Skyscraper City Forum banner
1 - 3 of 3 Posts

·
...
Joined
·
44,086 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aniversário
Segunda maior cidade do Estado vive o desafio de crescer com sustentabilidade


Há exatos 347 anos, Santarém era fundada no oeste paraense como aldeia missionária. Passados mais de três séculos, a cidade vive a busca incessante pelo desenvolvimento sustentável. O maior paradoxo enfrentado pelas cidades que se localizam no coração da floresta amazônica. 'O nosso desafio é se desenvolver dentro de uma gestão que traga benefícios ao povo santareno', afirma a sua atual gestora, a prefeita Maria do Carmo.

Santarém passa por profundas transformações econômicas e de infra-estrutura. É a segunda cidade mais importante do Estado do Pará e, sempre que pode, ganha destaque nacional. Seja pela cheia de seus rios ou pela visita de personagens ilustres, como a baleia minke que nadou mais de mil quilômetros para morrer nas águas do rio Tapajós.

O povo vive a expectativa da chegada brusca do desenvolvimento e para isso tem várias justificativas. 'Somos cercados por riquezas minerais e, no entanto, não conseguimos nos desenvolver e melhorar as condições de vida de nosso povo', diz a estudante Márcia Soares. Obras dos governos federal, estadual e municipal são vistas pela cidade, mas a população não se sente satisfeita. 'Essas obras são obrigações de qualquer governo. Queremos é emprego e renda. Só assim vamos crescer', diz o aposentado Antônio Melo.

A cidade possui três obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Daí, o grau de sua importância para muitos santarenos. 'Santarém tem de crescer junto com sua sede pelo desenvolvimento e para isso não bastam obras. As obras têm de ser estratégicas e devem alicerçar esse desenvolvimento', pensa João Matos, professor aposentado.

É nesse cenário de esperança e perspectiva de crescimento econômico que o município de Santarém comemora seus 347 anos de fundação. Santarém mostra aos seus governantes que está cada vez mais exigente e difícil de ser governada. 'Observando que o aniversário de Santarém é um evento de grande porte e que, portanto, é notório. A prefeita aproveita esta oportunidade para chamar mais atenção nesse ano que é eleitoral', diz o estudante Pablo Nemer. Por outro lado: 'Estamos experimentando uma nova forma de governar, onde a gente percebe a participação efetiva do povo nas decisões da administração, mas percebemos que esse povo também está cada vez mais orgulhoso de ser santareno', diz a prefeita Maria do Carmo.

O município está em festa e uma vasta programação organizada pelo poder público está sendo desenvolvida para agradar a população.

A programação oficial começou na quinta-feira, 19. No bairro do Uruará, houve a assinatura da ordem de serviço do PAC. Ontem, a governadora Ana Júlia esteve na cidade inaugurando dois infocentros comunitários. Ainda dentro da programação, no casamento coletivo proporcionado pela prefeitura, sem custos, 70 casais disseram o 'sim'. A prefeitura fará 13 dias de comemorações pelo aniversário da cidade.

Hoje, dia do aniversário da cidade, a programação continua com a Alvorada, às 5h. Também acontece na Praça Barão de Santarém o evento Manhã Tapajônica de Esporte e Lazer. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição será realizada a Missa Tapajônica, presidida pelo bispo dom Esmeraldo. No período da tarde, no Estádio Colosso do Tapajós, acontece a final do Campeonato de Bairros, nas modalidades masculino e feminino. Às 19h30 será realizada a entrega de medalhas Padre João Felipe Bettendorf, no Centro Cultural João Fona. Também neste centro acontece o Show Canta Santarém, às 21 horas.

Fonte: Agência Amazônia
 
1 - 3 of 3 Posts
Top