SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Go Habs! Go!
5,083 Posts
:applause:

isso é demais eu adoro maquetes, eu costumava a fazer quando eu era menor (logico que mini maquetes bem pequenas)

embora seja pequena a proporção ao vivo isso deve ser demais, quem dera toda grande cidade brasileira tivesse a sua maquete.

Roque vc sabe se essa maquete vai ficar em exposição permanente em algum lugar ou é só temporário, pq na foto parece ser num shopping?

valeu mesmo Roque.

:eek:kay:

·
eSPetacular
8,895 Posts
Nossa, muito bom! E é bem detalhada... mas acho que apenas uma parte dela é bem detalhada (aquela mais densa), e as outras partes são simplificadas, ou não?

·
Registered
1,951 Posts
Fabio said:
embora seja pequena a proporção ao vivo isso deve ser demais, quem dera toda grande cidade brasileira tivesse a sua maquete.
Verdade, quem dera que toda cidade grande (ou até as médias-grande) tivessem maquetes assim, isso seria uma ótima iniciativa.... acho que ajudaria até na cidadania e no apego das pessoas a sua cidade, já que haveria uma maior identificação delas ao ambiente em que vivem... sei lá!!

De qualquer maneira, MUITO LEGAL... deve ser maneiríssimo ao vivo!!! :applause: :applause: :applause:

Ah, eu achei interessante é que na segunda foto já aparecem uns prédios bem grandes!!

·
Registered
554 Posts
eh, valeu msm roque. eu não cheguei a ver a maquete ao vivo, mas to com vontade. ela ainda tah em exposição? deu pra ver q eh no shop. barra. bem, ao q me parece, ela eh meio simplificada msm, inclusive nas partes mais densas. mas tb, seria um trbalho desumano recriar fielmente uma cidade como salvador numa maquete. mas tah lindona. vlw

·
Registered
89 Posts
Não tive oportunidade de ver ao vivo, mas me parece ser muito bem feita, concordo quando as partes mais densas estão mais detalhadas, e as outras não tão, também é muito complicado retratar detalhadamente, mas a maquete mostra também um bom espaço que Salvador ainda tem pela frente! :cheers:

·
Banned
4,272 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Esta maquete existe há 30 anos, vem sendo atualizada constantemente, ela demonstra cerca de 70% da cidade. Não estão incluídos o subúrbubio ferroviário nem as ilhas do municípiop de Salvador, bem como boa parte do 'miolo' (Valéria, Cajazeiras, Águas Claras, São Cristóvão, etc).

A exposição no Shopping Barra já acabou, de tempos em tempos ela fica em exposição em algum lugar da cidade, depois retorna pro órgão municipal que cuida dela (NÃO ME LEMBRO O NOME AGORA).

Ela é feita em Cortiça e madeira, antigamente ela mostrava a cobertura vegetal em verde, mas dificultou a manutenção e também impedia que se vissem as vias de forma clara, já que Salvador praticamente não tem ruas retas, e com a vegetação abundante se cobria as principais avenidas. Contudo acho que ficava mais bonita com a vegetação.

Realmente ela não representa fielmente quando se trata de bairros menos densos.

Contudo, a maquetev vem sendo atualizada com base em fotos aéreas a 3000 m de altitude, em fotos que cobrem cerca de 8000m², com perfeição de escala. Estas fotos estavam tb em exposição.

Existe uma equipe de profissionais, incluindo estudantes de arquitetura e urbanismo, atuando permanentemente na maquete.

·
Whatever
45,866 Posts
FANTÁSTICO!!!! Adoro maquetes!! Em Lisboa no Museu da Cidade, há uma enorme, da cidade antes do terramoto de 1755, olha aqui umas fotos:

·
Banned
4,272 Posts
Discussion Starter · #18 ·
paroara said:
Muito legal a maquete! Deve ser imensa.

Notei que tem alguns espaços vazios no centro. Eles existem mesmo ou ainda vão ser preenchidos?
Os Espaços vazios, na maioria das vezes são reservas florestais, parques, encostas e lagos, existindo na cidade tb uma porção de Mata Atlântica intacta e protegida de construções.

1 - 20 of 27 Posts