SkyscraperCity banner
1 - 5 of 5 Posts

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Salinas, no nordeste paraense, é um dos municípios brasileiros que poderá gerar energia eólica. A Alubar Energia S. A., empresa do Grupo Alubar, está desenvolvendo estudos na localidade, como vem fazendo no Ceará e em outros Estados do Nordeste e Sul do Brasil. Segundo a pesquisa, o Pará é um dos Estados com maior potencial para produzir energia eólica, uma alternativa complementar à matriz brasileira, que é 70% baseada na energia hidrelétrica.

Para Afonso Carlos Aguilar, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e gerente da Alubar Energia, a dependência do potencial hidrelétrico do Norte do País tem se transformado na maior preocupação do setor elétrico brasileiro, pela grande distância dos centros consumidores, que busca fontes alternativas para gerar energia. Tanto que algumas empresas têm estimulado pesquisas em torno de projetos que dêem suporte para a expansão dos seus negócios.

'Esses potenciais (hidrelétricos) estão praticamente esgotados no Sul e Sudeste, por isso é preciso tirar energia do Norte do Brasil. Conseqüentemente, os custos com investimentos são mais elevados. Quando partimos para a descentralização, trabalhamos com os recursos disponíveis em cada região: São Paulo e Centro-Oeste com a bioenergia e biomassa, Sul com o carvão e eólica e o Nordeste com a eólica, de maneira que você diminui os custos com a transmissão, tentando levar à população uma menor tarifa, além de poupar a natureza', explica.

Apesar da iniciativa privada tomar à frente do processo em alguns estados brasileiros, os recursos necessários para implantar as linhas de transmissão coletoras para a conexão dessa energia ao Sistema Irterligado Nacional (SIN) são quase inviáveis. Sem revelar valores, Aguilar entende que presença do governo, seja por meio de capital seja com políticas públicas, ainda deve ser reconhecida como fundamental para viabilizar os empreendimentos.

Fonte: Portal ORM
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
hahaha!

Eh verdade..

os grãos de areia nos olhos..confirmam a teoria :D
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Uhu!!!

Energia alternativa é a solução!!!:banana:

Tomara que dê certo e surgirá mais uma potência econõmica no Pará!!!
 
1 - 5 of 5 Posts
Top