Skyscraper City Forum banner
41 - 60 of 128 Posts

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Apenas complementando a informação deste post, Blumenau possui restrições de altura no seu plano diretor (1977), dividindo a cidade por áreas (ZRs - Zonas Residenciais) :

ZR-1 e ZR-2 : 2 pavimentos
ZR-3 : 10 pavimentos
ZR-4 : 12 pavimentos
ZR-5 : 15 pavimentos
ZR-6 : 4 pavimentos
ZR-7 : 6 pavimentos
ZR-8 : 8 pavimentos

Portanto, em Blumenau não é permitido construir acima de 15 pavimentos. Porém, nos anos 80, por lobby político, foram feitas 2 construções acima desse limite, mas foram feitas adaptações compensatórias para que fossem aprovados, no caso citado, foi construído um heliporto nos edifícios, para que no caso de incêndio, as pessoas pudessem ser resgatadas por helicópteros. O corpo de bombeiros de Blumenau possui apenas 1 escada mecânica do tipo "magirus" que alcança até 12 pavimentos.

Hoje os edifícios mais altos da cidade são da falecida construtora PAJOST, que em Blumenau tinha 3 obras :

- Edifício Petite Maison (Vila Nova) - 20 andares (o mais alto da cidade)
- Edifício Jardim das Palmeiras (Vila Germânica) - 19 andares
- Edifício Plaza Dijon (Centro) - 16 pavimentos (a obra ficou parada por 15 anos e agora foi assumida por outra construtora, entrega para 2010)

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Somente para ilustração, anexo foto do bairro Vila Nova onde aparece o edifício mais alto da cidade, o Petite Maison, na foto abaixo, à esquerda :

O Jardim das Palmeiras está na imagem dois posts acima, já publicada.

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Mais alguns projetos para Blumenau

Gostei muito deste thread. Aí vão mais alguns projetos de Blumenau :

- Edifício Paraty (Bairro Velha)

- Condominio Riviera (Bairro Velha)

- Edificio GreenVille (Bairro Vila Nova)

- Edifício GreenPark (Bairro Vila Nova)

- Edifício Painter Bridge (Bairro Victor Konder)

- Edifício Alameda Park (Bairro Jardim Blumenau)

- Edifício MonteVideEu (Bairro Vila Nova)

- Edifício Maison Lis Blanc (Bairro Victor Konder)

- Edifícios Angra dos Reis e Cabo Frio (Bairro Vila Nova)

Este último vai ser meu lar a partir de 2012, na torre da direita, 12º andar... :)

·
Santa Catarina
4,278 Posts
2 obras embargadas

Complementando ainda algumas informações, foram embargados pelo Ministério Público as obras mencionadas no início deste thread :

- Brisa da Boa Vista e
- Alto da Boa Vista

Elas estavam a menos de 100 metros do Rio Itajaí-Açu, o que provocou seu embargo.

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Construtora Frechal - Cielo Residence

Mais um lançamento em Blumenau, no bairro Água Verde. O Cielo Residence tem 15 andares de apartamentos.

Sua construção é baseada no sistema construtivo TEC3, o qual não tem colunas. São blocos assentados um sobre o outro. O limite desse tipo de construção é 15 andares.

Seu design não é muito atraente, e já deve ser o 4º prédio de 15 andares que a construtora frechal ergue em Blumenau com esse sistema construtivo. Eu pessoalmente não gosto do design "blocão" que ele fica. :eek:hno:

Link da construtora

·
Registered
22,102 Posts
Discussion Starter · #51 ·
Apenas complementando a informação deste post, Blumenau possui restrições de altura no seu plano diretor (1977), dividindo a cidade por áreas (ZRs - Zonas Residenciais) :

ZR-1 e ZR-2 : 2 pavimentos
ZR-3 : 10 pavimentos
ZR-4 : 12 pavimentos
ZR-5 : 15 pavimentos
ZR-6 : 4 pavimentos
ZR-7 : 6 pavimentos
ZR-8 : 8 pavimentos

Portanto, em Blumenau não é permitido construir acima de 15 pavimentos. Porém, nos anos 80, por lobby político, foram feitas 2 construções acima desse limite, mas foram feitas adaptações compensatórias para que fossem aprovados, no caso citado, foi construído um heliporto nos edifícios, para que no caso de incêndio, as pessoas pudessem ser resgatadas por helicópteros. O corpo de bombeiros de Blumenau possui apenas 1 escada mecânica do tipo "magirus" que alcança até 12 pavimentos.

Hoje os edifícios mais altos da cidade são da falecida construtora PAJOST, que em Blumenau tinha 3 obras :

- Edifício Petite Maison (Vila Nova) - 20 andares (o mais alto da cidade)
- Edifício Jardim das Palmeiras (Vila Germânica) - 19 andares
- Edifício Plaza Dijon (Centro) - 16 pavimentos (a obra ficou parada por 15 anos e agora foi assumida por outra construtora, entrega para 2010)
Trabalhas na área?

Interessante essas informações. O zoneamento de Blumenau não é muito funcional. Impulsiona um crescimento vertical "espraiado" de média densidade por muitos bairros da cidade, inclusive bairros distantes do Centro. Isso sobrecarrega a parca infra-estrutura viária e cria gargalos horríveis. A cidade deveria ter um limite mais rígido (acho que uns 6 andares) na maioria dos bairros, e liberar mais em poucas áreas. Se o Centro fosse servido por um acesso mais rápido e eficiente, deveriam liberar a alturar para prédios comerciais.

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Barriga-Verde, não trabalho na área não. Sou apaixonado por construções desde pequeno e acompanho com muito interesse o crescimento da região.

Bem observado o lance da Frechal. Eles tem um monte de prédios nesse sistema construtivo, uns mais altos (15 andares) e outros mais baixos. O Cielo é o 4º prédio deles com 15 pavimentos construído com TEC3. Pessoalmente não confio muito em algo tão alto sem colunas. Vai saber, não é ? Estão quebrando um paradigma. Como vai estar um prédio deste daqui uns 20 anos ?

Concordo contigo quanto ao crescimento desordenado que esse plano diretor gera em Blumenau sim. Espero que em breve limitem mais no centro, mas tirem o limite de altura em bairros como Itoupava Central, Salto do Norte e Itoupava Norte. Eles tem em comum o "norte" no nome, e isso é um indicativo de que devemos puxar para lá novos empreendimentos. Os 2 novos shoppings apontam para isso.

Faltam predios comerciais mais "ousados" em Blumenau. Nossas construtoras mais tradicionais (Torresani, Speranzini, Frechal, Batestal) não querem muito apostar nesse segmento. Uma pena. Poderíamos ter torres com design belo e marcante. Como exemplos recentes, posso citar o Alameda Office da Torresani, mas é estilo quadradão, sem muita ousadia.

Torço para que a LN construções de Curitiba consiga entrar em Blumenau e fazer aqueles edifícios residenciais e comerciais no antigo estádio do BEC. Aliás, lá seria a primeira torre comercial envidraçada de BLumenau, com 18 andares. Mas não querem deixar. Uma pena, pois aquela área vai ficar feia por muito tempo se eles não conseguirem fazer nada. E seria bom porque uma nova construtora de porte entraria na cidade, agitando o mercado e fazendo as outras "se coçarem". Algo parecido acontece em Joinville, onde a Criciúma Construções está fazendo obras, além da novíssima Helber, que revoluciona o mercado imobiliário de Joinville com obras de alto padrão e preços competitivos.

É isso aí, vamos torcer !

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Olhando no site da Frechal, vi que neste sistema construtivo já são 11 torres na cidade. Se pelo menos eles fossem mais criativos no design. Mas são todos iguais (inclusive nas plantas) :

- Bosque Cristalli (Itoupava Central) - 3 torres de 10 andares
- Arboris (Vila Nova) - 4 torres de 12 andares
- Classic Hill (Vila Nova) - 1 torre de 15 andares
- Classic Tower (Vila Nova) - 1 torre de 15 andares
- Solaris (Itoupava Seca) - 1 torre de 15 andares
- Cielo (Agua Verde) - 1 torre de 15 andares

Em breve lançarão outra torre de 15 andares na Vila Nova pelo mesmo sistema. Posto aqui quando lançarem.

·
Registered
meow
10,780 Posts
Torço para que a LN construções de Curitiba consiga entrar em Blumenau e fazer aqueles edifícios residenciais e comerciais no antigo estádio do BEC. Aliás, lá seria a primeira torre comercial envidraçada de BLumenau, com 18 andares. Mas não querem deixar. Uma pena, pois aquela área vai ficar feia por muito tempo se eles não conseguirem fazer nada. E seria bom porque uma nova construtora de porte entraria na cidade, agitando o mercado e fazendo as outras "se coçarem". Algo parecido acontece em Joinville, onde a Criciúma Construções está fazendo obras, além da novíssima Helber, que revoluciona o mercado imobiliário de Joinville com obras de alto padrão e preços competitivos.

Se não deixarem, aquele terreno vai ser um novo América e mais um baque pra regiao. Provavelmente é por causa de que a área é considerada Centro Histórico e na mentalidade Blumenauense, terrenos abandonados = SIM, prédios modernos = NÃO!

Projeto:

·
Registered
22,102 Posts
Discussion Starter · #55 ·
Barriga-Verde, não trabalho na área não. Sou apaixonado por construções desde pequeno e acompanho com muito interesse o crescimento da região.

Bem observado o lance da Frechal. Eles tem um monte de prédios nesse sistema construtivo, uns mais altos (15 andares) e outros mais baixos. O Cielo é o 4º prédio deles com 15 pavimentos construído com TEC3. Pessoalmente não confio muito em algo tão alto sem colunas. Vai saber, não é ? Estão quebrando um paradigma. Como vai estar um prédio deste daqui uns 20 anos ?

Concordo contigo quanto ao crescimento desordenado que esse plano diretor gera em Blumenau sim. Espero que em breve limitem mais no centro, mas tirem o limite de altura em bairros como Itoupava Central, Salto do Norte e Itoupava Norte. Eles tem em comum o "norte" no nome, e isso é um indicativo de que devemos puxar para lá novos empreendimentos. Os 2 novos shoppings apontam para isso.

Faltam predios comerciais mais "ousados" em Blumenau. Nossas construtoras mais tradicionais (Torresani, Speranzini, Frechal, Batestal) não querem muito apostar nesse segmento. Uma pena. Poderíamos ter torres com design belo e marcante. Como exemplos recentes, posso citar o Alameda Office da Torresani, mas é estilo quadradão, sem muita ousadia.

Olha, eu discordo em relação a região norte. Qual é o acesso de lá para a zona sul da cidade? A Via Expressa, com aquela interseção deficiente com a BR 470, e terminando dentro do pátio da Cremer, na rua São Paulo? Ou o interminável Trevo da Mafisa, que joga o tráfego na congestionada 2 de Setembro?! A cidade não tem muitas opções de crescimento, o ideal seria investimentos em transporte, rearranjo de vias etc (por exemplo, um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT no sentido norte-sul, e de Indaial a Gaspar hehe /utopia). Mas eu desconhecia esse projeto para o terreno do BEC, espero MESMO que o façam, e construam aquela nova ponte ligando a rua das Palmeiras à Ponta Aguda (e IMPLODAM aquele esqueleto horrível :D).

·
Registered
677 Posts
Olha, eu discordo em relação a região norte. Qual é o acesso de lá para a zona sul da cidade? A Via Expressa, com aquela interseção deficiente com a BR 470, e terminando dentro do pátio da Cremer, na rua São Paulo? Ou o interminável Trevo da Mafisa, que joga o tráfego na congestionada 2 de Setembro?! A cidade não tem muitas opções de crescimento, o ideal seria investimentos em transporte, rearranjo de vias etc (por exemplo, um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT no sentido norte-sul, e de Indaial a Gaspar hehe /utopia). Mas eu desconhecia esse projeto para o terreno do BEC, espero MESMO que o façam, e construam aquela nova ponte ligando a rua das Palmeiras à Ponta Aguda (e IMPLODAM aquele esqueleto horrível :D).
Essa ponte ligando a rua das Palmeiras à Ponta Aguda, pelo que eu entendi será somente para pedestres, que nem aquela que tem em Timbó...

O que eu acho que desafogaria muito o trânsito, e não seria algo assim tão utópico, é o projeto da Ponte do Badenfurt, mas só Deus sabe quando vai sair essa obra, se bem que tinha ouvido um rumor de que a verba já estaria assegurada...

E as últimas obras/projetos em transporte da prefeitura estão me decepcionando :eek:hno:

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Se não deixarem, aquele terreno vai ser um novo América e mais um baque pra regiao. Provavelmente é por causa de que a área é considerada Centro Histórico e na mentalidade Blumenauense, terrenos abandonados = SIM, prédios modernos = NÃO!

Projeto:

Ficou maravilhoso o projeto da LN para aquela região. Inclusive iam abrir uma nova rua ligando a rua amazonas até a Alwin Schrader, ajudando o trânsito a fluir melhor na área.

O grande problema atual é que nossa Secretaria de Desenvolvimento Regional lembrou que o Estado doou metade da área do estádio em 1965 pra construir o estádio. Querem a parte deles de volta agora. Com a desculpa de fazer um parque ou praça. Balela pura ! Quando o estádio foi a leilão e a LN o arrematou, ninguém falou nada. Agora que surge um projeto bom e vai dar $$$, então a SDR coloca entraves e mais entraves jurídicos.

Só que esse imbróglio vai espantar a LN, se não der certo, e condenar a área por mais 50 anos ao ostracismo em que se encontra. Com certeza tem uma "caveira de burro" enterrada naquela área. Nada do que se começa lá dá certo. Veja como exemplo o Edifício America e agora o estádio do BEC. Ninguém se anima a passear pela revitalizada rua das palmeiras, tamanho o abandono daquele muro feioso.

A última notícia que eu li foi que o departamento de patrimônio histórico deu o aval para a LN para a obra. Mas o Ministério Público ainda não tem parecer sobre a questão da doação. Aquela região precisa de um projeto de porte para renascer.

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Entendo seu ponto de vista, Barriga-Verde. Você tem razão na falta de acesso do sul da cidade para aquela região. Acho que o que eles querem é criar toda uma estrutura para que ninguém da região norte precise ir ao centro para resolver. Até o centro cívico querem transferir para a região do novo shopping da BR-470. Isso inclui Prefeitura, secretarias, etc... veja o projeto Blumenau 2050, no link http://www.blumenau.sc.gov.br/bnu2050/

Quanto a esses gargalos que você citou, acho que a médio prazo eles não se resolverão. São os "calos" que Blumenau precisa curar. Falta representatividade política para trazer recursos pra nós. Infelizmente.

·
Santa Catarina
4,278 Posts
Essa ponte ligando a rua das Palmeiras à Ponta Aguda, pelo que eu entendi será somente para pedestres, que nem aquela que tem em Timbó...

O que eu acho que desafogaria muito o trânsito, e não seria algo assim tão utópico, é o projeto da Ponte do Badenfurt, mas só Deus sabe quando vai sair essa obra, se bem que tinha ouvido um rumor de que a verba já estaria assegurada...

E as últimas obras/projetos em transporte da prefeitura estão me decepcionando :eek:hno:
Bracht, é isso mesmo. É uma ponte apenas para pedestres, que em conjunto com o teleférico até o mirante do restaurante Frohsihn e a reurbanização da prainha formam o projeto do Blumenau 2050 para aquela área.

A ponte do Badenfurt vai ter o mesmo caminho que a ponte do tamarindo: vai eleger uns 4 prefeitos ainda até sair do papel. Ano que vem devem fazer o início da obra, e depois das eleições a obra para mais 5 anos e assim em diante.

41 - 60 of 128 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.