Contagem e Betim também possuem grande potencial turístico. Com bons restaurantes e parques, a região é vista apenas como o polo industrial/bagunçado/pobre da RMBH. Em Contagem eu sugiro um programa de turismo industrial, tal como existe em algumas cidades da Europa, como em Woopertall, na Alemanha. Muitos visitam a cidade apenas para conhecer o trem suspenso pioneiro no mundo e suas enormes e elegantes fábricas. Tem muita gente que gosta de ver esse tipo de coisa! Eu mesmo, adoro.

Enfim... posso ficar aqui citando dezenas de exemplos... quem sabe um dia algum sonho desses se torna realidade?

Enfim,,, quem sabe um dia...

Parabéns pelo thread e vê se me chama pra ir junto em algum destes passeios nas cidades históricas já que aquele que planejamos pra Ouro PReto não deu certo... Abraço!
Cara, o passeio em Sabará nem foi realmente um passeio, planejado, com direito a hospedagem e afins. A Lígia é professora de artes do ensino médio do SESI de Sabará. No dia dessas fotos (sábado passado, 05 de maio) eu a levei na escola para uma reunião de professores. Enquanto isso fui estrear minha câmera nova! Eis o resultado, rs.

Ultimamente ando acompanhando a Lígia nesses lugares bacanas. A cada dois sábados por mês (durante os próximos dois anos) ela faz uma especialização no núcleo da UFMG em Jaboticatubas. E eu sempre a acompanho. Fico na cidade o dia todo, tirando fotos, conhecendo os lugares, enquanto ela faz aula. A cidade não tem muito à oferecer, mas rende boas fotos. Se um dia topar de passar um sábado inteiro em Jabó (como é conhecida entre os moradores) é só dar um toque!!

No mais, podemos marcar passeios assim de vez em quando! Aliás, estou planejando um passeio para o início do mês que vem. Vou te passar detalhes via facebook.

Um grande abraço e obrigado por comentar!!!
See less See more
Que capricho! Parabéns pela seleção de fotos.
O portão do cemitério e o cemitério em si, nas cores preto e branco ficou dez! :eek:kay:
Valeu amigo!!
1 - 20 of 118 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.