SkyscraperCity Forum banner

Santa Rita do Sapucaí (MG) - Vale da Eletrônica

39446 Views 50 Replies 35 Participants Last post by  matheussinara
Conhecida por ser polo tecnológico na área de eletrônica, a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí tem apenas 36 mil habitantes. A grande responsabilidade do avanço tecnológico é das instituições de ensino superior Escola Técnica de Eletrônica (ETE) e Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Hoje existem várias empresas do ramo na cidade tb.

A cidade fica no sul de Minas, a cerca de 20 km de Pouso Alegre e a 40 km de Itajubá (ambas pela BR-459). A região é montanhosa, o que ajuda a tira fotos com vistas mais amplas, além de compor o horizonte... a cidade é cortada pelo rio Sapucaí.

Como a cidade não tem imagem de satélite razoável no Google maps, começo as fotos pela Praça Santa Rita, a praça central da cidade. Geral da praça, tirada das escadas da igreja
1 -

2 - Praça, do outro lado:

3 - Fonte

4 - Passeio

5 - Estátua de Francisco Moreira da Costa, banqueiro e pai de Sinhá Moreira, que criou a Escola Técnica de Eletrônica

6 - Fonte desligada, com igreja no fundo

7 - Igreja

8 - Fundos da igreja

9 - Sede do Santa Rita Country Club, na praça central

10 - Antigo Cine Santa Rita

11 - Construção antiga

12 - Banco Itaú

13 - Loja da Claro, com um vermelho desnecessário

14 - Cemitério, visto da praça central (entre 2 prédios)

15 - Agora, mostro a chegada na cidade...
Zona rural

16 - Empresas na entrada da cidade

17 -

18 - Chegando pela BR-459, vindo da Fernão Dias (altura de Pouso Alegre). O morro com as antenas no fundo aparece em várias fotos da cidade.

19 - Rio Sapucaí, em imagem tirada da rodovia

202 - Tb tirada da rodovia, já avistando um pouco mais da cidade (o morro das antenas está à direita)

21 - Entrada da cidade, pela rodovia

22 - Pneus e centro automotivo na beira da rodovia

23 - Subindo o morro à direita da rodovia (lado oposto ao do centro e da maior parte da cidade)

24 - Praça Delfim Moreira, em um dos acessos à rodovia

25 - Interna da praça. Ao fundo, ponte sobre o rio Sapucaí

26 - Busto

27 - Construção ao lado da praça

28 - Aparentemente, antiga estação de trem, hoje Espaço Cultural Maestro Carmello Carneiro de Abreu

29 - Construção antiga do lado

30 - Rua local

31 - Casas na margem da rodovia. 3 no mesmo estilo:

32 - Entrada principal da cidade, com imagem de Santa Rita

33 - Prédio. Há uns 4 ou 5 desse tamanho na cidade. No centro, no fundo, pode se ver um outro prédio e a torre da principal igreja

34- Ainda acompanhando a avenida da principal entrada (ligando a rodovia à praça central)

35 - Idem, olhando pra rodovia. à esquerda, se não me engano, é um clube.

36 - Ponte dessa entrada principal (olhando em direção à rodovia). à direita, um quiosque

37 - Hotel às margens do rio (lado da cidade).

38 - Avenida. Detalhe pro semáforo com contagem regressiva, o mais comum na cidade. Essa foto já está na esquina da praça Santa Rita (central).

39 - Rua residencial mais antiga

40 - Idem

41 - Vista

42 - Área de expansão. A construção no fundo, à esquerda é um hospital. À direita (na mata) passa o rio Sapucaí, que chega a alagar a área em volta...

43 - Vista do mesmo ponto, em direção à rodovia (à direita da foto anterior)

44 - Mais à direita

45 - Avenida q chega na Inatel (olhando pro centro)

46 - Outra igreja

47 - DA Inatel. Boate do Diretório Acadêmico da faculdade

48 - Inatel, prédio principal

49 - Prédio 1

50 - Prédio mais novo à direita

51 -

52 -

53 -

54 - Vista da Inatel

55 - Idem

56 - Idem

57 - Idem, com destaque pro Pombal amarelo

58 - Detalhe pro morro das antenas. Vista da Inatel

59 - Subidinha boa

60 -

61 - Pracinha

62 - Rua q desece próximo à praça central, com destaque aos 2 prédios vizinhos e à torre da igreja

63 - Praça onde fica a Câmara

64 -

65 - Escola Técnica de Eletrônica

66 - Estádio

67 - Área em frente

68 - Prédio em construção ao lado da ETE e do Estádio. Do lado, tem outro, mais no início...

69 - Ginásio

70 - Centro comercial

71 - Rodoviária. No fundo, a incubadora municipal de empresas

72 - Real Palace Hotel

73 - Rua comercial

74 - Pronto Socorro

75 - Escola pública

76 - Viela

Bônus. Fotos tiradas no caminho de volta, pela MR-290.

77 - Ouro Fino: letreiro da cidade e no fundo a casa do Menino da Porteira

78 - Menino da Porteira: "Toda vez que eu viajava, pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avista a figura de um menino, que corria, abria a porteira..."

79 - Cidade de Ouro Fino

80 - Jacutinga

81 - Igreja

82 - Praça ao lado da igreja

83 - Idem

84 - Praça próxima

85 - Centro comercial, com diversas lojas de malhas

86 - Mais lojas de malhas

Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_do_Sapucaí

Um pouco da história e da inovação em tecnologia na cidade
http://www.inovacao.unicamp.br/report/news-prefeituras2.shtml

Thread antigo aqui no SSC (maioria das fotos não carrega):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=734924
See less See more
86
  • Like
Reactions: 2
1 - 20 of 51 Posts
Ainda existe o Choppirado em Santa Rita? To pro encontrar restaurante onde se coma melhor até hoje!
Minas sempre dando um show em urbanização !! Parabéns seu trabalho ficou ótimo !!
Legal sua cidade :).

É uma cidade normal, pacata. Adorei o sinaleiro.

Parabéns pelas fotos, estão bem boas. :yes:
Ainda existe o Choppirado em Santa Rita? To pro encontrar restaurante onde se coma melhor até hoje!
Pô, não sei... Não conheço mt da cidade, só fui lá esse fim de semana. Mas posso ver depois com um colega de lá.
Um restaurante/pizzaria q eu vi o pessoal falar foi o Na Lenha, q fica a trás da principal igreja.

Minas sempre dando um show em urbanização !! Parabéns seu trabalho ficou ótimo !!
Obrigado! Achei as praças bem cuidadas. Só não gostei mt de saber q a área de expansão foi um loteamento em terras obtidas por usucapião - de acordo com meu colega. Em geral, isso me cheira a irregularidade... E é uma das áreas q ele falou q alaga qnd dá o rio enche.

Mas pelo visto não deve ser raro ter enchente na cidade. Vi outdoor de um prédio q destacava q ele estava em área fora da enchente "de acordo com a cota do ano 2000". Esse blog mostra umas fotos dessa enchente de 2000
http://aleosp2008.wordpress.com/2008/11/28/fotos-grandes-enchentes-enchentes-historicas/
E aqui tem um vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=l8a52I38vS0&feature=fvw

Legal sua cidade :).

É uma cidade normal, pacata. Adorei o sinaleiro.

Parabéns pelas fotos, estão bem boas. :yes:
Sim, é bem tranquila. Acho q se não fossem as faculdades, seria mais uma típica cidadezinha do interior... As faculdades ajudaram a dinamizar a região.

Q bom q gostou das fotos. :)
See less See more
Simpáticas cidades! A igreja Matriz de Ouro Fino é rica em detalhes arquitetônicos... Jacutinga é bonitinha... >>> :eek:kay:
Santa Rita juntamente com Itajubá e Pouso Alegre tiveram momentos difícieis na grande enchente do rio Sapucaí ocorrida no ano 2000... As cidades se recuperaram rapidamente e atualmente elas são importantes pólos de desenvolvimento no Sul de Minas. >>> :eek:kay:
Adorei as três, cidades lindas e desenvolvidas, o skyline de Santa Rita vai ficar bem legal daqui a um tempo! As fotos ficaram muito boas, parabéns!
Gostei bastante das cidades. Santa Rita é uma cidade de interior bem cuidada e aprazível. Ouro Fino e Jacutinga (principalmente esta ultima) são bem agradáveis.
Nossa cara que legal! Sempre tive muita curiosidade de ver fotos de Santa Rita pois tenho alguns amigos que são daí e sempre ouvia falar da cidade. Cheguei a entrar no INATEL mas infelizmente não pude cursar :2cents: :lol: É incrível como essa região, mesmo longe dos grandes centros conseguiu se desenvolver e tornar-se competitiva em uma área não muito comum a pequenos centros, por isso, admiro muito as cidades do Vale da Eletrônica.

Outro ponto é essa arquitetura das residências. Pra mim é algo muito familiar pois é típico de cidades do Sul de Minas e do Centro-Oeste, minha terra natal. Vê-las é como se sentisse em casa. Eu não sei da onde pode ter vindo tal "inspiração" e de ser algo recorrente em tantas cidades. Agradeço mais uma vez pelo thread, Santa Rita superou minhas expectativas.

See less See more
É a cidade natal da minha mãe!

É uma cidade legal, o destaque é o setor tecnológico mesmo!

Muito bom! :D
Esse thread eu gostei...:)
Tinha curiosidade em saber como era a cidade, que de uns 15 anos pra cá veio se tornando famosa. É mto interessante qdo uma região acaba descobrindo uma outra vocação, e no caso da eletrônica pode parecer inusitado uma pequena cidade de interior ter alcançado esse posto. O que prova que cabeças empreendedoras na maioria das vezes é a solução para o desenvolvimento sustentável de uma cidade.
Simpáticas cidades! A igreja Matriz de Ouro Fino é rica em detalhes arquitetônicos... Jacutinga é bonitinha... >>> :eek:kay:
Santa Rita juntamente com Itajubá e Pouso Alegre tiveram momentos difícieis na grande enchente do rio Sapucaí ocorrida no ano 2000... As cidades se recuperaram rapidamente e atualmente elas são importantes pólos de desenvolvimento no Sul de Minas. >>> :eek:kay:
Tanto em Ouro Fino qnt em Jacutinga, os prédios q mais se destacam vendo da rodovia são as igrejas. Isso sem contar o portal (ou melhor, porteira) de Ouro Fino, na entrada da cidade, claro...

Nem sabia dessa enchente. Fui procurar pra responder a msg acima e vi q foi feio o negócio mesmo...

Adorei as três, cidades lindas e desenvolvidas, o skyline de Santa Rita vai ficar bem legal daqui a um tempo! As fotos ficaram muito boas, parabéns!
Os prédios altos são espaçados, exceto 2 na praça central, q são vizinhos (mas aí, dependendo da foto, até parecem ser um só). O q ajuda são as montanhas no fundo e as q abrigam casas tb, q compõem bem as fotos.

Gostei bastante das cidades. Santa Rita é uma cidade de interior bem cuidada e aprazível. Ouro Fino e Jacutinga (principalmente esta última) são bem agradáveis.
Ouro Fino eu não entrei... Jacutinga cheguei só no entorno da igreja principal, q tá bem cuidado. Esses portais floridos sobre a rua (foto 84) me parecem mt coisa de cidade turística. Na hora, até pensei q era maior q Santa Rita, mas só tem 25 mil habitantes... No comércio, é a q me pareceu ser menos local, voltado só pra própria cidade. Mas aí vai da vocação de cada uma.

lindas todas as três e muito desenvolvidas
Isso aí. Valeu!

Nossa cara que legal! Sempre tive muita curiosidade de ver fotos de Santa Rita pois tenho alguns amigos que são daí e sempre ouvia falar da cidade. Cheguei a entrar no INATEL mas infelizmente não pude cursar :2cents: :lol: É incrível como essa região, mesmo longe dos grandes centros conseguiu se desenvolver e tornar-se competitiva em uma área não muito comum a pequenos centros, por isso, admiro muito as cidades do Vale da Eletrônica.

Outro ponto é essa arquitetura das residências. Pra mim é algo muito familiar pois é típico de cidades do Sul de Minas e do Centro-Oeste, minha terra natal. Vê-las é como se sentisse em casa. Eu não sei da onde pode ter vindo tal "inspiração" e de ser algo recorrente em tantas cidades. Agradeço mais uma vez pelo thread, Santa Rita superou minhas expectativas.

Essas fotos de 39 a 41 são da mesma rua, q tinha várias dessas casas. Acho bem características essas entradinhas, com uma pequena varanda, onde o pessoal encosta pra ficar observando a rua, hehe, q nem esse cara aqui, à esquerda:

É a cidade natal da minha mãe!

É uma cidade legal, o destaque é o setor tecnológico mesmo!

Muito bom! :D
Valeu! Tudo "culpa" das faculdades... Inclusive vi agora q o hospital q estão construindo, na foto 42 é fruto de PPP, com participação do Inatel, q hj já oferece o curso de engenharia biomédica. É a tecnologia a serviço da população (espera-se...)

Esse thread eu gostei...:)
Tinha curiosidade em saber como era a cidade, que de uns 15 anos pra cá veio se tornando famosa. É mto interessante qdo uma região acaba descobrindo uma outra vocação, e no caso da eletrônica pode parecer inusitado uma pequena cidade de interior ter alcançado esse posto. O que prova que cabeças empreendedoras na maioria das vezes é a solução para o desenvolvimento sustentável de uma cidade.
Só pra se ter ideia da importância da cidade, é uma das principais vozes no desenvolvimento da TV digital brasileira.
As incubadoras de empresas, tanto das faculdades (eu vi a do Inatel), qnd a da própria prefeitura, ajudam a transformar o conhecimento q têm em empreendimentos mesmo.

Todos:
Q bom q gostaram!
See less See more
Bonita, a topografia ajuda tanto na urbe quanto à sua volta.
A única coisa que não gostei foi o cemitério "vertical" (14) :lol:
Ótimo tópico, sempre ouvi falar de Santa Rita (meu pai tem uma empresa que vende equipamentos de telefonia produzidos em SRdS) mas nunca tive a oportunidade de ir até lá e conhecer a cidade. Bem aprazível, tranquila e tradicional, talvez mais organizada que outras tantas da região. O seu parque tecnológico é notável. Tenho muita simpatia pelo Sul de Minas, sinto-me em casa nessas cidades...:D

Gostei da variedade das fotos e do critério de organização. :eek:kay:
Bonita, a topografia ajuda tanto na urbe quanto à sua volta.
A única coisa que não gostei foi o cemitério "vertical" (14) :lol:
Esse cemitério me impressionou, pq fica bem exposto pra cidade. A vantagem é q de lá deve ter uma vista legal, caso os defuntos possam apreciar, hehe

Ótimo tópico, sempre ouvi falar de Santa Rita (meu pai tem uma empresa que vende equipamentos de telefonia produzidos em SRdS) mas nunca tive a oportunidade de ir até lá e conhecer a cidade. Bem aprazível, tranquila e tradicional, talvez mais organizada que outras tantas da região. O seu parque tecnológico é notável. Tenho muita simpatia pelo Sul de Minas, sinto-me em casa nessas cidades...:D

Gostei da variedade das fotos e do critério de organização. :eek:kay:
E é até perto de Campinas: 200 e poucos km. Eu fui pela Dom Pedro-Fernão Dias e voltei pelo sul de Minas (daí as fotos de Ouro fino e Jacutinga).

As fotos eu fui primeiro selecionando na ordem em q tirei mesmo. Como foram quase tds no mesmo dia (domingo, 27/09/09), seguem mais ou menos o trajeto q fiz. Só puxei as da praça Santa Rita pro início, pra começar com algo mais interessante do q a chegada na cidade, hehe

Muito bonitinha a cidade!
Valeu!
Que aprazível é Santa Rita, muito bem cuidada, organizada e com belo casario... Ouro Fino tbm foi uma boa surpresa.
Minas e seus encantos!
Muito bonita e simpática a cidade, o pib da cidade deve ser bem elevado.
E os morros fantásticos:applause:
Gostei deste thread. As fotos estão muito boas. Santa Rita do Sapucaí parece bem legal. Valeu por ter mostrado.
1 - 20 of 51 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.