SkyscraperCity banner

1 - 20 of 985 Posts

·
Banned
Joined
·
4,272 Posts


A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada no sul da Região Nordeste, fazendo limite com outros oito estados brasileiros - é o estado brasileiro que mais faz divisas:[12] com Minas Gerais a sul, sudoeste e sudeste; com o Espírito Santo a sul; com Goiás a oeste e sudoeste; com Tocantins a oeste e noroeste; com o Piauí a norte e noroeste; com Pernambuco a norte; e com Alagoas e Sergipe a nordeste. A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos quilômetros, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil, com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 564 733,177 km², sendo pouco maior que a França. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto e o maior número de municípios. A capital estadual é Salvador, terceiro município mais populoso do Brasil. Além dela, há outros municípios influentes na rede urbana baiana, como as capitais regionais Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, o bipolo Itabuna-Ilhéus e o bipolo Juazeiro-Petrolina,[13] sendo este último um município pernambucano e núcleo, junto com Juazeiro, da RIDE Polo Petrolina e Juazeiro. A essas, somam-se, por sua população e importância econômica, três municípios integrantes da Grande Salvador: Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho; e os municípios interioranos de Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Porto Seguro e Paulo Afonso.

Um dos primeiros núcleos de riqueza açucareira do Brasil, recebeu a Bahia imenso contingente e enorme influência de trabalhadores compulsórios africanos, trazidos pelos colonizadores europeus para comercialização, visando a suprir os engenhos e as minas de ouro da colônia.[14] Esses indivíduos escravizados procediam em especial do Golfo da Guiné, das antigamente chamadas costas dos escravos, da pimenta, do marfim e do ouro, no oeste africano, com destaque para o Império de Oyo, fundado e habitado pelo povo iorubá, e o antigo reino de Daomé. Em contraposição, o Rio de Janeiro viria a receber, posteriormente, escravos procedentes principalmente de Angola e Moçambique.[15] Assim, a influência da cultura africana na Bahia permaneceu alta na música, na culinária, na religião, no modo de vida de sua população, não só ao redor de Salvador e Recôncavo baiano, mas, principalmente, em toda a costa baiana. Um dos símbolos mais importantes do estado é a da negra com o tabuleiro de acarajé, vestida de turbante, colares e brincos dourados, pulseira, saias compridas e armadas, blusa de renda e adereços de pano da costa, a típica baiana.

A Bahia é considerada a parte mais antiga da América Portuguesa, pois foi na região de Porto Seguro — posteriormente incorporada ao território baiano — que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, em abril de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos portugueses e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, presidida pelo frei Henrique Soares de Coimbra.[14][16] É de se destacar também o decreto de abertura dos portos às nações amigas, promulgada em 28 de janeiro de 1808 por meio de uma Carta Régia pelo príncipe regente dom João VI de Portugal, na Capitania da Bahia, acabando com o monopólio comercial e abrindo a economia brasileira para o comércio exterior.[17][18][19][20] Em 1 de novembro de 1501, o navegante florentino Américo Vespúcio, a serviço da Coroa portuguesa, descobriu e batizou a Baía de Todos-os-Santos, maior reentrância de mar no litoral desde a foz do Rio Amazonas até o estuário do Rio da Prata. O local foi escolhido para abrigar a sede do governo-geral em março de 1549 com a chegada do fidalgo Tomé de Sousa, a mando do rei Dom João III de Portugal para fundar a que seria, pelos próximos 214 anos, a cidade-capital do Brasil Colônia, Salvador.

Ao longo da história, a Bahia recebeu diversos encômios como Boa Terra e Terra da Felicidade, por causa de sua população alegre e festiva.[21] Possui um alto potencial turístico, que vem sendo muito explorado através de seu litoral (o maior do Brasil), da Chapada Diamantina, do Recôncavo e de outras belezas naturais e de valor histórico e cultural. Possui a sétima maior economia do Brasil, com produto interno bruto superior a 260 bilhões de reais, representando mais de 17.000 reais de PIB per capita. A sua renda, no entanto, é mal distribuída, se refletindo num índice de desenvolvimento humano de 0,714 em 2017, o sexto menor do Brasil.[22]. Na Bandeira do Brasil, o estado da Bahia é representado pela estrela Gamma Crucis (? Crucis) da constelação do Cruzeiro do Sul (Crux).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bahia







Salvador



Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos (em português arcaico),[9] é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura,[10] também reconhecidas internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira.[11][12][13] Primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América e uma das primeiras cidades planejadas no mundo, ainda no período do Renascimento.[14][15] Sua fundação em 1549 por Tomé de Sousa ocorreu por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português.[16] Situa-se nos hemisférios austral e ocidental no cruzamento do paralelo de 12 graus ao sul com meridiano de 38 graus a oeste, cujas coordenadas mais específicas são determinadas a partir do marco da fundação da cidade, no Forte de Santo Antônio da Barra.[3]

A centralização como capital junto à colonização escravocrata foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade Alta e Cidade Baixa) sobre uma escarpa acentuada[15] e, mais tarde, com a concepção das avenidas de vale.[17][18] Com 692,818 quilômetros quadrados de área,[4] seu território emerso é peninsular e o litoral é margeado pela Baía de Todos os Santos a oeste e pelo Oceano Atlântico a leste.[19][20] O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985. Palco de um dos maiores carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo segundo o Guiness Book),[21][22][23][24] o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio de dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco, tendo sido reconhecida como "Cidade da Música", título singular no país.[25][26]

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil. Dentre as cidades latino-americanas é a nona, superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro, Santiago e Brasília (esta ultrapassou Salvador em 2016, mas é um distrito federal, e não um município).[27][28] É núcleo de região metropolitana conhecida como "Grande Salvador", que possuía uma estimativa de 3 984 583 habitantes em 2016 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),[29] o que a torna a segunda área metropolitana mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.[30] Também por essas dimensões urbano-populacionais, é classificada pelo estudo do IBGE sobre a rede urbana brasileira como uma metrópole regional.[31]

Centro econômico do estado, Salvador é também porto exportador, centro administrativo e turístico.[14] Em 2016, tinha o maior produto interno bruto (PIB) dentre os municípios nordestinos.[8] Ademais, é sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais, a exemplo da Organização Odebrecht,[32] Braskem, Coelba, Suzano.[33] Além de empresas, a cidade sedia ou sediou também muitos eventos e organizações culturais, políticas, educacionais, esportivas, como a Universidade do Estado da Bahia, a Universidade Federal da Bahia, a Escola de Formação Complementar do Exército Brasileiro,[34] a Confederação Brasileira de Surf,[35] o 12.º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (em 2010),[36] III Conferência Ibero-americana (em 1993),[37] o Campeonato Pan-americano de Judô de 2003,[38][39] a II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora,[40] a Copa América de 1989,[41] a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e o futebol dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador

















 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Espectacular skyline! Acho impressionante como os arranha-céus na parte direita da foto se encontram mesmo à beirinha da ravina!!! :eek2:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
:eek2: e não é k esta mesmo a beirinha da ravina?
Muito bonito, gostei do toque do candeeiro antigo!!
 

·
Banned
Joined
·
4,272 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Fica numa encosta 70 m acima do nível do mar. Os edifícios possuem atracadouros (pequenas marinas particulares) ligados por teleféricos ou planos-inclinados.




Imagem dos anos 90 (1990)

 

·
Banned
Joined
·
4,272 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Detalhes da cidade de Salvador


































 

·
Banned
Joined
·
4,272 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Salvador da Bahia - Brasil



 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Gosto muito de Salvador. Os edifícios à beira da falésia dão uma visão espectacular....mas então e o Lacerda???:D
 

·
Moderator
Joined
·
17,869 Posts
Vou la daqui a 10 dias! O que e que la se deve visitar?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
JohnnyMass said:
Gosto muito de Salvador. Os edifícios à beira da falésia dão uma visão espectacular....mas então e o Lacerda???:D
Pois, eu ainda estive à procura dele!!!:D
Fica aqui mais do lado esquerdo, não é?
 

·
Moderator
Joined
·
17,869 Posts
JohnnyMass said:
tudo!!!! o centro histórico é lindissimo fern...
Espero que sim porque estas fotos nao me inspiram la muito, antes fazem lembrar uma Portimao de ainda pior qualidade!!
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
não, não...é muito bonito fern, vais adorar, quero muitas fotos sim?

@reflex: acho que sim! não se vê nas fotos!:D
 

·
Moderator
Joined
·
17,869 Posts
So Sao Paulo chega para Portugal inteiro!!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
...e ainda 1 cadito de Espanha!!!:lol:
 

·
Moderator
Joined
·
17,869 Posts
Em termos de pato bravos acho que seria necessario a peninsula inteira e as ilhas!!
 
1 - 20 of 985 Posts
Top