SkyscraperCity banner
1 - 20 of 73 Posts

·
Santista Tricampeão
Joined
·
2,975 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


Petrobras lança projeto da sede do Valongo

Após mais de um ano de espera, a Petrobras divulgou ontem o projeto arquitetônico da futura sede da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS), que será instalada no bairro do Valongo, em Santos. Além da construção de um prédio de 17 andares, essa primeira fase prevê ainda a instalação do Museu do Petróleo e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2012.

Segundo o gerente-geral da UN-BS, José Luiz Marcusso, as obras devem começar no início do próximo ano e, durante a fase de execução, irão empregar 1.200 trabalhadores. "Nós estamos conquistando resultados graças aos primeiros esforços exploratórios nos anos 70, mas que estão vindo só agora para a Bacia de Santos", comemorou o executivo da Petrobras durante a solenidade de aprovação do projeto, realizada ontem de manhã no Salão Nobre da Prefeitura.

De acordo com Marcusso, três torres serão construídas no terreno, adquirido com a Prefeitura no ano passado por R$ 15,1 milhões. Além do primeiro prédio, com conclusão prevista para 2012, o gerente afirma que o segundo deverá estar pronto até 2015 e o terceiro, em 2017. No futuro, a nova sede poderá receber 6 mil funcionários.

PRIMEIRA FASE

Com cerca de 75 mil metros quadrados de área construída, a primeira torre deverá abrigar, além de escritórios e salas multifuncionais, um restaurante com capacidade para mil pessoas, uma biblioteca, orquidário, salas de videoconferências e pelo menos três auditórios, sendo um deles para 300 pessoas. Já o Museu do Petróleo será instalado num galpão anexo, numa área de 1.200 metros quadrados.

Presente à cerimônia, o arquiteto Ruy Resende, responsável pela elaboração do projeto, afirmou também que a primeira torre terá 17 andares e dois pavimentos no subsolo, onde funcionará um estacionamento para 1.600 veículos.

Escolhido por meio de licitação na modalidade convite, o projeto custou R$ 2 milhões aos cofres da estatal e prevê ações ecologicamente sustentáveis, como a reutilização das águas das chuvas e o aproveitamento da iluminação natural.

IMPACTOS

Para minimizar os impactos da obra no Valongo, o prefeito santista João Paulo Tavares Papa afirmou que a Prefeitura já está estudando novos investimentos para o bairro, que deverá ganhar uma delegacia comunitária, um novo projeto de iluminação, além de modificações viárias e transporte público.

"As decisões tomadas hoje certamente influenciarão a vida de muitos brasileiros nos próximos 50 anos. Estamos assumindo uma grande responsabilidade em nome da nação brasileira", disse o prefeito durante o lançamento.

O terreno comprado pela estatal possui 25 mil metros quadrados e fica entre as ruas São Bento, Marquês de Herval, Cristiano Otoni e Augusto Barata, atrás da Estação Ferroviária do Valongo. Segundo a Prefeitura, a nova sede integra o programa de revitalização do Centro Histórico.

"Essa é a obra mais importante nesse processo de revitalização do Centro de Santos, porque trará desenvolvimento e será indutora de novos investimentos do setor privado", afirmou Papa, que prometeu, ainda durante o evento, disponibilizar um acesso viário ligando a Rua São Bento ao terreno.
Fonte: A Tribuna
O prédio é fraco, mas como eu disse no outro thread onde a notícia foi postada, vai ter um impacto incrível na região onde será construído. O Valongo é um bairro central bastante degradado, com casarões em ruínas e armazéns abandonados.
Este projeto está incluído no plano de revitalização da região central portuária de Santos - que pode ser conferido com maiores detalhes no thread http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=445296.
Com a instalação da sede da Petrobras, as chances desta recuperação urbana dar certo como um todo aumentam muito.

Aqui uma imagem ampliada. Acho que o projeto arquitetônico das outras duas torres ainda não foi elaborado nesta fase. Espero que sejam melhores que a primeira.


Área Interna


Terreno da Petrobras marcado em vermelho (limites aproximados)


___________________________________________________________
EDITADO EM 09/10/2010 - NOVAS IMAGENS















http://www.ruyrezende.com.br/
 

·
Equilíbrio, viagens e paz
Joined
·
4,686 Posts
Legal, são não gostei daqueles dois prédios invisíveis, mas não serão vistos mesmo...
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
^

euri.aiuhuaihaiuhaiuhaiuhaiuhaiu
 

·
Da capital do RECÔNCAVO
Joined
·
6,162 Posts
Legal, são não gostei daqueles dois prédios invisíveis, mas não serão vistos mesmo...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


__________________________________________________
.:: Santo Antônio de Jesus :: A capital do Recôncavo ::.
O comércio mais barato da Bahia!
Threads: SAJ 1 - SAJ 2 - SAJ 3

 

·
Leão do Norte
Joined
·
222 Posts
Ficarão mais bonitos todos prédios se invisíveis :p
A Petrobras merecia um prédio mais arrojado e alto...
 

·
Leão do Norte
Joined
·
222 Posts
A Petro deve um prédio assim em algum lugar

Petrobras Headquarters
 

·
Banned
Joined
·
9,270 Posts
a petrobras e predios arrojado sao 2 coisas que nao combinam
 

·
Eduardo Lima
Joined
·
6,795 Posts
a petrobras e predios arrojado sao 2 coisas que nao combinam
Pois é, tirando o prédio do Largo da Carioca, no Rio, acho que nenhum mais é arrojado.

Já passou da hora da maior empresa do país mostrar o seu verdadeiro potencial através de um prédio decente como este que o pessoal postou, projeto de WTorre...

Bom, mas este de Santos não é feio é será de extrema importância para a cidade.
 
1 - 20 of 73 Posts
Top