SkyscraperCity Forum banner
21 - 40 of 789 Posts

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
Sim, a terceira vai abrir daqui a alguns meses, lá para Junho. De qualquer forma, a terceira pode ser também a quarta se considerarmos a Ponte de Vila Franca de Xira que até se encontra entre a Vasco da Gama e a do Carregado!
 

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
Também fiquei impressionado mas visto a obra estar a cargo de uma empresa privada houve uma série de obstáculos que foram ultrapassados!
 

· Registered
Joined
·
63,888 Posts
existe sempre a velha tendencia do pessoal de Lisboa penssar que o Tejo é so a foz, dai que faça confusão falar-se em terceira e quarta ponte quando a gente so conta 2, as da foz :D eu próprio faço isso, depende de quando começou Nikon, quando começou?
 

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
Acho k começou no início deste ano!
 

· Avoid the Noid
Joined
·
4,651 Posts
existe sempre a velha tendencia do pessoal de Lisboa penssar que o Tejo é so a foz, dai que faça confusão falar-se em terceira e quarta ponte quando a gente so conta 2, as da foz :D eu próprio faço isso, depende de quando começou Nikon, quando começou?
Eu passei lá há duas semanas na PVG e não vi la nada que indicasse inicio de contrução
 

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
A nova ponte é entre o Carregado e Benavente!
 

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
Lisboa - Abertura ao Tráfego
Abertura ao Tráfego da Concessão BRISA da A10 - Auto-Estrada Bucelas / Carregado / Benavente
Informa-se que amanhã, dia 19 de Dezembro (3ª Feira), Sua Excelência o Primeiro Ministro vai presidir à cerimónia de Abertura ao Tráfego da Concessão BRISA - A10 – Auto-Estrada Bucelas / Carregado / Benavente.

• Concessão BRISA – A10 – Auto-Estrada Bucelas / Carregado / Benavente

A A10 – Auto-Estrada Bucelas / Carregado / IC 3 foi integrada no objecto da Concessão Brisa, para efeitos de concepção, projecto, construção, financiamento, conservação, exploração, em regime de portagem, no âmbito da revisão introduzida no Contrato de Concessão em 24 de Outubro de 1997 (Decreto-Lei n.º 294/97). Com uma extensão total de cerca 40 km, vai permitir a ligação entre Lisboa (zona Norte) através da A9 – CREL e a A1 – Auto-Estrada Lisboa / Porto, no Carregado e a A13 – Auto-Estrada Almeirim / Marateca. Vai também permitir a ligação ao Novo Aeroporto na Ota bem como a ligação à A8, em Torres Vedras. O custo total da construção deste sublanço corresponde a um investimento da Concessionária de cerca de 150 Milhões de Euros, comparticipados pela EP - Estradas de Portugal, E.P.E. em 20% ou seja em 30 Milhões de Euros.

Esta auto-estrada contribui para descongestionar a A1, no troço Lisboa / Vila Franca de Xira, que actualmente regista elevados volumes de tráfego. A A10, para além de facilitar os acessos de Lisboa ao Norte e vice-versa, vai também permitir através da ligação com a A13 o escoamento do tráfego oriundo de Norte e Oeste, bem como da Área Metropolitana de Lisboa, para o Alentejo e Algarve via A2 e para o Alentejo e Espanha via A6, sem atravessar a capital.

É composta por quatro sublanços:

- Sublanço Bucelas / Arruda dos Vinhos (já em serviço);
- Sublanço Arruda dos Vinhos / Carregado;
- Sublanço Carregado/ Benavente que integra uma nova Travessia do Rio Tejo no Carregado (em construção e cuja entrada em serviço se prevê durante o 1º semestre de 2007);
- Sublanço Benavente / IC 3 (já em serviço);

O sublanço Arruda dos Vinhos / Carregado, com cerca de 11 km, desenvolve-se entre o Nó de Arruda dos Vinhos e o Nó de Interligação A10/A1. Encontram-se previstos mais dois nós intermédios, um de interligação com o IC 11, integrado na Concessão Lisboa Norte e outro nos acessos ao Novo Aeroporto de Lisboa na Ota. Neste troço da auto-estrada, está ainda prevista uma área de serviço.

Características Técnicas:
O traçado deste troço da A10 baseado no corredor aprovado em fase de Estudo Prévio, desenvolve-se em terreno acidentado e em condições de difícil implantação que determinaram o recurso frequente à adopção de estruturas especiais em viaduto. A velocidade de projecto adoptada foi de 100 km/h e o perfil transversal tipo adoptado para a secção corrente corresponde a uma plataforma com 31 m de largura com a seguinte constituição:

• separador central com 2 m de largura equipado com guarda rígida de betão;
• duas faixas de rodagem com 10,5 m de largura em cada sentido, cada uma com três vias de tráfego de 3,5 m;
• duas bermas esquerdas de 1 m;
• duas bermas direitas de 3 m de largura.

Este troço apresenta nesta fase apenas um nó de ligação, permitindo a interligação desta auto-estrada com a A1, que conjuntamente com o actual Nó do Carregado, permite a articulação deste sublanço com a rede viária envolvente (rede viária nacional e municipal), bem como a sua continuidade em direcção a Nascente, interligando com a A13, na zona de Benavente.

No sentido de minimizar as interferências com a rede viária local, foram mantidas as principais circulações, tendo sido restabelecidos alguns caminhos municipais e caminhos rurais. O facto deste sublanço integrar vários viadutos para transposição de linhas de água importantes e de alguns vales permitiu que algumas vias cruzadas pela auto-estrada, como a EN 1 e a EN 115-4, fossem restabelecidas sob eles, sem alteração dos respectivos traçados.

Relativamente a Obras de Arte, foram construídas Passagens Superiores e Inferiores para desnivelamento dos nós, estradas e caminhos interferidos, viadutos nos ramos de ligação do Nó de interligação A10/A1, em consequência das limitações de construção de aterros com alturas superiores a 4 m e oito Viadutos para a transposição de linhas de água, de vales e da A1 (Viaduto sobre o Rio Grande da Pipa, Viaduto das Antas, Viaduto de S. Lourenço, Viaduto da Ribeira de S. Sebastião, Viaduto da Granja, Viaduto de Santana da Carnota, Viaduto de Vale Flores e Viaduto sobre a A1).

18-12-2006



Está quase :)
Aqui está a notícia!
 

· President and CEO
Joined
·
19,847 Posts
Aquilo é espectacular! :drool:
 

· Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
34,772 Posts
Discussion Starter · #38 ·
Já abriram parte dos acessos, para o lado da Arruda dos Vinhos da A10. Por acaso passei por lá hoje...:D
 
21 - 40 of 789 Posts
Top