SkyscraperCity Forum banner

Santa Luzia (MG) - Coletânea de fotos de uma interessante cidade de 320 anos ao lado da Metrópole BH

26036 Views 12 Replies 12 Participants Last post by  Tito
Santa Luzia surguiu na época da mineração de ouro no período colonial. Remanescentes de Borba Gato iniciaram o povoado por volta de 1692.
Porém não havia muito ouro em Santa Luzia, mas ela ficou no mei do caminho e virou entreposto comercial.
Ela foi crescendo e virou vila em 1848, tendo como distritos quase metade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As regionais Venda Nova e Norte (BH), Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Jaboticatubas, Baldim, Santana do Riacho, Matozinhos, Esmeraldas (que continha Betim, Ribeirão da Neves) e Sete Lagoas, todos eram parte de Santa Luzia.
Então nasceu a Cidade de Minas, a capital Belo Horizonte que induziu o crescimento e a emancipação da maioria desses municípios. Transformou Santa Luzia, de uma cidade do interior mas uma cidade comercial para uma cidade dormitório e industrial.
A cidade cicou estagnada por causa política, mesmo tendo o nome forte na política (Barão de Santa Luzia, Senadores Modestino Gonçalves e Ari Teixeira).

Neste thread vamos dar uma voltinha em Santa Luzia, conhecendo alguns locais que nem quem mora aqui conhece. Não sou fotografo profissional e algumas fotos são de celular, me desculpem a qualidade.

01 - A Matriz de Santa Luzia

02 - A fachada da Matriz foi totalmente deconfigurada no final do século 19.

03 – Solar da Baronesa, D.Pedro II visitou Santa Luzia em 1881 e se hospedou aqui

04 – Pôr do sol na Rua Direita

05 – Torre da Matriz

06 - Rua Direita e seu casario histórico

07 - Hospital São João de Deus, criado em 1840, mas o prédio definitivo foi feito em 1901 como escrito no portão

Saindo do centro histórico,
08 - Desconhecidos por muitos, são os túneis no bairro Bonanza, cavados na picareta nas decadas de 40/50 para o Ramal ferroviário Belo Horizonte - Itabira - Peçanha. Na foto a entrada de um dos túneis (a entrada mesmo está direita coberta por mato, água e uma tampa de ferro).

09 - A Matriz pode ser vista de vários pontos da cidade, como esta, no bairro Bonanza, em cima do túnel.

10 - Bairro de chácaras, sítios, o Bonanza tem escondido esse chalé

11 - Existe muito verde ainda, e muitas macaúbas

Atravessando o Rio das Velhas...
12 - Debaixo da ponte velha ainda existe parte da ponte mais antiga ainda, de madeira ainda

13 - Rio das Velhas

14 - Santa Luzia do Rio das Velhas

15 - Interessante, um trecho da E.F. Central do Brasil que passa por Santa Luzia chegou a receber dormentes de concreto, mas disseram que eles estavam quebrando e então abandonaram alí há mais de 10 anos.

16 - Estação Santa Luzia

17 - Esperando o trem de passageiros que nunca chega

18 - Início do pátio da Carreira Comprida

19 - Moinhos Vera Cruz

20 - Pedra Mó

21 - Moinhos Vera Cruz, infelizmente uma das mais altas estruturas em Santa Luzia

22 - Que trem uai!

23 - Estação Carreira Comprida, infelizmente abandonada pela FCA

24 - Pátio da Carreira Comprida

25 - Santa Luzia com a Serra da Piedade o fundo, parece estar pertinho por ser tão grande

26 - Novo Fórum no bairro Novo Centro

27 - Está atrasado mas quase pronto

28 - Serra da Piedade vista do Novo Centro, o morro mais alto a direita é o ponto mais alto de SL, +/- 1300m

29 - Fundo do novo bairro Liberdade, com vista para a serra

30 - No Alto das Maravilhas, as montanhas de Minas.

31 - Olhando para o outro lado, São Benedito e Vespasiano.

32 - Andando de bike, depois de subir tem que descer, em direção a Vespasiano.

33 - MG 010, não é Santa Luzia, mas é importante para ela.

34 - Cidade Administrativa, em frente a Santa Luzia

35 - Em São Benedito está a Avenida Brasília

36 - É o principal centro comercial de Sta luzia e do Vetor Norte

Voltando mais para o centro...
37 - Rsrs, infelizmente esse deve ser o maior edifício de Santa Luzia, com 10 pisos (acho)

38 - Hehehe, esse é o segundo, quase do mesmo tamanho. Ambos tem mais de 25 anos.

39 - Alto Bela Vista olhado para Vespasiano

40 - BH lá longe, do Alto Bela Vista

41 - Solar da Baronesa, Ed. Franscisco de Assis e Igreja do Rosário

42 - Mais a esquerda a pedreira da Mineiração Santiago, perto da BR 381

43 - O pôr do sol daqui é belo

44 - Mas a SuperLua é ainda mais

45 - Pôr da SuperLua (câmera suja)

Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida sobre Santa Luzia pode perguntar, pois se eu não souber, eu pesquiso. Vou complementar ainda esse thread logo logo. THKS
See less See more
45
1 - 13 of 13 Posts
Parabéns pelo seu thread sobre Santa Luzia, um lugar tão pouco mostrado aqui no fórum. Eu estive na parte histórica da cidade e me surpreendi com o quanto ela é bonita.Gostei de ver as partes mais novas da cidade assim como a parte das chácaras. Acredito que com a Cidade Administrativa , com Confins tão dinãmico e com os novos pólos do Vetor Norte, Santa Luzia deverá se enriquecer muito e mudar muito de cara. Espero qeu a parte histórica esteja 100% protegida.

Fiz até dois threads somente da parte histórica. Se você se interessar em vê-los aqui estão os links:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1446222 ( Santa Luzia)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1445406 ( Mosteiro de Macaúbas)

_____________________________________________________________________________________________________________________________
See less See more
IsaacDaniel, Parabéns!
Aos poucos os foristas da Grande BH vão desvendando a região. Conhecia a parte da AV Brasília em Santa Luzia, o centro histórico ainda não.
Suas fotos nos permite ter uma visão geral da cidade que como bem disse o Marcelo Lisa, tem tudo para se desenvolver com os novos investimentos no vetor norte da RMBH.
Valeu por compartilhar!
See less See more
Muito interessante Santa Luzia, tem um centrinho histórico bem interessante. Ele é aproveitado para turismo?
Ótimo thread IsaacDaniel!
Já ví fotos de Santa Luzia no trhead do Marcelo Olisa, mas ainda não tinha visto fotos da parte nova.
Valeu por mostrar!
Pensei que fosse uma cidade historica pequena da RMBH
mas vi que o municipio tem mais de 200k,a parte historica é interessante,o resto da cidade parece ser uma cidade industrial das RMs
Fui à Santa Luzia (a real, o centro histórico) à mais de 20 ou 25 anos...nem me lembrava mais. Suas fotos ficaram ótimas desse bonito centro histórico. Gostei de ver Santa Luzia aqui. Obrigado!
Gosto muito do Centro Histórico. Tenho boas recordações daí. Algumas partes de Santa Luzia são muito bonitas, outras bem mal cuidadas. A parte rica de Nova Lima sempre apareceu por aqui, e só essa parte também (para falar a verdade eu nem sei onde é o centro de Nova Lima). Recentemente, Contagem, Betim e agora Santa Luzia. É isso mesmo. O povo tem de parar de reclamar que sempre se postam as mesmas coisas e tratar de postar coisas novas, ou menos mostradas.
See less See more
Adorei Santa Luzia, a cidade tem duas faces, a parte historica e a parte industrial..
Que belo patrimônio histórico tem essa cidade. Tão pertinha de BH e tão desconhecida Brasil afora. Belíssimas fotos! :)
Bom trabalho Isaac, as fotos do por do sol ficaram maravilhosas!
Que bom que ultimamente várias cidades do entorno de BH estão aparecendo por aqui, ajuda e muito o pessaol do SSC a conhecer melhor esta grande metropole que é BH.

Uma pergunta: é normal caminhões pesados se deslocarem dentro do centro histórico da cidade, como apareceu em algumas fotos?
See less See more
Demorei um pouco para retornar...

Parabéns pelo seu thread sobre Santa Luzia, um lugar tão pouco mostrado aqui no fórum. Eu estive na parte histórica da cidade e me surpreendi com o quanto ela é bonita.Gostei de ver as partes mais novas da cidade assim como a parte das chácaras. Acredito que com a Cidade Administrativa , com Confins tão dinãmico e com os novos pólos do Vetor Norte, Santa Luzia deverá se enriquecer muito e mudar muito de cara. Espero qeu a parte histórica esteja 100% protegida.

Fiz até dois threads somente da parte histórica. Se você se interessar em vê-los aqui estão os links:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1446222 ( Santa Luzia)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1445406 ( Mosteiro de Macaúbas)
Valeu! Eu também espero que a cidade desenvolva, pois tem muita capacidade.

IsaacDaniel, Parabéns!
Aos poucos os foristas da Grande BH vão desvendando a região. Conhecia a parte da AV Brasília em Santa Luzia, o centro histórico ainda não.
Suas fotos nos permite ter uma visão geral da cidade que como bem disse o Marcelo Lisa, tem tudo para se desenvolver com os novos investimentos no vetor norte da RMBH.
Valeu por compartilhar!
Ainda falta muito da região para mostrar, a parte de Santa Luzia só foi um pouquinho.

Muito interessante Santa Luzia, tem um centrinho histórico bem interessante. Ele é aproveitado para turismo?
Aproveitado é sim, mas não conheço nenhuma politica de divulgação em nenhum lugar, só mesmo por indicação.

Ótimo thread IsaacDaniel!
Já ví fotos de Santa Luzia no trhead do Marcelo Olisa, mas ainda não tinha visto fotos da parte nova.
Valeu por mostrar!
Valeu! E só mostrei um pouquinho da cidade, talvez eu complemente mais o thread.

Pensei que fosse uma cidade historica pequena da RMBH
mas vi que o municipio tem mais de 200k,a parte historica é interessante,o resto da cidade parece ser uma cidade industrial das RMs
Todo mundo pensa assim quando mostra o centro histórico e a midia pensa o mesmo! Pequena não é!

Fui à Santa Luzia (a real, o centro histórico) à mais de 20 ou 25 anos...nem me lembrava mais. Suas fotos ficaram ótimas desse bonito centro histórico. Gostei de ver Santa Luzia aqui. Obrigado!
A cidade se desenvolveu muito depois disso, porém o que eu mostrei é quase a mesma coisa que há 20 anos.

Gosto muito do Centro Histórico. Tenho boas recordações daí. Algumas partes de Santa Luzia são muito bonitas, outras bem mal cuidadas. A parte rica de Nova Lima sempre apareceu por aqui, e só essa parte também (para falar a verdade eu nem sei onde é o centro de Nova Lima). Recentemente, Contagem, Betim e agora Santa Luzia. É isso mesmo. O povo tem de parar de reclamar que sempre se postam as mesmas coisas e tratar de postar coisas novas, ou menos mostradas.
Ainda bem que tem essas partes bonitas! Agora sinto falta aqui de Lagoa Santa, parece ser bastante interessante!

Adorei Santa Luzia, a cidade tem duas faces, a parte historica e a parte industrial..
Eu acho que ainda tem mais outras faces (a rica, a pobre...)

Que belo patrimônio histórico tem essa cidade. Tão pertinha de BH e tão desconhecida Brasil afora. Belíssimas fotos! :)
Uma pena ser desconhecida a parte historica, mas quando fala da parte violenta todo mundo lembra. :lol:

Bom trabalho Isaac, as fotos do por do sol ficaram maravilhosas!
Que bom que ultimamente várias cidades do entorno de BH estão aparecendo por aqui, ajuda e muito o pessaol do SSC a conhecer melhor esta grande metropole que é BH.

Uma pergunta: é normal caminhões pesados se deslocarem dentro do centro histórico da cidade, como apareceu em algumas fotos?
Obrigado!
Essas fotos são de 2008, ano passado proibiu o trafego de caminhões e ônibus, mais ainda passam em uma parte.
See less See more
Gostei de ver as fotos do Centro Histórico! Parece ser bem interessante! :)
1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.