Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 79 Posts

·
Registered
688 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Satolep é uma bela cidade, fria e úmida, situada no fim do fundo da América do Sul, às margens da Lagoa dos Patos. Suas ruas que avançam para um norte ou um oeste aproximados, terminam campo; as que vão para um leste ou um sul, num mesmo lento e silencioso rio. Os campos do oeste metamorfoseiam-se, aos poucos, num intrigante conjunto de morros que abriga pedras, cachoeiras e árvores frutíferas. Os campos do norte são grandes latifúndios que o asfalto das estradas federais costura. Atravessando o rio sentido leste, chega-se ao areião de uma praia; sentido sul, à uma planície radical. E vindo desta planície começa nosso passeio

01-

02-

03-
Essa é a ponte que liga satoleP com Rio Grande, a cidade da qual se emancipou:

outono as folhas das arvores caem e as pessoas aproveitam para se aquecer ao sol... quando tem sol!

04-

05-

06-

07-

08-

09-

10-

11-

12-

13-
Algumas praças tem monumentos as revoluções passadas, como na praça 20 de setembro.

14-

15-
Algumas foram palcos de batalhas, como a Cipriano Barcelos, onde aconteceu a batalha da tomada da cidade na revolução de 23:

16-
As praças continuam sendo importantes para as "revoluções" de hoje:

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-
Local onde nasceu a pansat que veio a se transformar na viacabo:

32-

33-

34-

35-

36-

37-

38-

39-

40-

41
No outono/inverno anoitece cedo, essa foto foi tirada pouco apos as 17:30:

42-

43-

44-

45-

46-

47-

48-

49-

50-

51-

52-

53-

54-

55-

56-

57-

58-

59-

58-

59-

60-

61-

62-

63-

64-

65-

66-

67-

68-

69-

70-

71-

72-

73-

74-

75-
Tem praia em satolep:

76-

77-
Satolep tem um pé na frança, sejam nos grandes detalhes...

78-
...Como nos pequenos.

79-

80-

81-

82-

83-

84-

85-

86-

88-
Satolep tem uma vida cultural bastante interessante alimentada por instituições e movimentos, como a bibliotheca publica...

89-

90-

91-

92-

93-

94-

95- Museus como o MALG...

96-... que essa semana esta recebe a: Exposição de desenhos alemães do IFA (Instituto de Relações Culturais Exteriores da Alemanha)

97-

98-Os tetros como o Guarani...

99-
http://1.bp.blogspot.com/-0aCJuDfEM9k/TbiXJfi5wXI/AAAAAAAAACQ/hF6-0zHdd5E/s1600/Theatro+Guarany+-+Pelotas.JPG

100 ...o 7 de abril

101-
Com seu memorial escondido na rua 15 de novembro

102-
Movimentos como o sofá na rua, que acontece uma vez por mês

103-

104-

105-

106-

107-
Inclusive, musica é o que não falta pela cidade

108-

109-

110-

111-

112-

113-

114-

115-

116-

117-

118-

119-

120-

121-

122-

123-

124-

125-

126-

127-

128-

129-

130-

131-

132-
Os antigos trilhos do bonde, na rua professor Araujo

134-

135-

136-

137-
Lembrando que em se vier a satoleP, se prepare para muito frio no inverno...

138-

139-
... e calor de 50ºC no verão!

Créditos:
-ClickRbs
-Fabrício Marcon
-Daniel Giannechini
-nauro_junior
-Casa fora do eixo
-Gus Mansur-Instagram
As imagens que não estão com links são minhas.

Bom, lá por julho eu vou postar a segunda parte, vou esperar os pessegueiros entrar na fase de floração e trazer imagens do interior e do lado mais italiano e alemão da cidade. Também vai ter as imagens que ficaram de fora deste post.
Pergunto aos senhores, nos estamos aqui sempre discutindo sobre economia e desenvolvimento, será que caberia um post com as empresas e empreendimentos que movem a economia da cidade? Vocês tem interesse em ver isso?

·
Registered
8,839 Posts
Que surpresa agradável. Isso tudo é Satolep? Nunca tinha ouvido como cidade, mas lembrei da palavra em uma música do Vitor Ramil na qual faço a analogia agora. A cidade apresenta um riquíssimo patrimônio histórico, bastante considerável para o seu tamanho. Parabéns!

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,479 Posts
Linda Pelotas, que ótimo que estão reformando a estação de trens, está ficando linda. Precisam reformar aquele edificio afrancesado junto ao Mercado Municipal, simplesmente lindo. Algumas fotos até me lembraram a Cidade Baixa em Porto Alegre.

·
Registered
#ELESNÃO
23,396 Posts
: Eu fiquei mas que porr* é essa que eu nunca ouvi falar? Só depois da terceira foto que me dei conta que se tratava de Pelotas :lol:
Cidade que amo muito, bateu saudade.

·
Registered
688 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Linda Pelotas, que ótimo que estão reformando a estação de trens, está ficando linda. Precisam reformar aquele edificio afrancesado junto ao Mercado Municipal, simplesmente lindo. Algumas fotos até me lembraram a Cidade Baixa em Porto Alegre.
Ta indo rápido a reforma, mas a criação do centro administrativo ainda nem começou. Tais falando desse predio? https://farm8.staticflickr.com/7415/13948081020_e2c94f1fb5_o.jpg
Se for, ele pertence a Câmara de Vereadores e esta em processo de ser vendido a brigada que vai restaura-lo e transformar numa cede regional de alguma coisa :p Nas próximas fotos vou colocar umas do porto e do entorno na universidade católica, ai sim vai parecer a cidade baixa...

Que surpresa agradável. Isso tudo é Satolep? Nunca tinha ouvido como cidade, mas lembrei da palavra em uma música do Vitor Ramil na qual faço a analogia agora. A cidade apresenta um riquíssimo patrimônio histórico, bastante considerável para o seu tamanho. Parabéns!
O texto do inicio é uma adaptação do livro dele, satolep. Tentei passar um pouco da visão que o Barão de Satolep descreve. Obrigado por comentar

: Eu fiquei mas que porr* é essa que eu nunca ouvi falar? Só depois da terceira foto que me dei conta que se tratava de Pelotas :lol:
Cidade que amo muito, bateu saudade.
hehehe... Deve ter sido a mesma surpresa de quando era moleque e descobri que a satoleP da musica era Pelotas escrita de trás para frente.

·
Banned
9,176 Posts
Linda fotos, mostram uma bela cidade, mas a foto 42 não precisava ser postada, ela mostra o desleixo do morador com o calçamento da sua residência.

·
Longe demais das Capitais
10,310 Posts
Satolep é umas das cidades mais umidas do mundo. No iverno, onde as temperaturas flertam com o zero grau, a umidade o derruba ainda mais a sensaçao termica de frio. Tudo mofa em casa.
E no verao, que tem temperaturas de 40 graus, a umidade deixa a sensaçao termica terrivel, chegando perto de 60 graus, uma sensaçao de bafo quente insuportavel, deixa a amazonia no chinelo.

·
10,310 Posts
Satolep é, junto com Porto Alegre, uma das maiores produtoras de pêssego do Brasil.

Tambem é grande produtora de pessego em calda.

E a cidade tem uma forte tradiçao de produtora de doces, sobretudo doces portugueses. Por isso, naturalmente a cidade tem um grande evento anual, a Fenadoce.

"Doce de Pelotas" é uma grife, que agrega valor, da mesma forma que "Móveis de Gramado" ou vinhos onde vem escrito "Serra Gaucha".

·
Registered
2,798 Posts
Rica, bucólica e aconchegante essa cidade. Não é a toa que meu primo a escolheu para morar.

Parabéns pela bela seleção,dankasmoraes!!! :cheers:

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,753 Posts
Bah, só entendi lendo os comentarios, tava totalmente perdido.
haahaha

Que belas fotos, parece ser muito maior do que é, parabéns.

·
Registered
688 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Satolep é, junto com Porto Alegre, uma das maiores produtoras de pêssego do Brasil.

Tambem é grande produtora de pessego em calda.

E a cidade tem uma forte tradiçao de produtora de doces, sobretudo doces portugueses. Por isso, naturalmente a cidade tem um grande evento anual, a Fenadoce.

"Doce de Pelotas" é uma grife, que agrega valor, da mesma forma que "Móveis de Gramado" ou vinhos onde vem escrito "Serra Gaucha".
Doce de Pelotas é uma marca com indicação geográfica, doces de pelotas somente os feitos aqui! É a mesma ideia da champanhe. Normalmente tem um numero de registro embaixo do doce.

Rica, bucólica e aconchegante essa cidade. Não é a toa que meu primo a escolheu para morar.

Parabéns pela bela seleção,dankasmoraes!!! :cheers:
Valeu!

Satolep é umas das cidades mais umidas do mundo. No iverno, onde as temperaturas flertam com o zero grau, a umidade o derruba ainda mais a sensaçao termica de frio. Tudo mofa em casa.
E no verao, que tem temperaturas de 40 graus, a umidade deixa a sensaçao termica terrivel, chegando perto de 60 graus, uma sensaçao de bafo quente insuportavel, deixa a amazonia no chinelo.
Tudo mofa mesmo! Tenho um notebook antigo, que estragou e ficou em cima do roupeiro, esses dias fui pegar ele e adivinha:- tava mofado!

Bah, só entendi lendo os comentarios, tava totalmente perdido.
haahaha

Que belas fotos, parece ser muito maior do que é, parabéns.
:lol: mas a densidade da cidade não é grande, acho Santa Maria muito mais densa. Dá a impressão de ser até maior que Pelotas.

·
Registered
2,696 Posts
Famosa Satolep....a cidade onde meus pais conheceram-se e graduaram-se. Ar platino. A casa da foto 56 é de uma amiga de nossa família.

·
Registered
1,082 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Pô, fiquei muito surpreso com este teu thread! Já fazia um bom tempo Pelotas, ops, Satolep não era mostrada aqui!

ângulos bem diferentes, detalhes que passam despercebidos no dia-a-dia, mas que são muito belos e demonstram um passado bem rico da cidade.

Gostei das fotos da arborização e do verde nas avenidas Dom Joaquim e República do Líbano. Também bom ver que a Estação Ferroviária está ficando bem bonita, espero que aquela região em frente seja bem iluminada e que torne-se mais bem frequentada e utilizada.

A foto da figueira, lá pros lados do Totó, com imagem da orla da praia ao fundo ficou linda!

O Mercado Público ficou muito bom, agora tem é que ser tomado pelas lojas e pelas pessoas como era antes. Eu gostaria muito de ver threads com os novos empreendimentos, principalmente os residenciais e comerciais, como o Moinhos Office, Prédios da dom joaquim Dom Joaquim Master e os outros da labore, atrás do mesmo. E os empreendimentos da região indo pro lanranjal.

Parabéns, muito bom o thread!:eek:kay:

·
Registered
12,235 Posts
Estou altamente surpreso.
O que mais me impressionou é Pelotas ser uma cidade gaúcha sem aquela firulada cansativa que remete a alemanha e todo esse blablabla, que todos estamos cansados de ver.
Por outro lado lembra muito uma cidade uruguaia.

·
10,310 Posts
Estou altamente surpreso.
O que mais me impressionou é Pelotas ser uma cidade gaúcha sem aquela firulada cansativa que remete a alemanha e todo esse blablabla, que todos estamos cansados de ver.
Por outro lado lembra muito uma cidade uruguaia.
Essas coisas que tu está cansado de ver :lol: é só nas cidades (colonizadas por "europeus") pequenas e pitorescas.

Uma prova é que cidades gaúchas de colonização "européia" que são grandes não são assim: Caxias do Sul e Novo Hamburgo (cidade italiana e alemã) são iguais à todas as cidades brasileiras.

E Pelotas não tem é "européia". Pelotas é platina.

Vemos isso em várias características dela. A principal semehança está no estilo de prédios históricos.
E também no traçado reto das ruas, relevo planícimo no pampa, influência da lingua espanhola, movimentos culturais nas ruas, prédios residenciais charmosos baixos estilo Montevideo, palacetes...

1 - 20 of 79 Posts