SkyscraperCity banner

1 - 20 of 322 Posts

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)

Santo Tirso tem actualmente 70.915 habitantes, distribuídos por uma área de 136 Km2.

O couto do mosteiro de Santo Tirso, foi instituído em 1097 pelo conde D. Henrique, o qual o doou a Soeiro Mendes da Maia. No ano seguinte o couto foi novamente doado, desta vez ao mosteiro beneditino, cujo abade era D. Gaudemiro. Ao mosteiro pertenceram as terras do couto até ao séc. XIX, quando por decreto de António José Aguiar se deu a expropriação dos bens das ordens religiosas. Em 11 de Maio de 1834, quarenta e seis dias após a retirada dos monges de S. Bento, toma posse a Comissão Municipal interina do futuro concelho de Santo Tirso, a qual fica sediada num dos edifícios do concelho.

O concelho de Santo Tirso é actualmente composto por vinte e quatro freguesias. Em 1833 surge pela primeira vez referida a área pertencente ao futuro concelho de Santo Tirso, a qual correspondia aos limites do antigo couto. Com a vitória dos liberais a e a restruturação administrativa que se realizou em 1834, Santo Tirso tornou-se concelho.

FOTOGRAFIAS DE SANTO TIRSO:

Parque Dona Maria II

01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

Largo Coronel Batista Coelho

16.

17.

18.

Rio Ave

19.

Monte e Igreja de Nossa Senhora da Assunção

20.

21.

22.

Vista Geral da Cidade

23.

Mosteiro de São Bento

24.

25.

26.

27.

28.

29.

Rua Professor Pires Fernandes

30.

Câmara Municipal e Praça 25 de Abril

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

Zona Desportiva

38.

39.

40.

41.

42.

43.

Praça Conde de São Bento

44.

45.

46.

47.

·
Registered
2,117 Posts
Jaja, sim, acho que repeteu, estas fotos estao noutro thread, mas é bom ve-las de novo!. Eu do que gostei muito foi desta cascata, é espectacular ver isto num entorno urbano:

A sério, é impressionante o bem cuidada que está a vegetaçao no muro e o bem que integra-se a cascata.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #6
:applause:

Excelente thread.

Santo Tirso tem lá um skyscraper :lol:
É verdade...
Aquele prédio, o famoso "Carvalhais" vê-se de Famalicão!
Suponho que seja visivel de outras cidades vizinhas.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #13
bom, algo diferente aqui no subforum. lugar muito verde. tb gostei da cascata e do parque no geral. uma ideia excelente.

Santo Tirso, pelas fotos, parece ser um lugar aprazível.
O Parque parece-me de facto muito bom :yes:

A zona antiga parece-me cuidada também.
Obrigado!
:)
Santo Tirso aguarda um visita vossa.
Pedro, não tens desculpa para não ir. :)
O Barra é que fica um bocadinho mais longe...

·
O Prof Godin
6,654 Posts
PedroGabriel; said:
bom, algo diferente aqui no subforum. lugar muito verde. tb gostei da cascata e do parque no geral. uma ideia excelente.

Santo Tirso, pelas fotos, parece ser um lugar aprazível.
…deduzo pelas tuas palavras…que nunca tiveste a curiosidade de conhecer as cercanias…

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…Santo Tirso é a grande rival ou mesmo inimiga de Famalicão…

…o Miguel com a sua arte fotográfica, melhora sempre as terras…de facto Santo Tirso cresceu muito mal, mas tem aquela ilha verde no centro e junto à câmara (que penso ser do mesmo autor da cm de Famalicão…?)…

…o grande problema aqui são as industrias no meio das terras…omo se vê bem nas fotos que o Costa meteu…

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #18
…Santo Tirso é a grande rival ou mesmo inimiga de Famalicão…

…o Miguel com a sua arte fotográfica, melhora sempre as terras…de facto Santo Tirso cresceu muito mal, mas tem aquela ilha verde no centro e junto à câmara (que penso ser do mesmo autor da cm de Famalicão…?)…

…o grande problema aqui são as industrias no meio das terras…omo se vê bem nas fotos que o Costa meteu…
Santo Tirso foi a rival de Famalicão em tempos...
Agora não é mais, acho.
Principalmente desde que perddeu a Trofa.
Quanto muito, poderá rivalizar agora com Paços de Ferreira ou outra cidade do género.

A Cãmara de SAnto Tirso também é a "cara" do Januário Godinho, mas não tenho a confirmação se é mesmo ele o autor.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Discussion Starter #20
^^ tem de haver sempre uma rival? mt por aqui gostamos das rivalidades...

quanto à cidade, é bastante agradável :) e vila das aves penso que seja maior que santo tirso cidade.
Vila das Aves não chega aos 10.000 habitantes enquanto que Santo Tirso anda à volta dos 15.000 habitantes.
Vila das Aves parece maior porque é ocupada principalmente por moradias e prédios baixos. Santo Tirso é mais concentrado. :yes:

1 - 20 of 322 Posts