Skyscraper City Forum banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, continuando a série sobre algumas cidades da Zona da Mata agora é a vez da pequena Santana do Deserto.

SANTANA DO DESERTO

Sua origem está ligada ao comércio entre as províncias de Minas e Rio de Janeiro, fazendo parte da "Estrada Real". O povoado desenvolveu-se em torno de uma capela em devoção a Santana no ano de 1858. Santana do Deserto, após ter vivido um período áureo durante o século XIX com a cultura do café, razão das inúmeras e belíssimas sedes de fazendas encontradas no município, atravessou um período de ostracismo econômico. O fim do ciclo do café, em decorrência do desaparecimento da mão de obra escrava e do desgaste do solo, acarretou o abandono das grandes fazendas do Vale do Paraíba. Com a abertura da rodovia BR-040, e a facilidade de acesso a partir de centros urbanos importantes como o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, o município volta a ser centro de interesse para o desenvolvimento do turismo rural, local de veraneio e o desenvolvimento de atividade pecuária de elite, reunindo hoje a maior concentração de criadores de gado Brahman na zona de influência do Rio de Janeiro. A cidade atualmente vive outro momento de expectativa com o asfaltamento da AMG-3070, que faz a ligação com a BR-040, encurtando a viagem até Juiz de Fora e outras cidades da região.

Área: 182,6 km²
Pop: 3.997 (est. IBGE 2013)
Altitude: 372 m
Distância de Três Rios: 25 KM
Distância de Juiz de Fora: 45 KM
Distância de Petrópolis: 85 KM
Distância do Rio de Janeiro: 150 KM

01. Começando pelo pórtico da cidade.

02. Logo depois do pórtico essas placas informativas, achei bem interessante.

03.

04. Já na praça da Matriz.

05. Matriz de Santana

06.

07. Programa "Ginástica para Todos" do governo do estado.

08. Mapa da Estrada Real.

09. O complexo arquitetônico da praça é bem bonito.

10.

11. Correios

12.

13.

14. Entorno da praça

15.

16. Prefeitura

17. Banco e repartições públicas.

18. Casarão

19.

20. Casas

21.

22. Clube

23. Antiga estação, inacreditavelmente ela virou uma residência.

24.

25. Delegacia.

26. Ruas

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34. Entorno natural

35.

36.

Vejam também:

Santana do Deserto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Alto Caparaó (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Astolfo Dutra - Zona da Mata Mineira
Divino - Zona da Mata Mineira
Presidente Bernardes - Zona da Mata Mineira
Tombos (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Abre Campo - Zona da Mata Mineira
Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca - Zona da Mata Mineira
Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Gente, só mesmo o Embaixador de MG (Driano) para nos mostrar cidades nunca vistas no SSC. Santana do Deserto com uma população de pouco mais de 3 mil pessoas é muito charmosa e tranquila. Curti muito as fotos!

Driano, parabéns pelo thread. :eek:kay:

·
Registered
5,673 Posts
Taí uma cidade que nunca ouvi falar. Mas que lugarzinho interessante, bucólico, pitoresco...realmente parado no tempo. Gostei demais da Igreja e sua pracinha, o casarão da foto 10 é incrível, mto bonito, gostei tb da prefeitura, as fotos da estrada...nó, espetáculo!!

Deu vontade de visitar...com certeza nas minhas férias vou visitar cada um de seus threads antes de decidir qualquer coisa...valeu demais pelo thread!

·
1908 - ∞
1,060 Posts
Linda cidade! Gostei da arquitetura, dos pórticos de entrada, da limpeza, arborização. Mais um paraíso de Minas Gerais!
Parabéns, obrigado por mostrar nossa Zona da Mata, nossa Minas Gerais. :eek:kay:

·
Flvmen fulmini flexit
1,402 Posts
Numa mesma região temos mar e deserto: Mar de Espanha e Santana do Deserto!...

Só conheci a existência dessa localidade ao ver seu nome num ônibus da Viação Sertaneja em Três Rios, e é como eu imaginava que fosse. Um lugar pacato, com belas construções, limpo e cheio de morros, como várias outras cidades da região... Driano será citado como fonte de informação futuramente em livros de história que versem sobre as cidades da Zona da Mata Mineira...

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Nossa que nome engraçado, Santana do Deserto! :hahaha: mas de todas pequenininhas que vc postou até hj, essa é uma das mais bonitas! Gostei demais viu! :eek:kay:

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Que cidadezinha linda, belas construcoes antigas e um lindo entorno, parabens Driano as fotos ficaram excelentes
Valeu cara, aguarde que vem mais aí.

Gente, só mesmo o Embaixador de MG (Driano) para nos mostrar cidades nunca vistas no SSC. Santana do Deserto com uma população de pouco mais de 3 mil pessoas é muito charmosa e tranquila. Curti muito as fotos!

Driano, parabéns pelo thread. :eek:kay:
Valeu Emanuel, eu sabia que essa região da praça de Santana do Deserto faria sucesso, é um conjunto bem bonito... acho que das cidades do seu porte é o mais belo de todas da região.

Cidadezinha bucólica e simpática. Gostei!

Qual a origem de "Deserto" no nome da cidade?
Pois é boa pergunta, tb não sabia, pesquei e descobri que antes havia 2 fazendas na região, a Fazenda Santana e a Fazenda Deserto. Com o surgimento do povoado eles deram o nome de Santana do Deserto em homenagem as duas fazendas que deram origem ao povoado.

Quase se perdeu nessa né Driano? rsss...
Pequenina mas bem cuidada a cidade.
Qse Sílvio, mas é uma pequena e simpática cidade nem parece que estamos a poucos Km de JF...:)

Taí uma cidade que nunca ouvi falar. Mas que lugarzinho interessante, bucólico, pitoresco...realmente parado no tempo. Gostei demais da Igreja e sua pracinha, o casarão da foto 10 é incrível, mto bonito, gostei tb da prefeitura, as fotos da estrada...nó, espetáculo!!

Deu vontade de visitar...com certeza nas minhas férias vou visitar cada um de seus threads antes de decidir qualquer coisa...valeu demais pelo thread!
Valeu Bruno, essa região da praça é mto bonita e bem cuidada... Santana do Deserto era uma das bases da Estrada Real, ponto de parada de quem vinha do Rio para Minas.

Estamos aí pra qq informação que precisar...:eek:kay:

Linda cidade! Gostei da arquitetura, dos pórticos de entrada, da limpeza, arborização. Mais um paraíso de Minas Gerais!
Parabéns, obrigado por mostrar nossa Zona da Mata, nossa Minas Gerais. :eek:kay:
Valeu mesmo, e pensar que essa série começou como uma brincadeira e acabou crescendo a ponto deu receber convites de cidades da região para fotografar.

Também não sabia dessa cidade, mas muito simpática e com belas construções! :cheers:
Valeu, imaginei mesmo, fora dessa região de JF e Três Rios acho que pouca gente ouviu falar dela.

Que simpática, essa nunca ouvi falar!!! Pelo nome imaginei uma cidade bem feia hehe, me surpreendi!! ;)
Legal, eu acho o nome dela bem interessante.

Numa mesma região temos mar e deserto: Mar de Espanha e Santana do Deserto!...

Só conheci a existência dessa localidade ao ver seu nome num ônibus da Viação Sertaneja em Três Rios, e é como eu imaginava que fosse. Um lugar pacato, com belas construções, limpo e cheio de morros, como várias outras cidades da região... Driano será citado como fonte de informação futuramente em livros de história que versem sobre as cidades da Zona da Mata Mineira...
Pois é, e o mar e o deserto ficam bem próximos heim... Mar de Espanha tb está na lista daqui a pouco chega o dia de mostrar ela.

Tem uma linha da Sertaneja que liga Mar de Espanha a Petrópolis, e passa por Santana.

Nossa que nome engraçado, Santana do Deserto! :hahaha: mas de todas pequenininhas que vc postou até hj, essa é uma das mais bonitas! Gostei demais viu! :eek:kay:
O nome lembra Santana do Agreste, terra da Tieta, mas eu particularmente gosto do nome...:)

·
Registered
24,262 Posts
Mais outra pequena pérola da zona da Mata que voce nos brinda. Lindos casarões, a estação ferroviária que virou residencia: essa idéia poderia ter vingado em várias cidadezinhas do interior mineiro, cujas belas estações desativadas viraram foi ruinas!
A igreja é uma "gracinha". Parabens pelas fotos.

·
Registered
294 Posts
Que cidadezinha bonitinha! Gosto demais da Zona da Mata, desde Juiz de Fora, passando pelas cidades médias, como Cataguases e Muriaé, até às pequenas cidadezinhas! Certa vez dormi em uma cidade chamada Rio Novo, que tem uma praça lindíssima, e as ruas do entorno tbem são muito bonitinhas! Abração!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Mais outra pequena pérola da zona da Mata que voce nos brinda. Lindos casarões, a estação ferroviária que virou residencia: essa idéia poderia ter vingado em várias cidadezinhas do interior mineiro, cujas belas estações desativadas viraram foi ruinas!
A igreja é uma "gracinha". Parabens pelas fotos.
Valei Gim, eu achei diferente a estação ter virado residência, na maioria dessas cidades elas estão servindo de rodoviária ou algum centro cultural, bibliotecas, etc.

Que cidadezinha bonitinha! Gosto demais da Zona da Mata, desde Juiz de Fora, passando pelas cidades médias, como Cataguases e Muriaé, até às pequenas cidadezinhas! Certa vez dormi em uma cidade chamada Rio Novo, que tem uma praça lindíssima, e as ruas do entorno tbem são muito bonitinhas! Abração!
Legal, fotografei Rio Novo tb... o centro da cidade é bem simpático.

·
Registered
1,436 Posts
Vc passou no meu último tópico sobre as cidades de imigração alemã em meu estado e resolvi passar para conferir os teus tópicos. Essa cidade tem um belo patrimônio histórico de influência luso brasileira...que ano é essa igrejinha do início da postagem???!?

1 - 19 of 19 Posts