Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, estive de passagem por Santa Rita e aproveitei pra tirar umas fotos da cidade.

SANTA RITA DE JACUTINGA

Santa Rita é conhecida como cidade das cachoeiras, o nome Jacutinga que completa seu nome é em razão de uma ave de porte médio que habitava a região. A economia está baseada na agropecuária, sendo grande produtora de milho. O turismo de aventura tem importante papel na economia local, a cidade guarda remanescentes de mata atlântica, atraindo visitantes em busca de esportes radicais, como o rafting e o rapel, além das caminhadas ecológicas, cavalgadas e muitas cachoeiras.

Área: 437,5 km²
Pop: 4.993 (IBGE 2010)
Altitude: 440 m
Distância de Volta Redonda: 45 KM
Distância de Barra Mansa: 50 KM
Distância de Valença: 65 KM
Distância de Juiz de Fora: 140 KM

01. Começando pela bela igreja de Santa Rita de Cássia.

02. Praça da igreja.

03. Bem ao fundo a Igrejinha do Alto, situada a 800 metros de altitude, 30 min. de caminhada bem íngreme.

04. Zoom na Igrejinha do Alto

05. Entorno da praça.

06.

07. Coreto e casarão

08. Casarões antigos no entorno da praça, alguns do século XIX.

09.

10.

11. Câmara Municipal

12. Câmara e gatinho

13.

14.

15. Entorno da praça.

16.

17. Ainda na parte mais antiga da cidade.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28. Secretaria de turismo da cidade.

29.

30. Pequeno terminal de ônibus.

31. Praça próximo ao prédio da Sec. Turismo.

32.

33. Quadra com gramado sintético.

34. Entorno da pracinha.

35.

36.

37. Antiga estação ferroviária abandonada.

38. Algumas ruas do centro.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47. Antigo túnel da Est. Ferro Central do Brasil, fica próximo ao centro.

48. Construído em 1917.

49. Rio Jacutinga

50. Vista da cidade da Igrejinha do Alto.

Luiz Tororó/panoramio

51. Entorno natural da cidade, Serra do Pacaú.

52. Cachoeira do Pacaú, são 90 metros de altura. Uma curiosidade nos pés dessa cachoeira passa a Ferrovia do Aço que atravessa esse morro por um túnel com mais de 8 Km de extensão, considerado o maior da América Latina.

53.

54.

55.

56. Trevo de acesso a cidade de Passa Vinte.

57. Outra cachoeira.

58.

59. A Ferrovia do Aço corta essas serras por várias pontes e túneis.

60. Já próximo da entrada da cidade.

Vejam também:

Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Not Registered User
3,978 Posts
Gostei muito da cidade e mais ainda do entorno. Fico imaginando a friaca que deve rolar no inverno, credo.

Pra não falar que não reclamei de nada, foda colocar essa torre disputando a atenção com a igreja, hein?

04. Zoom na Igrejinha do Alto

·
Flvmen fulmini flexit
1,402 Posts
Conheço bem jacutinga, é uma cidade muito frequentada pelo povo aqui de VR e região, e vice-versa. Só falta asfaltarem o trecho da estrada que liga a cidade até as margens do rio Preto, na divisa RJ/MG...
É um lugar bem pequeno, aparenta ter até menos que sua população oficial, talvez porque parte dela viva na zona rural e outros distritos, mas é muito bem cuidado. Não se vê lixo pelas ruas, a não ser um ou outro esterco de cavalo... Tem umas cachoeiras legais, com bons balneários, e o carnaval costuma ser bastante concorrido, mas parece que este ano não teve...

A Zona da Mata mineira e o Vale do Paraíba fluminense possuem uma identidade em comum, talvez maior que a existente com as outras regiões de seus respectivos estados. A bacia hidrográfica, o tipo de vegetação, o clima, o histórico de colonização e a proximidade geográfica...

Valeu por compartilhar!

·
Registered
89 Posts
A serras entorno da Cidade dão um charme á parte a Santa Rita do jacutinga. A Igreja é muito linda e com certeza é uma das construções mais linda da cidade. Driano, deve ser bom demais estar naquela "montanha" de onde você fez as imagens geral da cidade. Uma coisa que me chamou a atenção também foram algumas ruas bem íngremes e o Túnel proximo a cidade, que lebram muito a minha cidade Barbacena hehehehe... Parabéns Driano por mais uma vez mostrar as Belezas da Zona da Mata. Abração.

·
Rick
2,744 Posts
Que massa Adriano, nunca tinha visto Sta Rita dessa forma, e essas serras lindas cara!

Sta Rita tem uma ligação muito forte com Valença, toda hora tem buzão lotado partindo pra lá! Mas nunca conheci uma alma viva sequer de lá...huahua

Parabéns mlk!

·
Registered
453 Posts
UAAU ! é uma mistura incrível de simplicidade e beleza !

As cidades mineiras , tem alguma coisa que não sei explicar, e só encontro em cidades de Minas.

Cada dia que passo me encanto mais com esse estado !

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Gostei muito da cidade e mais ainda do entorno. Fico imaginando a friaca que deve rolar no inverno, credo.

Pra não falar que não reclamei de nada, foda colocar essa torre disputando a atenção com a igreja, hein?
A cidade em si não é tão fria, pq ela fica num vale, mas nas serras faz bastante frio sim.

A cidade me chamou a atenção pela limpeza das ruas, já o entorno natural é bonito demais! :cheers:
O entorno é bem legal mesmo.

:drool:

com certeza a mais bonita da coletanea!!!
Gostei muito, grata surpresa!!!
Obrigado mais uma vez por partilhar conosco as belezas de sua regiao!
Valeu, vem mais cidades por aí.

Charmosa demais!
Valeu!

Conheço bem jacutinga, é uma cidade muito frequentada pelo povo aqui de VR e região, e vice-versa. Só falta asfaltarem o trecho da estrada que liga a cidade até as margens do rio Preto, na divisa RJ/MG...
É um lugar bem pequeno, aparenta ter até menos que sua população oficial, talvez porque parte dela viva na zona rural e outros distritos, mas é muito bem cuidado. Não se vê lixo pelas ruas, a não ser um ou outro esterco de cavalo... Tem umas cachoeiras legais, com bons balneários, e o carnaval costuma ser bastante concorrido, mas parece que este ano não teve...

A Zona da Mata mineira e o Vale do Paraíba fluminense possuem uma identidade em comum, talvez maior que a existente com as outras regiões de seus respectivos estados. A bacia hidrográfica, o tipo de vegetação, o clima, o histórico de colonização e a proximidade geográfica...

Valeu por compartilhar!
Pois é, são regiões mto próximos tinha um professor que falava de um antigo movimento separatista dessa região, formando um só estado... seria interessante.

A estrada da ponte da divisa até o início de Sta Rita está horrível, puro buraco e é um trecho curtíssmo acho que não chega a 10 km. Seria uma outra boa rota alternativa para se chegar a VR e a Dutra de quem vem da região de Lima Duarte e JF.

A serras entorno da Cidade dão um charme á parte a Santa Rita do jacutinga. A Igreja é muito linda e com certeza é uma das construções mais linda da cidade. Driano, deve ser bom demais estar naquela "montanha" de onde você fez as imagens geral da cidade. Uma coisa que me chamou a atenção também foram algumas ruas bem íngremes e o Túnel proximo a cidade, que lebram muito a minha cidade Barbacena hehehehe... Parabéns Driano por mais uma vez mostrar as Belezas da Zona da Mata. Abração.
A parte antiga da cidade é bem interessante. Olha eu não subi no morro da igrejinha não, peguei a foto do panoramio.com, mas a visão lá de cima é bem legal sim.

Linda cidade!
Muitos prédios históricos bem conservados, ruas bem cuidadas e esse entorno belíssimo.
Adorei também a igreja matriz! :cheers:
Valeu por compartilhar!
Valeu, só acho que algumas construções estão precisando de um cuidado maior.

Que massa Adriano, nunca tinha visto Sta Rita dessa forma, e essas serras lindas cara!

Sta Rita tem uma ligação muito forte com Valença, toda hora tem buzão lotado partindo pra lá! Mas nunca conheci uma alma viva sequer de lá...huahua

Parabéns mlk!
Verdade, poxa e é pertinho da sua terra merece uma visita.

UAAU ! é uma mistura incrível de simplicidade e beleza !

As cidades mineiras , tem alguma coisa que não sei explicar, e só encontro em cidades de Minas.

Cada dia que passo me encanto mais com esse estado !
Legal, valeu!

Mais uma fofura mineira.
Muito bonita e conservada!
Bonita e simpática :eek:kay: :)
Valeu pessoal!

Bem bonita cidade, uma tranquilidade. E ñ tinha outro morro para colocar aquela antena de celular ñ.
Pois é, atrapalhou bem o visual da igrejinha.

Cidade encantadora. A Igreja principalmente. no
geral gostei de tudo. Muito bom mesmo Driano!
Valeu!

·
Registered
652 Posts
Visito sempre o forum, e é a primeira vez que vejo a "terrinha" aqui. Muito bom ver a cidade em que passei minha infância inteira. Mais interessante ainda é ver a casa de minha mãe na foto 14. Quanta saudade!!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Visito sempre o forum, e é a primeira vez que vejo a "terrinha" aqui. Muito bom ver a cidade em que passei minha infância inteira. Mais interessante ainda é ver a casa de minha mãe na foto 14. Quanta saudade!!
Acho mto legal sem querer ter fotografado a casa onde alguém morou, já aconteceu isso em outras cidades por onde passei.

Valeu pelo comentário.

Adorei!
lembra muito as cidades históricas mais famosas, em menor escala.
Lembra sim, mas a parte histórica se resume apenas a alguns casarões.

·
Registered
22,320 Posts
Achei a igreja Sta Rita de Cássia bem interessante, a cidade tem seu charme também, deu para notar que tem muitos casarões antigos, e' legal ver que estão conservando a historia do local.

Parabéns pelo thread, ficou muito bom, Driano!

1 - 20 of 20 Posts