Skyscraper City Forum banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Construtora Torresani

1. Coral Gables - Bairro Ponta Aguda

2. Costa Esmeralda - Bairro Jardim Blumenau

3. Alameda Office (comercial) - Bairro Jardim Blumenau

4. Ilha de Santorini - Bairro Escola Agrícola

5. La Isla - Bairro Jardim Blumenau

6. San Diego - Bairro Jardim Blumenau

Construtora Nova Trento

7. Bella Vitta - Bairro Vila Nova

8. La Maison - Bairro Victor Konder

9. Palazzo Reale - Bairro Victor Konder

Construtora Speranzini

10. Canadian - Bairro Vila Nova

11. Città di Roma - Bairro Vila Nova

12. Costa Rica - Bairro Vila Nova

13. Filipinas - Bairro Itoupava Norte

14. Fontana di Trevi - Bairro Jardim Blumenau

15. Indonésia - Bairro Fortaleza

16. Landscape - Bairro da Velha

17. Malásia - Bairro Itoupava Norte

18. Malibu - Bairro Itoupava Norte

19. Manchester - Bairro Vila Nova

20. Monte Fuji - Bairro Itoupava Norte

21. Monterrey - Bairro Vila Nova

22. New Century - Bairro Asilo

23. New York - Bairro Vila Nova

24. Polinésia - Bairro Fortaleza

25. River Side - Bairro Vila Nova

26. Tailândia - Bairro Boa Vista

27. Valência - Bairro da Velha

28. Varandas da Vila Nova - Bairro Vila Nova

Construtora Bella Cyntra

29. Bellagio - Bairro Victor Konder

30. Terrazza Maggiore - Bairro Centro

Construtora PlanoLar

31. Mont Royal Residence - Bairro Ponta Aguda

Construtora Castelo

32. Alto da Bela Vista - Bairro Ponta Aguda

Construtora Frechal

33. Arboris

34. Brisa

35. Solaris

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Blumenau tá com tudo.

A região com maior conctração de prédios é o Victor Konder (por causa da FURB, acredito eu), o Jardim Blumenau (Alameda Rio Branco e transversais) e Ponta Aguda...

E nem eu sabia que a cidade impunha limite de altura dos prédios. Sempre achei que os prédios da cidade não eram muito altos, agora matei a charada. hehehe

E uma enorme curiosidade: em que lugar ficam esses com mais de 20 andares?
Acho que nunca vi :/
Um deles é um residencial com heliponto, branco com vermelho (porém, discreto), e tem 24 andares (se não me engano) - fica na Vila Nova. O outro é um residencial amarelo com azul (acho bem elegante esse prédio), também com heliponto, e tem 20-22 andares - fica atrás da Vila Germânica. No centro tem um comercial (caixotão anos 80), que tem 20 andares :yes:, e outro residencial bem velho, na frente da ponte do Castelinho, que acho que tem 20. Ah, além desses, tem um residencial bem imponente, no Jardim Blumenau heh, mas esse não tenho certeza :yes:.

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #31 ·
Barriga-verde, valeu pelos esclarecimentos. Desculpe a minha chatice de ficar perguntando tudo. :lol:

Olha, eu acho que Blumenau está com bons projetos. Tudo bem que não são todos uma maravilha. Mas não tem nenhum que dê pra dizer "nossa, que horrível". Acho que está tudo muito legal até.

Depois que todos esses projetos estiverem prontos, vão acrescentar consideravelmente o skyline da cidade (que já é bem bonito)
Eu sinto falta de uns comerciais melhores (leia-se envidraçados haha :laugh:). Acho que a cidade tem construído muito pouco (pra não dizer nada), nos últimos tempos. Com certeza tem potencial pra construir umas torres comerciais melhores! Melhor do que esse punhado de residenciais chinfrins.

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #36 ·
Ah... Conversando com o meu pai eu lembrei desse prédios com heliponto da Vila Nova.
O atrás da vila germânica eu não notei, mas vou ficar de olho agora.

Esse do centro que você fala... é o edifício Brasília? Não sei se estou certo... Sempre achei que tivesse uns 15-17 andares.
Achei uma foto daquele perto da Vila Germânica:

por emmerich51

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #51 ·
Apenas complementando a informação deste post, Blumenau possui restrições de altura no seu plano diretor (1977), dividindo a cidade por áreas (ZRs - Zonas Residenciais) :

ZR-1 e ZR-2 : 2 pavimentos
ZR-3 : 10 pavimentos
ZR-4 : 12 pavimentos
ZR-5 : 15 pavimentos
ZR-6 : 4 pavimentos
ZR-7 : 6 pavimentos
ZR-8 : 8 pavimentos

Portanto, em Blumenau não é permitido construir acima de 15 pavimentos. Porém, nos anos 80, por lobby político, foram feitas 2 construções acima desse limite, mas foram feitas adaptações compensatórias para que fossem aprovados, no caso citado, foi construído um heliporto nos edifícios, para que no caso de incêndio, as pessoas pudessem ser resgatadas por helicópteros. O corpo de bombeiros de Blumenau possui apenas 1 escada mecânica do tipo "magirus" que alcança até 12 pavimentos.

Hoje os edifícios mais altos da cidade são da falecida construtora PAJOST, que em Blumenau tinha 3 obras :

- Edifício Petite Maison (Vila Nova) - 20 andares (o mais alto da cidade)
- Edifício Jardim das Palmeiras (Vila Germânica) - 19 andares
- Edifício Plaza Dijon (Centro) - 16 pavimentos (a obra ficou parada por 15 anos e agora foi assumida por outra construtora, entrega para 2010)
Trabalhas na área?

Interessante essas informações. O zoneamento de Blumenau não é muito funcional. Impulsiona um crescimento vertical "espraiado" de média densidade por muitos bairros da cidade, inclusive bairros distantes do Centro. Isso sobrecarrega a parca infra-estrutura viária e cria gargalos horríveis. A cidade deveria ter um limite mais rígido (acho que uns 6 andares) na maioria dos bairros, e liberar mais em poucas áreas. Se o Centro fosse servido por um acesso mais rápido e eficiente, deveriam liberar a alturar para prédios comerciais.

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #55 ·
Barriga-Verde, não trabalho na área não. Sou apaixonado por construções desde pequeno e acompanho com muito interesse o crescimento da região.

Bem observado o lance da Frechal. Eles tem um monte de prédios nesse sistema construtivo, uns mais altos (15 andares) e outros mais baixos. O Cielo é o 4º prédio deles com 15 pavimentos construído com TEC3. Pessoalmente não confio muito em algo tão alto sem colunas. Vai saber, não é ? Estão quebrando um paradigma. Como vai estar um prédio deste daqui uns 20 anos ?

Concordo contigo quanto ao crescimento desordenado que esse plano diretor gera em Blumenau sim. Espero que em breve limitem mais no centro, mas tirem o limite de altura em bairros como Itoupava Central, Salto do Norte e Itoupava Norte. Eles tem em comum o "norte" no nome, e isso é um indicativo de que devemos puxar para lá novos empreendimentos. Os 2 novos shoppings apontam para isso.

Faltam predios comerciais mais "ousados" em Blumenau. Nossas construtoras mais tradicionais (Torresani, Speranzini, Frechal, Batestal) não querem muito apostar nesse segmento. Uma pena. Poderíamos ter torres com design belo e marcante. Como exemplos recentes, posso citar o Alameda Office da Torresani, mas é estilo quadradão, sem muita ousadia.

Torço para que a LN construções de Curitiba consiga entrar em Blumenau e fazer aqueles edifícios residenciais e comerciais no antigo estádio do BEC. Aliás, lá seria a primeira torre comercial envidraçada de BLumenau, com 18 andares. Mas não querem deixar. Uma pena, pois aquela área vai ficar feia por muito tempo se eles não conseguirem fazer nada. E seria bom porque uma nova construtora de porte entraria na cidade, agitando o mercado e fazendo as outras "se coçarem". Algo parecido acontece em Joinville, onde a Criciúma Construções está fazendo obras, além da novíssima Helber, que revoluciona o mercado imobiliário de Joinville com obras de alto padrão e preços competitivos.

É isso aí, vamos torcer !
Olha, eu discordo em relação a região norte. Qual é o acesso de lá para a zona sul da cidade? A Via Expressa, com aquela interseção deficiente com a BR 470, e terminando dentro do pátio da Cremer, na rua São Paulo? Ou o interminável Trevo da Mafisa, que joga o tráfego na congestionada 2 de Setembro?! A cidade não tem muitas opções de crescimento, o ideal seria investimentos em transporte, rearranjo de vias etc (por exemplo, um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT no sentido norte-sul, e de Indaial a Gaspar hehe /utopia). Mas eu desconhecia esse projeto para o terreno do BEC, espero MESMO que o façam, e construam aquela nova ponte ligando a rua das Palmeiras à Ponta Aguda (e IMPLODAM aquele esqueleto horrível :D).

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #68 ·
A cidade tá com um volume enorme de obras, como dá pra ver por esse thread. Infelizmente é a mesmice de sempre, poucos projetos podem ser considerados realmente "bons". Pelo menos as construtoras da cidade no geral não fazem nada muito bizarro ou exatravagante, como vemos por aí. Diria que a maioria dos prédios é mediano/bom, a nível nacional.

·
Registered
22,426 Posts
Discussion Starter · #124 ·
Tenso esse último, e 11 torres? :eek:hno: :puke:

O penúltimo, da Torresani, é bonitinho.

É um crime o que estão fazendo com Blumenau.

Blumenau deveria ser igual a Gramado e Canela. Por que estão autorizando a construção dessas coisas horrendas em Blumenau? Estão estragando a cidade.
Porque a cidade tem mais de 300 mil habitantes, e não 30 mil como Gramado e Canela? E ainda mais apertada nessas vales, a solução está na verticalização mesmo. Acho a maioria dos projetos fracos/medianos, mas a cidade felizmente tem construído coisas boas também!

1 - 16 of 16 Posts