Skyscraper City Forum banner
1801 - 1820 of 1854 Posts

·
Registered
643 Posts
Ah sim, aquela rua de frente ao Posto Mime, perto da concessionária Kia:

View attachment 2173055

Pois é, ali sempre dá filas (e não é de hoje, já tem mais de uma década, dependendo do horário), achei mega estranho não ter viaduto projetado no local.
Vai precisar de viaduto urgente, falha de projeto na minha opinião.
Saudade desse preço da gasolina...:LOL:

·
Who is John Galt?
2,802 Posts
Sim. Talvez o que o pessoal da matéria quis dizer, é que "temporariamente (até os R$ 300 milhões de reais esgotarem), dinheiro não é problema".
Temos que acompanhar o plano plurianual do governo estadual, até 2023 é pra ser repassado dinheiro para rodovias federais.
Creio que acontecerá o que o Diio falou mesmo.
Vamos torcer por isso, já que a grana estadual é nossa única esperança. Foi uma boa estratégia impedir o uso desse $ pra desapropriações pois pelo menos gera uma grande pressão no GF pra liberar o mínimo que não entrave a abertura de novas frentes.

Pelo que foi apresentado na audiência temos o seguinte panorama:

L1: Total faltante R$ 137M (R$ 50M para 2021) -> Faltam R$ 37M após $$ do GE

L2: Total Faltante: R$ 125M (R$ 50M para 2021) -> Faltam R$ 25M após $$ do GE

L3: Total Faltante: R$ 195M em Obras (R$ 20M para 2021) e R$ 81M em desapropriações -> Faltam R$ 145M para obras após $$ do GE e R$ 53M do GF para desapropriações

L4: Total Faltante: R$ 210M em Obras (R$ 20M para 2021) e R$ 107M em desapropriações -> Faltam R$ 160M para obras após $$ do GE e R$ 79M do GF para desapropriações

Resumo da Ópera:
Faltam R$ 367M para Obras e R$ 132M para desapropriações.

Ou seja, temos que ter uma liberação ainda maior do Estado que a desse ano (R$ 300M) pra cobrir o que falta, e uma liberação do GF maior que a de todo 2021 (R$ 113M) 100% focada em desapropriações pra conclusão da obra.

·
Who is John Galt?
2,802 Posts
Uma questão que me veio ao reassistir o video da audiência. Os números passados pelo Min. Tarcísio são muito estranhos e parecem ter sido ajustados para reforçar a tese dos 50M pra cada lote.
Em especial as entregas esperadas para o fim de 2021, se voces assitirem vão ver a desproporcionalidade de entregas em km com os R$50M pro L1 e L2, com o que faltaria pra 2022. No que foi apresentado faria-se muito com os R$50M e o pouco que falta consumiria cerca de R$80M. Não sei se as OAE's no caminho estão sendo ignoradas nessas "entregas".

Recapitulando as entregas prometidas:

• 5,6 km no L1, em grande parte o trecho da BR-101 até o trecho já liberado; (com apenas 50M)
  • 6,5 km no L2, com liberações de trechos picados; (com apenas 50M)
  • 5,1 km no L3, com liberação de todo o trecho desde a Mafisa até o L2, com desvios laterais nas 3 OAE's ao longo do caminho; (com apenas 20M)
  • 5,2 km no L4 do km 68 até o fim do trecho, sem menção às OAE's no caminho. (com apenas 20M)

Total: 22,4 km de entregas até o fim do ano em algo que não se observa hoje ritmo nenhum de obra.

·
Registered
570 Posts
Uma questão que me veio ao reassistir o video da audiência. Os números passados pelo Min. Tarcísio são muito estranhos e parecem ter sido ajustados para reforçar a tese dos 50M pra cada lote.
Em especial as entregas esperadas para o fim de 2021, se voces assitirem vão ver a desproporcionalidade de entregas em km com os R$50M pro L1 e L2, com o que faltaria pra 2022. No que foi apresentado faria-se muito com os R$50M e o pouco que falta consumiria cerca de R$80M. Não sei se as OAE's no caminho estão sendo ignoradas nessas "entregas".

Recapitulando as entregas prometidas:

• 5,6 km no L1, em grande parte o trecho da BR-101 até o trecho já liberado; (com apenas 50M)
  • 6,5 km no L2, com liberações de trechos picados; (com apenas 50M)
  • 5,1 km no L3, com liberação de todo o trecho desde a Mafisa até o L2, com desvios laterais nas 3 OAE's ao longo do caminho; (com apenas 20M)
  • 5,2 km no L4 do km 68 até o fim do trecho, sem menção às OAE's no caminho. (com apenas 20M)

Total: 22,4 km de entregas até o fim do ano em algo que não se observa hoje ritmo nenhum de obra.
Pode ter certeza que os viadutos estão inclusos nos R$ 80 milhões. Investir somente em pista nova só é vantagem no trecho entre o viaduto de Ilhota e a BR-101.
No resto do trecho, já passou da hora de investir nos viadutos; chegou num ponto que só a pista nova não resolve mais nada.

Editado: Uma coisa que me chamou a atenção de forma positiva, no Lote 3: nas pontes sobre o Ribeirão Salto do Norte, as pontes das marginais foram construídas primeiro. Se essa lógica for adotada por completo no Lote 3, teríamos as marginais prontas primeiro (o que seria bom, pois a BR-470 se transformaria numa "avenida" temporariamente, o fluxo já seria melhor e a pista antiga e nova estariam em obras simultaneamente). Torço muito para que isso aconteça, pois duplicar primeiro e deixar as marginais por depois seria um perigo muito grande (imagina o movimento de entra e sai das vendedoras de automóveis ali no Salto do Norte, com alguns carros quase parando e outros andando a 100 km/h, o perigo de colisão é imenso!).

·
Registered
257 Posts
Pode ter certeza que os viadutos estão inclusos nos R$ 80 milhões. Investir somente em pista nova só é vantagem no trecho entre o viaduto de Ilhota e a BR-101.
No resto do trecho, já passou da hora de investir nos viadutos; chegou num ponto que só a pista nova não resolve mais nada.

Editado: Uma coisa que me chamou a atenção de forma positiva, no Lote 3: nas pontes sobre o Ribeirão Salto do Norte, as pontes das marginais foram construídas primeiro. Se essa lógica for adotada por completo no Lote 3, teríamos as marginais prontas primeiro (o que seria bom, pois a BR-470 se transformaria numa "avenida" temporariamente, o fluxo já seria melhor e a pista antiga e nova estariam em obras simultaneamente). Torço muito para que isso aconteça, pois duplicar primeiro e deixar as marginais por depois seria um perigo muito grande (imagina o movimento de entra e sai das vendedoras de automóveis ali no Salto do Norte, com alguns carros quase parando e outros andando a 100 km/h, o perigo de colisão é imenso!).
No Badenfurt as pontes marginais também estão na frente, a ponte principal sentido litoral nem começaram ainda.
Em Indaial faltam as pontes marginais sentido Rio do Sul só

·
Registered
570 Posts
Parece que agora estão finalmente realizando a camada final de asfalto da ponte do vale, depois de longos meses de espera (já era pra estar finalizado). Enfim, esperemos que até o final do ano esteja pronto.
Bom saber sobre isso, William. As obras na Ponte do Vale já foram motivo de muita indignação minha e de vários comentários meus aqui no fórum. Estou procurando não falar mais sobre isso e procurar só me pronunciar quando finalizarem.

No Badenfurt as pontes marginais também estão na frente, a ponte principal sentido litoral nem começaram ainda.
Em Indaial faltam as pontes marginais sentido Rio do Sul só
Ali nas pontes próximas ao trevo do Badenfurt/acesso à Pomerode, tem uma desapropriação para fazer na marginal sul (sentido litoral).
O Lourival postou vídeo sobre a influência da chuva dos últimos dias na obra e tem uma casa que está impedindo as obras na ponte progredirem.

·
Registered
570 Posts
Só espero que nao seja a casa decrépita onde está escrito 'Blu Aquecedores'. Bom, era uma casa decrépita quando eu trabalhava na area em 2008 heheh

View attachment 2205351
Acertou na mosca. É essa casa mesmo. E pra piorar: muito provável que tenha que desapropriar parte da Chevrolet Santa Clara para a marginal sentido litoral existir.

·
Dark Lurker
1,811 Posts
^^ Não tem mais desapropriações por fazer no trevo do Badenfurt. A não ser do rio do Testo em diante sentido Indaial (casa na cabeceira de ponte e patio da SantaClara por exemplo.

No viaduto o que será mudado do projeto original é apenas o estilo do viaduto. Era pra ser um elevado de aterro mas os moradores pediram que seja um elevado de colunas, pra facilitar a visibilidade (pra mim erraram, vai ser um ponto de parada de mendigos e cracudos).
Outra coisa que os moradores estão pedindo é a ligação direta entre a rua Theodoro Nuss e rua Bernardo Scheidemantel por baixo da BR. Eu concordo com essa sugestão, mas é uma pena ver que fazem todas audiências públicas, medicoes etc e só aparecem pra dar pitaco quando já estão fazendo pontes por exemplo. População é fogo, tomara que isso não atrase as obras!

·
Registered
257 Posts
^^ Não tem mais desapropriações por fazer no trevo do Badenfurt. A não ser do rio do Testo em diante sentido Indaial (casa na cabeceira de ponte e patio da SantaClara por exemplo.

No viaduto o que será mudado do projeto original é apenas o estilo do viaduto. Era pra ser um elevado de aterro mas os moradores pediram que seja um elevado de colunas, pra facilitar a visibilidade (pra mim erraram, vai ser um ponto de parada de mendigos e cracudos).
Outra coisa que os moradores estão pedindo é a ligação direta entre a rua Theodoro Nuss e rua Bernardo Scheidemantel por baixo da BR. Eu concordo com essa sugestão, mas é uma pena ver que fazem todas audiências públicas, medicoes etc e só aparecem pra dar pitaco quando já estão fazendo pontes por exemplo. População é fogo, tomara que isso não atrase as obras!
Achei que seria algo com alças de acesso, uma pena que não..
Por um lado eu concordo com o sistema de vigas ao invés de aterro, pois com esses paredões a visibilidade é muito ruim, eu vejo ali em Indaial por exemplo, se está passando por baixo do viaduto, tem que torcer muito para quem está saindo da Br não vir chutado lá de cima e parar ali, pois o paredão tampa toda a visão.

·
Who is John Galt?
2,802 Posts
Achei que seria algo com alças de acesso, uma pena que não..
Por um lado eu concordo com o sistema de vigas ao invés de aterro, pois com esses paredões a visibilidade é muito ruim, eu vejo ali em Indaial por exemplo, se está passando por baixo do viaduto, tem que torcer muito para quem está saindo da Br não vir chutado lá de cima e parar ali, pois o paredão tampa toda a visão.
Pelo projeto essas saídas de baixo do viaduto serão modificadas. Pelo menos um carro de avanço até o ponto de parada pra permitir visibilidade. Mas pelo que lembro que foi dito depende de desapropriação ali na zona da marginal ainda.

·
Who is John Galt?
2,802 Posts

Entao toda essa discussão só por isso? Achei que era uma reformulação digna.

·
Dark Lurker
1,811 Posts
Pois é! Não sei exatamente como vai ficar a situação. Mas pelo que eu me lembro já temos pilhas e mais pilhas de placas pré-moldadas para construção do elevado tradicional de aterro, ali no Badenfurt. Se optarem por fazer por colunas, muda um pouco, mas eu não sou engenheiro pra emitir opiniao. A verdade é que a obra não avança por falta de aportes. Espero que o dinheiro aprovado pelo Estado comece a surtir efeito logo no canteiro de obras!

• Like
Reactions: Diio87

·
Dark Lurker
1,811 Posts
Desnecessário eles terem parado as obras ali pra isso. Nem as pontes sobre o Rio do Testo estão prontas ainda, nem mesmo as marginais laterais para desviar o tráfego.
Enfim.
Para a construção do elevado do Badenfurt iniciar é necessário que as marginais estejam prontas, desviando o tráfego. Como aquela casa no barranco do rio não foi desapropriada, e nem foi dado sequencia na marginal do lado de lá do rio do Testo (onde já é lote4), não tem como fazer a obra andar.
Das 3 pontes adicionais que são necessárias sobre o rio do Testo, apenas 1 está erguida. As outras duas estão em fase inicial, sendo que dependem de uma desapropriação (que pertence ao lote 4) para serem concluídas.

Enfim, para esse gargalo ser solucionado provavelmente o DNIT vai precisar fazer um esforço de cooperação entre as empresas que tocam as obras em 2 dos lotes, além de envolver desapropriações no trecho para a marginal da Santa Clara, que é indispensável para dar bom seguimento às obras do elevado por desviarem o tréfego. É importante lembrar que dentro do lote 3 não há necessidade de desapropriações e que as marginais estão prontas.

·
Registered
570 Posts
Título de matéria muito infeliz da NSC:

A BR-470 (não somente o trecho em duplicação) precisa de recapeamento e revitalização, não de remendos com vida útil de 60 dias, pelo amor!

·
Registered
257 Posts
Título de matéria muito infeliz da NSC:

A BR-470 (não somente o trecho em duplicação) precisa de recapeamento e revitalização, não de remendos com vida útil de 60 dias, pelo amor!
No ultimo domingo vim de Pouso redondo a Rodeio pela 470, foi tenso mesmo, contei 8 carros no trajeto com pneus estourados.
Foram em torno de duas horas no trecho andando a 40 50 por hora para desviar dos buracos, alguns trechos só pelo acostamento mesmo

1801 - 1820 of 1854 Posts