Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Quando os trens foram inventados, o sistema mais natural de despejo dos dejetos era o próprio leito das ferrovias. Em muitos países, a realidade não mudou, os dejetos continuam sendo despejados ao longo dos trilhos, mesmo na Europa, como deixa bem claro o aviso presente num banheiro de um trem polonês:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b4/Do_not_use_the_toilet.jpg
"NÃO use o sanitário enquanto o trem estiver parado na estação."

Mas isso - parece - só vale na Europa. Na Índia, não há sequer essa proibição. Confiram o vídeo número 5

No Brasil não era diferente. Mas hoje certos países não usam mais esse sistema, considerado tão primitivo aos nossos olhos, substituíram-no pelo sanitário químico com tanque séptico (semelhante ao dos aviões e ônibus). Já imaginaram um avião ou um ônibus fazendo isso? :?:eek::puke:

Esse sistema é muito estranho e apresenta mais desvantagens (de ordem sanitária, de manutenção, etc.) que vantagens (somente de ordem prática):

Para ilustrar bem essa realidade, vários vídeos que mostram para onde vão os resíduos!

Aviso: Alguns vídeos têm imagens que talvez sejam fortes para os estômagos fracos. Se você estiver comendo ou se impressionar fácil, é melhor sair deste tópico e continuar a visitar outros tópicos.

1 - Um trem na Tailândia

2 - Um trem na Europa

3 - Um trem na Índia

4 - Um trem na Rússia (Transiberiana)

5 - Trem indiano partindo na estação (reparem nos trilhos)

6 - "Trem da Morte" (aviso: os comentários são jocosos, mas vale o registro)

Tendo visto tudo isso, o que vocês acham, quais são as suas impressões? Os foristas que já viajaram de trem na Europa viveram também esta experiência?

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,757 Posts
cabreeeroo...

Cara, a India me assusta, a Higiene deles é uma coisa que não gosto nem de pensar.

Mas antes um trem onde tu cag* e vai pros trilhos do que nenhum trem como aqui no Brasil.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Bah, o brasileiro é tão porco qto os indianos....
basta apenas ver as nossas ruas e os pessimos habitos como jogar papel e bituca de cigarro no chão, cuspir, entre diversos outros

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #6 ·
cabreeeroo...

Cara, a India me assusta, a Higiene deles é uma coisa que não gosto nem de pensar.

Mas antes um trem onde tu cag* e vai pros trilhos do que nenhum trem como aqui no Brasil.
De fato, se o Brasil tivesse um sistema ferroviário eficiente, ainda que nesse sistema, um tanto...diferente. Sem contar que ninguém ficaria andando nas linhas.

basta apenas ver as nossas ruas e os pessimos habitos como jogar papel e bituca de cigarro no chão, cuspir, entre diversos outros
Do "tão" eu discordo.
Muito porco, sem dúvida. Mas ainda sim os maus hábitos (que são muitos e terríveis) dos brasileiros não se comparam aos dos indianos. Sem contar os serviços escatológicos que eles destinam aos dalits, os pig toilets, as praias e vários lugares públicos serem usadas como banheiro a céu aberto (de uma forma que o que se faz no Brasil parecer fichinha), etc.

E a propósito, não criei este tópico para falar mal da Índia, que é uma outra cultura, completamente diferente da nossa. Apenas quis mostrar como funciona esse sistema lá. Os trens indianos jogam os dejetos junto ao lado externo dos dormentes. Os trens russos jogam para fora dos trilhos, na lateral.

Creio também que se houvesse um renascimento ferroviário no Brasil, certamente seria adotado o sistema de tanque séptico. Não me lembro se os últimos trens paulistas eram nesse esquema ou não. Andei pouquíssimo de trem na minha vida...

·
17,073 Posts
De fato, se o Brasil tivesse um sistema ferroviário eficiente, ainda que nesse sistema, um tanto...diferente. Sem contar que ninguém ficaria andando nas linhas.

Do "tão" eu discordo.
Muito porco, sem dúvida. Mas ainda sim os maus hábitos (que são muitos e terríveis) dos brasileiros não se comparam aos dos indianos. Sem contar os serviços escatológicos que eles destinam aos dalits, os pig toilets, as praias e vários lugares públicos serem usadas como banheiro a céu aberto (de uma forma que o que se faz no Brasil parecer fichinha), etc.

E a propósito, não criei este tópico para falar mal da Índia, que é uma outra cultura, completamente diferente da nossa. Apenas quis mostrar como funciona esse sistema lá. Os trens indianos jogam os dejetos junto ao lado externo dos dormentes. Os trens russos jogam para fora dos trilhos, na lateral.

Creio também que se houvesse um renascimento ferroviário no Brasil, certamente seria adotado o sistema de tanque séptico. Não me lembro se os últimos trens paulistas eram nesse esquema ou não. Andei pouquíssimo de trem na minha vida...
É, mas isso não nos dá o direito de falar mal deles, justamente pq não temos nenhuma moral e direito algum.
além do mais isso não nos torna mais "limpos" ou "menos" sujos que eles....

·
Riopretense
5,947 Posts
Eu quando tinha uns 7, 8 anos e soube que ia viajar de ônibus numa excursão da escola, tratei de comer bastante no dia anterior só para cagar bastante no banheiro do ônibus. Queria ver como era. Até olhei pela janela para ver se os dejetos eram despejados na Rodovia. :lol:

·
Registered
122 Posts
Ah, e europeu é o povo mais higiênico do mundo né? faz favor...
E eu ja usei um banheiro desse que joga tudo no trilho ahhahaha muito engraçado, devo confessar hahahha

·
17,073 Posts
E eu ja usei um banheiro desse que joga tudo no trilho ahhahaha muito engraçado, devo confessar hahahha
Me indica aonde eu citei que os europeus (ou qualquer outro povo ou país) é o povo mais higiênico do mundo?
Não adianta tentar justificar o injustificavel.....
O brasileiro é um povo porco sim....

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #11 ·
É, mas isso não nos dá o direito de falar mal deles, justamente pq não temos nenhuma moral e direito algum.
além do mais isso não nos torna mais "limpos" ou "menos" sujos que eles....
Moral todo mundo tem para falar dos brasileiros, brasileiro isso, brasileiro aquilo, e nós nada? O direito de criticar é sagrado: desde que a crítica seja fundamentada e baseada, não vejo problema algum em fazê-lo.

Uma coisa que eu nunca vou criticar na Índia é o sistema ferroviário deles, que dá um couro absurdo no Brasil:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Railway_network_schematic_map.png

63.327km, 200.000 vagões, 50.000 carros e 8.000 locomotivas. É um sistema que liga todo o país e que funciona.

Eu quando tinha uns 7, 8 anos e soube que ia viajar de ônibus numa excursão da escola, tratei de comer bastante no dia anterior só para cagar bastante no banheiro do ônibus. Queria ver como era. Até olhei pela janela para ver se os dejetos eram despejados na Rodovia. :lol:
:lol:

Na verdade, se você olhar bem, às vezes dos ônibus caem uns liquidozinhos...:| Se bem eu tenho quase certeza que aquilo seja o sistema de ar-condicionado. Os primeiros sistemas de sanitário químico + tanque séptico em ônibus no Brasil datam dos anos 1960.

Desde que seja nesse esquema em que se proíba o uso nas estações, não me parece tão grave (exceto quando o trem passa próximo a lugares que possam ser contaminados - pontes sobre rios, etc.). Até porque os trens europeus têm descarga - e talvez esterilização - coisa que os trens indianos quase que certamente nunca tiveram.

·
Banned
27,387 Posts
^^ Sinceramente, quando a China e a India colocarem saneamento básico na totalidade da população, vai faltar água no planeta terra, para tanta descarga. Nas ZPEs da China começaram a implantar mesmo que timidamente, mas em outros locais povoados, sequer existem isso, tudo é fossa septica e poço artesiano.

Na India, a coisa é mais braba, por ser algo mais cultural.

·
Registered
19,684 Posts
Uma coisa que eu nunca vou criticar na Índia é o sistema ferroviário deles, que dá um couro absurdo no Brasil:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/India_railway_schematic_map.svg
http://en.wikipedia.org/wiki/Rail_transport_in_India

63.327km, 200.000 vagões, 50.000 carros e 8.000 locomotivas. É um sistema que liga todo o país e que funciona.
O sistema ferroviário indiano é uma herança da colonização britânica,sendo que em 1920 já contabilizava mais 61 mil km de ferrovias. Transporta 6 bilhões de passageiros por ano.

Atualmente é um dos piores do mundo em matéria de segurança operacional, registrando cerca de 300 acidentes por ano (sendo a maioria por falta de manutenção).

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1001935-5602,00.html

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #14 ·
^^ Sinceramente, quando a China e a India colocarem saneamento básico na totalidade da população, vai faltar água no planeta terra, para tanta descarga. Nas ZPEs da China começaram a implantar mesmo que timidamente, mas em outros locais povoados, sequer existem isso, tudo é fossa septica e poço artesiano.
Na Índia, a população com menos recursos vai ao ar livre ou usa fossa séptica.
Na China, geralmente há muitos banheiros coletivos, sem privacidade (que é um conceito aplicado de forma diferente para os orientais).

Quanto à questão da água, isso me lembra o que Gandhi dizia (nesse sentido), que a Inglaterra não servia de exemplo, pois se a Inglaterra, tão pequena, consumia boa parte dos recursos mundiais, que dirá a Índia, país que lá para os idos de 1940, tinha 300.000.000 de habitantes. As soluções de saneamento básico não devem ser idênticas para todos os países.

Na India, a coisa é mais braba, por ser algo mais cultural.
Sim. É igualmente incrível saber que o primeiro sistema de saneamento básico foi criado numa civilização localizada na atual Índia, há mais de 3000 anos. Mas o desenvolvimento histórico de uma sociedade tão multifacetada como a indiana (a heterogeneidade do Brasil chega a ser simples se comparada à de lá) fez com que as coisas fossem diferentes.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #16 ·
O sistema ferroviário indiano é uma herança da colonização britânica,sendo que em 1920 já contabilizava mais 61 mil km de ferrovias. Transporta 6 bilhões de passageiros por ano.
Isto significa que após a independência, o sistema cresceu menos de 10%. Bem melhor que o Brasil, que chegou a perder mais de 10% da rede já existente (desconheço todas as razões, mas creio que parte delas se deveu ao cancelamento de vários ramais).

Atualmente é um dos piores do mundo em matéria de segurança operacional, registrando cerca de 300 acidentes por ano (sendo a maioria por falta de manutenção).
Coisa típica do Terceiro Mundo.
Falta de manutenção...nada tão diferente de muita estrada (rodoviária) no Brasil. Funciona mal, mas funciona e transporta a população indiana de um jeito que nem se sonha no Brasil.

No Brasil, os trens podem estar muito à frente da Índia, até mesmo a manutenção ser melhor, mas também não é nenhum primor. Eu já morei perto de uma linha com vários problemas: dormentes podres, o leito se desfazendo...e empresa fez algumas reformas, mas só para o gasto. Só não ocorrem desastres porque os trens cargueiros passam a menos de 40km/h.

Não exagera, na Índia se limpa a bunda com as mãos!
Com a mão esquerda, é bom que se diga. :eek:kay:
Com a direita, nem pensar!
É comum comer com as mãos, criou-se uma convenção milenar, inequivocamente respeitada até hoje.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,757 Posts
Bah, mas o pessoal leva tudo a serio aqui, meldeelz..

Po, não vejo gente morta ser jogada em rios como algo cultural aqui no Brasil.

Devem jogar uns mortos pra esconder, mas não é facil de ver gente morta boiando no Tiete, no Diluvio aqui em Poa.

As pessoas até mijam nas ruas, não sei como é no Brasil, mas aqui não fazem isso na cara dura, normalmente vão para um lugar mais escondido.

Fazer coco na rua tambem não é muito comum, até tem, mas em lugares afastados, não no meio de uma cidade.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Os marroquinos fazem o mesmo hehehe
Do Mashraq ao Maghreb, todos fazem...:yes:
Não bastasse ser um dado da cultura indiana, que é predominantemente hinduísta, também é da cultura islâmica.

Bah, mas o pessoal leva tudo a serio aqui, meldeelz..

Po, não vejo gente morta ser jogada em rios como algo cultural aqui no Brasil.

Devem jogar uns mortos pra esconder, mas não é facil de ver gente morta boiando no Tiete, no Diluvio aqui em Poa.

As pessoas até mijam nas ruas, não sei como é no Brasil, mas aqui não fazem isso na cara dura, normalmente vão para um lugar mais escondido.

Fazer coco na rua tambem não é muito comum, até tem, mas em lugares afastados, não no meio de uma cidade.
Está certo.

·
Registered
7,151 Posts
Não lembro dos combóios em Portugal terem esse tipo de instalações sanitárias. Aqueles que costumo andar, e que fazem a ligação Lisboa ao Porto, quer os Alfa-pendular, quer os intercidades, as wc parecem daquelas de avião. Nada cai directamente nas linhas, até acho que isso é proíbido por aqui.

1 - 20 of 45 Posts