SkyscraperCity banner

54401 - 54420 of 55266 Posts

·
Registered
277 Posts
Pra mim os trechos mais críticos da orla em relação a TUDO são, em ordem de podridão e construções horrorosas:
1. Itapuã (região da Sereia até o largo de Cira) - só uma bomba atômica para salvar;
2. Boca do Rio e suas favelas;
3. Pituaçu e Corsário (muitas construções abandonadas e aquele canteiro enorme com vários prédios de nível Cajazeiras);
4. Barra e seus "prédios" HORROROSOS;
4. Amaralina (que de todos é o menos pior)
5. Trechos do Rio Vermelho (Rua da Paciência)

Pq não adianta você consertar calçada SÓ do lado da praia e atravessando a pista está lá as crateras. Sem falar na manutenção inexistente de muitos imóveis.
Sempre achei a orla de Salvador PODRE demais. Não existe atrativo nenhum nela, passou das 17h ela simplesmente morre, sair para caminhar nesses trechos é um pedido para ser assaltado ou estuprada (principalmente entre Piatã e Boca do Rio - trechos super escuros e sem NENHUMA biboca para comprar uma simples água.
ACM faz o básico do básico, falta um projeto maior e que abranja TODOS os seres vivos da orla.
Rapaz, eu concordo com muita coisa, mas tem umas meio exageradas kkkk

Acho que a orla realmente morre a noite, mas não nesse horário de 17h. Pelo menos nos trechos que eu frequento (Pituba-Centro de Convenções ou Barra-Ondina), neste horário ainda há muita gente caminhando ou fazendo outras atividades. Não me sinto inseguro até umas 20h e ainda assim na região mais próxima ao farol os barzinhos movimentam gente até mais tarde, em especial aos finais de semana. Costumo pegar uber ali por volta das 2 ou 3h da manhã com relativa tranquilidade (mas obviamente ligado no que tá acontecendo ao meu redor).

No mais, todos os trechos possuem prédios degradados. Para mim o que mais se salva hoje em dia é o pedaço Cristo-Rio Vermelho e ainda assim com alguns 'poréns'. Do Centro de Convenções em diante realmente há uma queda na qualidade, tanto do lado da orla quanto no canteiro totalmente subaproveitado do lado oposto. Ali quase dá pra fazer um parque linear de tanto espaço morto. Piatã em diante eu não frequento tanto, mas das poucas vezes que fui eu vejo é mais baderna da galera mesmo do que infraestrutura precária do lado da orla.

·
Clash of Heroes
3,476 Posts
Rapaz, eu concordo com muita coisa, mas tem umas meio exageradas kkkk

Acho que a orla realmente morre a noite, mas não nesse horário de 17h. Pelo menos nos trechos que eu frequento (Pituba-Centro de Convenções ou Barra-Ondina), neste horário ainda há muita gente caminhando ou fazendo outras atividades. Não me sinto inseguro até umas 20h e ainda assim na região mais próxima ao farol os barzinhos movimentam gente até mais tarde, em especial aos finais de semana. Costumo pegar uber ali por volta das 2 ou 3h da manhã com relativa tranquilidade (mas obviamente ligado no que tá acontecendo ao meu redor).

No mais, todos os trechos possuem prédios degradados. Para mim o que mais se salva hoje em dia é o pedaço Cristo-Rio Vermelho e ainda assim com alguns 'poréns'. Do Centro de Convenções em diante realmente há uma queda na qualidade, tanto do lado da orla quanto no canteiro totalmente subaproveitado do lado oposto. Ali quase dá pra fazer um parque linear de tanto espaço morto. Piatã em diante eu não frequento tanto, mas das poucas vezes que fui eu vejo é mais baderna da galera mesmo do que infraestrutura precária do lado da orla.
Só para esclarecer: da Barra até a Pituba, no limite do Jardim dos Namorados e Foz do Rio Camurjujipe toda esta orla é considerada Centro Expandido!

Quando nos referimos a Orla enquanto zona da capital (zona leste) esta principia no Costa Azul e vai até o limite de Salvador com Lauro de Freitas em Ipitanga!

A nossa orla é problemática, pois é uma região urbana com baixa ocupação e população! Somente a zona rural do município em Cassange e Nova Esperança que apresenta uma densidade populacional ainda mais baixa!

Muitos gestoras e técnicos protecionista exageram no rigor e evitam uma ocupação mais planejada e ambientalmente adequada às leis vigentes!

·
.
125,846 Posts
Poxa, Tony, eu até acho a região do Porto charmosa. Não consigo imaginar grandes construções (ou de médio porte) naquele trecho. Quanto ao resto da orla, concordo.
Inclusive aquela região da Boca do Rio e alguns trechos da Amaralina são horríveis, com vários imóveis abandonados e oficinas mecânicas decadentes. Nesses trechos sim, precisamos de mudanças urgentes!
^^
Também sou contra grandes construções no Porto. Entretanto, até prédios com 5/6 andares ali seria complicado por conta do tamanho reduzido dos lotes. As construções com arquitetura de pedreiro se localizam nas redondezas do forte de Santa Maria:

Fonte: My Phantom Toy (@myphantomtoy) • Instagram photos and videos

Puxadinhos, lajes e marquises sem padrão, telhados em amianto, fachadas sem preocupação estética. Esse é o trecho da orla mais frequentada por turistas, uma vergonha a total falta de regras para ocupação/construção. Por mim passava o trator em tudo e começava do zero!!!

·
Clash of Heroes
3,476 Posts
^^
Também sou contra grandes construções no Porto. Entretanto, até prédios com 5/6 andares ali seria complicado por conta do tamanho reduzido dos lotes. As construções com arquitetura de pedreiro se localizam nas redondezas do forte de Santa Maria:

Fonte: My Phantom Toy (@myphantomtoy) • Instagram photos and videos

Puxadinhos, lajes e marquises sem padrão, telhados em amianto, fachadas sem preocupação estética. Esse é o trecho da orla mais frequentada por turistas, uma vergonha a total falta de regras para ocupação/construção. Por mim passava o trator em tudo e começava do zero!!!
Concordo, mas não é orla tecnicamente é centro! Assim como Comércio e Calçada não são subúrbio ferroviário mesmo sendo Baía de Todos os Santos!

·
Orgulho de ser BAIANO
2,551 Posts

·
Registered
14,552 Posts
Era uma vez o Bar do Embaixador

O Casarão onde funcionou o Bar do Embaixador, ( o estabelecimento recebeu esse nome depois do assassinato no local do embaixador do Haiti na década de 70,historia já contada neste Blog) começou a ser demolido nesta manhã de sexta-feira(29) pela Codesal, devido ao risco de novo desabamento após a queda de um muro na semana passada. Com isso, mais uma referencia da história registrada no bairro vai se perdendo, certamente no local futuramente sera construído um novo prédio, mais um no processo de desfiguração do bairro.

^^^^

54401 - 54420 of 55266 Posts