SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 159 Posts

·
Registered
194 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Dresden, uma das cidades mais bonitas e culturais do mundo pré segunda guerra mundial, foi destruida em 80 % a três meses do final da segunda grande guerra.
Ainda hoje tal bombardeamento se apresenta muito controverso uma vez que Dresden era considerada cidade de refugiados que vinham das cidades mais afectadas da frente do leste, relatoricos tecnicos apontavam que Dresden nao apresentava interesse estratigico uma vez que não disponha de intituições politicas nem militares do Terceiro Reich nem sequer defesas anti-aereas.

Assim, a 13 de Fevereiro de 1945 aviões Americanos e Britanicos bombardearam a cidade barroca por dois dias consecutivos com bombas de fósforo altamente incendiarias em que morreram milhares devido as explosões e queimadas devido ás altas temperaturas que chegavam aos 1000 graus celcius causados pelas bombas de fósforo.

Imagens de Dresden antes da WWII

Altmarket (praça velha de Dresden) hoje encontra-se totalmente diferente com edificios modernos e edificios de influencia estalinista

Actualmente

Neumarket

O landmark mais conhecido de dresden e que foi totalmente destruido em 1945 - Dresden Frauenkirche

Dresden no final da Guerra

Dresden vista da torre da camara municipal

Neumarkt

Frauenkirche

Embora haja na Alemanha um espirito consideravel contra grandes construções que nao sejam antigos monumentos que caracterizavam significativamente as cidades, Dresden e os seus habitantes vivem bastante o seu passado e são grande apoiantes da reconstrução de edicifios historicos que nao sejam so importantes monumentos. Assim, à uma decada sensivelmente, Dresden elaborou um projecto de reconstrução de parte do seu centro historico, Neumarkt que começou com a reconstrução da Frauenkirche, grande parte financiada com donativos vindos de todo o mundo principalmente do Reino Unido.

Mas, como disse, os politicos alemãs não são grandes apoiantes de grandes projectos de reconstrução tento este projecto, que inicialmente previa mais reconstruções, sido reduzido ao longo dos anos.

Os edificos da era da RDA de arquitectura estalinista a preto contornados a ververmelho inicialmente estava prevista a sua demolição para o prolongamento da reconstrução historica, no entanto as autoridades politicas querem os conservar, principalmente o palacio da cultura :bash:

No entanto, apesar de o que está projectado fazer ainda se encontra a meio, já muito foi construido:

Frauenkirche e edificios adjacentes de traça Barroca

Alguns edificios modernos surgem no meios daqueles que sao mantidos com os traços originais, muitos arquitectos não conseguem manter-se fieis ao originais e tendem a deixar a sua propria marca.

O castelo dos reis da Saxonia também ele reconstruido em grande parte

Neumarkt

Neumarkt com o Kulturpalast da era comunista à direita que a meu ver não se enquadra bem num centro que se pretende inteiramente barroco.

http://farm2.static.flickr.com/1006/3174256518_a91f2bc801_b.jpg[*/img]

Antes
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Dresdner_Schloss_1990.jpg/800px-Dresdner_Schloss_1990.jpg
Depois

Esta parte foi fielmente reconstruida

No projecto inicial a reconstrução seguia, no entanto, a camara nao aprovou a demolição dos edificios à direita

Comparaçao
Antes

Depois

Mas muito falta construir ainda, mais projectos que em breve vão começar...

Quarteirões que faltam construir

Por fim, uma vista de postal de Dresden que conseguiu voltar a ter como antes de 1945

Mas muito se perdeu devido a guerra, a cidade barroca do antes é agora em grande partes dos seus bairros residenciais uma cidade de bairros de blocos sovieticos horriveis.

Espero que tenham gostado, sendo eu fascinado com as cidades alemas achei que seria interessante um tread sobre Dresden.

·
Registered
194 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Penso que não Arpels, li algures num blog de uma associaçao qualquer de Dresden que eles estao bastante desapontados com a intervenção no Altmarkt, o desenho final da praça é este...

aquilo que vemos no meio da praça é a entrada para o parque de estacionamente e ao lado é uma especie de escultura/banco que representa os grandes rios alemães.

realmente é uma pena que pelo menos nao conservem a escultura que mais a torre da igreja já reflectiam um pouco mais o velho mercado...:bash:

·
Whatever
45,866 Posts
Acho que já andava por aí um thread com a mesma temática... mas aqui há pelo menos umas fotos mais recentes. :eek:kay:
Foi este post meu Dresden, neste thread Imagens imperdíveis da Alemanha no século XIX do Phobos.

Vejo que temos aqui outro que sofre do mesmo que eu!:lol:

nelson, fica aqui uma lista de sites, blogs e fóruns que podes acompanhar caso ainda não os conheças. Vejo-os todas as noites antes de me deitar há já muitos muitos anos!:lol:

Estão em alemão mas isso não interessa nada para o efeito, basta ir clicando nos nomes das cidades!:D E há sempre a tradução do google para ajudar!:)

Neumarkt Dresden Site dedicado à reconstrução do Neumarkt.

Bausituation Dresden Excelente blog dedicado às construções e reconstruçãos de Dresden.

Architekturforum Fórum dedicado maioritariamente a reconstruções históricas e recuperação de edifícios na Alemanha.

Deutsches Architektur Forum Fórum semelhante ao anterior.

·
Registered
194 Posts
Discussion Starter · #7 ·
obrigado johnny mas como bom vidrado nestas cidades e na historia alemã ja conheço estes sites :banana: obrigado na mesma lolol

tal como tu todos os dias vou dar uma vista de olhos lolol ultimamente o forum alemao esta muito parado...parece q a crise tb se faz sentir lá e à seria!!!

mas de todas as cidades Dresden é a que mais me fascina pela historia...tb a mais injustiçada das cidades alemãs pela guerra, nao sei lolol

Ando a planear uma visita em breve a Berlin e a Dresden :banana: já me disseram que é uma surpresa negativa para quem viu as fotos antigas mas sinceramente para amantes de historia acho que nunca é uma surpresa negativa lol a ver vamos :p:p

·
Registered
20,311 Posts
^^

Surpresa negativa? Hmmm... Acho duvidoso, quer uma outra quer outra cidade são surpreendentes sim mas pela positiva, cada uma no seu género, claro... é óbvio que também têm as suas partes menos interessantes, mas poucas são as cidades, nomeadamente as maiores que as não têm. Eu diria, vai que pelo que vejo hás-de gostar! E antes que me esqueça, obrigado pelas fotos que nos permite actualizar a reconstrução ou melhor a re-construção de Dresden!

·
Whatever
45,866 Posts
obrigado johnny mas como bom vidrado nestas cidades e na historia alemã ja conheço estes sites :banana: obrigado na mesma lolol

tal como tu todos os dias vou dar uma vista de olhos lolol ultimamente o forum alemao esta muito parado...parece q a crise tb se faz sentir lá e à seria!!!

mas de todas as cidades Dresden é a que mais me fascina pela historia...tb a mais injustiçada das cidades alemãs pela guerra, nao sei lolol

Ando a planear uma visita em breve a Berlin e a Dresden :banana: já me disseram que é uma surpresa negativa para quem viu as fotos antigas mas sinceramente para amantes de historia acho que nunca é uma surpresa negativa lol a ver vamos :p:p
Dresden é a menina dos meus olhos!:D A cidade que mais me fascina na Europa inteira!:) Conheço-a de fio a pavio apesar de nunca lá ter estado!:D Tenho uns livrinhos bem interessantes cá em casa sobre a cidade, e um arquivo de fotografias enorme!:lol: Na minha sala tenho um quadro com uma fotografia aérea do Neumarkt antes da guerra que mandei vir especificamente da Alemanha!:lol: Sou perdidamente apaixonado pela cidade desde há alguns 15 anos quando tomei contacto com uma fotografia da Frauenkirche antes da guerra.

Depois descobri este site, que também conheces certamente, www.bildindex.de e então é que já não houve mesmo nada a fazer! Fiquei completamente agarrado ao computador durante meses:D

Quando é que vais? Posso ir contigo?:lol: Que idade tens? Só por curiosidade minha.

O ano passado estive em Berlim, um dia apenas mas, apesar disso fiquei cheio de vontade de voltar até porque apesar do muito que se perdeu na guerra, a cidade é tão grande que muita coisa ainda está lá para ser vista. Gostei bastante.

·
Fluorescent Adolescent
8,334 Posts
Quando a reconstrução estiver completa passo lá :D Mas levo o Johnny como guia ^^ :lol:

Mas realmente aquela praça não ficou lá muito bem na minha opinião...muito vazia...e fizeram a escultura/banco muito perto da entrada para o parque de estacionamento...não era necessário acho eu :eek:hno:

·
Registered
194 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Dresden é a menina dos meus olhos!:D A cidade que mais me fascina na Europa inteira!:) Conheço-a de fio a pavio apesar de nunca lá ter estado!:D Tenho uns livrinhos bem interessantes cá em casa sobre a cidade, e um arquivo de fotografias enorme!:lol: Na minha sala tenho um quadro com uma fotografia aérea do Neumarkt antes da guerra que mandei vir especificamente da Alemanha!:lol: Sou perdidamente apaixonado pela cidade desde há alguns 15 anos quando tomei contacto com uma fotografia da Frauenkirche antes da guerra.

Depois descobri este site, que também conheces certamente, www.bildindex.de e então é que já não houve mesmo nada a fazer! Fiquei completamente agarrado ao computador durante meses:D

Quando é que vais? Posso ir contigo?:lol: Que idade tens? Só por curiosidade minha.

O ano passado estive em Berlim, um dia apenas mas, apesar disso fiquei cheio de vontade de voltar até porque apesar do muito que se perdeu na guerra, a cidade é tão grande que muita coisa ainda está lá para ser vista. Gostei bastante.
Como eu te compreendo Johnny, é impossivel não ficar fascidado com as cidades alemãs, principalmente Berlin e Dresden na minha opinião, aquilo que foram e aquilo que são e a propria historia destas cidades e o sufrimento que ja passaram...
Bem isso é que :p é um quadro do Neumarkt de Dresden vindo directamente da Alemanha tb queroooo lololol eu tenho um de Nova Iorque mas acho que ainda há estaço para outro de uma cidade mais classica...modernidade e o classico juntos...mesmo o estilo alemão que tanto admiro.

Olha eu estou mesmo pensar em ir para o ano talvez em Abril...quero juntar tds as economias que poder lolol o meu objectivo era ir até Berlim ficar uns dias para conhecer a vida de Berlim e os seus museus bem como o Leste e Ocidente dps apanhar um comboio e conhecer Leipzig, Dresden, Praga, Regensburg e por fim Munique lol se não houver fundos disponiveis para tudo fico me so por Berlin e Dresden que ja nao é mau lololol

Se quiseres vir estas convidado, acho que melhor guia nao haverá, ja vi que es fan das cidades alemas à muitos anos :p portanto deves realmente ser o melhor guia em Portugal ara tal tarefa :cheers:

Tenho 25 anos e sou desse maravilhoso exemplo de arquitectura nacional que é Odivelas lolol :p

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
dresden, a última vez que estive lá foi em 2001 penso eu e foi um grande impacto.
ainda estavam a reconstruir uma série de monumentos, mas era impressionante pois por todos os lados havia edifícios lindíssimos para ver. espero voltar lá dentro em breve.

·
Registered
194 Posts
Discussion Starter · #13 ·
dresden, a última vez que estive lá foi em 2001 penso eu e foi um grande impacto.
ainda estavam a reconstruir uma série de monumentos, mas era impressionante pois por todos os lados havia edifícios lindíssimos para ver. espero voltar lá dentro em breve.
E é impressionante que tratando-se de um centro historico hoje se lá fores ha muitos mais edificios "historicos" para veres. É impressionante ver o que o centro de Dresden tem mudando nos ultimos anos.
O msm vai acontecer em Berlim com a reconstrução do Berliner Scholoss que vai trazer maior monumentalidade aquela parte do final da Unter den Linden

·
Whatever
45,866 Posts
a diferença entre 2001 e 2009 é abissal!:) a minha ideia era ir a Dresden só quando o Neumarkt estivesse completamente reconstruído mas ainda vai levar mais uns anitos, não muitos espero!:)

quanto ao quadro, só comprei a fotografia, a moldura é do ikea!:lol: Mas as voltas que ele já deu, comprei-a ainda vivia nos EUA por isso, foi da Alemanha para os EUA e depois veio comigo para Portugal!:D

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Que posso dizer... sendo eu um Deutschlandaholic :tongue2: até por já lá ter vivido, adoro ver estas fotos, ler estas crónicas, saber destas coisas. A IIGM é um evendo que deixou marcas no país, nas pessoas, na sociedade, na cultura... será que alguns arquitectos menos fiéis à traça original, tal como no outro prédio ou no caso do Altmarkt, querem fazer esquecer esse tempo apagando estas marcas identitárias tal como se vira uma página? Não sou arquitecto, sou apenas alguém das ciências sociais e com gosto por trabalhar cm a comunidade, que gosta de pensar as pessoas, a sociedade, a forma como ela se desenvolve e como funciona a sua dinâmica...
Offtopic... fizeram um belo trabalho com a Frauenkirche, com os prédios, é de louvar a manutenção da sua traça, pena que alguns arquitectos aqui da reabilitação da Alta de Coimbra não se lembrem disso ao fazer prédios que não têm nadinha a ver com a envolvente...
Espero que recuperem a fonte com estátua lá da praça e que voltem a recuperar esta pérola da Europa Central para ela voltar a brilhar...
Adoraria conhecer estas cidades da ex-RDA, ela é tão diferente, ainda, do Oeste... e ainda bem. É impossível ir para a frente esquecendo-nos do que está lá atrás, e é o que penso que têm andado a fazer aqui.

PS: Desculpem o post introspectivo, estive a ver o Eternal Sunshine of the Spotless Mind... :lol:

·
Whatever
45,866 Posts
Bemmm, tu és poderoso sim sr. lol não é para qualquer um, acredita que fiquei teu fã :p
:lol: poderoso? porquê?:lol: também a podes comprar, basta-te aceder ao site do neumarkt e teres um cartão de crédito!:D

@ lino: não é uma questão de apagar identidades. a reconstrução histórica em Dresden é sempre polémica pois há os arquitectos que a defendem e depois há os outros, os ranhosos portanto :lol:, que dizem que se foi destruído então que fique destruído pois agora é tempo de cubinhos e vidro e não de "barroquices".:nuts:

·
Whatever
45,866 Posts
E é impressionante que tratando-se de um centro historico hoje se lá fores ha muitos mais edificios "historicos" para veres. É impressionante ver o que o centro de Dresden tem mudando nos ultimos anos.
O msm vai acontecer em Berlim com a reconstrução do Berliner Scholoss que vai trazer maior monumentalidade aquela parte do final da Unter den Linden
não te esqueças do de Potsdam que também vai ser reconstruído!:yes: Não se sabe é bem quando...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Em Heidelberg preferiram deixar ficar o castelo como ficou... tem parte da torre caída ao chão e tem algumas partes degradas, depois das guerras do século XVIII contra França. Pelo contrário, na II GM os Nazis deram cabo da Ponte Velha para evitar a entrada dos Americanos (failed) e foi reconstruída logo após a guerra :)

Respondendo ao JM... penso que isso tem a ver com a identidade... a lembrança da cidade antes da guerra e o facto de não quererem lembrar os prédios antigos...
Acho que os projectos de recuperação de CH deveriam ser cumpridos muito mais à risca no que toca a recuperar edifícios, não adulterando as suas traças e outros aspectos essenciais... ponham tecnologias e tal, mas epá uma coisa modernista fica mal na foto. Os olhos comem primeiro...

1 - 20 of 159 Posts