SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 804 Posts

·
Registered
Joined
·
3,774 Posts
Salamanca, Cidade Lusitana :yes:



Salamanca é um município da província homônima, na comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha. Tem 38,6 quilómetros quadrados de área e em 2016 tinha 144 949 habitantes (densidade: 3 755,2 hab./km²).

Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas barroca e neoclássica. Destacam-se as catedrais velha e nova, o Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, a Casa Lis, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas) e a Torre do Cravo (Torre del Clavero). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade. A atual vida quotidiana de Salamanca centra-se na Praça Maior (Plaza Mayor). Essa praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade. A cidade também tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.[6] Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988.

Salamanca tem, atualmente, duas universidades: a Universidade de Salamanca (pública) e a Universidade Pontifícia de Salamanca, universidade privada no âmbito da Igreja Católica. Somando-se as duas, supera-se a cifra de 32 000 alunos matriculados. Os estudantes provêm de todas as comunidades autónomas espanholas e o número de estudantes estrangeiros é um dos mais elevados de toda a Espanha. Também se destacam os cursos de língua espanhola voltados para alunos estrangeiros, que têm um grande peso na economia da cidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salamanca

Salamanca é uma província raiana da comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha e situa-se a nordeste de Portugal. Também é influenciada pela bacia do rio Douro, em Espanha ele é chamado Douro, sua denominação em idioma local antigo era DOIRI. Região que chegou a sofrer influências romanas, árabes e diversas outras mais sutilmente. A cidade de Salamanca ostenta o título de "LA DORADA", admitida pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade.

Terra de clima ameno e topografia variada. Sendo a cidade situada em local mais plano mas com montanhas ao norte e ao sul. Dona da penúltima catedral gótica construída na Espanha. Como seus maiores tesouros encontraremos a Universidade de Salamanca (a segunda universidade mais antiga da Europa, fundada no ano 1218 por Alfonso IX de Leão), as Catedrais Nova e Velha, Plaza Mayor, Ponte Romana e outros sem fim. Seu título se deve ao fato de o arenito utilizado em suas antigas construções apresentar coloração levemente dourada clara,de acordo com a luz pode-se verificar que o título faz juz a sua beleza.

Em suas terras são produzidas uvas, vinho, azeite e alguma pecuária de ovinos e caprinos. Não possui temperaturas extremas de calor e frio e recebe pouca afluência de chuvas, menos de 400mm ao ano. Já em suas montanhas pode-se verificar mais abundância pluvial, chegando mesmo a 1000 mm em determinadas regiões.

O mais rico de Salamanca talvez seja sua história secular, onde se verificaram acontecidos inusitados, Cristóvão Colombo mesmo chegou a passar pela cidade, nela tivemos a inquisição, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais compuseram seu quadro histórico, também devido sua localização geográfica foi em dados momentos e ocasiões local com influência de correntes celtas. Talvez daí venha sua significação, Salamanca, local onde se reunem as bruxas. Hoje, local onde se encontram turistas, sonhos ,belezas e histórias.Dentro desta cidade de cerca de 300.000 habitandes reside um maravilhoso celeiro cultural da humanidade.

Comarcas:

Comarca de Vitigudino (El Abadengo, As Arribas, Tierra de Vitigudino e La Ramajería)
Comarca de Cidade Rodrigo (La Socampana, Campo de Argañán, Campo de Yeltes, Campo de Agadones, Campo de Robledo e El Rebollar)
La Armuña
Las Villas
Tierra de Peñaranda e Las Guareñas
Tierra de Ledesma
Comarca de Guijuelo (Entresierras, Salvatierra e Alto Tormes)
Tierra de Alba
Sierra de Béjar
Sierra de Francia
Campo de Salamanca



https://pt.wikipedia.org/wiki/Salamanca_(província)







Salamanca















 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Não tinha reparado que haviam tanta ligação a Portugal...:)

Tens que fazer 1 thread sobre Salamanca. Adorei tanto a cidade que lá voltei uma 2ª vez...:drool::drool:
 

·
Registered
Joined
·
3,774 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Una de las calles más importantes de la ciudad es la Avenida de Portugal, construida en los años '70. Ahora está en obras para hacer un parking subterraneo.








Aquí está el único "rascacielos" de la ciudad y no es muy bonito :rant: Es lo más alto que tenemos en viviendas residenciales (aprox 58 mts), aunque la mayor altura es la torre de la catedral (110 mts)




En el Campus Miguel de Unamuno el Paseo de la Universidad de Coimbra, realizado en los años '90. Coimbra es una ciudad hermanada con Salamanca y hay un intercambio fluido entre las dos Universidades más antiguas de la península ibérica. Tb tenemos la Plaza de Coimbra, pero todavía no tengo foto, cuando la haga la subo.








El Distrito de San Buenaventura (tb llamado Vistahermosa) es donde están la mayoría de las calles dedicadas al país vecino. Se trata de ciudades y ríos de la Raya, aunque tb hay otras ciudades del interior y de la costa.





















(continua...)
 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts
:eek2: :eek2: :eek2:

Valia! Há alguma coisa em Salamanca que NÃO tenha nomes portugueses?! :uh: Que cena! Nnca pensaria haver TANTA ligação a Portugal! É muito bom saber disso ;)

Pelo que vejo, Salamanca alia um conservado e esbelto património histórico com uma boa zona residencial mais moderna :yes:
 

·
Registered
Joined
·
3,774 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Calle de la Beira, no sé si Alta o Baja :D





... con la catedral al fondo




Almeida:





... en la parcela de la dcha se está construyendo el Centro Estatal para las dolencias del Alzeimer y otras Enfermedades Psicológicas.




Esto indica que estamos cerca ;)




... una vista de la Catedral y la Casa Lis



(continúa...)
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
:drool: que cidade!

e realmente fiquei admirado com a quantidade de nomes portugueses! fez-me lembrar um pouco las vegas no sentido de "copiar" coisas internacionais em certas coisas (neste caso portuguesas apenas, em ruas)... mas so o conceito a que me fez lembrar las vegas, porque cá entre nós.. esta cidade é muitissimo mais interessante que a fake las vegas ;)

belas fotos.. bela cidade ;) continua a mostrar :)
 

·
Registered
Joined
·
3,774 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Para finalizar un lugar importante y muy especial en la historia de Portugal y de España, el Sitio de Arapiles, es estos campos hace 200 años (1812) los ejécitos unidos de Inglaterra, Portugal y España derrotaron a las tropas de Napoleón mandadas por Marmont (a este es fácil derrotarlo tb en el Risk :colgate: ), lo que significaba que quedaba garantizada la independencia de los dos reinos peninsulares.




... la ciudad al fondo desde el Sitio de Arapiles




... soldados portugueses que participaron aquel día en la batalla :horse:



información de la Batalla de los Arapiles

Faltan más fotos de otros lugares, espero hacerlas pronto ;)

FIN
 

·
Registered
Joined
·
6,712 Posts
não sabia a enorme quantidade de ruas com onmes portuguesas
Salamaca é uma cidade bastante apreciada por portugueses, principalmente pelos estudantes

p.s os nossos autarcas que aprendem a fazer urbanismo com os nosso vizinhos, baixa densificacao, monocromático, sem diferença de estilos, passeios largos e "não calçada"
 

·
Registered
Joined
·
1,467 Posts
Excelente reportaje, Valia, creo que no te dejas nada. Está claro que las relaciones entre Salamanca y nuestros vecinos son cada vez más estrechas, aunque queda todavía mucho camino por recorrer. Lo que me parece increíble es que a estas alturas, cuando las relaciones comerciales entre Salamanca y Portugal son cada vez mayores, la enseñanza del portugués en la ciudad y en la provincia está poco generalizada (increiblemente sólo desde hace unos años se oferta el portugués en la Escuela Oficial de Idiomas de Salamanca).

Por cierto, Valia, no has mencionado nada del proyecto de la Biblioteca de Humanidades de la Universidad de Salamanca, de Álvaro Siza, del que no he conseguido encontrar ningún plano ni render. Supongo que tú tendrás más información sobre esto. Esta biblioteca cuenta con una subvención de la Junta de Castilla y León (proyecto IBERBIBLOS-Infraestructuras Bibliográficas y Recursos de Información Científico-Técnica en la Frontera Hispano-Lusa, http://www.jcyl.es/jcyl-client/jcyl/ap/tkContent;jsessionid=79FD80AF07B60AF875D1FBA2012C71AA?nshow.content=1&idContent=62300&position.content=27&lseed=1143483882030).
 

·
Banned
Joined
·
2,611 Posts
TeKnO_Lx said:
p.s os nossos autarcas que aprendem a fazer urbanismo com os nosso vizinhos, baixa densificacao, monocromático, sem diferença de estilos, passeios largos e "não calçada"
Não me parece que Salamanca seja esse bom exemplo. Acho que há bem melhores por esse mundo fora.
 
1 - 20 of 804 Posts
Top