Skyscraper City Forum banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Gabriel
7,483 Posts
Discussion Starter · #1 ·
21/06/2007 - 22h21
Santos quer implantar Lei Cidade Limpa
Entre as propostas estão restrição de fachadas comerciais e proibição de outdoors.
Projeto será avaliado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado

A exemplo da capital paulista, a Prefeitura de Santos apresentou nesta quinta-feira (21) a minuta de uma lei para regulamentar os anúncios publicitários e placas espalhados por toda a cidade. Entre as propostas está a restrição de fachadas comerciais, de acordo com a área do edifício, e a completa proibição de outdoors. A minuta prevê um prazo de seis meses para a adequação das fachadas e multas a partir de R$ 500.

No entanto, de acordo com o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), essa é uma proposta para ser discutida por toda a sociedade civil. "Esse é um estudo e não uma imposição. Estudamos os casos recentes de São Paulo e Campinas e queremos um caminho democrático", disse Papa. Antes mesmo de ser encaminhado para a Câmara Municipal, o projeto será avaliado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, formado por diversas instituições da sociedade.

O secretário de Planejamento, Bechara Abdala, disse que a prefeitura de Santos trabalha no projeto há mais de três anos, porém, ele admite determinada relação com a Lei da Cidade Limpa, que vigora em São Paulo desde o início do ano.

"Como lá ficou uma legislação extremamente restritiva, as agências (de publicidade) estão saindo de lá e vindo para cá. Estamos perto de São Paulo, então se a gente não tomar cuidado, pode ter uma invasão cada vez maior", disse o secretário, lembrando que os anúncios nos edifícios antigamente não existiam em Santos. "Era uma publicidade que aparecia mais em São Paulo e de repente começou a aparecer aqui", completou.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL56734-5605,00.html

·
Registered
1,752 Posts
Eu não acho que Santos está tão poluída assim para precisar dessa lei, mas concordo com ela.
Os locais mais poluídos e onde a feiúra salta mais aos olhos são o centro antigo e na região da linha do trem.
No centro a coisa está meio selvagem, com painéis horrorosos cobrindo fachadas, as vezes históricas as vezes é só lixo publicitário sobre lixo arquitetônico!
Nas bordas da linha do trem a indisciplina é grande também, mas mesmo assim nunca chegou ao caos de São Paulo.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,822 Posts
Que noticia excelente!!!

Que legal, SP dando exemplo :D

Não acho que todas precisem copiar a lei daqui ao pé da letra, pois aqui era um caso extremo de abuso de publicidade. Nas cidades menores creio que uma regulamentação mais branda já será suficiente pra deixar a aparência bem melhor.

E que essa onda de "cidades limpas" se espalhe por todo o Brasil!!

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Otima noticia!! Como eu digo sempre, eu odeio o Kassab, e de inicio eu achei radicalissima a Lei Cidade Limpa. Mas agora, olhando para o antes e o depois, realmente vejo que a lei foi boa, e não proibe tudo, apenas proibe abusos.

Queria MUITO ver uma medida dessas em Santos, ha muito tempo venho reparando que a cidade sofre sim com a poluição visual. A Floriano Peixoto, no Gonzaga, é um absurdo de fachadas monstras (Pernambucanas, Marisa, etc). Na praia tb, aqueles totens do Itau, dos restaurantes... sem contar o Centro como o Negro bem citou e as avenidas comerciais (Cons. Nébias, Ana Costa).

·
Tupy or not tupy
517 Posts
Nossa..pensei exatamente ontem como não seria bom uma lei dessa em Santos (e em S Vicente principalmente!)... agora que fico mais em SP, quando chego aqui já sinto uma diferença enorme.. as vezes não sei se aqui na baixada piorou ou foi lá que melhorou demais... o que tem de painéis cobrindo e encobrindo prédios e publicidade em tudo quanto é canto aqui não é brincadeira...
9exemplo recente: a Tim acabou de inaugurar um mega outdoor na frente de um hotel antigo na orla da praia... atente-se à palavra: na frente!!!

Demorô pra chegá!

1 - 8 of 8 Posts