SkyscraperCity banner

1 - 20 of 203 Posts

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Hoje venho mostrar-lhes mais um dos nossos Sacro-Montes, o da Assunção, na freguesia de Monte Córdova, em Santo Tirso.

Aqui há uns tempos fui até Santo Tirso visitar o Mosteiro de São Bento quando reparei no alto de um monte sobranceiro à cidade uma "capela" muito interessante. Como quem tem boca vai a Roma, perguntei a um velhinho que passava na ponte sobre o Ave de que se tratava tal construção.

Muito "simpática" foi a resposta e como tal perguntei como se chegava lá:

"ah e tal, é por ali à direita e depois é sempre a subir"!:lol:

E lá fui...era dia de feira lá nos píncaros e estava cheio de gente, o Santuário esse encontrava-se fechadíssimo para não variar....

Ora na Sexta-feira passada quiz o destino que uma viagem de trabalho me levasse de novo ao Santuário... estava aberto!:D Não havia o já tão habitual "no photos" e então aproveitei!:D Um bocado à pressa pois a chefa já batia o pé e só dizia "Ó João! Vamos?" :lol:

Bom...avancemos...:D

Pois este Santuário foi uma completa surpresa para mim, quem diria que perdido no cimo de um monte ia estar uma obra-prima do Korrodi?:D Portugal ainda me consegue surpreender!:D Sabe-se lá que mais haverá para eu "descobrir" pelos caminhos do nosso país!:lol:

OK... chega!:D O entusiamo pela descoberta é GRANDE! Já repararam? Não?:lol:


Só mais isto:

"Concebida pelo arquitecto Korrodi sob a inspiração românica-gótica com alguns laivos de neo-romantismo. De planta em cruz grega e soberba construção, faz lembrar as monumentais basílicas orientais. Encontrando-se localizada em lugar de ampla visibilidade no Monte Assunção, tutela daí a cidade de Santo Tirso.
Foi construído em 1934, em granito, num estilo neo-românico. Todos os anos se realiza, junto do esplendoroso Santuário, uma romaria em honra da Santa, em 15 de Agosto."

Santuário
Exterior














Interior




















Mobiliário original


Nada deixado ao acaso, reparem como as cores dos vitrais obedecem a uma ordem pré-definida


Uma surpresa, um Plano de Urbanização do Korrodi para o monte. Incluia um Hotel na base e uma grande rede de caminhos pela encosta. Não foi implementado! Típico...:bash:


E como não podia faltar...uns verdinhos para complementar a obra!:D

Junto ao Santuário existem algumas Faias (Fagus sylvatica) monumentais!






O resto da Mata é composto na sua grande maioria por Acácias Austrália (Acacia melanoxylon), as de que gosto mais pelo seu belo porte arbóreo. Infelizmente são invasoras mas aqui neste monte "bombardeado" pelos ventos húmidos, e já sem sal, do Atlântico, atingem tamanhos verdadeiramente impressionantes!:eek:




















E para terminar as vistas que são fenomenais!
Santo Tirso


O vale do Ave


O Oceano, Leça e Matosinhos


Conseguem ver a torre do Monte da Virgem no centro da foto?:D


E pronto, acabou o passeio!;)
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
Nossa lindo demais... Nada como o prazer de uma descoberta... Linda floresta! linda linda... Gostei muito da foto6... o contrate do verde com a pedra e da foto 29 a pedra limada e o tronco demais:cheers:
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…interessante. Fui lá uma vez para visitar nos tempos de estudante. Tem uma clara influência "germânica", natural em Korrodi que é Suiço de naturalidade e formação…

…ninguém participa…este forum está…
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts
…ninguém participa…este forum está…
Às 4h00 eu não participaria... Mas que o fórum está mal, isso já sabemos :(...
Boas fotos, Johnny :eek:kay:! A paisagem é fantástica :drool:...
 

·
Moderator
Joined
·
17,497 Posts
Mais uma descoberta! Este pais tem maravilhas em todos os cantos mais recondidos! Grandes fotos Joao :eek:kay:

Às 4h00 eu não participaria... Mas que o fórum está mal, isso já sabemos :(...
Boas fotos, Johnny :eek:kay:! A paisagem é fantástica :drool:...
O forum esta mal :lol:
Ha dois anos nao havia um terco da participacao que ha hoje em dia ;)
 

·
fcp fcp fcp
Joined
·
2,136 Posts
É verdade, há dois anos eram poucos e sempre os mesmo que participavam :lol:

Mais uma bela reportagem fotográfica do Johnny :applause: O santuário é diferente do que o que estamos acostumados a ver em Portugal, é bastante belo mas não me atrai muito.

Adorava ver aquelas faias no outono, devem ficar magnificas. Johnny sabes a que altitude está esse monte?
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
João, vai que o presidente da Camâra vê esse thread... Já ganhas um cargo... Secretário do Turismo de Sto. Tirso!!:banana:
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
ja conhecia :yes: so tem um defeito, faltam torres, tanto na fachada como no zimbório, consegue-se ver a torre do monte da virgem sim :)
Pois ali bem perto tens uma povoação castreja mais tarde Romanizada Peter (castro do Monte Padrão), na antiguidade os montes, alguns claro, eram a morada dos deuses para os povos Celtas, Iberos, Romanos etc...
 

·
Banned
Joined
·
5,852 Posts
ja conhecia :yes: so tem um defeito, faltam torres, tanto na fachada como no zimbório, consegue-se ver a torre do monte da virgem sim :)
não faltam torres nenhumas, acho que o templo está muito bem como está, parabéns ao arquitecto, muito bom. Parece muito forte, pesado e enraizado. A fachada poderia ser simétrica. Tá muito giro. A parte traseira tá linda. NMO, deveria ser classificado.

Pois ali bem perto tens uma povoação castreja mais tarde Romanizada Peter (castro do Monte Padrão), na antiguidade os montes, alguns claro, eram a morada dos deuses para os povos Celtas, Iberos, Romanos etc...
pois, mais um monte que ninguém sabe a história, mas certamente deve ter muitos mitos à volta dele, era bom que houvessem trabalhos académicos sobre estes montes, a sua importância, religião, mitos e história.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Confesso que inicialmente não percebi o porquê de tanto entusiasmo, mas quando vi que era 1 pérola romântica percebi-o de imediato!:D

Grande descoberta, não fazia ideia da sua existência! E é interessante ver que o Norte tem uma quantidade apreciável de "grandes" igrejas românticas (Santa Luzia, aquela de Guimarães que não me recordo o nome, agora esta...).
E mais interessante ainda é ver as soluções neo-românicas e neo-góticas utilizadas, as 3 naves, a arcaria na fachada (que como o Professor bem referiu, reporta para as igrejas românicas alemãs - se bem que essa soluções depois tenha sido usada em Itália - exemplo: o monumental conjunto de Pisa ), o próprio deambulatório (que me parece não ter verdadeiramente essa função, mas em alçado existe, dando a ilusão da existência de capelas radiantes) e a minha preferida de todas, os 2 transeptos (existentes em alçado e - apesar de não ter ficado com certeza nas fotos interiores - que também julgo existirem em planta!), fazendo-nos reportar para o gótico inglês.
Fiquei deliciado, confesso!:eek:kay:

Apenas 1 reparo, o mesmo que o Arpels fez:a falta das torres. A maioria das igrejas medievais centro-europeias tinham 2 torres na fachada e pelo menos mais uma no cruzeiro. Pela curta distância entre fachada e transepto, parece-me pouco exiquivel a torre do cruzeiro, mas pelo menos as 2 da fachada parecem fazer alguma falta.;)
 

·
Registered
Joined
·
396 Posts
Muito bonito. Já conhecia, fui lá no Verão passado.

Realmente, as torres da igreja podiam ser maiores, assim parecem um bocado "marrecas" :lol:


Quase todos os montes do Minho têm uma igreja no seu topo - reminiscências de cultos pré-cristãos.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Mas pelos vistos, muitos deles foram ressuscitados entre os finais do século XIX e inicios do século XX. Porquê?
 

·
Registered
Joined
·
396 Posts
Antes existiam pequenas capelas, ou não havia mesmo nada, só a romaria do povo para prestar culto a um santo qualquer. No séc. XIX, talvez por moda do romantismo, é que foram construídas igrejas e santuários mais imponentes em muitos desses montes. Mas o locais de culto já existiam há muitos séculos atrás.

As montanhas, lugar onde nascem os rios e onde brotam fontes termais, são o centro de cultos ancestrais ligados à vida, à saúde e à cura de doenças.
 
1 - 20 of 203 Posts
Top