Skyscraper City Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Tribuna Digital

Quarta-Feira, 31 de Maio de 2006, 10:00

Câmara busca agilizar a implantação do VLT

Da Reportagem

Depois de duas horas e quarenta minutos de discussões, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) pela Agilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) decidiu ontem que vai encaminhar um manifesto pela implantação desse tipo de transporte, na região, ao governador Cláudio Lembo, ainda esta semana.
Na audiência pública que levou cerca de 100 pessoas à Sala Princesa Isabel, na tarde de ontem, o presidente da CEV, José Antônio Marques Almeida, o Jama (PDT), criticou a ausência de representantes do Governo do Estado e da Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista.
O Governo do Estado sinalizou a troca do projeto do VLT por outro, o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), o que gerou críticas na Baixada Santista.
Embora tivesse o VLT como tema central, o encontro acabou se transformando em uma ampla discussão sobre políticas alternativas de transporte de massa que possam ligar Santos às cidades do Litoral Sul.
Graças à ampliação dos debates, o empresário e engenheiro Anuar Assad David pôde apresentar, em vídeo, o seu projeto de criação de uma linha de monotrilho regional.
Já a Associação dos Ciclistas de Santos (Ciclosan) pediu a agilização da parceria de uma ONG com a Prefeitura para ampliação do número de ciclovias no Município.
O secretário municipal de Governo, Márcio Lara, voltou a ressaltar que a Administração encara a implantação do VLT ‘‘não apenas como um projeto de transporte, mas de desenvolvimento regional’’. Ele frisou, ainda, que a Prefeitura vem discutindo o tema com os governos estadual e federal e ainda com outras cidades da Baixada.
‘‘Vamos acelerar a pesquisa origem/destino que apontará as demandas atual e futura dos passageiros’’, enfatizou Lara, sobre a participação da Administração no projeto.

·
Registered
4,657 Posts
Santos Merecia o VLT!!!
Ao meu ver, parece ser tão barato a execução dele, é uma pena se isso não se realizar!

·
Registered
686 Posts
"...O Governo do Estado sinalizou a troca do projeto do VLT por outro, o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), o que gerou críticas na Baixada Santista..."

Mania que brasileiro tem de andar de ônibis!!!

·
Registered
591 Posts
É como vc disse em outro thread, se não me engano: brasileiro é viciado em ônibus. Dizem que o modal trilho é muito mais caro para se implantar (e de fato, dependendo do caso, é mesmo!) mas se esquecem que com o passar do tempo, ele se torna mais econômico! E olha que, para a Baixada Santista, se cogita em utilizar o leito ferroviário existente! Esta idéia do ônibus - ou VLP, que seja - é infeliz!

·
Registered
254 Posts
Eua acho que implantar um Metro Santos-Peruibe via leito abandonado de trilhos existentes seria fácil rápido e barato e principalmente funcional.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Pessoal, vocês lembram que existia o TIM (era esse o nome?? Transporte inter metropolitano, não era isso?), que ligava a baixadaà capital??? Alguém sabe se vão reformar e modernizar ou construir outra via pra ligar as duas regiões???

E afinal, vai ser VLP oi VLT??? Po, os trilhos vão até Peruíbe, e sabe se lá há quanto tempo tão parados, porque não fazer o mesmo que a CPTM fez em SP hein???

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
^^ O extinto TIM (Trem Intra-Metropolitano) ligava Santos à área continental de São Vicente. Antes disso acho que existia um trem que ia de Santos a Juquiá, no Vale do Ribeira, atravessando todo o litoral sul. O trem que ia pra São Paulo é bem mais antigo, foi desativado faz tempo.

O primeiro projeto falava de VLT, mas depois trocaram pra VLP pra reduzir o custo, só que a Prefeitura de Santos agora está se negando a aceitar o VLP, insistindo no projeto original do VLT.
É uma confusão!

O fundamental, num primeiro momento, é ligar o centro de Santos à Praia Grande, que é onde há muita demanda. Posteriormente, poderia haver uma extensão até Peruíbe e uma segunda linha de Santos a Cubatão. Assim interligaria quase toda a Baixada, só ficaria faltando abrir um túnel pra chegar a Guarujá.

Há um tempo eu abri um thread reunindo um mapa e algumas informações do site da EMTU, mas acho que ninguém viu. Em todo caso taí:
http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=333392

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Caramba, gostei dessa atitude da prefeitura! Tem que parar de ficar fazendo essas economiazinhas bestas, que no final do projeto sairá mais caro doque se fosse com trilhos! Chega de pneu, Brasil precisa de trilhos! :)

E tasca aeromovel neles, hehehee! :) www.aeromovel.com.br

·
Tupy or not tupy
517 Posts
Pois é: temos grandes chances em todos os aspectos para implantar um meio de transporte limpo e rápido - incluindo espaço físico e uma certa vontade empresarial. Mas parece que tudo tende a se perder com uma brilhante idéia de se implantar...transporte via ônibus.

parece que continua válido no Brasil aquela visão de curto prazo de se optar pelo mais barato, que no fim sai mais custoso no longo prazo. Se existe uma chance de se implantar esse VLT, essa é agora.
Pelo menos não se abandonou também a vontade de se ampliar as ciclovias, o que eu acho muito válido. Se bem que, nesse caso, implantar ciclovias na Baixada Santista é mais que necessário, já que a população utiliza MUITO esse transporte, independente de incentivo ou não...

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Osasco Station said:
ALELUIA! Estou priorizando os trilhos.. agora eu acho que Levi Fidelix está nesse fórum... só vemos falar em aeromóvel - aerotrem.
Aerotrem era um trem bala, o aeromovel é um VLT elevado oras, só que nacional! :)

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Marllon said:
Pois é: temos grandes chances em todos os aspectos para implantar um meio de transporte limpo e rápido - incluindo espaço físico e uma certa vontade empresarial. Mas parece que tudo tende a se perder com uma brilhante idéia de se implantar...transporte via ônibus.

parece que continua válido no Brasil aquela visão de curto prazo de se optar pelo mais barato, que no fim sai mais custoso no longo prazo. Se existe uma chance de se implantar esse VLT, essa é agora.
Pelo menos não se abandonou também a vontade de se ampliar as ciclovias, o que eu acho muito válido. Se bem que, nesse caso, implantar ciclovias na Baixada Santista é mais que necessário, já que a população utiliza MUITO esse transporte, independente de incentivo ou não...
Marllon, você tá sabendo que será construída uma ciclovia na orla de São Vicente e será interligada à de Santos?

·
Tupy or not tupy
517 Posts
^^ Tõ sabendo, e não só!
Está em fase de implantação a segunda pista da linha amarela, que vai incluir uma ciclovia (muito, mas muito necesária nessa via, que lota de bikes em horários de pico). Essa ciclovia se pretende interligada com a possível via do itararé, que terá conexão com Santos.. imagine só o corredor que vai criar.
Quanto ao itararé, o projeto é de urbanização. O prefeito vai realizar uma audiência pública pra fechar o melhor projeto (que gere menos polêmica, pq o q enche o saco são os embargos.. enquanto isso a praia fica ao mato)...
Vai sair tbm a Linha Azul, que tbm terá ciclovia..

Enfim, todos projetos...vamos ver pra qd saem todos...

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Urbano Santista said:
^^ Ótimas notícias! E onde especificamente ficará essa Linha Azul?
Essa linha azul é o que hoje são as avenidas Cap. Luiz Horneaux, Penedo, Augusto Severo e Manuel de Abreu - aquele acesso à Imigrantes que sai da Antonio Emmerick no supermercado Guassu e que passa pelo Motel Charm's... Parece que vão duplicar tudo, fazer umas melhorias urbanas, asfaltamento, mobiliario urbano, também uma drenagem, para evitar os alagamentos constantes ali e construir uma ciclovia.

1 - 17 of 17 Posts