SkyscraperCity banner
1 - 20 of 47 Posts

·
Taking On The World
26,395 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Galera, um fenômeno comum nos residenciais estrangeiros é a completa falta de sacadas ou pequena área destas.

No Brasil, qse todos lançamentos que vemos tem amplos sacadões.

Entretanto, no RS pelo menos, notei q vários prédios residenciais estão sendo lançados SEM sacadas. O fenomeno era até meio que previsivel, pois a coisa MAIS COMUM aqui no RS é os donos do apartamento fecharem as sacadas com vidros (padronizados, conforme determinação dos condominios), ganhando um ambiente a mais. Em alguns casos, até mesmo se destroi a parede antiga q separava a sala da sacada, criando uma sala com área maior.

Esse fenomeno pode ser notado em vários threads de cidades gaúchas. Sugiro em especial o thread de Capão da Canoa. Um forista de outro estado naquele thread até mesmo comentou "gosto de ver que as construtoras gauchas estão investindo em fachadas de vidro". Ele estava errado... as fachadas de vidro não haviam sido criadas pelas construtoras, mas sim pelos donos dos apartamentos, que fecharam suas sacadas com vidros.

Tal fenomeno é claro um hora foi notado pelos donos de construtoras, que estão começando a fazer menos prédios com sacadas. Andei vendo lançamentos para POA sem sacadas. Um caso mais "famoso" aqui no SSC é o do edificio Porto Brasil, de 28 andares para Novo Hamburgo, que conta com uma fachada sem sacadas. Entretanto, claramente se nota que a fachada dele, alguns anos atrás, teria sacadas na frente, pois o render mostra uma fachada envidraçada assim como ficam as sacadas fechadas com vidro (falo assim devido à relação de altura do vidro com o pé direito).

Mais uma vez, no caso gaúcho, a situação até se complica, pois há ANOS já q todos apartamentos no estado são cosntruidos com sacadas na churrasqueira, e sem sacada, é ruim ter churrasqueira. E MESMO ASSIM, aparentemente as sacadas estão em baixa.

O que vcs acham disso??? Tá certo que em teoria o RS é um estado mais frio, mas acho que MESMO em estados mais quentes, as sacadas são a peça menos usadas do apartamento e seriam muito melhor utilizadas como área maior de uma sala de estar por exemplo. Vc paga o MESMO pelo metro quadrado da sacada como pelo metro quadrado da sala, mas a sacada na verdade é uma PERDA de área. Hora, existe tanta diferença entre uma sacada e uma sala com amplos janelões que podem ser abertos?

dois exemplos rápidos:

Porto Brasil
fachada

sacada só na parte traseira, e bem pequenas

espaço perdido com sacada vira uma sala maior

Metropolitan, prédio com sacadas, a maioria delas foi fechada. Essa fotos são de logo qdo o prédio havia sido terminado, e ainda havia poucos apartamentos ocupados

Como eu havia dito, vale a pena dar uma olhada no thread de Capão da Canoa
algumas fotos daquele thread... prestem atenção em qtas sacadas fechadas

os prédios mais altos eram novos e poucos aps estavam ocupados. Os ocupados, são os com as sacadas fechadas!

somente 3 sacadas permanecem abertas nesse

até nos prédios mais antigos (esses com 3, 4 andares), dos anos 60 e 70, as sacadas foram fechadas

mais sacadas fechadas. Notem q qdo entregues, de vidro era somente o parapeito da sacada... os moradores colocam vidro na parte de cima tb (e fazem com q pareça homogeneo)

·
Registered
11,640 Posts
AcesHigh said:
O que vcs acham disso??? Tá certo que em teoria o RS é um estado mais frio, mas acho que MESMO em estados mais quentes, as sacadas são a peça menos usadas do apartamento e seriam muito melhor utilizadas como área maior de uma sala de estar por exemplo. Vc paga o MESMO pelo metro quadrado da sacada como pelo metro quadrado da sala, mas a sacada na verdade é uma PERDA de área. Hora, existe tanta diferença entre uma sacada e uma sala com amplos janelões que podem ser abertos?
Bom, aqui praticamente todos os lançamentos e os já lançados tem as sacadas. Eu vejo a sacada como uma espécie de refúgio até, tá certo que ela é a parte da casa que você menos usa, mas é uma opção a mais de prazer na sua casa. Você chegar nela, sentar em uma cadeira ou rede e ficar ali recebendo a briza do mar tomando, comendo ou lendo alguma coisa, é muito bom. Tem gente aqui que fecha a sacada com vidros, com a opção de abrir e fechar o vidro, mas é mesmo por causa do forte vento que bate ali, mas esses apartamentos são a minoria. Sobre pagar, eu queria até sair um pouco do assunto pra tirar uma dúvida, aqui no meu bairro pagamos dois IPTU, um do apartamento e outro da garagem. Sim, da garagem! É assim também na suas cidades? Eu acho um absurdo!

Já a churrasqueiras nos apartamentos, isso deve ser uma característica dos edifícios gaúchos mesmo neh, aqui só tem na área de lazer coletiva do prédio ou nas coberturas individuais.

·
Banned
4,272 Posts
dEPENDE DO CLIMA DA CIDADE, CLARO QUE EM CAPÃO FAZ FRIO E AS SACADAS FICAM MAIS TEMPO DESATIVADAS, ENTÃO É MELHOR FECHA-LAS USANDO-AS POR MAIS TEMPO.

JÁ NAS CIDADES DO NORDESTE, ELAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS, E S~/AO USADAS POR UM LONGO TEMPO DURANTE TODO O AN0

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Em Bauru já tem prédios que ficam prontos coas sacadas fechadas! Ma como o próprio autor do tópico disse, isso vai mais da vontade dos moradores doque das construtoras! :)

·
Taking On The World
26,395 Posts
Discussion Starter · #6 ·
@Roque: faz frio em Capão no outono, inverno e primavera, qdo o apartamento INTEIRO não é utilizado. O apartamento só é utilizado no verão, e mesmo assim fecham as sacadas, sinal que nem no verão se importam com elas.

·
Registered
meow
9,854 Posts
No litoral de SC é comum ter prédios com sacadas envidraçadas. Eu particularmente gosto delas. Pra quem mora em apartamento normalmente é o único lugar "ao ar livre" em que se pode ficar. É como se fosse o jardim de uma casa. E onde mais eu teria espaço pra por o meu sensor de temperatura externa? :D

·
Registered
9,007 Posts
Aqui em Brasília tbm é coisa muito comum. Principalmente no bairros do Sudoeste e em Águas Claras, onde moro. Aliás, acabamos de envidraçar a nossa, tanto da sala quanto da suíte.

·
Banned
2,419 Posts
brun_o said:
Bom, aqui praticamente todos os lançamentos e os já lançados tem as sacadas. Eu vejo a sacada como uma espécie de refúgio até, tá certo que ela é a parte da casa que você menos usa, mas é uma opção a mais de prazer na sua casa. Você chegar nela, sentar em uma cadeira ou rede e ficar ali recebendo a briza do mar tomando, comendo ou lendo alguma coisa, é muito bom. Tem gente aqui que fecha a sacada com vidros, com a opção de abrir e fechar o vidro, mas é mesmo por causa do forte vento que bate ali, mas esses apartamentos são a minoria. Sobre pagar, eu queria até sair um pouco do assunto pra tirar uma dúvida, aqui no meu bairro pagamos dois IPTU, um do apartamento e outro da garagem. Sim, da garagem! É assim também na suas cidades? Eu acho um absurdo!

Já a churrasqueiras nos apartamentos, isso deve ser uma característica dos edifícios gaúchos mesmo neh, aqui só tem na área de lazer coletiva do prédio ou nas coberturas individuais.

Bruno, a determinação de cobrança do IPTU é obviamente determinado por Lei Municipal, porém, há entendimento de que a garagem é uma extensão (isso mesmo, uma extensão) do seu apartamento, então você na verdade não paga dois IPTUs, mas sim um, em alguns lugares essa cobrança da garagem nem vem determinado.

·
Registered
11,640 Posts
DMA Brasil said:
Bruno, a determinação de cobrança do IPTU é obviamente determinado por Lei Municipal, porém, há entendimento de que a garagem é uma extensão (isso mesmo, uma extensão) do seu apartamento, então você na verdade não paga dois IPTUs, mas sim um, em alguns lugares essa cobrança da garagem nem vem determinado.
Diogo, aqui chega dois carnês... um do apartamento e outro da garagem, juro por Deus!

·
Banned
2,419 Posts
^^ Sério??? Caramba, tem alguma coisa errada então... tu consegue escanear esses carnês e me mandar por e-mail? Vou ver se pesquiso a Lei Municipal de Vitória pra ti.

·
Registered
11,640 Posts
Diogo, eu já falei pra vc que estou na Praia da Costa agora neh... Eu estranhei também porque nunca tinha visto isso, e chegou aqui dois carnês ahuahua Agora eu estava falando com o João Paulo aqui do SSC no MSN e ele falou que ele só paga um IPTU, ele também mora aqui no mesmo bairro... eu to sem entender...

·
Banned
2,419 Posts
^^ Eu não me lembro, a Praia da Costa é em Vila Velha né? Poxa, então vou dar uma olhada nesse negócio aí pra ti, de repente pode ser uma situação da tua rua, sei lá. Lei Municipal é tudo doida, isso eu te digo com certeza...:(

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Gostei das fotos, aqui ainda não tem esse costume, deixa eu construir meu primeiro prédio, vou começar em um mês, dai vou fazer sem sacadas e com vidro :p

·
Registered
4,657 Posts
Em Belém isso seria quase um crime, aqui faz muito calor, muito úmido, uma sacada ajudaria a dar circulação nos ares do apto.
São bem interessantes esse projetos, mas é meio estranho, morar num prédio já dá um ar de "prisão", com a sacada fechada isso fica mais enclausurado!

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Deveria haver uma reunião com todos os moradores antes de começarem a fazer essas coisas, pq depois fica um negócio meio estranho.

·
Tupy or not tupy
517 Posts
O gosto pela sacada é subjetivo, mais do que funcional, vamos concordar. Há aqueles que vão dizer que o espaço é a esfera de contato do lar com o ambiente externo: uma parte mais arejada que pode ser aproveitada para uma leitura, um descanso em rede, ou um apreciação da vista numa perspectiva mais "livre", se comparado aos outros ambientes da casa. Outros vão dizer que é um espaço perdido, pouco usado, onde só se acumula sujeira.

Eu particularmente acho que a existência ou não de sacadas depende do projeto do apt. Se bem como você disse, a sala for dotada de um janelão amplo, a sacada é desnecessária. Mas alguns apartamentos têm ambientes muito fechados, e o espaço aberto - as vzes usado até pra criação de plantas e alguns animais (pássaros) - é uma alternativa.

Esse primeiro render postado ficou mto bom sem sacada. No caso do meu prédio, p ex. que tem sacada, eu prefiro que seja com sacada. Isso porque um pessoal de lá queria propor o fechamento, o que não foi consensualmente concordado.

Mas enfim, será que há uma tendência mesmo?

·
.
16,902 Posts
Aqui em BH elas continuarao porque é lei (Lei de Uso e Ocupacao do Solo) - uma porcentagem da área do apartamento deve ser varanda.

Em alguns casos o fechamento fica até bom, como esse Metropolitan, mas na maioria acho bem feio quando envidracam as sacadas. Dependendo da forma delas acho que fica bem ruim. Tem alguns prédios cujo projeto arquitetonico é mais interessante com as varandas abertas. Acho que esse Metropolitan ficou bom é porque já projetaram a varanda para ser fechada mesmo.

·
Taking On The World
26,395 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Marllon, acho q a tendencia existe em outros países (só olhar aquele thread de prédios gringos q eu tinha criado, ou mesmo os lançamentos residenciais para BAs) e no RS. Não posso falar pelo resto do país.

Qto a "tudo bem se a sala tiver janelão", não é exatamente assim nos prédios gringos? A vidraça na verdade vai do chão ao teto...

1 - 20 of 47 Posts