SkyscraperCity banner

1 - 10 of 10 Posts

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)




Este novo tipo de espaço veio acrescentar/revolucionar a forma e o conceito das bibliotecas tradicionais.
De facto, a diversidade destes novos espaços têm como objectivo final, o mesmo propósito autodidacta dos anteriores, no entanto, o que mudou?
– Os suportes informativos.

O acesso a todo o tipo de informação, gratuita e imediata através dos computadores e da internet, possibilita a qualquer cidadão instruir-se de forma autónoma, selectiva e ao seu próprio ritmo.
Ao contrário das escolas e bibliotecas tradicionais, ao entrar e fazer uso de uma mediateca, não recai sobre o utilizador a obrigatoriedade da aprendizagem e da consulta da informação.
As mediatecas caracterizam-se por serem espaços multifuncionais em que a simples entrada poderá sugerir actividades não planeadas.
São locais passíveis de visitas descomprometidas em que o utilizador pode não ir com um intuito determinado, mas sim à espera de ser surpreendido pela vastidão de ofertas que um espaço com estas características pode oferecer.


Informação Adicional

* Área (m2): 2100
* Número de Salas: 22
* Sala de Informática: Sim
* Ligação à internet: Satélite
* Localização: Saurimo
 

·
skxawng by tsu'tey
Joined
·
6,544 Posts
:eek2: todas essas propostas de ser aprovadas...ja que o governo quer e vai pelos vistos investir "violentamente" nas educação...thanks matt ;)
 

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #6
Lançada pedra para a construção da mediateca da Lunda Sul



A primeira pedra para a construção da mediateca na Lunda Sul foi lançada quarta-feira, pela governadora provincial, Cândida Narciso, e a secretária do Presidente da República para os assuntos sociais, Rosa Pacavira.

De acordo com Rosa Pacavira, o empreendimento está orçado em 4 milhões e 500 mil dólares norte-americanos, devendo a sua construção durar 13 meses.

Após o lançamento da pedra, Rosa Pacavira explicou que a mediateca está a ser construída ao abrigo do despacho presidencial 28/2010 de 21 de Junho, cujo objectivo é materializar o programa de construção de infra-estruturas dotadas de uma vasta gama de informações, serviços culturais e científicos ao cidadão.

“Trata-se de serviços que o Executivo irá proporcionar aos utentes a fim de facilitar o acesso à informação, visto a sociedade estar inserida num mundo globalizado e visam potenciar o acesso ao conhecimento e promoção digital da informação,”disse.

Rosa Pacavira revelou estarem a efectuar o processo de recrutamento de jovens para permitir que o processo de construção esteja em paralelo com a formação destes e que destes serão apurados 30 que serão formados por professores vindos de Cuba, durante seis meses e posteriormente fazer um estágio fora do país.

Por sua vez, o vice-ministro das Tecnologias de Informação, Pedro Sebastião Teta, enalteceu o empenho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo apoio incondicional prestado à comissão executiva da rede de mediatecas e disse estar satisfeito porque no quadro geral está a correr tudo bem.

Para a governadora provincial Cândida Narciso, o acto é um momento histórico e um presente muito grande para a província da Lunda Sul, numa altura em que será festejado os seus 56 anos de idade enquanto cidade.

Disse ser uma grande prenda por ser uma instituição que promove o desenvolvimento pessoal e proporcionará condições para a província atingir outros patamares no domínio deste desenvolvimento pessoal.

Dentro do seu programa de trabalho, Rosa Pacavira visitou algumas instituições em Saurimo e reuniu-se com os administradores municipais.

As mediatecas são definidas como bibliotecas informatizadas e multimédia, com o objectivo fundamental de proporcionar, a todos os possíveis interessados, a consulta a uma vasta gama de serviços e suportes de informação, quer de carácter técnico especializado, quer de carácter geral e cultural, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento necessário ao desenvolvimento socioeconómico e contribui para a formação e aperfeiçoamento do capital humano, ao mesmo tempo que alarga o acesso à cultura e à sua fruição pelos utilizadores, geralmente de uma forma gratuita.



Fonte: Angop, 12 de Maio de 2011
Excellent news!
 

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #9
well under way:cheers:


Lunda Sul: Pedro Teta avalia obras da Mediateca de Saurimo







A construção da Mediateca de Saurimo vai conhecer a sua conclusão em Fevereiro do próximo ano. Para constatar o estado da empreitada esteve no local, esta passada quinta feira 7 de Novembro, o Secretário de Estado para as Tecnologias de Informação e Coordenador da Unidade Técnica de Gestão da Rede de Mediatecas de Angola (UTG-ReMA), Pedro Sebastião Teta, que se mostrou satisfeito com a fase em que se encontra a obra.

Acompanhado pelo Vice-governador da província, Pedro Teta, tomou contacto com as alterações feitas ao projecto inicial com vista a uma maior funcionalidade, ouvindo esclarecimentos, dando algumas sugestões e posteriormente constatando no local as referidas alterações.

No final da visita, o Coordenador da UTG-ReMA assegurou que tudo está a ser feito para que o projecto esteja concluído até Fevereiro de 2014 apesar de alguns problemas já identificados que viria a explicar de seguida. «Esta obra sofreu um ligeiro atraso. Estivemos aqui há três meses e hoje estamos muito satisfeitos!», disse, acrescentando que «a parte da estrutura está acabada. Estão a ser cumpridos os prazos e pensamos que em Fevereiro esta obra estará concluída e será entregue».

Em relação aos problemas identificados, o Secretário de Estado explicou que «Estamos a estudar soluções para algumas outras coisas que são de igual modo importantes, entre elas, as infraestruturas das águas, da electricidade, a questão do escoamento das águas para o exterior, a questão do estacionamento e a questão das telecomunicações que começam a ser críticas nesta fase, tendo em conta o local em que está sendo construída a mediateca».

O alto dirigente da ReMA relembrou ainda que a província da Lunda Sul beneficiou do programa de formação que durou 12 meses levado a cabo pela instituição no sentido de formar e capacitar trinta jovens em biblioteconomia, com a cooperação cubana, acrescentando o facto de alguns deles terem viajado para o Brasil onde obtiveram o mestrado em ciências da informação e que darão importante contributo no funcionamento da Mediateca de Saurimo.

Ao terminar a visita a Saurimo, Pedro Teta avaliou ainda outras obras de interesse social e reuniu-se com os jovens bibliotecários recém-formados, para além de ter sido recebido por individualidades locais.
 
1 - 10 of 10 Posts
Top